TURISMO
Penha vai catalogar praias secretas e “paraísos escondidos”
Projeto vai catalogar todos os atrativos naturais para facilitar a vida dos visitantes
João Batista [editores@diarinho.com.br]
Projeto anunciado pela prefeitura de Penha pretende mapear todas as praias e recantos naturais da cidade. A ideia é catalogar inclusive locais menos conhecidos e até “praias secretas” e “paraísos escondidos” que hoje não aparecem nos mapas oficiais. O trabalho dará suporte para programas de estímulo ao turismo e à cultura e será usado na atualização de material de divulgação de Penha como destino turístico.
Além do mapeamento, o projeto vai identificar as características de cada localidade e apresentar propostas de preservação e desenvolvimento sustentável. Locais que não têm nome ou são conhecidos informalmente ganharão nome oficial por meio de projetos de lei que devem ser aprovados no legislativo.
A prefeitura adianta que haverá surpresas no resultado final a partir dos locais visitados pela equipe do governo. Uma das novidades é que uma prainha “escondida” de Penha tem potencial de ser considerada a menor do mundo. Outros locais já visitados receberam sugestões de nomes, com base nas suas histórias e peculiaridades.
O mapeamento geográfico e ambiental é feito com várias secretarias, para reconhecer toda a costa litorânea do município. O trabalho envolve consulta de documentos, visita às localidades, uso de drones e pesquisa com moradores antigos.
Novas praias no mapa
“Penha sempre foi conhecida por ter 19 praias, uma vez que é esse número que temos registrado oficialmente. Porém, esse número não condiz – nem de perto – com a realidade”, acredita o prefeito Aquilles da Costa (MDB). “Com o trabalho de muito estudo de mapas antigos e leis oficiais, análise de imagens de satélite, conversas com nativos e mapeamento com drone, podemos adiantar que esse número tem a capacidade de, ao menos, triplicar”, completa.
Segundo o prefeito, o projeto vai fortalecer e alavancar a economia do turismo da cidade e consolidar Penha como destino turístico. “Que a Penha é conhecida por suas belas praias e recantos naturais que atraem visitantes de todas as partes, todos já sabem. Porém, por ser uma cidade tão turística, precisamos reforçar ainda mais esse nosso potencial”, destaca.
O catálogo está sendo elaborado para divulgação pela prefeitura. O prefeito informa que haverá um novo mapa ilustrativo de fácil compreensão de acesso e localização de cada ponto. Também será feito um plano de comunicação pra divulgar os resultados do projeto.