JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Gaeco de olho em venda de "facilidades”
Causídicos estariam visitando empresários e oferecendo facilidades em prefas da região. MP tá de olho e pode gerar Gaeco (Foto: Imagem Ilustativa)
Alex Fonseca é o novo secretário da casa do povo da Dubai maravilha, comandada pelo Marco véio Kurtz (Pode) (Foto: Divulgação)
Só emoção. Prefeito de Camboriú, o ex-tudo Leonel Pavan (PSD), reuniu vereadores pra apresentar bagrões e falar de demandas (Foto: Molina)
Causídicos estariam visitando empresários e oferecendo facilidades em prefas da região. MP tá de olho e pode gerar Gaeco (Foto: Imagem Ilustativa)
Deu na capa do DIARINHO desta terça-feira o fenômeno que cantei aqui na coluna, quando do início da operação Recomeço, da prefa de Itajaí. Essa operação policial está fazendo com que os moradores de rua mudem de lugar, de um bairro para outro, quando não para outras cidades da região.
Exportando pobre
Como não há, na verdade, ação social da prefeitura ou investimento para amenizar o problema e prestar, de fato, atendimento aos sem-teto, a ação policial e o discurso de que as operações são para trazer segurança aos itajaienses colocaram os moradores de rua na vala comum dos criminosos. O que é uma fake news e um perigo.
Discurso de ódio
O próprio discurso do prefeito Robison Coelho (PL) fala isso. Talvez não tenham dito pra ele que esse tipo de discurso discriminatório, vindo de uma autoridade como ele, pode pôr a sociedade contra todos os moradores de rua, inclusive contra a maioria que não é criminosa. São pobres, apenas, desprovidos de tudo, arruinados pela vida...
Consequências
Esse tipo de discurso de ódio, de relativização dos problemas sociais, leva à truculência contra pessoas que já sofreram da vida todo tipo de privação. Ninguém nasce para ser morador de rua. Chegar nessa situação é uma consequência de uma sociedade que está doente, uma sociedade que exclui as pessoas que vêm das camadas mais baixas da população, uma sociedade que dá oportunidades para os privilegiados e porta na cara dos pobres.
Comunista
Ia dizer aqui que a culpa desse aumento nunca visto de sem-tetos, não só no Brasil, como na Europa, Japão e nos Estados Unidos é do capitalismo, mas aí vão me chamar de comunista. E o preconceito e desprezo pelos mais pobres, moradores de rua, não encontram eco apenas na direita.
Arquitetura hostil
Alguém se alembra do então vice-prefeito Marcelo Saldré, ops, Sodré do partido de esquerda, o PDT? A coluna denunciou que foram instalados uns pequenos ‘postes de concreto’ embaixo da marquise da abandonada sociedade da Vila. O que fizeram ali é a chamada arquitetura hostil, para impedir que moradores de rua dormissem no local.
Não sei de nada
O vice-prefeito Marcelo Saldré, ops, Sodré, além de dizer que não sabia que tinham instalado os ‘troços’ para impedir que quem estivesse na curva da vida ali pernoitasse, culpou um bagrinho. Fico de cara: o vice-prefeito e presidente da sociedade da Vila, a poucos metros do paço municipal, dizer que não sabia!?
Reclamações
O Sodré ainda teve a pachorra de declarar — sem saber? — que recebeu reclamações de que moradores de rua estavam fazendo “malcriação” (sexo) naquele local. Por fim, retiraram os postes e colocaram vasos de flores...
Pra terminar
O fato é que essa conversa de sem-teto criminoso, pregada pela dupla dinâmica Robison e Robin, ops, Ruben Angioletti (PL) pode levar a polícia e a população a se acharem no direito de fazer justiça com as próprias mãos. Contra pobres indefesos. Se isso ocorrer já sabemos a quem culpar. Ou não? Ou estou errado?
Blog do JC
Quem lê a coluna deste temente ao Altíssimo há mais de 20 anos, também pode acompanhar o socadinho escriba no Blog do JC. É só acessar o portal do jornal que todo mundo lê, até quem diz que não, o DIARINHO.net e seguir o JotaCê no @jcdiarinho, e se quiser bater um plá o zapfone é (47) 98842-9084.
Achadinhos da galega
Dia desses a minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB) publicou um vídeo de uma série que ela batizou de “achadinhos”. A galega anda mostrando as condições precárias que o governo do barbudinho Volnei Morastoni (MDB) deixou em muitos lugares. Do jeito que o governo passado terminou mesmo, não é de se admirar que muita coisa podre seja encontrada.
João reformador
Uma kombi velha foi achada pela galega e como o nepotismo tá comendo solto e a Anna não tá nem dando bola, a tchurma se perguntou se o seu pai-pai, o João Martins, não faria a reforma da caranga. Coisa pra desviar de problemas reais e falta de ‘ação’ da BBB.
Sem Kombi
Pra quem não se alembra, o João Martins ficou conhecido como João sem Kombi depois que viajou o Brasil todo com uma kombosa impiçada e na metade do caminho ela pegou fogo e ficou mais destruída que a achadinha pela galega.
Sugestões
Curtindo a série de achadinhos, a tchurma começou a se priguntar se a galega não vai procurar casos de nepotismo no executivo pexêro, uma de suas pautas históricas. Outros também questionam se Anna não tem mais interesse no projeto que apresentou anos atrás, de que vereador seria impedido de assumir cargos na prefa. Será que ela não achou o texto do projeto na série de achadinhos?
O que achou?
Além dessas coisas que a galega parece fazer questão de não achar mais, fingindo que nunca nem foi uma vereadora combativa e que orgulhava os seus eleitores pela fiscalização que exercia, a raça de fofoqueiros também tá em dúvida sobre o que a galega achou do Lu do Pedroni compor o governo, com um cargo impiçado, o número 2 da agricultura pexêra.
Perseguia
Em outros tempos, a galega tinha uma lupa sobre o Lu do Pedroni com denúncias de tudo quanto é coisa. O rapaz, segundo informações, estaria encrencado em várias broncas com a dona Justa, muitas delas originadas em denúncias da Anna do passado, mas agora a galega faz questão de não achar nada dele. Imagina se contassem pra ela que o Lu do Pedroni emplacou até o irmão num cargo comissionado?
Marco véio Kurtz tem novo secretário
O beijoqueiro do povo, ops, Alex Fonseca é o novo secretário de Administração da casa do povo da praia da city alagada, digo, alargada, sempre ao lado de Marco véio Kurtz (Podemos) — desde 2008. Empresário que trocou o mundo dos negócios para se dedicar às políticas públicas, Alex passou por diversas funções, de coordenador de obras a controlador-geral.
Sangue nos zóios
Alex agora está com sangue nos zóios para ajudar na administração do legislativo. Apesar de já ter sido convidado pela prefeitona dos bairros, Ju Pavan (PSD), para integrar sua equipe, Fonseca preferiu seguir com Kurtz dizendo que “não se troca um amor velho por um novo” e aproveitando o carinho de todos na câmara.
Lealdade de um soldado
Com a nova função, o Alex não esconde de ninguém que se surgir a chance de ser candidato a vereador ou até mesmo de herdar o trono de Kurtz, ele está pronto, sempre com o apoio do Podemos e a lealdade de um “soldado”.
Só emoção
O prefeito da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, o ex-tudo Leonel Pavan (PSD), promoveu um encontro com as excelências excelentíssimas da casa do povo. Pavan falou sobre suas primeiras ações e apresentou os bagrões do primeiro escalão do seu governo. Aparentemente, pelas imagens divulgadas, foi só emoção de nossos edis da cidade-mãe...
Projeto bichado
A situação das obras da lenta e parada revitalização da avenida Santa Catarina foi um dos temas do encontro. O governo Pavônico afirma, através da secretaria de Planejamento, que o projeto da via tá bichado, cheio de erros e, por isso, a via não anda, digo, é revitalizada.
Élcio não viu?
Essa informação, que suscitou a opinião dos presentes que não entendem picirica do assunto, mas palpitaram, em busca de soluções. O ex-prefeito Élcio Bisturi Kuhnen (MDB) viajou tanto pra Brasília que não percebeu isso? E sua equipe no Planejamento, na época, onde teve até o amigo de todo mundo e amigo de ninguém, o engenheiro e ex-vereador Claudinei Loos (MDB), não viu isso?
Lero com a Aresc
O dublê do Sérgio Reis, digo, prefeito Pavan, falou da crise hídrica de Camboriú, e combinou que uma comissão de secretários e vereadores iria ter um lero, ops, uma audiência com o presidente da Agência de Regulação de Serviços Públicos da Santa & Bela Catarina (Aresc).
Fatores climáticos e de gestão
Fiquei encafifado de que esse encontro com o chefão da Aresc é por conta da crise hídrica que a cidade sofreu, segundo os bons da boca, por conta de fatores climáticos (?) e de gestão (?). Nesse papo, vão “apelar” pra água fluir nos canos e melhorar o abastecimento.
Luzia amarrou
Coço o cocuruto devastado pelo tempo, afinal a água servida nas torneiras da cidade-mãe é um serviço prestado através de uma concessão; quem manda e desmanda é a Águas de Camboriú por força de um contrato feito há trocentos anos pela eminência parda do governo, a ex-prefeita loirosa Luzia Pavan, digo, Coppi (PSDB).
Sei lá, entende?
Além da concessionária, é um problema comum com a vizinha Dubai maravilha que recebe o precioso líquido de Camboriú e depois o devolve tratado. Aí vão pedir lá em riba, na Aresc, pra resolver e melhorar o tratamento e distribuição. Eu morro e dá tempo de ver tudo...
Gaeco
Este socadinho, há uns meses, comentou aqui na coluna que o Gaeco havia visitado um escritório de advocacia da região por causa de supostos rolos no Porto de Itajaí, o que teria causado a não nomeação de um advogado numa prefa da região como procurador-geral. Ninguém confirmou e nem desmentiu a informação.
“Eu tenho dois anjos da guarda, enquanto um fica comigo o outro faz tratamento psiquiátrico”
Pai Atanásio
Não assumiu, mas indicou
Após essa suposta busca e apreensão o advogado não assumiu o cargo impiçado, mas teria indicado outro nobre causídico de sua confiança para assumir o cargo de procurador-geral de uma prefeitura. Oh, dor!
Surpresa?
Agora, os línguas-frouxas dizem que para surpresa de zero pessoas, o advogado que não assumiu o cargo e seu sócio começaram a fazer visitas às empresas que têm contrato com a tal prefa da região, oferecendo sua “a$$e$$oria”. Assim não phode!
Ameaçando
Segundo os bocudos, um dos empresários já teria inclusive entrado em contato com o Ministério Público para fazer denúncia de que, segundo os achacadores, ops, nobres causídicos somente continuarão com seus contratos vigentes com as prefas se as tratativas ocorrerem através deles. Zoio neles, Gaeco!
Comentários:
juarez rezende araujo
14/01/2025 21:46
A ex prefeita de camboriu fez um contrato tão bom com Águas de Camboriú que só isto já daria para mandar ela de vokta pra CANHANDUBA num camburão.
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.