Previsões
Dose extra de energia está prevista pelos astros em 2025
Ano será regido por Saturno; os orixás dominantes serão Iansã e Xangô; no tarô o Eremita empresta sua sabedoria; na numerologia o poder do 9; no horóscopo chinês o ano da Serpente começa em 29 de janeiro
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Texto: Renata Rosa
Especial para o DIARINHO
O ano de 2025 tem tudo para turbinar nossos projetos, já que é regido por Júpiter, o maior planeta do sistema solar, conhecido na astrologia como o grande benéfico. Júpiter é regente de Sagitário, signo que se destaca pela grandiosidade de pensamento, espírito aventureiro e otimista, que gosta de arriscar, mas também pode quebrar a cara por falta de cautela.
Por isso, 2025 traz prosperidade, mas requer vigília. Ainda bem que até 20 março, quando rola o ano novo astrológico, com a entrada de Áries e do equinócio de outono, ainda estaremos sob os auspícios de Saturno. Simbolizado por Cronos, o deus do tempo, tem características opostas — é responsável e cobra atitudes maduras para obter resultados duradouros.
Mas apesar de Júpiter nos dar essa injeção de ânimo, essa energia só trará benefícios se agirmos de forma pró-ativa em busca de nossos sonhos. Se formos muito ‘freio de mão puxado’ pode rolar o efeito oposto. No trabalho e no amor, 2025 será um bom ano para quebrar paradigmas e não desperdiçar oportunidades. Olha o timing!
A regência do ano astrológico foi criada pelos astrólogos caldeus, um povo que viveu na antiguidade onde hoje é o Iraque, no Oriente Médio. Seu método de contagem tinha por base o sistema geocêntrico da Terra. Eles faziam o cálculo a partir da ordem de distância da Terra, do planeta mais lento até o mais rápido: Saturno, Júpiter, Marte, Sol, Vênus, Mercúrio e lua.
Os caldeus também utilizavam uma estrela de sete pontas para definir a ordem planetária anual, e cada ponta correspondendo a um dos sete planetas visíveis a olho nu. Algumas vertentes da astrologia não seguem este método porque se apoiam mais nos movimentos planetários que acontecem ao longo do ano, mas é inegável que a energia do planeta regente vai impactar toda a humanidade de forma coletiva. Sob as bênçãos de Júpiter!
Tarô
O sábio Eremita vai guiar nossos passos em 2025
A escolha da carta do tarô tem relação com a numerologia, que em 2025 tem a energia do numeral 9 e corresponde ao arcano Eremita. A imagem de um homem idoso de barbas brancas sugere a sabedoria acumulada ao longo da vida, por isso o tarô nos aconselha a refletirmos sobre nossas ações passadas e tirarmos lições para não repetir os mesmos erros.
Assim como na astrologia, o tarô para 2025 traz uma mudança de energia significativa em relação a 2024, que impulsionou ações práticas e sociais. Desta vez, o foco será o autoconhecimento, um mergulho interior para refletir sobre nossos valores e experiências.
Quem vai nos guiar a encontrar o melhor caminho é a lanterna do velho sábio, que revela nossa luz interior. O Eremita nos dá a capacidade de sermos resilientes quando as coisas não saírem como planejamos. Um aparente fracasso pode indicar um redirecionamento de rota.
Essa jornada íntima vai tocar em feridas que precisam ser curadas para nos livrar de traumas que limitam a expansão prometida por Júpiter. Ou seja, o Eremita nos provoca a conhecermos e abraçarmos nossas sombras, nos ajudando a lidar com nossas emoções, nos fortalecendo e ajudando a sermos mais independentes.
Em 2025, o Eremita vai demandar uma busca pelo equilíbrio. Ele propõe uma vida sem excessos, focada naquilo que realmente importa. Será um ano de profunda reflexão, mas também de intensa conexão com o mundo.
Numerologia
2025 terá a energia do número que encerra ciclos e traz renovação
A soma dos algarismos 2+0+2+5 resulta em 9, cuja simbologia está relacionada com a finalização de ciclos. Mas antes de se jogar sem paraquedas em novos projetos, o 9 pede análise sobre tudo que se aprendeu ao longo do caminho e alerta para a necessidade de desapegar. Hora de nos tornarmos mais maduros e conscientes de nosso potencial, mas também de nossas limitações.
O 9 também tem relação com saúde mental, já que sair da zona de conforto pode ser bastante desafiador e emocionalmente doloroso. Este ano pede uma ‘faxina’ em nossa vida a fim de abrir espaço para novas possibilidades.
Mas como a tarefa não é fácil e pode gerar ansiedade, é aconselhável, finalmente, aderir à meditação, uma prática ancestral que ensina a ficarmos mais centrados e presentes. Sem falar em dar um tempo no celular!
2025 também será um ano para eliminar gastos desnecessários e focar em projetos que tragam realização. Pode ter chegado a hora de fazer uma transição de carreira ou buscar algo mais alinhado a aspectos da vida que acabaram sendo negligenciados por conta das circunstâncias. O ano pode abrir caminhos para ter uma vida mais plena. Oba!
Eparrei, Oyá!
Iansã vem com tudo reger 2025 acompanhada de Xangô
Tudo que estiver travando seu desenvolvimento pessoal e profissional deve finalmente ser desbloqueado em 2025, já que Xangô, orixá da justiça, regerá o ano junto com Iansã, rainha dos ventos e tempestades, além de Obá, que enfrenta as águas revoltas com força e energia.
Xangô é uma das divindades mais respeitadas do panteão dos orixás, pois tem como principais características firmeza, liderança e a busca pela verdade. Por isso, 2025 será de muita luta por justiça social e desejo de transformar estruturas e sistemas que não servem mais ao bem comum. Sob esta influência, as pessoas serão motivadas a agir com ética e buscar soluções para problemas de longa data. Sua cor é o vermelho.
Iansã, também conhecida como Oyá, rege as mudanças. Sua energia é associada à liberdade, força feminina e paixão. Por ser tão destemida, 2025 será um ano de quebra de paradigmas. Ou seja, abandonar velhas tradições sem medo de ser feliz. Ela também nos ensinará a lidar com os imprevistos. Suas cores são o amarelo e o rosa.
A mãe de santo Vovó Baiana, brasilense que vive há 14 anos em Balneário Camboriú, disse que a junção desses três orixás é muito poderosa, conferindo muito dinamismo ao ano que se inicia. “Enquanto Xangô nos dá coragem, Iansã nos coloca em movimento e Obá nos incentiva a não mais procrastinar”, revela.
Ela disse que Obá tem profunda conexão com o oculto e a fé, por isso pessoas que perderam a fé podem se reencontrar em 2025. “As pessoas vão olhar para dentro de si e conseguir desbloquear os medos que levam à estagnação. Também vão afastar as más influências que as impedem de progredir. Podem mudar de casa, de país, de emprego e até de carreira”.
Horóscopo chinês
Prepare-se para o sagaz ano da serpente!
Sinônimo de sabedoria, estratégia e intuição, a Serpente no zodíaco chinês é conhecida pela mente afiada e capacidade de tomar decisões certeiras. Sua aura de mistério influencia nossas ações, que se tornam mais perspicazes. Mas, diferente do ano do Dragão de 2024, a Serpente nos leva a fazer reflexões de forma a agir somente quando tivermos controle da situação.
O ano novo chinês é diferente do ocidental por que é baseada no calendário lunar, por isso sua data é móvel. Em 2025, acontece em 29 de janeiro quando a China será tomada por celebrações e rituais que duram duas semanas e agitam a enorme população de 1,4 bilhão de pessoas.
No zodíaco chinês, cada ano está associado a um animal e cada signo tem qualidades próprias. Os nascidos no ano da Serpente questionam convenções, normas e tradições, desafiando o status quo. Outra caraterística marcante é a intuição. E como a estratégia e análise perspicaz estarão em alta, estejam atentos para oportunidades na carreira e nos negócios.
Para aproveitar a energia do ano da Serpente, é fundamental ter mente aberta para novos conhecimentos. O novo ciclo também pede foco no autocuidado e equilíbrio emocional. Além de criar um ambiente harmonioso que favoreça o bem-estar.
O ano da Serpente tem a polaridade Yin, associada ao feminino e ao frio, como a pele do animal. Por isso é um tempo que evoca introspecção e autoconhecimento. Sem deixar de fortalecer relacionamentos e conexões emocionais baseadas na compreensão e empatia.
A polaridade Yin também nos provoca a cuidar mais do planeta, utilizando os recursos naturais de forma sustentável. A energia do ano da Serpente pode influenciar tratados de paz porque há mais condições diplomáticas para atenuar conflitos. Oxalá!
Rituais de ano novo garantem um 2025 de fartura, amor e realização profissional
Para iniciar o ano com muita fé no devir, Vovó Baiana sugere fazer rituais para as divindades regentes do ano. Para garantir a saúde, ela recomenda o uso de roupa amarela e branca na hora da virada. Já para quem quer passar em concurso e destravar algum problema com a justiça, a pedida é usar roupas de cor marrom ou azul caneta.
Para quem quer encontrar o amor, roupa vermelha ou rosa. Também vale comer nove uvas verdes embaixo da mesa cinco minutos antes da virada. Para purificar, ela recomenda banho com pétalas de rosas brancas, girassol, alpiste e arruda. Mas se o problema for financeiro, a dica é usar uma roupa verde por dentro e dourada por cima.
Em relação aos famosos, Vovó Baiana prevê que Neymar deve criar juízo, se converter e casar, assim como a dupla Mayara e Maraísa. Já a influencer Virgínia, a mãe de santo não recomenda que tenha mais filhos, pois pode ter complicações no parto, como a Viih Tube. Ela também prevê para 2025 a morte de um ex-presidente da república ou em exercício.