O ex-ministro e presidenciável Ciro Gomes (PDT-CE) luta para ter um palanque no Rio de Janeiro, mas as recentes costuras políticas no estado têm dado mais capilaridade para o ex-presidente Lula. A definição do apoio do PSD - capitaneado pelo prefeito Eduardo Paes e seu candidato Felipe Santa Cruz - ao PDT praticamente indicou o ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, como candidato ao governo estadual pelo partido. Neves fez a carreira no PT até migrar para o PDT há poucos anos.
Vice
Já houve reunião na quarta-feira e o vice deve ser Santa Cruz, advogado que comandou a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A união dos dois partidos coloca Rodrigo Neves com força na sucessão estadual.
Bases
A previsão de cristianização de Marcelo Freixo, conforme indica a posição do PSB nacional, e do governador Claudio Castro, como indicam as bases fluminenses, tornam o candidato do PDT viável.
Renúncia
Depois da renúncia de 80% da Executiva Nacional, o PTB fará nova convenção na próxima sexta-feira, dia 11. No encontro, o grupo de Roberto Jefferson tentará destituir Graciela Nienov da presidência.
Defesa
Graciela convidou o advogado Fabrício Rodovalho Furtado para reforçar sua defesa jurídica para evitar pressão sobre Gustavo Mascarenhas, autor da ação de reintegração de posse da sede do partido.
União...
O plenário do Tribunal Superior Eleitoral vai analisar a documentação que cria o partido União Brasil na próxima terça-feira, dia 8 de fevereiro, em Brasília. Será por videoconferência entre ministros da Corte eleitoral.
... na praça
A documentação da nova legenda – fusão do DEM e PSL – orbita no tribunal desde novembro. Há uma expectativa na capital para a oficialização do partido, porque terão até abril na esperada convenção para decidir se lançam candidato a presidente da República ou se indicam um vice na chapa de algum presidenciável que já desfila na praça.
Kassab x PT
A provável desistência de Rodrigo Pacheco (PSD) de concorrer à Presidência animou o PT, que mantém abertas as negociações para vice na chapa de Lula. Mas o presidente do PSD, Gilberto Kassab, quer candidatura própria e, por ora, cogita apoio a Lula – se houver - só em um eventual segundo turno.
Esquiva
Intimado pelo STF para se explicar sobre a nota contrária às vacinas, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, se esquivou. Alegou, em ofício, que cabe ao seu subalterno, secretário Hélio Angotti Neto, autor da nota, prestar informações à ministra Rosa Weber.