A derrota esmagadora da esquerda nas eleições da Bolívia deverá impactar outros países da região, é o que avaliam experientes diplomatas brasileiros. O efeito deve chegar no Brasil nas eleições de 2026. O cenário político do país vai depender de como centro e direita irão se organizar. Se a opção for um racha, como sinalizam os filhos de Bolsonaro, Lula e o PT podem levar a melhor. Mas se houver projeto conjunto, a esquerda brasileira pode ser varrida do mapa. Na Bolívia, o que levou o eleitorado a direcionar os votos para direita e centro foi o radicalismo de Evo Morales, que sabotou seu sucessor e patrocinou o fechamento de dezenas de rodovias pelo país. Um alerta mais iminente para o Brasil seria as importações do gás boliviano, aposta alta do presidente Lula da Silva, que podem ter os contratos revistos com a ascensão da direita.
Desdenho velado
Comando do União Brasil e Progressistas desdenha do desempenho do senador Sergio Moro na liderança pela corrida ao governo do Paraná. Fora da direção da federação, entre os partidos, oficializada ...
Desdenho velado
Comando do União Brasil e Progressistas desdenha do desempenho do senador Sergio Moro na liderança pela corrida ao governo do Paraná. Fora da direção da federação, entre os partidos, oficializada nesta terça-feira e nomeada de União Progressista, Moro foi convencido com a promessa de integrar a Nacional a partir de 2026.
Lula x Tarcísio
O presidente Lula da Silva e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (REP-SP), são os nomes mais fortes na disputa para a presidência nas eleições de 2026, mostra pesquisa realizada no Rio de Janeiro pela Prefab Future. Em primeiro está o petista com 25,4%, seguido por Tarcísio com 13,7%. Logo depois estão: Ratinho Júnior (4,4%), Ronaldo Caiado (2,7%) e Romeu Zema (2,1%).
Órfãos do feminicídio
O Distrito Federal volta a chamar atenção, negativamente, no radar da violência doméstica no país. Foram registradas 17 ocorrências do crime até o dia 15 deste mês (última atualização), apontam dados do Painel Interativo Feminicídio da SSP-DF. O que levanta o alerta é o fato de que todas as vítimas eram mães, deixando também vítimas indiretas dessa violência.
Na bronca
Vereador do RJ, Fernando Armelau (PL-RJ) enviou representação ao MPF denunciando utilização do Museu da República, vinculado ao MinC, para exposição “Crônicas de uma barbárie”. As charges expostas associam o ex-presidente Jair Bolsonaro como responsável pelas mortes em massa durante a pandemia da covid-19. Armelau critica o evento como conteúdo político-ideológico com uso do espaço e recursos públicos.
Cooperação
Após fiasco na missão aos EUA, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) resolveu agir e pautou para dia 21 os acordos de cooperação e facilitação de investimentos com a Guiana e a Índia. Os acordos, com potencial para driblar o tarifaço, simplificam as regras e estimulam os negócios. Na sessão também será votada audiência para debater o impacto da taxação.
ESPLANADEIRA
#B3 patrocina hoje gratuidade no MIS em exposições. #Marcelo Senise promove o Simpósio “IA e Democracia”, dia 26, em Brasília. #Viapol participa do Concrete Show 2025 dias 19, 20 e 21. #AutoU está presente no RIW com app desenvolvido para a Nestlé. #Julian Tonioli, CEO da Auddas, integra o Conselho de Administração da BTB Soluções. #Renata Souza e autoras lançam livro “Negra, sou!”, hoje, no centro do Rio.