Artigos
Por Artigos -
O 1º BPM e a Volvo Ocean Race
Itajaí viveu nos últimos dias um clima todo especial. Desfrutando da primazia de ter sediado a etapa da Volvo Ocean Race, nossa cidade descortinou um horizonte de oportunidades para tornar-se uma vitrine para o mundo.
Os números oficiais dizem que passaram pela Vila da Regata cerca de 280 mil pessoas. E não podemos ter a ilusão de que um afluxo tão grande de pessoas a um lugar não necessite também de um grande aparato de segurança para disciplinar o desenrolar pacífico de toda a programação prevista.
E o 1º Batalhão, mais uma vez, deu a resposta que a cidade queria, em forma de contribuição para o brilhantismo do evento.
Foram 19 dias de um trabalho incessante, ininterrupto e produtivo que, graças ao apoio do Comando Geral da Corporação, foi possível levar a bom termo.
Conseguimos trazer policiais de outras unidades, de cidades como Joinville, Canoinhas, Jaraguá do Sul, Brusque, Blumenau, Herval dOeste que, somados aos daqui, desenvolveram o trabalho que resultou no sucesso que foi, sem alterar a rotina diária do policiamento no município.
Durante todo o período da etapa da VOR, resultou que não tivemos a ocorrência de qualquer fato que pudesse empanar o brilho do evento.
As ações integradas do comitê de segurança, instituído pela prefeitura, puderam determinar exatamente o papel que cada instituição envolvida desempenharia.
E todo esse esforço mostrou que, quando estamos unidos por um objetivo, tudo dá certo. Mobilização essa que deve ser permanente, por parte das autoridades, imprensa e população pela busca do aumento de efetivo policial e de equipamentos para melhoria da segurança pública na cidade e região.
A organização da Volvo Ocean Race em terras e águas itajaienses mostrou ao Brasil e ao mundo que temos condições de sediar eventos de magnitude internacional.
A Polícia Militar e o 1º Batalhão orgulham-se ter feito parte da história dessa realização.
Que venha novamente a Volvo Ocean Race. Continuaremos fazendo a nossa parte.
* Comandante do 1º BPM