JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Secretário de saúde de Itajaí quer vender churros na praia
(foto: divulgação)
Secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Duarte: “Tô de saco cheio. Doido pra sair. Vou vender churros na praia!”
O vereador licenciado, secretário de Obras e pré-candidato a prefeito da city pexêra, Márcio Dedé (UB), segue trabalhando, enquanto muitos ficam no blábláblá e mimimi. Dedé esteve esta semana no centro administrativo do governo do estado, na capital manezinha.
Alças do trevo de Brusque
Dedé foi cobrar importantes encaminhamentos para obras que Itajaí precisa. No encontro com os bagrões estaduais, Dedé adiantou conversas para a construção das alças de acesso do trevo de Brusque, o novo acesso à Murta e a dragagem do rio Itajaí-Mirim.
Omar
Num giro pela Dubai brasileira, conversei com o secretário de Saúde, Omar Tomalih, que me assegurou estar firme e forte no propósito de concorrer à majoritária nas eleições municipais deste ano. Tomalih é pré-candidatíssimo a prefeito e já colocou seu nome à disposição do grupo político liderado pelo pop star Fabrício Oliveira, prefeito e presidente do briguento PL.
Equipe top
Na conversa, Omar discorreu sobre os desafios que encontrou na gestão de Saúde de uma das cidades mais destacadas da Santa & Bela Catarina, que vê sua população aumentar enormemente na temporada, o que constitui sempre um desafio extra em setores como o da saúde. Tomalih teceu elogios à equipe de profissionais de saúde da Dubai brasileira que faz, segundo o secretário, um trabalho fora de série no atendimento a moradores e visitantes.
Missão
Dono de uma gestão elogiada, Omar diz acompanhar de perto cada setor da saúde, principalmente o atendimento de portas abertas à população no Hospital Ruth Cardoso, nas UPAs e nos postos de saúde de BC. Tomalih tem a confiança do prefeito Fabrício Oliveira, que o escalou para um cargo de grande responsabilidade numa das secretarias mais importantes de qualquer governo, e segue dando banho.
Marcelo Salles
Ainda na Dubai brasileira, encontrei também o ex-superintendente do Porto de Itajaí, o expert em portos Marcelo Salles, e o assunto não poderia ser outro senão a ausência de movimentação de navios nos terminais de Itajaí, que experimentaram na gestão de Marcelo o seu apogeu. O engenheiro mostrou preocupação com o quadro atual. Mas quem não?
Lorival
O socadinho escriba conversou com o presidente da casa do povo de Navega City do outro lado da vala, Lorival Kemper (PP). Da conversa participaram o vereador Paulinho Melzi (MDB), que é pré-candidato a prefeito, e o procurador do legislativo, Artur Emílio.
Presidente
O Lorival, que é natural de Taió, mas vive há 42 anos em Navegantes, era caminhoneiro de profissão. Após quatro eleições se elegeu vereador e no seu primeiro mandato ocupa a presidência da câmara de vereadores dengo-dengo.
Ápice do mandato
Extrovertido e conversador, Lorival fala do seu amor pela cidade e da oportunidade da confiança de ter sido eleito e poder contribuir com Navegantes que cresce a passos largos com projetos e ações. O presidente estuda propor projeto pra que as sessões do legislativo passem das 17h para às 18h, atendendo pedido da população que deseja acompanhar o ápice do mandato que é a sessão.
Papo estranho...
Um espertinho malacabado, dia desses, priguntou a este socadinho escriba se eu achava que a ex-presidente impichimada Dilma viria a esta calorenta cidade de Itajaí fazer campanha pros cumpanheiros, caso o PT lance um candidato a prefeito aqui.
Na inocência
Na mais pura inocência de um anjo querubim, falei que era muito possível, pela importância de nossa cidade, e que provavelmente os mandachuvas nacionais viriam pra dar uma força pro polido João Paulo, pré-candidato do PT que, inclusive, já tá de chamegos com o PDT do Marcelo Saldré, ops, Sodré, e o partido da pombinha branca, o PSB.
Povo da memória curta
E num é que o esperto malacabado me mandou uma ata de uma sessão do conselho federal da OAB (ordem dos advogados), lá de Brasília, de 2016 e, curioso que sou, fui dar uma bizolhada na tal da ata (vai estar no Blog do JC para você conferir). E não é que lá tá escrito que aquela sessão era pra julgar se a OAB iria ou não entrar com mais um pedido de impeachment da presidenta Dilma.
Tava lá
Até aí tudo normal, durante a leitura vi que estava lá na tal da sessão, representando o nosso calorento estado, nada mais, nada menos, que o polido advogado João Paulo Gama. Na época ele era conselheiro federal representando todos os advogados de Itajaí e, hoje, pré-candidato do PT.
Votou pelo impeachment
Meu espanto não parou por aí. Botando o bago dos zóios mais um bucadinho, vi que o polido new-petista não só votou favorável pra tascar no lombo da Dilma, mas também usou a palavra pra ferrar mais, lascando no lombo da cumpanheira.
E agora?
A companheirada ou tá com a memória curta, ou a tchurma do PT despudorou de vez. Tô achando que são as duas coisas. Será que vão aceitar e apoiar de boa um candidato que era favorável ao impeachment da Dilma? Esse mundo tá estranho!
Plano Diretor
No site da piramidal casa do povo pexêra tinha um e-mail onde a população podia enviar sugestões de emendas para que as excelências excelentíssimas apresentassem com relação ao Plano Diretor de Itajaí.
Nem te ligo
Os linguarudos de plantão da coluna que se espalham por terra, mar e ar (drones), contam que aparentemente ninguém sabe quem tem a senha do bendito endereço eletrônico e que as propostas, enviadas aos montes, nenhum vereador recebeu. Ou será que nossos heróis legislativos não quiseram receber?
Mistério
O escabroso era que quarta-feira, dia 31, era o último dia do envio das emendas sugestão, cuja discussão se dará no próximo dia 8 deste carnavalesco mês de fevereiro, e, por um mistério sobrenatural, o sistema do site da câmara de vereadores só aceitou receber as emendas até as 14h. Que horário cabalístico!
Norte
Teve quem procurasse os vereadores que responderam cheios de discursos, mas parece que fazem cara de paisagem com relação ao importante Plano Diretor que vai dar um norte ao município, no tocante ao seu desenvolvimento urbano, abrangendo todas as áreas.
Prédios gigantescos
Por exemplo, uma pá de cidadãos mandou sugestões de emendas no sentido de que não vingasse o absurdo do aumento de gabarito de construção na avenida Beira Rio. E, aparentemente, nossos representantes deram a pelota, sendo que tem vereador que apresentou emenda pra até aumentar...
Preservar nosso patrimônio
Uma leitora do jornal, lutadora, lembra que precisamos “preservar nosso patrimônio paisagístico, material, imaterial, ambiental. É preciso preservar o pouco que resta de espaço, evitar o adensamento em locais históricos; proteger o lazer das pessoas”, contextualiza, desesperançosa.
Não podemos elitizar
A leitora diz ainda que “não podemos elitizar a Beira Rio, as capivaras, o sol, a paisagem, nosso ar, nosso direito e o direito de nossas ‘sementes’ verem uma paisagem histórica e ambiental conservada.” Vamos esperar e cobrar que os vereadores façam o correto. Não se pode brecar o desenvolvimento, mas é possível que se tenha critério e que prevaleça o bom senso.
Saco cheio
O secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Duarte, ao conceder entrevista ao bocudo do Wilson Lima, da Band FM, sobre as moto-ambulâncias, revelou que anda de saco cheio e doido pra deixar o importante cargo.
“Vou vender churros na praia!”
“Eu estou de saco cheio, irmão. Doido pra ir embora. Estou de saco cheio; vou vender churros na praia, porque se eu não vender, eu como. Eu sou gordo!” Emerson tem feito um bom trabalho na Saúde e seu nome foi aventado pra ser candidato a prefeito.
Vou carcar
O vice-presidente da piramidal casa do povo e pré-candidato a prefeito de Itajaí, o galego Rubens Angioletti, tem confidenciado a interlocutores privilegiados que não vai esperar a bendita pesquisa que, segundo o governador Jorginho Mello, vai decidir o candidato do PL ao paço. Diz que vai sair antes, mas não revela o partido. Hummmm...
Contra PL e MDB
Angioletti também não engole a aproximação do PL com o MDB, o que deve nortear as eleições estado afora das duas siglas, e sinalizar, inclusive, o vice do governador Jorginho Mello na sua reeleição em 2026. Tem tudo pra ser um nome do manda-brasa.
Com a Dra. Pix
Aliás, o galego garganteou de que deu um rasante na manifestação em frente à Marinha do Brasil que pedia golpe de estado. Mas posou pra foto tomando café como uma das mentoras do movimento, a Dra. Pix, discutindo o futuro de Itajaí... Será que ela vai ajudar na campanha do galego com aquelas dancinhas que fazia no Tik-Tok?
O mesmo?
Aliás, Angioletti gosta que se enrosca de gravar vídeos e cobrar o município incessantemente por uma série de coisas e situações, mas quando foi falar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não soube dizer o que o mandatário-mor fez no país e, principalmente, em Itajaí. Será que se Angioletti for prefeito vai fazer o mesmo que Bolsonaro? Periga…
Pau pegou
O pau pegou lá na lanchonete da Beth, a tradicional Cocada, que reúne o PIB de fofoqueiros, linguarudos de plantão, políticos, entre outros. O conhecido Adilson/Bolsonaro pegou no pé de um morador de rua que pediu pra usar o banheiro.
Tenso...
Adilson encheu a sacaria do morador de rua na entrada e na saída do banheiro. O sujeito não gostou, pegou uma cadeira e lhe sentou no lombo. Foi um corre, corre, um ai, ai, ai, com dedo no zóio, tapa na rosca do zovido, cadeirada na espinha. Choveu porrada pra todo lado... Foi feio e tenso.
Comentários:
Claudinei Machado
02/02/2024 17:19
Omar Tomalih com certeza ja provou estar preparado para assumir a prefeitura de Balneário Camboriú
juarez rezende araujo
02/02/2024 12:36
Em itajai o prefeito ozonio anal 4 x podia ter um unico secretário: o filho do prefeito.Aquilo só faz obras 2.0.kkjk
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.