JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Marisa foi a Brasília ver Lula
(foto: Divulgação/Governo Federal)
A doutora sabichona em educação e pré-candidata a vereadora de BC, Marisa Zanoni (PT), conversou com o presidente Lula (PT) em Brasília
O nosso DIARINHO de todos os dias estampou os nomes dos postulantes à principal cadeira da prefa pexêra. Por enquanto, são sete nomes, o exótico Carlos Chiodini (MDB); o polido João Paulo Tavares Bastos Gama (PT); o sancho pança Osmar Teixeira (PSD); Dedé Gonçalves (UB); Marcelo Saldré, ops, Sodré (PDT) e ex-musa BBB, Anna Carolina (PSDB), e o Tarcísio Zanelatto (PP).
Ungido
Ainda tem a brigaçada, digo, a tal pesquisa que vai dizer quem é o nome do ungido do Partido Liberal entre o ex-vereador e secretário estadual de Portos e Aeroportos, Robison Coelho, e o vice-presidente da piramidal casa do povo, o galego Rubens Angioletti. Espera-se que nos próximos dias seja batido, enfim, o martelo.
É ou não é?
Do jeito que anda a coisa, tem mais candidatos que votos... A galega Anna Carolina fez vídeo em seus stories nas redes sociais pra convidar a mulherada a participar de evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher, se dizendo pré-candidata a prefeita do PSDB. Não se sabe se a galega é ou não pré-candidata. Um dilema freudiano.
Nem que a vaca tussa
O problema é que a Anna depois foi dar entrevista à mídia dizendo que apoia a pré-candidatura do Robison, e também esteve na caravana de presidentes de partidos e vereadores que foram pedinchar ao governador little Jorginho Mello a definição do nome do PL, aqueles que não estariam juntos com o MDB do prefeito barbudinho Volnei Morastoni nem que a vaca tussa.
Sol ou chuva?
No decorrer do período, como diriam os meteorologistas, pode acontecer de tudo e com o prazo escorrendo da janela partidária que oportuniza que se pule o tambor, digo, se mude de sigla com o intuito de concorrer nas eleições de outubro, tudo pode acontecer.
Funil
Além disso, muitos dos que são hoje pré-candidatos vão entrar no funil de acasalamentos, digo, ajuntamentos, ops, acordos partidários, com o intuito de chegar. Uma andorinha só... já ensina o dito popular. Aguardemos que a Semana Santa tá chegando...
Toninho da vergonha
Na contramão de todo o povo da prefa do outro lado da vala, e também da casa do povo dengo-dengo, o vereador Toninho Uller, no mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher e na semana que a Câmara de Navegantes anuncia um evento para homenagear as mulheres, foi flagrado por diversos servidores aos gritos, sendo grosseiro e mal-educado com uma servidora do legislativo.
Ataques
E os línguas frouxas alegam que a servidora já vem sofrendo ataques verbais por parte do vereador há dias. Tudo porque ele quer o cargo dela para indicar outra pessoa. Indicação de cargos comissionados todo mundo sabe que faz parte do processo, mas educação e fino trato com colega de trabalho é fundamental, ainda mais quando se trata de uma mulher.
Indignados
O gesto pra lá de infeliz do vereador se achão, Toninho, deixou indignada não somente a oposição, como seus próprios companheiros de bancada. Só lembrando que assédio moral e violência contra mulher é crime!
Liba é elogiado
Enquanto o prefeito Liba Top, ops, Fronza (PSD), é elogiado pela educação e pela forma de tratar as pessoas com respeito, em especial as servidoras, já que estamos falando das mulheres, a Câmara de Navegantes vive uma situação desagradável como essa.
Vergonhoso
Um vereador gritar com uma colega de trabalho, arrumando desculpas pra extravasar sua raiva pelo fato de ela estar ocupando um cargo que ele quer acomodar um de seus cabos eleitorais? Que feio vereador!
Engrossando o 11
O pré-candidato a prefeito de Itajaí e presidente do Partido Progressistas pexêro, Tarcísio Zanelatto, tá com a boca nas zorelhas. A sigla tá com uma sede nova, na rua Carolina Vailatti, 11. E o PP ganhou reforços de pré-candidatos a vereador. O ex-vereador e advogado Fabrício Marinho; Simone Kats, da Univali; Nilson José, escritor e pescador, e o José Carlos Caetano, do IFSC.
Isac de saída
Após perder relevância política dentro do Partido Liberal (PL) de Penha, o sempre ex-vereador Isac da Costa anunciou que vai deixar o partido. Segundo a turma da prainha de São Miguel, o pomposo sentou com o ex-prefeito Evandro dos Navegantes e selou um acordo semana passada, e nesta semana, para espanto do PSD, Isac abraçou o projeto do MDB, do atual prefeito Aquiles.
Fio do bigode
Isac vem demonstrando que não tem apreço pelo fio do bigode. A tchurma do Vando anda fula da vida, já que até um acordo envolvendo os partidos aliados e uma ata foram assinados para que o Isac fosse o vice do Vando.
Não cumpriu acordos
No fim das contas, ele vai acabar indo pro MDB pra não ser candidato a prefeito, já que o manda-brasa tem cinco pré-candidatos a prefeito: Professora Juraci, Júlio Lanches, Mô Júnior, Sérgio de Melo e Maurício Brockveld. Os bocudos andam lascando que Isac, quando foi presidente da câmara, não cumpriu acordos políticos e ajeitou os cargos para sua numerosa e egocêntrica família.
Isolado
O fato é que depois da última eleição pra prefeito, em 2020, Isac se apagou politicamente. Ele terminou aquela eleição em terceiro lugar e ficou sentado vendo o tempo passar e achando que a cadeira de candidato do 22 da Penha ainda era dele.
Não se conforma
Isac andou chorando pelos cantos e não se conformou ainda com a escolha do Luizinho Américo como pré-candidato a prefeito da Mariscolândia. Lembrando que a escolha partiu do governador Jorginho Mello. Eitcha.
Parabéns, Bolsonaro?
Como assim? Pouca vergonha o bando de oportunistas que postou em suas redes felicitações ao ex-presidente Bolsonaro, que aniversariou nesta semana. Que coisa ridícula, hein? A notícia é que o culto ao mito está forte e o que não falta são puxa-sacos para adulá-lo e, de quebra, buscar uns likes enquanto a polícia não chega. Mas logo chega. Aí quero ver quem vai estar na fila das visitas íntimas.
Mas tem pior
Diminuiu bastante as notícias na mídia, mas segue firme e vergonhoso o genocídio de palestinos, a maioria crianças, velhos e mulheres na Faixa de Gaza, por Israel. Um crime hediondo contra a humanidade.
Vergonha
E o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e de Goiás, Ronaldo Caiado, gastando dinheiro público para fazer média e tirar foto ao lado de Netanyahu. Pqp. Cadeia pra esses caras era pouco. E teve insanos aplaudindo.
Infância e adolescência
A semana foi movimentada lá pros lados de Brasília. Além de homenagem para mulheres educadoras no Palácio do Planalto, aconteceu na Câmara um grande evento sobre infância e adolescência.
Mariza
A convidada da Maravilha do Atlântico foi Marisa Zanoni Fernandes. Doutora em Educação, professora universitária e suplente de deputada estadual pelo Partido dos Trabalhadores, Marisa teve a oportunidade de conversar com o presidente da República.
Encontro com Lula
Marisa e Luiz Inácio Lula da Silva se encontraram no início da semana. Marisa esteve a semana toda ocupada com os debates acerca da educação, priorizando as pautas da infância e adolescência na capital federal.
Motivada
O evento na Câmara dos Deputados foi organizado pelo mandato da deputada federal, vice-líder do governo federal na câmara e secretária dos assuntos da Criança e Juventude, Ana Paula Lima. Marisa retorna para Balneário Camboriú no final de semana motivada para atualizar o município sobre as discussões em Brasília.
Wolbachia
O deputado estadual Sérgio Guimarães (União) apresentou um projeto de lei na Leleia que pretende instituir a aplicação do método Wolbachia como diretriz complementar de controle biológico de combate ao pestilento mosquito Aedes aegypti.
Combate à dengue
“Precisamos buscar todas as metodologias disponíveis e, se não há por iniciativa dos municípios, vamos tentar por força de lei, para assegurar a saúde pública aos catarinenses”, destacou. A proposta integra o Programa de Prevenção e Combate à Dengue. A ideia é ampliar os recursos de controle da proliferação do inseto na Santa & Bela Catarina.
Segurança jurídica
A proposta do deputado possibilita ao governo estadual firmar convênios, contratos e parcerias com a iniciativa privada, universidades e órgãos que já atuem com essa prática. “Dar segurança jurídica para que o estado também possa agir como parceiro dos municípios é nossa missão enquanto parlamentar”, salientou Guimarães.
Modificar o mosquito
O método Wolbachia é um instrumento que modifica, em laboratório, o mosquito, com a introdução da bactéria Wolbachia no Aedes aegypti, bloqueando o vírus da dengue. O modelo surgiu na Austrália e já é referência na contenção do inseto infectado.
Eficácia
Um exemplo de eficácia do uso desse método vem de Niterói (RJ). O município é o primeiro em território nacional a ter cobertura 100% pelo sistema e os números de 2023 apontam resultados eficientes. A queda em casos de dengue foi de 70%, chikungunya caiu 60% e o Zika Vírus reduziu em 40% .
Comentários:
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.