Blogs | A bordo do esporte


A bordo do esporte

Flavio Perez é profissional de marketing e jornalista há mais de 25 anos. Especialista em esportes olímpico. Lidera a agência On Board Sports. Foi manager da The Ocean Race


L'Étape Rio promove parceria para incentivar projeto social Mão na Jaca


Publicado 16/11/2021 16:31

Projeto social recolhe e doa frutos para produção de alimentos salgados e veganos.

Algumas ações e pessoas inspiram e geram emoção. Esse mesmo sentimento que faz ciclistas buscarem pedalar por locais incríveis, fez o L'Étape Rio conhecer o Mão na Jaca (@mao_na_jaca), projeto que contribui de diversas formas com a sociedade no Rio de Janeiro (RJ), cidade que recebe a competição pela primeira vez entre os dias 19 e 21 de novembro.

A prova terá percurso de 102 km com 1.092 m de altimetria acumulada. Já os que disputarem o percurso curto, vão encarar 46 km de pedalada, com 450 m de altimetria. Ciclistas de todo País estão confirmados para O L'Étape Rio.

O projeto social Mão na Jaca colhe e doa toneladas de jacas verdes para a produção de alimentos salgados e veganos, oferecendo oficinas de educação socioambiental e gerando renda. É uma forma de contribuir também com a segurança de atletas e turistas, fazendo a colheita desses frutos que têm impacto ambiental devido à alta replicação destas árvores.

''É imprescindível o evento contar com essa ajuda, tanto governamental quanto da associação Mão na Jaca, que realizam um trabalho de recolhimento e distribuição dessas frutas da melhor maneira possível tanto a quem precisa de comida como também aos lugares que fazem compostagem e o trabalho para que esse insumo gere renda e oportunidade a outras pessoas também. Foi uma sorte do L'Étape conhecer e poder colaborar também'', destaca o diretor de prova do L'Étape, Fernando Cheles.

Para conhecer e contribuir com esse projeto, o L’Étape Rio disponibilizou o link da vaquinha no perfil do Instagram. Além disso, os ciclistas podem acessar o site para efetuar compras no site do projeto e seguir o perfil do @mao_na_jaca.

Como forma de incentivo às doações, a organização do L'Étape informou que todos que fizerem uma doação acima de R$100,00 irão ganhar um voucher de R$100,00 em compras na Loja Oficial do L'Étape Rio, que estará dentro do Village L'Étape. Para ter direito ao desconto basta apresentar o comprovante que você receberá por e-mail após a doação feita.

''Pensando nisso que a gente se associou e está trabalhando para que o ciclo da jaca seja sempre bem cuidado, dentro da floresta da Tijuca e, assim, garantir a segurança aos pedestres, ciclistas e turistas que frequentam lá normalmente. É uma região muito bonita, muito vasta para o turismo do Rio. A manutenção da segurança, com certeza, é o legado que a gente quer deixar'', finalizou Fernando Cheles.

A prova inédita

A novidade da prova é um novo percurso para provas de ciclismo na cidade. Os atletas vão largar na Marina da Glória, seguindo pela orla em sentido às famosas praias de Copacabana, Ipanema e Leblon, onde irão apreciar o nascer do sol na beira mar isolada para o ciclismo nacional.

Ao terminar a orla do Leblon, o trajeto segue direto para contornar o Jardim Botânico e iniciar uma das mais famosas subidas do Rio de Janeiro - a subida da Vista Chinesa e da Mesa do Imperador, via estrada Dona Castorina -, a mesma estrada por onde passou a prova de ciclismo nos Jogos Olímpicos do Rio e que agora será fechada para os ciclistas do L’Etape Rio de Janeiro by Tour de France.

Outro ponto a favor dos ciclistas é a segurança durante o trajeto. A organização do L'Étape Rio pensa em todos os detalhes para garantir o bem estar de cada atleta durante a prova.

L'Étape Brasil 

A sétima edição do L'Étape Brasil by Tour de France foi realizada em 26 de setembro de 2021, em Campos do Jordão (SP). A maior prova de ciclismo amador do País largou às 7h para o percurso oficial de 96 quilômetros pelas estradas do Vale do Paraíba.

O paulista Pippo Garnero venceu a prova oficial com 2h35min28s, com apenas 9 segundos de vantagem para o vice-campeão, Alan Maniezzo (Taubaté Cycling) com o tempo de 2h35min37s.  A terceira posição ficou com Euller Rabelo (Assessoria Flávio Santos), que terminou o percurso em 2h35min45s.

No feminino, a favorita Tota Magalhães liderou os primeiros quilômetros, mas o sonho do bicampeonato do L'Étape ficou pelo caminho após furar o pneu de sua bicicleta. A atleta local Adriele Mendes (Memorial Santos) venceu com 2h54min18.

Na versão de 60 quilômetros feminina, a vitória ficou com Fernanda Martello (Spin Sports) com 1h52min35s. Em segundo terminou a curitibana Gabrielle Lemes (Seleção Escolinha de Triathlon) com o tempo de 1h55s00s e em terceiro Renata Novais (Santiago Ascenco Assessoria Esportiva) que finalizou a prova em 1h58min27.

No masculino, o campeão geral da prova de 60 quilômetros foi Rafael de Oliveira (Alex) com o tempo de 1h39min29. Na segunda colocação terminou Diego de Oliveira (Taquara Bike) com 1h41min48, e em terceiro ficou Marcos Roberto Souza (1h42min19s).

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Você acha que a “CNH acessível” será boa para o trânsito?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Privatização de cemitérios em São Paulo expõe racismo religioso a culto de Umbanda

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Privatização de cemitérios em São Paulo expõe racismo religioso a culto de Umbanda

Quilombolas denunciam exclusão do espaço de decisões na COP30

COP30

Quilombolas denunciam exclusão do espaço de decisões na COP30

Tarcísio desperdiça oferta lucrativa e vende terras públicas por 10% do preço em São Paulo

SÃO PAULO

Tarcísio desperdiça oferta lucrativa e vende terras públicas por 10% do preço em São Paulo

Operação no Rio expõe contradições na atuação do Ministério Público estadual, diz defensor

RIO DE JANEIRO

Operação no Rio expõe contradições na atuação do Ministério Público estadual, diz defensor

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros

RIO DE JANEIRO

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros



Colunistas

Achutti mira à assembleia

JotaCê

Achutti mira à assembleia

Kruschewsky na CPMI

Coluna Esplanada

Kruschewsky na CPMI

SC reforça parceria com a Argentina

Coluna Acontece SC

SC reforça parceria com a Argentina

SOS Rio Bonito do Iguaçu

Charge do Dia

SOS Rio Bonito do Iguaçu

Quem ama não mata

Via Streaming

Quem ama não mata




Blogs

Pegou fogo

Blog do JC

Pegou fogo

Homenagem ao Almirante Tamandaré com praça e busto

Blog do Magru

Homenagem ao Almirante Tamandaré com praça e busto

Ladeira e o poema-objeto: a poesia que também se desenha

VersoLuz

Ladeira e o poema-objeto: a poesia que também se desenha




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.