Por Flávio Perez - redacao@diarinho.com.br
A bordo do esporte
Publicado 19/05/2024 02:12
Disputas equilibradas marcaram a Internacional Chaoyang Estrada Real em Ouro Branco (MG), neste sábado (18).
Em seu segundo dia, a grande final da competição consagrou Luiz Henrique Cocuzzi e Iara Caetano vencedores da elite no XCO, o cross country olímpico.
A competição organizada pela Avelar Sports definirá os campeões da temporada 2024, com a somatória de pontos das três etapas do ano. O evento termina neste domingo (19).
Prova de percurso mais curto, o XCO exige resistência, habilidade técnica e estratégia. A elite masculina deu nove voltas no trajeto montado na Praça de Eventos de Ouro Branco (MG), enquanto as mulheres da elite fizeram 7 voltas. A altimetria máxima foi de 108 metros.
Entre os homens, a disputa foi mais aberta, com vários atletas brigando pela ponta. Líder geral da temporada 2024 da Estrada Real, Luiz Henrique Cocuzzi preferiu preservar o corpo até a última volta, quando abriu distância com Sherman Trezza, vice-campeão, e Gustavo Xavier, que completou o pódio no terceiro lugar.
"A pista em Ouro Branco não é muito dura, é mais plana. Para abrir uma boa vantagem eu teria que estar muito acima dos outros atletas e não estava tão confiante, porque tive dengue e estou voltando agora com os treinamentos''.
''Sabia que o Gustavo Xavier seria o atleta a marcar. Ele é muito forte, me bateu no short track ontem. Procurei não subestimar os adversários, e foi o que me levou à vitória. Consegui me preservar até o final, e lancei um ataque nos metros finais", explicou Cocuzzi, da Audax Racing.
Na prova feminina, Iara Caetano venceu sua segunda prova em Ouro Branco (MG). A atleta da TSW Sram Racing Team mostrou um ritmo forte desde o início, ultrapassando a líder Luiza Cocuzzi nas primeiras voltas, e reeditou o duelo de sexta-feira com Sabrina Oliveira, vice-campeã. Letícia Cândido fechou o pódio no terceiro lugar.
"É minha primeira vitória no XCO. Fui dando ritmo em todas as voltas, pensando 'se eu estou sofrendo, as outras também estão''. Eu não larguei para ganhar, larguei para dar o meu melhor, mas fui me sentindo bem a cada volta, e consegui lançar um ataque no final", comemorou Iara Caetano. "Disputar competições fora do Brasil está me trazendo muito aprendizado e ritmo de prova."
Com os resultados deste sábado, Luiz Henrique Cocuzzi e Letícia Cândido ampliaram a liderança da temporada, abrindo respectivamente 120 e 113 pontos. Os resultados das provas em Ouro Branco (MG) estão no site da GPS Control. Confira também o ranking completo -- https://www.gpscontrolcrono.com.br/204/RANKING.pdf
A grande final da Internacional Chaoyang Estrada Real fechará com as provas de XCM (cross country maratona) neste domingo (19). As disputas serão transmitidas ao vivo pelo canal oficial.
A competição também vale pontos para os rankings olímpico e mundial. A Internacional Chaoyang Estrada Real de MTB faz parte do calendário internacional da UCI , Ranking Brasileiro e Ranking Mineiro.
Foto: Alemão Silva
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.
🎨📖 A poetisa Nísia Amorim, de Itajaí, foi celebrada no domingo com o evento “Mural da Poeta”. Conhecida ...