JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Achutti mostra a que veio
(foto: divulgação)
O secretário de Educação da Dubai brasileira, Marcelo Achutti, o Quero-Quero, afirma que o ano letivo de 2024, vai ficar na história
Os desafios que estão postos Aqui na coluna, o socadinho escriba fala sobre pré-candidaturas, possíveis coligações, dificuldades políticas, fofocas (muitas, naturalmente), e o dia a dia típico de um ano eleitoral. Mas tem uma coisa que é muito importante e espero que não seja esquecida nesta eleição: o objetivo da política é apresentar soluções para os nossos desafios cotidianos e promover o desenvolvimento de nossas cidades.
Por que digo isso?
O fato é que o bolsonarismo – que se vale de uma derivação do sistema de comunicação inventado pelo americano Steve Bannon, que reinventou a máquina de propaganda de ultradireita –, jogou pra escanteio tudo o que é importante, pra fazer com que as pessoas pensem, lutem e gritem por tudo que não é importante.
Comunismo?
Vou dar só um exemplo: na narrativa da ultradireita, há um grande inimigo a ser derrotado, que é o inimigo da família, da tradição e da propriedade. Que é o comunismo. Que, diga-se de passagem, não existe em lugar nenhum do mundo. Ponto.
Esconder
A criação de narrativas sobre esse tal comunismo que não existe em nenhum lugar deste mundão de meu Deus, só serve pra esconder, ou deixar de tornar discussão pública, questões realmente relevantes, para as pessoas e para as cidades.
Os verdadeiros desafios
Mas, afinal, o que esperamos que seja discutido nas eleições municipais deste ano, e que dizem respeito às nossas vidas? Em Itajaí, por exemplo, é a questão do porto. A solução para que a city pexêra, permaneça no ranking do estado como a cidade mais importante economicamente, passa pela solução do impasse do porto. A solução para quem vive e trabalha em Itajaí passa por isso. Todo o resto é supérfluo ou, pelo menos, de menor importância.
Na Dubai brasileira
Já em Balneário Camboriú a questão é outra e também complexa. Os dois governos do prefeito pop star, rei do rock, Fabrício Oliveira (PL), elevaram a cidade a um patamar que a destaca nacional e internacionalmente. Fazer a Dubai brasileira rodar com qualidade de vida, apresentando soluções para os problemas cotidianos de toda cidade e, ainda por cima, manter a aura desenvolvimentista e o ritmo fabriciano é o desafio real.
Itajaí e a Dubai brasileira
No resumo, nas duas principais citys de nossa região, Itajaí e Balneário Camboriú, os desafios são megacomplexos e desafiadores. Itajaí tem que se consertar pra manter a pujança, e BC tem que continuar inovando para manter rodando sua escalada top e galáctica. Nenhum dos dois desafios é fácil. Mas qual a graça em desafio fácil?
O perigo
O perigo das próximas eleições é haver uma fulanização da discussão pública. Se ficar no “eu sou Bolsonaro, você não é Bolsonaro”, estamos f… Temos citys megaimportantes. A nossa região é top. Não só Itajaí e Balneário Camboriú, Navegantes, Bombinhas, Penha, Itapema… São todas cidades importantíssimas pra Santa & Bela Catarina.
Região
Cada uma dessas cidades que compõem uma das regiões que mais crescem no país, tem seus desafios. E todas, juntas, têm desafios comuns. Acho que as próximas eleições se tratam disso. O resto é resto… Se o assunto das próximas eleições for Bolsonaro, a discussão será sobre um político que já era. Que já foi. Minha esperança é que falemos sobre futuro. E tenho dito.
Sabe onde é?
O socadinho escriba circulou por alguns bairros de Itajaí e fico matutando se alguns candidatos de “fora” e, principalmente, aqueles que vivem aqui, conhecem a city pexêra. Por exemplo, já foram em bairros da periferia que parecem que foram esquecidos pelo poder público há muitas décadas?
Imaruí
Será que já ouviu falar de bairros como o Imaruí? As ruas que em um trecho têm boas casas e na sequência casas extremamente humildes se perfilam grudadas umas nas outras. Onde ruas são fechadas e acabam virando campo de mais e mais casas. Becos que se fazem presentes. Não conhecem e se deixar por ali, não conseguem voltar pra casa...
Gasparzinho
O procurador da prefa pexêra, Gaspar Laus, anunciou que será candidato à uma cadeia estofadinha na piramidal casa do povo. Gaspar já passou por trocentos cargos públicos e, agora, vai saber se tudo que fez na vida pública vai lhe conceder os votos necessários pra estar no legislativo, em 2025.
Achutti na Educação de BC
O vereador licenciado, secretário de Educação e pré-candidato a prefeito (ufa!) Marcelo Achutti, o Quero-Quero (MDB), completou um ano à frente da secretaria de Educação da Dubai brasileira. Ele afirma que conseguiu colocar em prática os projetos e ações na importante pasta.
Uniformes já
O Marcelo Achutti diz que, neste um ano, uma gama de obras foram realizadas e outras estão em execução. Achutti fala, todo prosa: “Quando alguém ouviu falar em uniformes prontos antes do início do ano letivo”.
Sem goteiras
O bagrão da Educação diz ainda que a alunada vai ser recepcionada com educandários sem goteiras, pintados e revitalizados, lembrando que nenhum dos alunos da rede pública vai passar calor, por conta dos inúmeros aparelhos de ar-condicionado instalados.
Ficará na história
Achutti enaltece a equipe, dizendo que a Educação de BC conta com profissionais capacitados e se gaba ainda mais, dizendo que o ano letivo de 2024 ficará na história da Maravilha do Atlântico.
Não procede
Os bagrões da piramidal casa do povo, em contato com o colunista, afirmam que não procede afirmação de leitora à coluna, de que os e-mails com sugestões de emendas ao Plano Diretor não tenham sido encaminhados às excelências excelentíssimas.
Tudo registrado
Afiançam, ainda, que o sistema no site do legislativo de Itajaí não foi customizado para que sugestões de emendas não fossem mais recebidas após às 14h, do dia 01 de fevereiro. Lembram também que além de receber as sugestões, muitas dúvidas foram respondidas, inclusive, com a disponibilização de dois servidores pra encaminhar o que chegou para o mailing dos vereadores.
Não liberem
O pançudinho escriba fica feliz que nossos heróis legislativos tenham recebido as sugestões de emendas e que analisem, e bem, a questão, por exemplo, de mudança no Plano Diretor que permita a construção de prédios de até 12 andares na Beira Rio. Desenvolvimento sim, especulação imobiliária a qualquer custo, não!
Preciosos...
O que a coluna contou aqui da oferta de dindim pra que determinados nomes assinem a ficha de um partido político na city pexêra, continua firme. Teve quem recebeu 50 mil reais. Mas tem aqueles que, talvez, não sejam tão ‘preciosos’ e receberam a oferta de 30 mil e promessa de cargo. Isso ainda vai acabar mal, com visita do Gaeco na porta...
Três ou quatro
No bate-papo/almoço com o vereador licenciado e secretário da Pessoa Idosa da Dubai brasileira, Arlindo Cruz (PSD, por enquanto), ele disse que faz parte de umas três ou quatro excelências excelentíssimas que não torra dinheiro público, por exemplo, com diárias... E os outros...
Presepada
O presidente do Partido Liberal de Balneário Piçarras (PL) – o partido dos meninos de bem – cometeu uma presepada na última sexta-feira, 2. Publicou em seu Instagram fotos de uma visita na superintendência da PRF em que protocola um pedido para reformas das marginais piçarrenses.
Todos indo...
Na sequência de fotos – em que aparecem os vereadores Roberto Florindo (PSD), Domingos Ignácio (PP) e Ademar Galo (PSD), todos de partida pro PL – também aparece o veículo oficial da Câmara de Vereadores de Balneário Piçarras. Um imponente veículo de luxo utilizado em prol da politicagem.
De zóio
A sequência de fotos foi parar na mão de um cacique grande do Ministério Público da Santa & Bela Catarina (MPSC). O comentário do pajé foi: “Só piora”. As fotos devem chegar à corregedoria do MPSC, na capital, para determinação de uma pequena investigação de suposto uso da máquina pública em prol partidário.
Repeteco?
Essa não é a primeira. No dia 29, o PL usou o plenário da Câmara de Vereadores para realizar uma reunião partidária de prestação de contas sobre os valores enviados pelos parlamentares estaduais e federais ao município.
Não é encontrado
A tchurma de linguarudos de plantão das Piçarras tem se questionado como um presidente, que vive utilizando sua imprensa oficial e redes sociais, nunca é encontrado pelos oficiais de Justiça da Comarca... Qui coisa, meu povo!
Comentários:
juarez rezende araujo
06/02/2024 23:05
ACHUTI NO SACO DA EDUCAÇAO DE BC vai mesmo ter um ano memorável em 2024: o cem iate clube ta com a estrutura caindo de podre.So pra come
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.