Bom filho
Como bom filho que à casa torna, o simpático Dr. Rodrigo Fernandes voltou ao plenário do Tribunal Regional Eleitoral – TRE/SC, agora na qualidade de advogado, para sustentação oral em diversos processos que correm na corte. O dotor comanda a equipe jurídica do senador Jorginho Mello (PL), candidato a governador da Santa e Bela.
Representou
Dr. Rodrigo, que em junho deste ano foi consagrado com o título de cidadão itajaiense pela piramidal pexêra, através da indicação do devoto Beto Cunha (PSDB), representou a city como juiz eleitoral no pleno do TRE nos anos de 2020 e 2021, tendo deixado em sua passagem muito respeito e admiração pelo profissionalismo.
Uso da imagem
Como se não bastasse o retorno, Rodrigo está à frente de um dos processos mais polêmicos dos últimos tempos e dessa eleição. Trata-se do julgamento sobre o uso da imagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) por candidatos e partidos que não estão aliados nacionalmente com a campanha de reeleição do Mito.
3 a 3
Com pedido de vistas durante a pauta do processo, o julgamento está empatado em 3 a 3. São três juízes favoráveis à liberação da imagem do presidente Bolsonaro por qualquer candidato e três juízes contrários ao uso da imagem do Mito por quem não for da aliança da reeleição. Só falta o voto de minerva!
Prata da casa
Independentemente do mérito da ação e do resultado do julgamento, é motivo de orgulho ter uma prata da casa como o Dr. Rodrigo pautando importantes temas na corte eleitoral. A coluna gosta que se enrosca de dar uma cobrada e criticada nos seus personagens, mas também é preciso reconhecer quando alguém manda bem. Parabéns, Doutor!
Candidatos a governador
A Gororoba deve receber no sábado o maior número de candidatos a governador da história do evento. Os candidatos Carlos Moisés (Republicanos); Jorge Boeira (PDT); Odair Tramontin (Novo); Esperidião Amin (Progressistas); Décio Lima (PT) e Gean Loureiro (União Brasil) já confirmaram presença.
Gelson prefeito
O vereador e vice-presidente da casa do povo da Dubai brasileira, Gelson Rodrigues (Cidadania), acompanhado do João Passos, em visita à choupana pra estar presente na Gororoba do JC, revelou que assume novamente o comando da prefa na próxima segunda-feira, durante 10 dias, com a licença do prefeito pop star Fabrício Oliveira (Podemos).
Sem noção
O candidato a deputado estadual, pastor e vice-prefeito da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Júnior Cardoso (PTB), vai acabar recebendo o troféu sem noção desta eleição. No lançamento de sua candidatura em clube noturno tipo bate-coxa, o candidato a governador da sua coligação, o senador turco careca Esperidião Amin (Progressistas), estava lá. Normal.
Puxou a sacaria
O governador Carlos Moisés (Republicanos) esteve em Camboriú e falou na abertura da Festa Farroupilha. Depois participou de uma reunião no Clube de Dirigentes Lojistas (CDL), com candidatos a estadual: a bonitona Paulinha da Silva (Podemos), Edson Periquito (Republicanos), entre outros. O prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB), apoiador de Moisés, também estava lá.
Cara de pau
O pastor Júnior, que é do PTB e cuja coligação é capitaneada pelo candidato a governador Amin, resolveu aparecer no evento e, não contente, falou ainda dizendo que em 2018, entre os presentes, foi o único que fez campanha para o Moisés. Foi constrangedor. Esse Júnior, hein, totalmente fora da casinha...
Aplaudiram
Quem se deu bem nessa história foi o ex-prefeito da Dubai brasileira, o homem pássaro, Edson Periquito, que fez uma falação e foi aplaudido de pé pelos presentes, o que deixou os outros postulantes cabreiros e com uma pulguinha coçadeira atrás da zorelha.
2024?
O ex-tudo e atucanado Leonel Pavan (PSDB) não esconde de ninguém que tem desejo de ser prefeito na cidade-mãe, Camboriú. Vai que o Pirica, também, pensa nesse sentido e, com a eleição aberta, pode ser um sucessor do prefeito Elcio. Fica evidente que o Elcio arrasta uma asinha pro Pirica. Ou não?
Fábio Negão
O socadinho e desasado escriba chamou na coluna o vereador pexêro Fábio Negão (PL) de Jorge Negão, na visita que o candidato a deputado federal Jorge Goetten (PL) fez à choupana. Escusas pelo erro, mas tenho certeza que o Jorge, digo, Fábio ficou todo bobo, porque é um dos que tem trabalhado incansavelmente pra eleger Jorge Goethen deputado federal.
Articulação
O vereador da Dubai brasileira e dublê de gaúcho da fronteira, Omar Tomalih (Podemos), voltou a assumir a finada Secretaria de Articulação. O desafio de Omar é conciliar o parlamento com o executivo.
Tapas & beijos
A relação não anda muito boa entre os altos da Dinamarca e casa do povo da praia alargada faz algum tempo, e projetos importantes para a administração pública têm passado com placar apertado que, se algum da base faltar, o governo tem sérios problemas, enquanto a oposição ao alcaide, digo, ao governo tem aumentado.
Espetada
Na última sessão da casa do povo da Maravilha, a família Pavan estava no plenário da casa do povo para prestigiar a homenagem que o Junior Pavan estava recebendo, e o vereador Anderson dos Santos (Podemos) não perdeu a oportunidade de dar uma espetada em Pavan, dirigindo sua fala para a omissão do governador bombeiro Carlos Moisés com Balneário Camboriú.
Ui!
O atucanado Pavan ficou de bico fechado, ops, ouviu calado, já que não é permitido manifestação pública em plenário, e o ex-tudo teve que engolir a seco que o candidato que ele apoia, segundo Anderson, nunca ajudou a Maravilha e só lembra de visitar o Hospital Dona Ruth em véspera de campanha.
Jorginho leva na espinha
O senador e candidato a governador Jorginho Mello (PL) levou uma multa na espinha de R$ 7.500 porque pagou para que ataques contra o governador Carlos Moisés (Republicanos) fossem impulsionados nas redes sociais.
Acentuado empenho
A decisão do juiz Sebastião Ogê Muniz levou em consideração “especialmente seu acentuado empenho na concretização da propaganda eleitoral negativa, assim como a ampla divulgação do vídeo, nas redes sociais contratadas”.
Num pode
A legislação eleitoral não permite o uso desse tipo de ferramenta para atacar adversários. O material dizia respeito à compra de respiradores durante a pandemia, fato pelo qual o governador Carlos Moisés já foi inocentado. A ação foi proposta pela coligação Santa Catarina em Primeiro Lugar, que tem Moisés como candidato à reeleição.
Dilma e Jorginho
Esta é mais uma da série de derrotas de Jorginho Mello na Justiça. Ele também já tentou, sem sucesso, censurar a publicação de uma foto com a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), antiga aliada, e pesquisas eleitorais que mostravam Moisés na liderança das intenções de voto.
Mobilização vitoriosa
A mobilização de lideranças políticas e do setor pesqueiro, iniciada no final de julho último, com uma movimentada audiência pública da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa pela revisão da nova lista de espécies ameaçadas de extinção, lançada em portaria do Ministério do Meio Ambiente, conseguiu obter resultados positivos para a categoria.
Prazos
Depois de moção encaminhada ao Congresso Nacional, ao ICMBio e à Secretaria Nacional da Pesca, além de contatos diretos com estes órgãos em Brasília via apoio do Fórum Parlamentar Catarinense, no início desta semana o Ministério do Meio Ambiente atendeu à principal reivindicação e publicou nova portaria, a de número 229, prorrogando por 90 dias o prazo previsto de proibição da pesca.
Movimentação econômica
Pelo novo documento, a proibição da captura das novas espécies, entre as quais a raia carimbada, principal produto de comercialização e exportação na região de Itajai, passa a valer a partir do dia 5 de dezembro deste ano e não mais no dia 6 de setembro, como estava prevista anteriormente.
Prejú
Para os representantes da pesca, a atualização da lista pelo governo federal havia sido feita sem aviso prévio e não definiu um cronograma para que as empresas e pescadores se adequassem à medida. Só no caso da pesca da raia carimbada, o prejuízo estimado seria da ordem de três milhões de dólares.
Sindipi
O presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Alesc, deputado Ivan Naatz (PL), destacou a vitória da mobilização conjunta e considera que a prorrogação do prazo reduz os impactos econômicos que poderiam afetar mais de 20 mil empregos diretos e indiretos na pesca industrial, além da subsistência de outras 25 mil famílias que dependem da pesca artesanal ao longo do litoral catarinense.
Importante
Para o presidente do Sindicato dos Armadores e da Indústria da Pesca de Itajaí e Região - Sindipi, Jorge Neves, a mobilização também foi importante para sensibilizar e conscientizar as autoridades ambientais no sentido de conciliar as atividades econômicas e sociais com a sustentabilidade.
Empenho
Ele agradeceu o empenho e a colaboração dos deputados Ivan Naatz, Darci de Matos, coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, em Brasília, além da deputada federal Carmen Zanotto e do presidente da Comissão de Pesca Artesanal do Litoral Norte, Luiz Américo Pereira, o “Luizinho da Penha.”
Homenageou
Autor da PEC pelo fim do foro privilegiado, o candidato ao Senado Celso Maldaner (MDB) homenageou o Dia da Independência em seu programa eleitoral. Revisitou sua trajetória de luta pela democracia, ao lado de grandes lideranças como Ulysses Guimarães e Luiz Henrique da Silveira, e lembrou do compromisso contra a corrupção durante todos os seus anos de vida pública.
Sim
Como deputado federal, Celso Maldaner votou “sim” para todas as medidas de combate à corrupção; lutou pela prisão em segunda instância, além de ser autor da PEC 247/16 pelo fim do foro privilegiado. “Não é justo que as pessoas que cometem crimes estejam protegidas pelos cargos que ocupam”, destaca.