Papai Noel é um dos símbolos mais importantes na formação da sociedade. Não por suas roupas, advento de um refrigerante, nem por sua risada marcada em três passos. Papai Noel está entre aqueles que podem nos proteger, tal qual Jesus, os anjos da guarda, os santos de intermediação de milagres etc. Papai Noel é, especialmente para as crianças, um protetor social, um personagem capaz de nos ouvir.
Figura imortal, sempre aparece no final do ano com a mesma aparência, com o mesmo jeito, vindo de longe, transportado por renas em trenó. Papai Noel vive longe de nosso cotidiano e sua aparição é um processo relativamente rápido: chega em início de dezembro e viaja logo depois do Natal. É como os três Reis Magos. Somente são lembrados em momentos muito específicos.
A distância do nosso dia a dia é até um certo conforto. Papai Noel não assume o papel de pai ou mãe. Não nos incomoda durante o restante do ano dizendo o que deve ser feito: banho, tarefas escolares, uso de telas... Papai Noel é avô protetor. Como protetor, assumindo a condição de avô bondoso, escuta os pedidos das crianças, aceita as encomendas, requer bons resultados das obrigações escolares e sobre a obediência aos pais, traça as mesmas recomendações de sempre e voilà!
Papai Noel insiste que as regras sociais de caráter moral devam prevalecer para que as crianças [e os adultos] compreendam e assumam o fato de que o bom comportamento resulta em recompensas. Se você “faz as coisas certas” então receberá presentes outros. O benefício: reconhecimento, avaliação de caráter, aplausos, ascensão hierárquica, assistência em momentos de necessidades... Papai Noel é uma síntese dos bons costumes, da boa prática, do bom comportamento.
A tradição do Papai Noel é o necessário ajuste social para que se possa viver em uma sociedade mais segura do ponto de vista moral, social, político, familiar. Todas as pressões e angústias, as diversas dificuldades e obstáculos e desafios, as agressividades e violências praticadas por cada um, podem ser perdoadas e até recompensadas ao você admiti-las. Mas se ver fazendo o que faz é muito difícil. É mais fácil gritar culpas aos outros!
Papai Noel é a redenção, o remir, o resgate! Como símbolo nos apresenta o fato de que sempre haverá uma pessoa mais velha, sábia, delicada, como o avô bondoso, a nos esperar a cada ciclo. Ele é a própria esperança em carne e osso e barba, já senil, vagaroso, sentado, sem nenhuma riqueza material a nos mostrar, carregado de valores sociais que valem e não custam!
Papai Noel é um dos mais importantes símbolos da sociedade e para as pessoas porque, de modo simples e singelo, sem muito a dizer, ouve e aconselha sem se impor! Nós o queremos a cada ciclo de vida para reanimar a condição de que ainda há esperança, há alguém para ouvir o que podemos assumir como falhas, agressividades e violência!
Papai Noel só quer ouvir o que você tem a dizer de si mesmo, não dos outros. Você será socialmente recompensado se for capaz de assumir seus erros e se comprometer em fazer diferente. Um passo para começar uma boa conversa com um psicólogo!