Colunas


JotaCê

JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Visita dos vereadores


Visita dos vereadores
(foto: divulgação)

Os pré-candidatos a vereador da city pexêra, Artur Ama todo mundo de Jesus (PP) e o bigodudo Laudelino Lamim (UB), se esbarraram na choupana ao fazer uma visita de cortesia ao socadinho escriba

 

A não ver navios

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

 

A não ver navios

Notícia estampada no DIARINHO nosso de cada dia informa que a retomada de linhas para o combalido Porto de Itajaí, se dará, agora, somente entre julho e agosto, isto se tudo der certo. Phode?

 

Promessa...

E óia que foi anunciado desde a assinatura de contrato em novembro do ano passado, com a arrendatária provisória, Mada Araújo, que o início das operações para que o Porto deixasse de ser parado seria agora no mês de maio. Seria...

Maio se foi e nada

O atraso sem fim, ops, maio, vai acabar, se tudo der certo, segundo consta, com a arrendatária do certame, Mada Araújo tendo “cedido?”, “vendido?”, “transferido?” o contrato que ganhou para a Seara Alimentos, do poderoso Grupo JBS.

Chiodini pilotando

O deputado federal Carlos Chiodini (MDB), pré-candidato a prefeito de Itajaí, é quem está pilotando isso, ao que parece, já que a tchurma de malas sem alça que ocupa cargos na superintendência a custo de altos salários, bancados pelo município, não pilota porra nenhuma faz tempo.

Cagando mole

O superintendente do Porto Parado, Fábio da Veiga, esteve na mídia cagando mole, ops, contando vantagem, se vangloriando de que ele e sua equipe conseguiram resolver o problema do terminal. Se fôssemos depender do Fábio e da sua equipe que mama, digo, ganha salários nababescos pra resolver o problema do porto, parado há mais de um ano e meio.... Cria vergonha!

A dura realidade

O fato é que continuaremos por mais tempo a não ver navios, como estamos desde dezembro de 2022. Aí eu fico coçando o cocuruto devastado pelo tempo, matutando: uma empresa assumir uma operação que promete movimentar 44 mil contêineres por mês com um contrato temporário de dois anos (já se foi meio ano até agora e nada) ... Será possível? Pessoalmente, duvido. Pessoalmente, acho que isso tudo é uma baita conversa fiada. Mas vamos ver no que dá. Vai que eu esteja errado...

É tudo verdade

Ainda sobre a questão da igreja Bola de Neve, que está virando Bola de Fogo na Dubai brasileira e que de alguma forma acaba espirrando no pré-candidato Peeter Lee, o Fabrício da Shopee (PL), que é pastor desta igreja e ligado aos seus líderes locais, se formos ler nos detalhes tudo o que foi dito pelos que acusam a Bola de Neve de irregularidades, é verdade ou, no mínimo, tem verdade no que é dito.

Pastora

Em declarações da pastora Ana, esposa do pastor-chefe Natanael, publicadas na imprensa, ela conta que sim, recebiam marmitas da Casa das Anas, mas não sabia que eram marmitas especiais feitas sob medida pra eles. Então recebiam marmitas feitas por uma instituição bancada com dinheiro público. Ou não?

Ah, pastora!

Outra: a pastora diz que são equivocadas as acusações de que o dinheiro arrecadado dos otár..., ops, fiéis, para fazer o Instituto para Empreendedores (IPE) não foi usado na abertura do salão de beleza dos seus filhos, já que o instituto não chegou a acontecer. Mas se não chegou a acontecer, para onde foi o dindim arrecadado? Hein?

Pra terminar

Então muitas questões ficam evidentes e precisam ser esclarecidas. A última delas, a utilização da cantina que tem na igreja que teria seu lucro revertido aos pastores-chefes que, ainda segundo a pastora Ana, é uma prática comum na Bola de Neve há muitos anos, mas que eles estão regularizando... Hein?

 

A pré-candidata a prefeita de BC, a briguenta Ju Pavan (PSD), defende a integração das citys pra enfrentar problemas comuns  (foto: divulgação)
A pré-candidata a prefeita de BC, a briguenta Ju Pavan (PSD), defende a integração das citys pra enfrentar problemas comuns  (foto: divulgação)

 

 

Chapolin colorado

Aí vem o Fabrício da Shopee, o pré-candidato a prefeito, Peeter Lee Grando, da Dubai brasileira, defender – em nota – a igreja na qual é pastor e dizer que as denúncias são um movimento orquestrado para atingir sua pré-candidatura e que os pastores da igreja em que congrega são idôneos.

Defendeu o indefensável de graça

Menos, né, Peeter? Na verdade, ninguém acusa o pré-candidato a prefeito de nada. Não há denúncia contra ele. Acho que o Peeter defendeu o indefensável de graça. Mas quem sou eu pra saber? Segue o baile.

Começou a engronha

Trânsito de Itajaí vai piorar ainda mais. Começou a obra não desejada por ninguém, não esperada por ninguém e que não interessa em nada a Itajaí, que está cheia de problemas sérios para resolver: a revitalização da avenida Marcos Konder. Em matéria do nosso DIARINHO, o melhor do mundo, Auri Pavoni, pai da encrenca, orientou os itajaienses a buscarem rotas alternativas. O que significa: fodam-se, itajaienses!

Integração entre as citys

Em entrevista para Carlos Magagnin e Eduardo Villa, na Rádio Jovem Pan de Itajaí, a pré-candidata a prefeita da Dubai brasileira, nossa Balneário Camboriú, Juliana Pavan (PSD), defendeu a necessidade de integração entre as prefas da região em três áreas estratégicas: mobilidade, saúde e segurança.

PSD tem projeto regional

De acordo com a vereadora mais briguenta da praia alagada, ops, alargada, o PSD é o único partido que apresenta pré-candidaturas viáveis em todos os municípios da foz do Itajaí, onde desde agora os pré-candidatos têm debatido os futuros planos de governo de forma conjunta.

Sem imposição

“Tudo isto sem brigas, sem imposição de uma única pessoa ou escolha e interferência de grupos externos”, lascou a bonitona, numa clara indireta à forma como o prefeito pop star Fabrício Oliveira (PL) tem liderado seu processo sucessório.

Educação prioridade

A filhota do ex-tudo reforçou seu compromisso com a educação pública, adiantando que pretende reconstruir o CIEP Rodesindo Pavan (ensino integral), implantar ensino bilíngue, ampliar vagas no ensino infantil e fundamental, valorizar os professores e construir parcerias para melhorar o Ideb da cidade.

Parabéns e falha

“Parabenizo, sim, o reconhecimento recentemente alcançado como cidade quase livre do analfabetismo, em cumprimento à meta número 9 do Plano Nacional de Educação. O triste é constatar que o atual governo falhou praticamente nas demais 19 metas do PNE”, detonou a vereadora, sem dó e piedade.

Vouchers como complemento

Juliana também entende que a compra de vagas na rede privada (os chamados vouchers) deve prosseguir, mas como política pública complementar, uma forma paliativa para auxiliar a prefeitura em regiões específicas com alta demanda e pouca oferta de vagas na rede municipal.

Investir na educação

“A prioridade tem que ser valorizar e investir na educação pública. Como podem representantes deste atual governo virem a público dizer que investir na educação é muito caro? Temos recurso e não temos gestão. Isso é um tremendo absurdo”, finalizou a minha musa da confusão, a bocuda Ju Pavan.

Sem trabalho, não tem dindim

O vereador rei do berreiro, Marcelo Achutti (MDB), protocolou na casa do povo da Maravilha, nesta semana, um projeto de lei que, se aprovado, veda os subsídios do vice-prefeito, que somente vai ter remuneração caso venha substituir o prefeito e vai receber pelo período que ocupou o cargo. O Quero-Quero, ops, Achutti, justifica a proposta de que não há remuneração sem trabalho.

Audiência pública

A Ordem dos Advogados do Brasil na Dubai brasileira encaminhou documento para cientificar o Ministério Público, através do promotor José de Jesus Wagner, acerca da falta do diagnóstico socioambiental e da respectiva leitura técnica, pedindo que seja promovida a recomendação ao prefeito pop star Fabrício Oliveira (PL) ou aos responsáveis pela condução e revisão do Plano Diretor, para que realizem o diagnóstico da cidade em audiência pública.

 

O mês de maio se esvai e continuamos sem ver navios no Porto de Itajaí (foto: divulgação)
O mês de maio se esvai e continuamos sem ver navios no Porto de Itajaí (foto: divulgação)

 

 

Ampla participação popular

A OAB da city da praia alagada, digo, alargada, no documento pede que a audiência pública seja antes da formulação da proposta final do Plano Diretor, em respeito ao princípio da legalidade e garantia da ampla participação popular no processo, conforme o pedido protocolado no MP e assinado pela presidente da OAB/BC, Emanuelle Moraes Ormeneze Carnevalli.

Renunciou

O polido advogado João Paulo Tavares Bastos Gama renunciou à sua pré-candidatura a prefeito de Itajaí pelo Partido dos Trabalhadores. O João Paulo perdeu seu filho, o Jav, de forma precoce e em nota revelou que se encontra à base de remédios e que  precisou, inclusive, ser hospitalizado. A solidariedade do articulista.

Luto

O presidente do PT pexêro, Gerd Klotz, se manifestou pela Federação Brasil Esperança que engloba, além dos vermelhinhos, o PCdoB e o PV, se solidarizando e se declarando também em luto pelo triste momento que passa João Paulo e sua família.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

TV DIARINHO


🚒🚧 TRÂNSITO CAÓTICO! Feriado virou pesadelo pra quem pegou a BR 101 nesta sexta! Um carro pegou fogo ...




Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Brigada indígena voluntária combate incêndios sem apoio de autoridades no Pará

BRASiL

Brigada indígena voluntária combate incêndios sem apoio de autoridades no Pará

Garimpo ilegal migra na Amazônia e dispara na TI Sararé (MT), alerta Greenpeace

INVESTIGAÇÃO

Garimpo ilegal migra na Amazônia e dispara na TI Sararé (MT), alerta Greenpeace

Presidente do Equador é dono de empresa sócia de exportadora ligada a narcotráfico

flagrante

Presidente do Equador é dono de empresa sócia de exportadora ligada a narcotráfico

O que acontece com militares se condenados pelo golpe?

Expulsão, honra, pensões?

O que acontece com militares se condenados pelo golpe?

O arcebispo que via Deus no carnaval do povo

Dom Hélder Câmara:

O arcebispo que via Deus no carnaval do povo



Colunistas

Léo Cordeiro na mira

JotaCê

Léo Cordeiro na mira

Viva a Taís!

Coluna do Ton

Viva a Taís!

Terra de condenados

Coluna Esplanada

Terra de condenados

Feliz Páscoa!

Charge do Dia

Feliz Páscoa!

Ajustes na base governista

Coluna Acontece SC

Ajustes na base governista




Blogs

Festa de  Páscoa

Blog do JC

Festa de Páscoa






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.