Show de Bola
Por Coluna do Jânio Flavio -
Barroso mais perto do título
O Barroso voltou a ter uma grande atuação domingo e deu um passo importante rumo ao título da Série B. Jogando no estádio Camilo Mussi, o time alviverde venceu o Atlético Tubarão, por 3 a 1, no primeiro jogo da final e agora pode até perder por um gol de diferença no duelo de volta, no sul do Estado, para ficar com o título. O Almirante construiu o resultado no primeiro tempo, com dois gols de Safira. Na segunda etapa, depois do terceiro de Douglão, soube administrar a vitória. Nada está decidido, mas o Barroso reverteu a vantagem que era do Tubarão e se mantiver o ritmo das atuações desta Série B, tem tudo para ser o campeão.
Regulamento mantido
O regulamento da Série A do Catarinense de 2017 será o mesmo deste ano. O campeonato será disputado em turno e returno, com o campeão de cada fase decidindo o título na grande final. A manutenção do regulamento visa respeitar o Estatuto do Torcedor, que obriga um campeonato a ter a mesma fórmula por pelo menos dois anos. Para o Barroso, representante da região na competição, o grande objetivo é se manter na elite do futebol estadual. A luta do Almirante será com Tubarão, Inter de Lages, Metropolitano e Brusque. Lembrando que estarão em jogo também três vagas para a Série D de 2018.
Volta da Copa Santa Catarina
A grande novidade definida entre os clubes e a Federação Catarinense de Futebol é a volta da Copa Santa Catarina no segundo semestre. A competição dará uma vaga na Copa do Brasil de 2018 e poderá ser disputada também pelo campeão e vice da segunda divisão de 2017. Ou seja, o Marcílio Dias pode entrar na disputa caso conquiste o acesso na Série B, e já brigar por uma competição a mais em seu calendário para 2018.
Avaí sobe
O Avaí conquistou com méritos o acesso para a Série A nacional. Depois de um péssimo estadual e um turno regular na Série B, o Leão da Ilha soube aproveitar as falhas dos demais concorrentes no Brasileiro e é o segundo time a confirmar o acesso. Destaque para o técnico Claudinei Oliveira, que arrumou a bagunçada casa avaiana. Dentre tantos nomes conhecidos, o lateral esquerdo Capa foi um dos titulares absolutos. Revelado para o futebol catarinense pelo Marcílio Dias, o jogador fez a jogada e o passe que acabou com o gol de Diego Jardel (ex-Camboriú), garantido a vitória por 1 a 0 contra o Londrina e o acesso para a Série A.
Figueira desce
Há anos que o Figueirense não tinha uma temporada tão desastrosa como em 2016. De referência no estado, o alvinegro passou a coadjuvante no estadual e esteve durante todo o Brasileiro rondando a zona de rebaixamento. Queda mais do que merecida de um clube que apostou em jogadores sem comprometimento, como o meia Carlos Alberto, e um presidente - Wilfredo Brillinger - que vem metendo os pés pelas mãos desde a polêmica negociação do atacante Clayton.