Blogs | Blog do Magru


Blog do Magru

Magru Floriano é graduado em História e Pedagogia, pos-graduado em Educação e Marketing, mestre em Educação. Professor universitário aposentado. Colunista e repórter desde a década de 1970


O porto de Itajaí é nosso


Publicado 17/10/2025 22:36

Estacionamento

Dia desse falei sobre a possibilidade da Prefeitura estabelecer uma política de incentivo para proprietários de terrenos baldios na área central da cidade criarem estacionamentos visando tirar um pouco de carros das ruas mais movimentadas. Um bom exemplo disso é o terreno na confluência das avenidas Joca Brandão com Marcos Konder que, antigamente, abrigava a Floricultura Meyer, ao lado do Fórum Universitário. Ficou um terreno limpo e útil para a comunidade. Tá dando emprego, o empresário ganhando dinheiro, não corre risco de invasão ou virar um lixão... tudo certo. Sabemos que ali vai ser construir um prédio, mas por dois a três anos vai servir de estacionamento. Tá bom.

O porto é nosso

João Paulo Tavares Bastos, contando com o apoio político do casal Lima – Décio e Ana Paula – ficou praticamente quinze dias em Brasília tentando reverter a rasteira que levou da administração do Porto de Santos. Agora, a autonomia do Porto de Itajaí foi restabelecida e João Paulo assume os poderes naturais do cargo de superintendente do Porto de Itajaí. Vamos acompanhar as notícias que vão chegar de Brasilia nos próximos dias. Tinha muita gente de Itajaí torcendo para que João Paulo saísse enfraquecido do episódio, mas o ‘Jandir Bellini da esquerda’ saiu mais forte, muito mais forte. Tem um dito popular que diz: ‘Aquilo que não me mata me fortalece’.

Treinamento I

Parece que há uma tendência de unanimidade em avaliar como boa a organização da Marejada. Contudo, a festa está pecando em um ponto fundamental: o treinamento do pessoal de serviço. As informações que passam aos usuários são truncadas e incompletas. Tem pouco pessoal com ‘mapas’ em mãos para orientar a localização de determinadas atrações ou infraestrutura essencial, como é o caso de banheiros. O pessoal de serviço específico, como segurança e limpeza, não se mostra disponível para ajudar o visitante. No meu entendimento, nesse momento, toda a equipe deve estar engajada: do caixa ao pessoal da limpeza. ‘Uma informação por favor!’ deveria ser uma frase especial para toda equipe de serviço e não apenas para duas ou três moças que ficam na recepção.

Treinamento II

Vou contar três historinhas curtas para ilustrar esse tema: 1 – fui comprar com ‘dinheiro vivo’ e o caixa recusou o dinheiro e não me orientou que eu podia trocar meu dinheiro por um cartão da própria Marejada. Simplesmente me disse: ‘aqui não aceitamos dinheiro’; 2 – um leitor me contou que foi comprar uma cocada por treze reais e o caixa disse que ele tinha de transformar o dinheiro em um cartão da Marejada, mas o valor mínimo era de dezoito reais. Ele não foi orientado de que, depois, poderia apresentar o cartão no mesmo lugar e receber os cinco restantes de volta; 3 – fui até um vigilante e perguntei sobre um restaurante, ele disse que não sabia e não fez nenhuma menção de que estava propenso a me ajudar a obter a informação que eu queria.

Hora do cafezinho

Quando chega a hora do ‘uso da tribuna’ só ficam no plenário os vereadores que vão discursar. O restante sai para tomar um cafezinho ou fumar o seu cigarro, atender o celular, orientar os assessores etc. Ninguém tem paciência de ouvir ninguém. No final da sessão de quinta-feira perguntei a um vereador do porque dessa postura pouco democrática e educada dos nobres edis. Ele sentenciou rapidamente: ‘não dá de ficar ouvindo abobrinha.’  Fiquei tão surpreso com a resposta espontânea do nobre edil que nem consegui esboçar uma resposta. Fiquei no ‘ora vejamos’ no ‘aéé!?’ no ‘posintão!’.

Vai mudar?

O líder do Governo na Câmara, vereador Adão Bittencourt, usou da tribuna esta semana para criticar a falta de leito psiquiátrico em todas as unidades de saúde da Região da Grande Itajaí. Pior, o atendimento aos pacientes nessa especialidade só ocorre durante o dia, sem expedientes também nos finais de semana e feriados. Isso tem de mudar rapidamente. Por outro lado, um leitor envia mensagem garantindo que Adão é um líder muito ‘fraco’ e, em muitas oportunidades, é providencialmente socorrido com apartes do companheiro de bancada Pedro Molleri.

Jovem Pan

Esta semana concedi entrevista na Jovem Pan de Itajaí para o amigo radialista Marcelo Nunes. Fui o entrevistado no programa ‘Ligado na cidade’ falando sobre meus projetos na Internet: Blog do Magru, Itajaí de antigamente (Facebook), Itajaipedia – Enciclopédia Digital Itajaiense; magru.com.br – site com os meus livros em PDF. O prédio onde a Marazul instalou os escritórios e estúdios da Jovem Pan é simplesmente belíssimo e a estrutura é de causar inveja nos concorrentes. A equipe da empresa em Itajaí já conta com cerca de trinta colaboradores. O investimento é na casa do milhão.

Oposição I

Muitos leitores me abordam falando que sentem certa ausência no Blog do Magru de nomes da esquerda – tanto para elogiar como para criticar. Acontece que, efetivamente, temos poucos políticos de esquerda no cenário político de Itajaí na condição de protagonistas. Temos a vereadora Hilda Deolla – que acenou com a possibilidade de ser candidata à deputada estadual; João Paulo Tavares Bastos – também possível candidato a deputado estadual; Ana Paula Lima – candidata à reeleição como deputada federal.

Oposição II

Os poucos nomes que a esquerda pode contar atualmente para ganhar destaque no cenário político-eleitoral de 2026 nos fazem lembrar da história recente da política itajaiense. O grande número de apoiadores do Governo Robison sinaliza para um cenário próximo àquele da Arena em tempos idos. Mutatis mutandis ... podemos prever, portanto, que em breve a frente ampla que constitui o Governo Robison deve começar a sofrer defecções.

Oposição III

Nos tempos idos, não obstante a oposição (MDB) já contar com nomes fortes, como eram os casos de Delfin Pádua Peixoto Filho, Cirio Arnoldo Vicente, Anita Pires e Paulo Henrique Ternes, foram os nomes vindos da situação (ARENA) que conquistaram efetivamente o poder: Luiz Antônio Cechinel, Elias Adaime, Noemi dos Santos Cruz, Arnaldo Schmitt Júnior ...

Oposição IV

Sendo assim, parece que João Paulo Tavares Bastos está se antecipando a todo o processo histórico de formação de uma nova oposição em Itajaí, porque ele saiu do grupo político de Jandir Bellini e foi pousar no ninho petista. João Paulo é a ponta de um iceberg que deve ‘gelar’ o ambiente de oposição em Itajaí. Quem será a próxima figura proeminente da direita a se transferir para a ‘esquerda light’? Uma coisa é certa, governo nenhum consegue manter uníssono e coeso, por quatro anos, um grupo tão obeso como este que está na base de apoio do Governo Robison.

Oposição V

Não se trata de discutir se haverá ou não haverá defecção no grupo de sustentação do Governo Robison, mas, simplesmente, quando essa defecção irá ocorrer. O fato complicador, mantendo aquela comparação inicial com a nossa história política recente, é que atualmente temos uma tendência de defecção entre o prefeito Robison (linha moderada) com o grupo do vice-prefeito Rubens (linha mais radical). Mantida essa tendência, Rubens teria de compor um grupo de ‘nova oposição’ com moderados. Contudo, seus protagonistas já estão bem alinhados com o PT e demonstram fortes resistências às pautas conservadores de Rubens e Ana Campagnolo.

Oposição VI

Sempre teremos a defecção como uma questão ‘interna corporis’, mas com desmembramentos estruturantes e determinantes no cenário político como um todo. Como conclusão óbvia, devemos esperar, pelo menos no início desse processo, a convivência de três grupos políticos no cenário eleitoral de 2030: Robison Coelho na situação lutando pela reeleição; Rubens Angioletti formando a oposição de direita radical; João Paulo Tavares Bastos liderando o grupo da esquerda moderada. Os protagonismos de Hilda Deolla e Osmar Teixeira dependerão de resultados práticos que obtiverem nas eleições de 2026.

Barulho I

Moro no Centro de Itajaí em uma região que abriga três grandes hospitais e diversas clínicas. O número de veículos que circulam na madrugada pela Avenida Marcos Konder como se ali fosse uma pista de corrida é impressionante. Sem falar dos veículos com os sons ‘no talo’ e os canos de escapes adulterados para produzirem som mais alto e diferenciado.

Barulho II

O que estranho não é falta de bom senso dessa gente, porque não devemos esperar nada de um sujeito que altera o cano de escape do seu carro ou moto só para ‘causar’, chamando a atenção dos outros. O estranhamento vem da visível inércia de nossas autoridades de trânsito no sentido de coibir essas práticas. Comparo com o que vem ocorrendo em Balneário Camboriú, onde temos blitz diárias para recolher esses veículos adulterados.

Barulho III

A impressão que tenho é que a política de segurança pública do Governo Robison se limitou a colocar uma ou duas viaturas na entrada do Matadouro, parando um ou outro veículo aleatoriamente, sem qualquer resultado prático. Enquanto isso os motoqueiros botam o terror na frente dos hospitais Menino Anjo, Marieta e Unimed durante toa a madrugada. A avenida Marcos Konder, vamos reconhecer, ficou uma ótima pista de corrida.

Vencedor

O Município de Itajaí ganhou prêmio nacional pelo sistema de iluminação dos prédios históricos: Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento de Itajaí; Palácio Marcos Konder / Museu Histórico; Grupo Escolar Victor Meirelles / Casa da Cultura Dide Brandão. Realmente ficou muito bonito.

Agenda

* até 28 de outubro – Café Cultura na Avenida Beira-Rio – mostra dos alunos do Ateliê de Cerâmica Com Alma, da professora Mara Bueno.

* até 21 de novembro – Galeria de Artes da Univali. Exposição ‘visualizações materizalizadas’ de Cristilla, victor Lark, Jorge Schroeder, Loraine Oliveira, Olinda Schauffert. Local: Campus de Itajaí – perto da reitoria.

* até 19 de outubro – Centreventos – 36ª Marejada.

* até 19 de novembro – Casa da Cultura Dide Brandão – 4ª edição da mostra ‘Nossa alma – sob o olhar feminino’. Artistas: Ana Clara de Souza, Mariana Ferret, Oara de jesus, Sarah Uriarte, Violeta Alves.

* até 10 de novembro – Casa da Cultura Dide Brandão – exposição ‘O peito’ de Flávia Lapa.

* 20 de outubro – Câmara de Vereadores de Itajaí – palestra do professor Edison d’Ávila ‘Poder legislativo de Itajaí: instalação e protagonismo 1860-2025. 19 horas.

* 22 de outubro – Museu Histórico de Itajaí – Conversando sobre museu. 14 horas.

* 25 de outubro a 06 de fevereiro de 2026 – Museu Histórico de Itajaí – exposição de fotos sobre as enchentes no Vale do Itajaí.

* 25 de outubro – Expocentro de Balneário Camboriú – reunião estadual do MDB de Santa Catarina.

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Você topa encarar a subida da Super Gyro Tower pra ver Balneário Camboriú por outro ângulo?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Vítimas esperam indenizações enquanto sócios vivem em imóvel de R$5 milhões

Caso Backer

Vítimas esperam indenizações enquanto sócios vivem em imóvel de R$5 milhões

EUA gastaram milhões para cooptar PF há 20 anos; processo não foi julgado

POLÍCIA FEDERAL

EUA gastaram milhões para cooptar PF há 20 anos; processo não foi julgado

Após avanço no STF sobre reajuste, idosos podem ter derrota para planos de saúde na Câmara

SAÚDE

Após avanço no STF sobre reajuste, idosos podem ter derrota para planos de saúde na Câmara

Vítimas de nudes com IA sofrem em limbo digital enquanto sites lucram: “Me senti abusada”

PERIGO DA IA

Vítimas de nudes com IA sofrem em limbo digital enquanto sites lucram: “Me senti abusada”

Cidades mineiras se preparam para exploração de enorme jazida de terras raras

EXPLORAÇÃO

Cidades mineiras se preparam para exploração de enorme jazida de terras raras



Colunistas

Estudos para terceirização de obras nas escolas de Itajaí

Charge do Dia

Estudos para terceirização de obras nas escolas de Itajaí

Novo líder da oposição

JotaCê

Novo líder da oposição

Quando sua equipe perde a confiança, perde tudo

Mundo Corporativo

Quando sua equipe perde a confiança, perde tudo

Festas das boas

Casos e ocasos

Festas das boas

100 anos do "Palácio Marcos Konder"

Coluna Fato&Comentário

100 anos do "Palácio Marcos Konder"




Blogs

O porto de Itajaí é nosso

Blog do Magru

O porto de Itajaí é nosso

Tudo sobre o início do Mr. Olympia Brasil Expo 2025

A bordo do esporte

Tudo sobre o início do Mr. Olympia Brasil Expo 2025




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.