Enquanto uma ala bolsonarista investe no nome de Rogério Marinho (RN), ex-ministro do Desenvolvimento Regional, para ser lançado candidato à presidência do Senado pelo PL – que tem a maior bancada eleita para a Casa em 2023 – outro grupo articula o nome de Tereza Cristina (DEM/MT), ex-Agricultura. Os dois ex-ministros estão em alta cota com os pares dentro do partido e vão duelar discretamente pela preferência de Valdemar da Costa Neto, quem vai decidir no final. Com um futuro Senado confirmadamente de maioria centro-direita, os bolsonaristas órfãos acreditam que, mesmo sem Bolsonaro no poder, têm chances de fazer frente a Rodrigo Pacheco (PSD), que tentará a eleição com a possibilidade de acordo com o PT de Lula da Silva.
Maior desafio
Advogado de Lula da Silva na Lava Jato, amigo de anos, Cristiano Zanin é o mais cotado para ser indicado à vaga de Ricardo Lewandowski quando este se aposentar em maio do ano que vem no ...
Maior desafio
Advogado de Lula da Silva na Lava Jato, amigo de anos, Cristiano Zanin é o mais cotado para ser indicado à vaga de Ricardo Lewandowski quando este se aposentar em maio do ano que vem no STF. Mas não será nada fácil. Um petista fez as contas e notou que Zanin não tem (ainda) votos suficientes para ser aprovado numa sabatina na futura configuração do Senado. Aliás, Lula sonha com Lewandowski à frente do Ministério da Defesa no 2º semestre de 2023.
Águas da discórdia
O governo do Brasil vai quitar ano que vem a dívida decana com o governo do Paraguai sobre a construção da usina de Itaipu, mas os representantes dos dois países ainda não terminaram o documento do tratado final – e isso inclui os valores devidos aos sócios na partilha da produção. Há uma crítica velada no grupo de transição de governo no CCBB de que os militares que comandaram a empresa no governo Bolsonaro desde 2018 não avançaram em nada disso.
Construindo pontes
Governador reeleito do Paraná e potencial presidenciável em 2026 pelo PSD, Ratinho Junior começou o jeito morde e assopra que lhe garantirá trânsito político suficiente para acalentar boa articulação futura. Anunciou que será oposição mas estará com o governo Lula da Silva no que der e vier. Ratinho está de olho na verba das obras gigantescas de mobilidade do entorno da Usina de Itaipu, das contrapartidas da binacional, como a megaponte Paraná-Mato Grosso do Sul e aeroportos regionais.
Menu de verão
Um levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na seção Rio de Janeiro, realizado em outubro, indica que 61% dos estabelecimentos do estado ainda não reajustaram os preços do cardápio seguindo a inflação em viés de alta. Destes, 30% fizeram aumentos abaixo da média nos últimos 12 meses, 33% não conseguiram realizar nenhum ajuste e 8% informaram ter precificado o cardápio acima do índice oficial. Inevitavelmente virá uma alta de preços no menu para o verão.
Conexão portenha
Lula da Silva orientou a equipe a manter uma conexão portenha para monitorar o estado de saúde do amigo paraguaio e ex-senador Fernando Lugo. Ele está internado em tratamento contra um câncer em Buenos Aires. Ex-presidente do Paraguai, Lugo sofreu impeachment. O petista almeja ver o amigo em Brasília na sua posse.
ESPLANADEIRA
# Mocidade Independente de Padre Miguel acompanha jogo do Brasil na Arena Copa Itaguaí (RJ). # Oxfam Brasil lança campanha “100 Dias contra as Desigualdades”. # Anna Persia Bastos lança livro “Conforto e Educação - Conforto Ambiental para além do esperado”. # Libre participa até dia 3 do Cassino Cultural, no Rio. # Centro Cultural Correios RJ recebe exposições “O Amargo do Açúcar”, “Passagem” e “Brasília Arquetípica”. # GL events recebe Certificado Internacional de Energia Renovável.
Colaboraram Walmor Parente, Carolina Freitas, Sara Moreira e Izânio Façanha (charge)