Artigos
Por Artigos -
Vitória em Alicante
Em recente viagem a Alicante, cidade espanhola que abriga a belíssima universidade homônima com a qual a Univali mantém um histórico protocolo de intercâmbio acadêmico, pudemos dar um passo importantíssimo para estabelecer um novo marco no processo de internacionalização de nossa universidade. Ali, avançamos nas negociações para firmar um acordo de dupla titulação nos cursos de doutorado de direito e administração (um convênio já existente permite que nossos graduados de direito deem continuidade aos seus estudos na universidade espanhola). Isso significa, em outras palavras, a possibilidade de nossos docentes terem reconhecidos seus diplomas nos dois países automaticamente, sem a necessidade, como acontece atualmente, de encaminhar processo de reconhecimento que pode durar até um ano.
Há ainda um benefício ampliado, pois o diploma tem validade para todo o território da Comunidade Europeia. Os resultados são evidentes. Para os doutores formados pela Univali nessas duas áreas de concentração há um enorme ganho em mobilidade acadêmica, pois passam a desfrutar de prerrogativas equivalentes às dos docentes formados no continente europeu. Por outro lado, a Universidade de Alicante, a exemplo de outras instituições superiores do Velho Continente interessadas em fortalecer suas relações internacionais, especialmente com os países da América do Sul e, em destaque, com o Brasil, percebe que o cenário de prosperidade presente aqui não só permite dar resposta a uma demanda brasileira por intercâmbio com universidades de reconhecida excelência na Europa. O Brasil surge também como uma possibilidade de ampliar fronteiras acadêmicas, beneficiando-se da diversidade cultural e de novas fontes de investimento na produção de conhecimento.
Em meio à formalização dessa proposta, tivemos a grata satisfação de acompanhar, na mesma universidade espanhola, a defesa de tese de dois doutorandos de Direito da Univali, numa banca docente internacional. Ambos os trabalhos receberam o conceito máximo, o que é uma prova retumbante da qualidade acadêmica dos doutorandos da Universidade. As bancas foram estrategicamente importantes, porque demonstraram o grau de excelência do Programa de Doutorado da Univali, alinhado aos exigentes padrões acadêmicos da Universidade de Alicante, instituição que tem sua origem em 1545.
Os novos acordos e a participação nas bancas internacionais constituem vitórias institucionais muito relevantes, pois sinalizam uma projeção da Univali num contexto internacional, o que não só eleva o nível de integração com a vanguarda científica, mas também confere à Univali diferenciais de qualidade que tanto interessam aos profissionais do futuro, e que há muito fazem parte do horizonte de metas de nossa Universidade.
* O autor é reitor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali)