Por Magru Floriano - magrufloriano2008@gmail.com
Magru Floriano é graduado em História e Pedagogia, pos-graduado em Educação e Marketing, mestre em Educação. Professor universitário aposentado. Colunista e repórter desde a década de 1970
Publicado 28/12/2025 00:30
Praia I
A Prefeitura de Itajaí está de parabéns por reforçar o serviço de atendimento ao cidadão que se vê prejudicado pelo mau uso da faixa de areia nessa temporada de verão. Tem muita gente sem noção que leva aparelhagem de som, cachorro, churrasqueira, vara de pescar .... pensando que a praia é particular.
Praia II
Contudo, o maior problema do mau uso da faixa de areia é antigo e a Prefeitura pouco faz para coibir. Trata-se do loteamento da faixa de areia por comerciantes. Eles colocam cadeiras e sombrinhas, a partir das oito horas da manhã, em quantidade absurda e, depois, ficam pressionando todo mundo a consumir como turista rico. A fiscalização da Prefeitura é tímida neste setor. Justamente o mais grave em todas as temporadas.
Praia III
Claro que isso tem um viés político. Esses comerciantes têm influência junto a vereadores e demais detentores de cargos na administração pública. Mexer com um comerciante é muito diferente do que mexer com um guri da periferia que leva o som ou seu pitbull para a praia. Telefones para reclamações e denúncias: (47) 99960-5853 e 98819-0955.
Praia IV
A Secretaria de Obras ainda está devendo para a população de Itajaí a reconstrução da escadaria da Pedra de Cabeçudas. Se a decisão de tirar as escadarias considerou risco de segurança física dos usuários, no meu entendimento, agora ficou pior. Isso porque sempre tem aqueles banhistas mais afoitos que sobem na pedra mesmo sem escadaria, tornando tudo mais arriscado. Parece que a emenda ficou pior do que o soneto.
Acidente
A queda de um camarote na festa do Réveillon de Itajaí botou água no chopp do Governo Robison e da Superintendente Anna Carolina Martins. Eles queriam terminar o ano com chave de ouro, visando às eleições do próximo ano. Realmente uma nota negativa em um momento inesperado. Mas, no meu entendimento, muito difícil o Governo pagar essa conta. Se sobrar alguma fatura, vai cair no colo da Anna, por ter um histórico de críticas sistemáticas aos governos anteriores.
CRONOGRAMA DE NATAL E ANO NOVO
SAÚDE
DIAS 24/25/26 e 31/01/02 – O atendimento da população será exclusivo das UPAs. As UBS estarão fechadas.
DIAS 27/28/29/30 – O atendimento seguirá dentro do cronograma normal, sem alteração.
PREFEITURA
Toda a estrutura administrativa da Prefeitura – secretarias, fundações:
DIAS 29/30 – funcionam normalmente
DIAS 24/25/26/27/28 e 01/02/03/04/05 – ficam com atendimentos suspensos.
SEMASA
DIAS 29/30 – atendimento normal
DIAS 24/25/26/27/28/31 e 01/02 – o atendimento será por telefone e Whatsapp para casos de emergência.
ÔNIBUS
DIAS 24//26/31/02– horário igual ao de sábado.
DIAS 25/01 – horário igual ao de domingo.
COLETA DE LIXO
Cronograma mantido na sua normalidade. Sem alterações.
SEGURANÇA
Haverá estrutura de apoio especial da Guarda Municipal, Codetran e Polícia Militar, principalmente em locais de eventos e maior afluxo de pessoas.
AGENDA DEZEMBRO / JANEIRO
* 27 a 31 de dezembro – Reveillon – Beira Rio e Molhes da Barra do Rio Itajaí.
* até 13 de janeiro 2026 – a abstração em diálogo com a literatura – Paulo Rosaé – Galeria da Casa da Cultura Dide Brandão.
* até 13 de janeiro de 2026 – Raízes – Rafael Saldanha – galeria da Casa da Cultura Dide Brandão.
* até 05 de janeiro – Recesso da Câmara de Vereadores.
- 06 de janeiro – Segundo Festival de Ternos de Reis – palco defronte à Casa da Cultura Dide Brandão – 19 horas.
- 08 de janeiro – Posse do pároco Márcio Vignoli na Paróquia do Santíssimo Sacramento do Itajaí – 19 horas.
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.