Blogs | Blog do Magru


Blog do Magru

Magru Floriano é graduado em História e Pedagogia, pos-graduado em Educação e Marketing, mestre em Educação. Professor universitário aposentado. Colunista e repórter desde a década de 1970


O valor de ter um amigo


Publicado 11/11/2025 00:05

Amigos I

A cada dia que passa mais valor eu atribuo aos momentos que passo convivendo com os meus amigos. Para nós, idosos, a amizade passa a ser um ponto de referência em nossas vidas. Agora, que as principais preocupações com a sobrevivência foram neutralizadas com a aposentadoria, portanto, sem ter de ‘matar um leão por dia’, resta usufruir de um bom café em companhia de quem nos é agradável. Por isso, dou tanto valor à Confraria Café de Quinta. Um grupo formado por 17 amigos e eventuais convidados especiais, multigeracionais, que se reúnem todas as quintas-feiras no Café do Fabrício, na Rua XV de Novembro.

Amigos II

A população do Brasil está ficando com um perfil mais idoso e é justamente este público que está frequentando com mais assiduidade os cafés espalhados por Itajaí. É a volta de uma tendência. Até a década de 1950 os cafés eram os locais preferidos para as ‘sociabilidades’, lugar de troca de informações e abraços. Depois, começou a ocorrer um declínio, com nossos tradicionais cafés encerrando suas portas. Agora, eles estão de volta com força total. Até a Câmara de Vereadores instalou um agradável café em suas dependências, não obstante ter a tradição de servir café de graça aos vereadores e convidados que ficam na plateia. Estou sempre lá no Café da Câmara em companhia do meu assessor para assuntos aleatórios, o Nazareno.

Prêmio Simeão

Hoje, será promovida a ‘Noite das personalidades negras de Itajaí’ com a entrega do Prêmio Simeão, para personalidades negras que atuaram com destaque na sociedade itajaiense no ano de 2025. Receberão o prêmio, no Teatro Municipal de Itajaí:

1 – ‘Sidneia Silva dos Santos – Professora da rede pública de ensino, pedagoga e especialista em Estudos Afro-Brasileiros. Militante do Movimento Negro Manoel Martins dos Passos’. 

2 – ‘Flávia Cristina Oliveira Santos – Advogada, com atuação nas áreas de Direito do Trabalho, Administrativo, Constitucional, Ambiental e Direitos Difusos e Coletivos. É professora universitária na UNIVALI, nas áreas de Direito do Trabalho e Prática Jurídica’. 

3 – ‘Marcos Costa Melo da Silva – Médico intensivista, atua como coordenador de UTI e de serviços de emergência no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen. Também é professor e preceptor nos programas de internato e residência médica da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)’. 

 4 – ‘Rodrigo Nascimento – Atleta olímpico. Iniciou sua formação na Escola Aníbal César e descobriu o atletismo por meio de um projeto promovido pelo Município de Itajaí. Hoje, é atleta olímpico, representando o Brasil e levando o nome de Itajaí ao cenário internacional’. 

Oposição I

Já comentei diversas vezes aqui no Blog que o Governo Robison sofre o mal da obesidade mórbida. Tem tanta gente apoiando o Governo que sobra apoio até mesmo na Câmara de Vereadores, lugar historicamente palco de confrontos entre as forças de situação e oposição, desde a ditadura da Arena. Agora, a disputa é para aderir. Ver se ainda cabe mais um na estrutura administrativa municipal. Todo mundo quer ser governo, ninguém quer ser oposição. Uma unanimidade de conveniência.

Oposição II

É tanta gente no Governo Robison que estão esnobando o apoio político do MDB e seus dois vereadores (Vanderley Dalmolin e Bruno da Saúde). Não é por acaso que as duas secretarias mais afins da atuação parlamentar desses dois vereadores são alvo constantes de críticas na imprensa local. Secretaria de Saúde (campo de atuação de Bruno da Saúde) e Secretaria da Agricultura (campo de atuação de Dalmolin) vivem em constante desarmonia. Em política nada é por acaso.

Oposição III

Já que o Governo Robison não sofre qualquer pressão política vinda da Câmara por ter maioria esmagadora, resta sofrer com a vontade desmedida do MDB de ser governo. Não deixa de ser uma novidade política interessante. Um fenômeno que ainda não tinha observado em Itajaí. Os vereadores do MDB incomodam porque querem ser governo. Dos vereadores do MDB parece que Leandro Luy Peixoto já conseguiu furar a bolha governista e está em casa, sem precisar criar cisão ou intrigas palacianas. Sua adesão ocorreu ao natural. Foi o caminho também de outros vereadores eleitos fora da coligação vencedora do PL: Cristiano Fischer (PRD) e Renata Narcizo Machado (PDT).

Oposição IV

Dalmolin e Bruno estão usando o seguinte estratagema contraditório ‘ser oposição até ser situação’. Eu quero ser governo e para conseguir meu objetivo eu vou incomodar o máximo possível. Talvez os dois acabem conseguindo o que pretendem por outro caminho: a adesão do MDB ao Governo Estadual e a candidatura de Jorginho Mello à reeleição de governador tendo o presidente do MDB – Carlos Chiodini – como vice.

Obediência I

A palavra do momento no cenário político-eleitoral é ‘obediência’. Os filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro que sabem falar (Carlos, Eduardo e Flávio) ocuparam as redes sociais para exigir dos filiados ao PL rigorosa sujeição à decisão do pai de indicar Carlos Bolsonaro a uma vaga de senador por Santa Catarina. A revolta à obediência acrítica e cega iniciou pelo lado da ala feminina do próprio PL. As mulheres catarinenses disseram que aqui em Santa Catarina não tem esse negócio de obedecer por obedecer. Para se ter noção do tamanho da revolta um vereador de um cantão de Santa Catarina está fazendo sucesso na Internet por afirmar textualmente: ‘Somos do PL mas, não somos gado!’

Obediência II

E dizer que Jorginho Mello estava voando em céu de brigadeiro e velejando em mar de almirante na sua trajetória pela reeleição a governador de Santa Catarina. Estava, não está mais. A imposição da candidatura de Carlos Bolsonaro tornou o céu escuro, com raios e trovoados; enquanto o mar ficou bravio, com ondas ameaçadoras. Por enquanto, apenas o adversário da direita, João Rodrigues, está se beneficiando dessa mudança meteorológica. Contudo, no médio prazo alguns benefícios também devem ser colhidos pela esquerda, notadamente o PT.

Obediência III

O discurso exigindo obediência ao comando de Jair Bolsonaro notadamente está perdendo força entre os próprios bolsonaristas. Isso significa dizer que está surgindo em Santa Catarina uma nova força política onde temos um ‘bolsonarismo sem os Bolsonaros’. O poder está escoando pelas mãos da família Bolsonaro por questões objetivas: Jair Bolsonaro está preso e sem direitos políticos; Michele Bolsonaro não consegue convencer o eleitor masculino; os filhos, por puro radicalismo, falta de tato político e imposição na ocupação de espaços eleitorais utilizando como únicas credenciais as cadeirinhas de identidade onde se destaca a paternidade.

Obediência IV

O que os filhos de Bolsonaro não perceberam ainda é que uma liderança como Ana Campagnolo não foi eleita por Bolsonaro, mas pelo seu discurso afinado com Bolsonaro. Ela se elegeria de qualquer jeito em Santa Catarina, naquele cenário inicial. Então Ana, na minha avaliação, não deve nada a Jair Bolsonaro, e muito menos para seus filhos, muito pelo contrário. Ana está numa condição muito diferenciada de Jorge Seif. Esse sim, foi tirado do ‘nada’ para ser eleito por Jair Bolsonaro senador por Santa Catarina. Esse deve tudo a Bolsonaro, absolutamente tudo.

Obediência V

A verdade é que o discurso da direita foi assimilado e mostrado ao eleitor brasileiro de uma forma atualizada por Jair Bolsonaro. Por isso, ganhou projeção no cenário eleitoral brasileiro. Mas, Bolsonaro não inventou esse discurso. Nada do que fala é novidade. Nada do que diz é produto de sua mente criativa. Ele sintetiza um sentimento, um ideário, uma visão de mundo. Sem ele outro líder se agigantaria, mais cedo ou mais tarde, porque as ideias estão no ambiente desde Plínio Salgado.

Mutirão

A Secretaria de Obras realizou nos dias 06 e 07 do corrente um mutirão para retirar das ruas da localidade Cidade Nova os entulhos. Em dois dias foram retirados algo próximo de 700 metros cúbicos de materiais abandonados nos passeios das vias públicas e terrenos baldios. Foram utilizadas 08 máquinas carregadeiras e 16 caminhões, contando com uma equipe de trinta operários. Esperamos que novos mutirões sejam feitos em todos as localidades de Itajaí e periodicamente. Parabéns aos envolvidos.

Aniversário

Hoje, nossos parabéns vão para: Jorge Schröder.

Agenda

* 11 de novembro – Prêmio Simeão. Teatro Municipal de Itajaí.

* 12 de novembro – Seminário Regional de Fibromialgia – edição Itajaí. Câmara de Vereadores. 8h às 17 horas.

* 13 e 14 de novembro – O Bem do Mar – peça teatral – Teatro Adelaide Konder – camus Univali de Itajaí. 20 horas. Grupo Anchieta. Grátis.

* 19 de novembro – Maurício Meirelles – Teatro Municipal de Itajaí. 

* até 19 de novembro – Casa da Cultura Dide Brandão – 4ª edição da mostra ‘Nossa alma – sob o olhar feminino’. Artistas: Ana Clara de Souza, Mariana Ferret, Oara de jesus, Sarah Uriarte, Violeta Alves.

* até 19 de novembro – Casa da Cultura Dide Brandão – exposição ‘O peito’ de Flávia Lapa.

* 20 de novembro – Amazing Tenors – World Classics Novo Show em Itajai – Teatro Municipal – 19 horas. Ingressos pelo Blueticket.

* até 21 de novembro – Galeria de Artes da Univali. Exposição ‘visualizações materializadas’ de Cristilla, Victor Lark, Jorge Schroeder, Loraine Oliveira, Olinda Schauffert. Local: Campus de Itajaí – perto da reitoria.

* 08 de dezembro – Lançamento do Anuário de Itajaí 2024 – Igreja Imaculada Conceição. 20 horas.

* até 06 de fevereiro de 2026 – Museu Histórico de Itajaí – exposição de fotos sobre as enchentes no Vale do Itajaí.

PERFORMANCE ANANKE E OS TRÊS PASSADOS

11 de novembro

20:00hs Compartilhamento de Processo

Online: @sandrarcoelho

Presencial: Rua Serafim Gamba, 6239 Brilhante – Itajaí.

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Ataque à Venezuela é aviso aos demais governos da região

Doutrina “Donroe”

Ataque à Venezuela é aviso aos demais governos da região

Ação dos EUA na Venezuela é péssimo sinal para América Latina, aponta professor

TENSÃO NA AMÉRICA LATINA

Ação dos EUA na Venezuela é péssimo sinal para América Latina, aponta professor

Trump e Rubio querem interferir em toda América Latina, diz pesquisador

Petróleo e poder

Trump e Rubio querem interferir em toda América Latina, diz pesquisador

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Vitória parcial

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

IGREJA CATÓLICA

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões



Colunistas

Festa do deputado CH bombou

JotaCê

Festa do deputado CH bombou

Hospital de Camboriú

Charge do Dia

Hospital de Camboriú

Silêncio azul

Clique diário

Silêncio azul

Nova mancha na política catarinense

Coluna Acontece SC

Nova mancha na política catarinense

Efemérides para Itajaí em 2026

Coluna Fato&Comentário

Efemérides para Itajaí em 2026




Blogs

Luz azul, excesso de telas e saúde: o impacto silencioso no seu organismo

Espaço Saúde

Luz azul, excesso de telas e saúde: o impacto silencioso no seu organismo

Consentimento Tácito

VersoLuz

Consentimento Tácito

Operação prende prefeito, servidor e empresário por corrupção

Blog do JC

Operação prende prefeito, servidor e empresário por corrupção




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.