Na espinha do PL
Ainda com relação às prisões de mais uma leva de prefeitos por supostas esquemas de corrupção na região e por toda Santa & Bela Catarina, e que estão repercutindo nos bastidores políticos, cabe ressaltar que o intisicado e bocudo deputado Ivan Naatz (PL) foi o primeiro (e talvez o único) a comentar o fato de que o encarceramento provisório dos alcaides tem atingido mais o Partido Liberal
Goela abaixo
O parlamentar fez uma postagem na sua rede social X (antigo Twitter) dizendo “então mais um prefeito do PL preso. Agora foi Ari Alves Wolinger (Ponte Alta do Norte). Foram dois em uma semana. O problema de querer enfiar todo mundo dentro dá nisso aí. Eu não gosto de ver a minha legenda na página policial, ninguém gosta”.
Quatro
O fato é que, com as prisões da semana passada feitas pelo Gaeco dos prefeitos Douglas Elias Costa (Barra Velha) e do prefeito Ari Alves Wolinger (Ponte Alta do Norte), o Partido Liberal chegou a vários alcaides presos nas operações realizadas pelo Ministério Público em supostos esquemas de corrupção na Santa & Sofrida Catarina.
Penca
O PL, junto com o PP, são os partidos que mais prefeitos presos têm no estado, ficando apenas atrás do MDB, que tem cinco prefeitos detidos desde 2022. Agora, a prigunta que não quer calar é a seguinte: a quem o deputado Naatz se dirige quando desabafa sobre o que seria certo inchaço do partido, sem muito critério de escolha?
Enfiar todo mundo
Naatz afirmou que o problema de querer enfiar todo mundo dentro dá nisso aí. Em ano eleitoral e de disputa de interesses regionais contrariados, muita coisa parece que vai rolar ainda nos bastidores políticos até a definição de candidatos à disputa das prefas por todo o estado.
Ajeitar e acalmar
Situações ainda pra lá de incertas, mas o que é certo é que o presidente estadual do PL, sua excelência o governador Jorginho Mello, terá muito trabalho para ajeitar e acalmar o ninho dos liberais. A conferir...
Coragem
Nos corredores da prefa de Navega City, bagrões e bagrinhos vêm elogiando a coragem do prefeito Liba Top, ops, Fronza (PSD), que precisa enfrentar um aumento de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em pleno ano eleitoral.
Cobrança errada
O fato é que na modernização do software de gestão de tributos, técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico descobriram que o IPTU estava sendo cobrado errado há anos e anos em Navega. Como? Em vez de usar a fórmula da legislação vigente, que foi aprovada em 2002, há mais de 20 anos, foi aplicada uma fórmula lá de 1990 que não vale mais há muito tempo.
Prejú
Isso fez com que mais de 18 mil imóveis residenciais recebessem descontos de 10% a 50% que não estavam valendo desde 2002. Além disso, mais de 1200 imóveis comerciais estavam sendo cobrados como residenciais. Baita prejú!
Será?
Os linguarudos de plantão desconfiam que a cobrança errada tenha acontecido, em algum momento, por motivações eleitoreiras. O fato é que o município vai acionar o Ministério Público para avaliar o caso e já instaurou procedimento administrativo para apurar o imbróglio.
Abuso não!
No caso de aumentos excessivos na conta final do IPTU, já que o povo não está esperando um acréscimo maior que o da inflação, os bons da boca do paço dengo-dengo recomendam que o cidadão procure a prefa para avaliação.
Baita
A oposição pode até querer se escalar nesse assunto para atrapalhar o caminho do Liba Top à reeleição, mas que ele mostra que leva a coisa pública muito a sério, ainda mais em ano de eleição, isso não tem como negar.
PF de zóio no porto?
Corre feito rastilho de pólvora nos corredores da piramidal casa do povo pexêra que a Polícia Federal estaria investigando o Porto de Itajaí. É o papo que atravessa gabinetes entre excelências excelentíssimas, entre outras figuras do legislativo. Hummmm...
12 anos
A prefeita da city da Ave de Pedra, Nilza Simas, tinha 12 anos no PSD e, com sua saída, haverá uma debandada de quadros do partido em Itapema. Perde o PSD, que armou pra prejudicar a prefeita, através de lideranças, lançando nomes que não fazem parte do grupo que comanda a city há quase uma década.
Deputada federal
Consta que a prefeita Nilza teria convite pra ir para o MDB e concorrer a deputada federal, já que o presidente estadual Carlos Chiodini vai disputar a prefa de Itajaí e, se não lograr êxito, pode ser o vice em 2026 na reeleição do governador Jorginho Mello (PL) ou buscar uma vaga ao Senado. É um dos convites feitos à Nilza.
MDB atua forte
O presidente estadual do MDB e pré-candidato a prefeito de Itajaí, e o presidente municipal, Wilson Rebello Júnior, o Rebelinho, têm atuado fortemente na city pexêra “convencendo” bons nomes a assinarem a ficha do mandabrasa. Fala-se nos bastidores que a ação pode provocar um esvaziamento no União Brasil e no Partido Liberal. Eitcha!
Tirar da cadeira
A informação na coluna do último finde de que supostas arbitrariedades do presidente da casa do povo da praia alagada, digo, alargada, David La Traíra, ops, La Barrica (Patriota), podem lhe tirar da cadeira, ajudou a ferver o caldeirão no legislativo e não tem ar-condicionado que aplaque.
Sacudas
Excelências excelentíssimas de oposição que lhe ajudaram a chegar à principal cadeira da câmara de vereadores da Dubai brasileira andam sacudas e alardeiam que David persegue com atitudes e, inclusive, com a foice cortando, digo, exonerando cargos de quem lhe estendeu a mão.
Minar?
Os vereadores caceteiam que David atua a mando do paço dos altos da Dinamarca com o intuito de prejudicar e minar a oposição no ano eleitoral. E a destituição teria o apoio de seis vereadores que hoje querem ver David pelas costas. Oh, dor!
Fulo
O conhecido Calinho Canela tá desgostoso com o povo da prefa pexêra. Tudo porque teria conseguido 50 câmeras pra colocar lá zona rural da cidade, a Canhanduba. Calinho teria procurado os responsáveis pelo setor do município, propondo que as bizolhudas fossem colocadas com placas, com dizeres pra coibir o abandono de animais e lixo.
BBB rural
Uma espécie de BBB rural pra coibir e pegar os sacripantas que abandonam, principalmente cães, e os safardanas que vão até lá pra emporcalhar o local, enchendo de lixo a beira da estrada, por exemplo.
Bons propósitos
Segundo Calinho, teria sido autorizado, mas o responsável pelo “setor de placas” nem te ligo. Acho que a ação é eivada em bons propósitos, mas lógico, tem custos, e também saber como seria feita a conexão dos equipamentos pra algum tipo de central. Calinho afirma que a Canhanduba tá abandonada ao Deus-dará.
Irregularidades
O Tribunal de Contas da Santa & Bela Catarina encontrou uma série de irregularidades na capital nacional da cachaça, Luiz Alves. Os problemas vão desde a contratação de professores temporários acima do quadro funcional efetivo, horas extras ao extremo de servidores e gratificações que necessitam ser analisadas, até estagiários sendo cedidos a órgão público estadual irregularmente. Qui coisa!
Vai entender
A prefa da capital da pedrada, Camboriú, está em horário de verão. O horário é das 14h às 20h de segunda a sexta-feira. Não sei quem foi o sabichão que propôs tal coisa. Afinal, quem vai depois das 18h a um órgão público? Muitas repartições ficam às moscas e os servidores grudados no relógio contando os minutos pra deitar o cabelo.
Absurdo!
Aliás, horário de verão é um das excrescências que vêm sendo aplicadas por municípios por esse nosso Brasilzão afora. Tudo sob a desculpa de economizar um catatau de recursos públicos. E o mais absurdo é o atendimento ao cidadão, que é quem paga a conta de tudo e, quando precisa, fica à mercê do horário de verão. Que economizem em outras coisas e não na prestação de serviço.
Pegam abobado que puxa fumo
É mais fácil pegar o usuário de drogas que fuma um baseado, a erva do capiroto do Bob Marley, do que correr atrás e pegar o grande traficante, na Dubai Maravilha, com a lei aprovada na câmara de vereadores. Isso com os agentes da guarda armada ganhando gratificações por prender a raia miúda, enquanto a violência segue gritante na cidade.