Por Flávio Perez - redacao@diarinho.com.br
A bordo do esporte
Publicado 18/08/2024 13:38
Após dois dias exclusivos para profissionais do mercado, o Shimano Fest 2024 abriu as portas para o público neste sábado (17). E foi uma verdadeira invasão, com milhares de visitantes no evento, instalado no Memorial da América Latina, em São Paulo, para uma imersão no universo do pedal. Parte entrou pelo portão principal, parte pelo bicicletário, após participar do Passeio Ciclístico Shimano Fest & Santuu. E neste domingo (18) tem mais, a partir das 10h, com entrada grátis.
A principal atração esportiva do Shimano Fest é a Copa do Mundo de XCE - Cross Country Eliminator, que vai reunir atletas de 17 países para a disputa da modalidade que é apontada como o futuro do mountain bike em centros urbanos. Neste sábado, os bikers tiveram o primeiro contato com a pista montada dentro do Memorial da América Latina. No domingo, se enfrentam a partir de 11h, em provas curtas, rápidas e eliminatórias.
Nos primeiros treinos na pista organizada pela Avelar Sports, os ciclistas apontaram que o percurso é técnico e com características brasileiras. Para alguns, como o campeão europeu Ede Molnar, da Romênia, é uma oportunidade de competir em alto nível contra os melhores do mundo, inclusive os brasileiros. “Gostei bastante da estrutura do evento, vi um pouco da pista e deve ser uma prova bastante desafiadora. Nunca imaginei que o Brasil tivesse tanto interesse pelo ciclismo. Me impressionou ver tantas marcas e tanta gente pedalando”, comentou Molnar.
A alemã Marion Fromberger disse que a pista vai exigir bastante dos competidores da Copa Mundo. “As ciclistas de fora e as brasileiras são muito boas e acredito que a prova será emocionante, pelas características de ser rápida e dinâmica”.
Conterrâneo de Marion, Simon Gegeheimer vem para a Copa do Mundo com mais conhecimento sobre o Brasil. Amigo de Luiz Cocuzzi e com pelo menos sete eventos disputados no País, o alemão já está acostumado com as características do MTB brasileiro. “Nós estamos em um bom nível de motivação e os brasileiros também por correr em casa. Mas estou com fome de vitórias”.
Quem participou da coletiva internacional neste sábado foi a holandesa Didi de Vries. A atleta também destacou os elementos naturais do Memorial da América Latina, que fazem da etapa uma das mais especiais do circuito. “A modalidade tem crescido muito pois é bastante urbana e ideal para os fãs acompanharem.”
A prova terá 630 metros com seis obstáculos, sendo dois naturais e quatro artificiais, e também contará com a força dos ciclistas brasileiros como Ana Laura e Luiz Henrique Cocuzzi, campeões brasileiros de XCE no início deste mês; Renato Rezende e Iara Caetano, campeões brasileiros de XCE no ano passado, além de Raiza Goulão, que representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris-2024.
Passeio - Sem a preocupação em relação a performance, como os atletas do XCE, os quase 6 mil participantes do 5º Passeio Ciclístico Shimano Fest & Santuu percorreram um trajeto de aproximadamente 10km quilômetros entre o Parque do Ibirapuera e o Memorial da América Latina. Ao final da pedalada, foram realizados sorteios de prêmios, entre eles 12 bicicletas, óculos, capacetes, camisetas para ciclismo e outros acessórios.
Muita coisa para fazer - Além da programação esportiva, o Shimano Fest faz a alegria de adultos e crianças, grupos de familiares e amigos, com atividades e ativações, além da feira com exposição de bicicletas e acessórios das principais marcas internacionais e nacionais, como, por exemplo, a OGGI Bikes, patrocinadora do festival da bike.
No Shimano Fest, o pedal não só é liberado como estimulado entre adultos e crianças. Meninos e meninas participam de brincadeiras e pedalam em mini-rampas na Arena Kids, que neste ano traz novidades, como clínicas de ioiô e cubo mágico. Para adolescentes e adultos, o Test-Ride oferece a oportunidade de experimentar modelos de diversas marcas, inclusive elétricos. Entre uma pedalada e outra, é possível curtir shows no palco do evento, inclusive a apresentação de Taiko, os tambores japoneses, colecionar brindes e muitas experiências divertidas e instrutivas.
Foto: Cesar Delong
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.
Trechos da conversa com prefeito de Navegantes com Fran Marcon e JC