JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Feiúra da Hercílio Luz
(foto: Pai Atanásio)
Isso é o final da rua Hercílio Luz, o monstrengo de concreto na city pexêra. Matança danada, pelamordeDeus!
Os linguarudos de plantão que estão empenhados na campanha dos bananas de pijamas reclamaram das notas deste pançudinho atribuindo ao possível governo deles um apelido de Bellinei, numa mistura de Bellini com Volnei. A tchurma alega que o guri do povo, o Sancho Pança Osmar Teixeira (PSD), anda se vendendo como novo, mas não passa de um semiusado e também tem sua velharia por perto.
Experiência
Defendendo que os bananas de pijamas devem ouvir e contar com pessoas ligadas aos governos que passaram, até porque ninguém chega sozinho e entra na prefa sabendo tudo, os puxas em volta do Robison Coelho (PL) e do Rubens Angioletti (PL) garantem que a dupla está aproveitando da experiência desse povo, mas que o compromisso é com um governo novo, enxuto e moderno. Que top!
Tem os seus
Dando uma espetada no Sancho Pança Osmar Teixeira (PSD), que deve rivalizar o processo eleitoral com os bananas, a raça de fiscais de candidatura alheia garante que não falta gente do passado também encostada no guri do povo. Um dos casos emblemáticos é do dono da TVBE o pastor Zé Carlos Francelino, mentor intelectual, espiritual e político de Osmar. Cadê o novo com Zé Calo do lado, questionam!
E tem mais
A tropa de gente véia do lado do guri do povo não para com o Zé Calo. O engomadinho Clayton Batschauer (Podemos) também tem aparecido e apoiado o Sancho Pança em suas investidas. Se Osmar começar a levantar o tom de voz falando da velharia do lado dos bananas, corre o risco de ser confrontado com alguns de seus apoiadores atuais. Não tem moça virgem nessa zona, isso é fato.
Na mão grande
Pra finalizar a indignação com este pançudinho pelas notas de segunda-feira, os fãs dos bananas alembraram que a saída do Republicanos do cacho para abraçar o guri do povo também não foi muito bem explicada, meio que na surdina ou na popular mão grande e, se o governador Jorginho Mello (PL) intervir para trazer o partido de volta, não estará fazendo nada mais do que justiça. Eitcha!
Marisa na choupana
A pré-candidata a prefeita pelo Partido dos Trabalhadores de Balneário Camboriú iniciou a semana na Choupana do JC. Marisa Zanoni, que é professora e doutora em Educação, visitou o pançudinho escriba para falar sobre o movimento pré-eleitoral de escuta junto às comunidades. A Marisa escolheu a choupana pra lançar o programa ‘Escuta BC’.
Programa participativo
“O nosso grupo decidiu inverter a lógica da política tradicional: estamos ouvindo o povo para elaborar coletivamente um programa de governo participativo”, enfatiza a mestra. A pré-candidata do presidente Lula em BC se mostrou confiante com as pesquisas e disposta a unir a oposição.
Ignorados e excluídos
“A verdadeira pesquisa é a voz do povo: principalmente os ignorados e excluídos, que são a maioria da população. A cidade está mais cara, precisamos e queremos serviços públicos, escolas e hospitais da mesma altura e qualidade dos prédios”, refletiu a ex-vereadora.
Mulheres e jovens
Aos 55 anos, casada com o advogado Roberto Brasil Fernandes e mãe de 2 filhos, Marisa se mostra experiente e confiante com o atual cenário. “Nós amamos Balneário Camboriú e precisamos oferecer uma alternativa que faça a gestão municipal sair das mãos dos mesmos de sempre. As mulheres, os jovens e os bairros têm que ser ouvidos!”, defende a vermelhinha.
Conversando
Todos os sábados, Marisa e os pré-candidatos a vereadores da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) vão às ruas junto de representantes de movimentos sociais e comunitários. As conversas com os partidos PSB, PDT e Solidariedade estão sendo feitas.
Chuva de candidatos
Enquanto no PT da Dubai Maravilha tudo caminha com tranquilidade, na city pexêra, com a desistência do polido advogado João Paulo Tavares Bastos Gama na última semana, surgiram mais candidatos a prefeito do que à piramidal casa do povo.
Egos e vaidades
O Partido dos Trabalhadores conta hoje com o Lucas Lima, o Plinio Silveira e Beto Pacheco. E o presidente da sigla, o Gerd Klotz, com certeza, ao lidar com egos e vaidades vai perder os últimos fios de cabelo com todo mundo querendo subir as escadarias do último andar do Paço da Vila Operária.
Queimou a largada?
A articulação para mudança de comando no Republicanos da Santa & Bela Catarina, apesar de ter causado um furdunço danado nas bases do partido, principalmente em Itajaí onde a sigla se organiza para disputar o paço da Vila Operária em chapa oposta ao PL, parece ter queimado a largada. Cada vez mais declarações e notas públicas garantem que, pelo menos até outubro, nada será mexido.
Confia no homem
O ex-governador comandante Moisés (Republicanos) publicou nota afirmando que confia na palavra do presidente nacional do Republicanos, o deputado federal Marcos Pereira, e que em conversa com o mandachuva teve confirmada a informação de que os caminhos do partido não mudam pelo menos até a eleição deste ano. Passada a eleição, a história deve ser outra. Leia a nota no Blog do JC no DIARINHO.net
Dormir de touca
Levada até o último momento no mais completo sigilo, a entrega do Republicanos para o governador Jorginho Mello (PL) fazer o que bem entender em 2026 é um bom exemplo para que os meros mortais da sigla nos municípios não durmam de touca, esperando que nada aconteça. Ninguém deve duvidar que a parte 2 desse plano maquiavélico seja a intervenção em cidades estratégicas, já no próximo pleito.
Little Jorge gosta
Dono do PL há mais de uma década, são intermináveis as histórias de intervenção nas eleições protagonizadas pelo governador little Jorginho Mello (PL). Em Itajaí, nas eleições de 2016, ele esperou a semana das convenções para botar as mangas pra fora e mostrar quem manda no partido, tirando o PL da aliança com o barbudinho Volnei Morastoni (MDB) e entregando pra minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB).
Não funciona
O little Jorginho sabe bem que empurrar goela abaixo uma decisão para as bases contrariadas quase nunca funciona e costuma surtir efeitos negativos para a eleição do suposto beneficiado pela manobra.
Pro próprio umbigo
Mas nem sempre ganhar a eleição de outrem é objetivo do governador JM. Ele é conhecido por fazer política só pra si. Se o acordo lhe surtir bons frutos pro futuro dele, pouco importa a vitória ou derrota do companheiro em questão.
Mais milhas que cursos
Sopraram nos sensíveis zouvidos deste humilde articulista que a Escola do Legislativo Félix Eugênio Reichert da casa do povo da praia alagada, digo, alargada, está com mais milhas de passagens aéreas e diárias do que em cursos técnicos.
David lá
Na última semana, uma servidora recebeu quase seis mil reais em diárias para representar a Câmara de Vereadores da Maravilha do Atlântico no 39º Encontro da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas, em Brasília, evento do qual participou com o presidente David La Traíra, ops, La Barrica (Patriota).
Foram pra lá
A Escola do Legislativo que está mais parada que água de poço, nem funciona mais e nem tem ofertado cursos, mas o David e a servidora foram pra Brasília apresentar os projetos finalistas e vencedores do Prêmio Abel 2024, ao qual a Escola do Legislativo de Balneário Camboriú concorre com o projeto “Jornada técnica educacional a Brasília”.
Resultados?
Não sei qual foi o resultado disso, mas a viagem não custou barata se for somar entre diárias, despesas e passagens. Alguns entusiastas da educação de forma contínua e sistêmica defendem que a Escola do Legislativo da Dubai brasileira não funciona mais.
Nos tempos do João Passos
Os saudosistas alardeiam que no tempo do João Passos tinha um monte de cursos e nos últimos anos, rolou apenas três cursos, e que o que gastaram na viagem pra Brasília é maior do que investiram nos cursos e em toda a escola. Me poupem!
Gororoba do JC
Esse ano tem a 16ª Gororoba do JC e quem quer participar e divulgar o seu produto, marca ou serviço não pode ficar de fora. Contatos no (47) 98842.9084 que é o zapzap
Comentários:
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.