Show de Bola
Por Coluna do Jânio Flavio -
Barroso muito perto
O Barroso deu um passo grandioso rumo ao acesso na tarde deste domingo ao vencer o Operário, por 1 a 0, em Mafra. O Almirante, mais uma vez, não esteve em um dos seus melhores dias, mas foi eficiente para vencer fora de casa e colocar um pé e meio na Série A de 2017. Agora, basta uma vitória contra o ]Juventus no próximo domingo, no Camilo Mussi, para que o alviverde alcance seu objetivo e já comece a se preparar para a grande final da Série B.
Um grande treinador
[Renê Marques foi goleiro profissional, tem 1,92m de altura, mas tem se mostrado grande também como treinador de futebol. É impressionante como o padrão tático imposto por Renê e sua comissão técnica, aliado a disciplina e capacidade dos atletas, fez do Almirante líder de ponta a ponta (da primeira a 15ª rodada). Neste domingo, Renê mostrou muita inteligência ao modificar o estilo de jogo da sua equipe. Depois de um primeiro tempo fraco, em que a garotada do Operário dominou o jogo, Marques armou o Barroso com três atacantes, mexeu algumas peças e ganhou o jogo.
Entrevista consciente
O que chama a atenção em Renê também é a forma consciente como fala nas entrevistas. Ao invés das mesmas declarações de sempre, que estamos acostumados no dia a dia do futebol brasileiro, sempre tenta ir além do óbvio. Neste domingo, após a partida, foi muito feliz ao definir a campanha de sua equipe: é a vitória da gestão, enaltecendo a forma organizada e profissional como a diretoria, comissão técnica e jogadores construíram este acesso quase sacramentado. Marques falou também sobre o Marcílio Dias e deu uma lição de humildade. Eu disse a ele que o rival havia ajudado ao Barroso ao empatar com o Juventus. Imediatamente Renê parabenizou os jogadores que permaneceram no rubro-anil, enalteceu a grandeza do Marcílio Dias e desejou sorte à nova gestão do clube, destacando a importância do Marinheiro para o futebol da cidade.
Retomada digna
De Mafra, acompanhei a transmissão que a Rádio Univali FM fez em Itajaí, além de ter visto os melhores lances e conversado com alguns torcedores nesta segunda-feira. A impressão que ficou é que o Marcílio Dias fez uma retomada digna após a troca de gestão do clube. Os jogadores se esforçaram muito. Mesmo com um elenco reduzido, o Marinheiro conseguiu fazer um bom jogo dentro de suas limitações. A defesa é sólida e o ataque ainda precisa de mais experiência, embora o goleiro Dida tenha salvado o Juventus em algumas oportunidades. Na meta rubro-anil, o jovem goleiro Alonso também se destacou e arrancou aplausos da torcida. O público de 300 pagantes mostrou que a campanha da nova diretoria surtiu efeito. No fim, mesmo com o 0 a 0, o saldo foi positivo para o rubro-anil, afastando qualquer chance de rebaixamento.