Por Flávio Perez - redacao@diarinho.com.br
A bordo do esporte
Publicado 04/07/2024 00:05
A 51ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval, programada para ser realizada de 20 a 27 de julho, no Yacht Club de Ilhabela (YCI), já cria expectativas em velejadores de todo o Brasil.
Entre eles, está o ídolo do esporte e detentor de duas medalhas olímpicas Lars Grael, que estará presente na competição em Ilhabela (SP).
Com mais de 100 veleiros de diversas classes esperados, incluindo ORC, BRA-RGS, C30, Clássicos e RGS Cruiser, a próxima edição da SIVI promete oferecer um evento de alto nível, tanto para participantes quanto para espectadores que lotarão o canal de São Sebastião.
Lars Grael, medalhista de bronze, conquistadas nos Jogos de Seul 1988 e Atlanta 1996, compartilhou sua empolgação para a 51ª edição e enfatizou a importância histórica e a atmosfera única da Semana de Vela de Ilhabela Daycoval.
"Não vejo a hora de presenciar o canal cheio de velas. Estou ávido para voltar e participar, não sei nem em que barco ainda, mas estarei lá. Ilhabela realmente é uma ilha belíssima, um dos principais cartões-postais da costa brasileira e um lugar muito bom para velejar ", disse o velejador.
"A Semana de Vela de Ilhabela se tornou a mais popular, a mais prestigiada e a mais concorrida. É um evento importante, que mexe com a economia de todo o município, impactando a rede hoteleira, bares, restaurantes, e é uma beleza ver aquele canal cheio de barcos e apaixonados pela vela", completou.
A 51ª SIVI Daycoval terá um toque especial com a homenagem a medalhistas olímpicos e velejadores brasileiros que deixaram sua marca nos Jogos Pan-Americanos. A vela brasileira soma 19 medalhas nos Jogos Olímpicos e é uma das mais vitoriosas do país.
Este gesto destaca a diversidade de talentos e a rica história da modalidade no Brasil, uma tradição que a SIVI tem orgulho de manter e promover.
''No campeonato, embora a categoria principal seja a vela de oceano, juntam-se velejadores que estão começando, alguns pagando por vaga para correr em um barco onde tem um comandante experiente, velejadores amadores de final de semana, mas tem também velejadores profissionais, com destaque internacional''.
''E na SIVI todos eles se encontram para velejar juntos. Isso já é uma tradição muito grande, o evento é a grande confraternização de velejadores de todo o país”, destacou Lars.
Sobre a Semana Internacional de Vela de Ilhabela
A Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval chega à sua 51ª edição, organizada pelo Yacht Club de Ilhabela (YCI). Este evento, o maior da modalidade na América do Sul, reúne os principais nomes do esporte no país, divididos em barcos de diferentes tamanhos e classes. Em média, mais de 120 veleiros de diversos estados e até estrangeiros participam das regatas no Litoral Norte de São Paulo.
Tradicionalmente realizada no mês de julho, a competição impacta positivamente o turismo de Ilhabela, gerando alta demanda na infraestrutura turística, incluindo hotéis, pousadas e restaurantes.
A Semana Internacional de Vela de Ilhabela se alinha com a agenda positiva dos principais campeonatos mundiais, buscando reduzir seu impacto ambiental a cada edição. Nos últimos anos, além de promover a conscientização ambiental com a redução do uso de papel e plástico, o evento também realizou ações voltadas para a limpeza e conservação dos oceanos. Ilhabela se tornou um ponto de passagem obrigatória para as baleias jubartes. O evento conta com a parceria histórica da Prefeitura de Ilhabela e da Marinha do Brasil.
Sobre o Banco Daycoval
O Banco Daycoval é uma Instituição financeira com 55 anos de experiência, especializado no segmento de créditos e serviços para empresas, com atuação relevante também no varejo, através de operações de crédito consignado, financiamento de veículos, câmbio turismo e investimentos.
Com sede em São Paulo (capital), o Banco possui 3.609 colaboradores distribuídos entre a matriz, 50 agências em todo País e mais de 250 pontos de atendimento.
Baixe o Aviso de Regata -- https://tinyurl.com/3uyrmxuu
Foto: Fred Hoffmann
Publicado 03/07/2024 11:29
Alterado 03/07/2024 11:34
A organização do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E anunciou nesta quarta-feira (3) que Ellie Norman será a nova Diretora de Marketing (CMO) da categoria a partir de 30 de setembro deste ano.
A profissional com experiência no Manchester United, Fórmula 1, Virgin Media e Honda entra no lugar de Henry Chilcott, que ficou na cadeira por quatro anos.
Ellie Norman junta-se à Fórmula E após dois anos como Diretora de Comunicações do Manchester United, onde foi responsável por relações com a mídia, assuntos públicos, desenvolvimento de marca, conteúdo criativo e engajamento de fãs da equipe de futebol.
Norman ingressou no clube de futebol vinda da Fórmula 1, onde passou cinco anos como Diretora de Marketing e Comunicações. Antes disso, ocupou cargos na Virgin Media e na Honda.
Em seu papel como Diretora de Marketing na Fórmula E, Ellie será responsável por um escopo recém-expandido, incorporando marca, marketing, relações públicas e comunicações corporativas, mídia digital e social, e engajamento de fãs.
"Tenho observado de perto o desenvolvimento da série desde o início, há 10 anos, e sempre fiquei impressionada com o objetivo único de crescer uma nova base de fãs centrada em corridas elétricas, ocorrendo em locais com inovação tecnológica e sustentabilidade no seu núcleo''.
''Com a recente expansão do apoio da Liberty Global, representando uma visão clara para o futuro da Fórmula E como o esporte a motor de crescimento mais rápido no planeta, quando Jeff Dodds me abordou sobre o cargo, sabia que era uma oportunidade que eu não poderia perder", contou Ellie Norman.
Henry Chilcott, que ocupou o cargo de CMO por quatro anos após ingressar em julho de 2020, está deixando a empresa. Durante esse período, Henry relançou com sucesso a marca, ajudou a redefinir o produto esportivo e liderou os esforços de marketing para entregar um crescimento de dois dígitos em métricas de marca e fãs ao longo das últimas quatro temporadas.
"Com a experiência de Ellie, tendo trabalhado com ela tanto na Virgin Media quanto na Honda, sei que sua abordagem dinâmica ao desenvolvimento de marca e engajamento de fãs a preparará para o sucesso na Fórmula E, e estou feliz em tê-la a bordo'', contou Jeff Dodds, CEO da Fórmula E.
"Ao mesmo tempo, quero expressar meus agradecimentos a Henry por um fantástico período de quatro anos. Henry liderou a marca da Fórmula E por um intenso período de crescimento do negócio. Seu trabalho excepcional permanecerá na Fórmula E por muitos anos''.
A Fórmula E está em sua décima temporada e terá seu grand finale neste mês no E-Prix de Londres, na Inglaterra, em uma rodada dupla. A próxima edição, a 11ª, abre em 7 de dezembro de 2024 no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo (SP).
A capital paulista já realizou duas provas na história da F-E, vencidas em 2023 pelo neozelandês Mitch Evans e em 2024 pelo britânico Sam Bird.
Sobre a Fórmula E e o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E:
Como o primeiro Campeonato Mundial totalmente elétrico da FIA e o único esporte certificado como carbono zero desde a sua criação, o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E traz corridas acirradas para o coração de algumas das cidades mais icônicas do mundo, proporcionando uma plataforma de elite do automobilismo para os principais fabricantes automotivos do mundo acelerarem a inovação de veículos elétricos.
A rede de equipes, fabricantes, parceiros, emissoras e cidades anfitriãs da Fórmula E é unida pela paixão pelo esporte e pela crença em seu potencial para acelerar o progresso humano sustentável e criar um futuro melhor para as pessoas e o planeta.
Publicado 02/07/2024 16:29
O maior festival infantil de Rugby do Brasil foi realizado neste domingo (30), no Sesi de Guarulhos (SP). Mais de 600 crianças de 6 a 14 anos participaram da festa da modalidade. Os jogos foram destinados às categorias M8, M10, M12 e M14.
Foi a primeira etapa do Festival Infantil Estadual, que terá seu encontro final em novembro. A etapa, realizada pela SPRugby - Federação Paulista, teve o patrocínio da Equipa Group e Dona Deola.
O objetivo do festival de Rugby foi aumentar a presença de jovens na modalidade, e o apoio dos 16 clubes presentes, de cidades como São Paulo, Taubaté, Ilhabela, Piracicaba, Pindamonhangaba, Indaiatuba, São José, Jacareí e Campinas, foi fundamental para o feito histórico.
''Estamos focados em fomentar o trabalho de rugby infantil dentro do estado e reconhecer as iniciativas que se dedicam ao esporte de base. Entendemos como federação que o investimento na categoria de base é o mais seguro e consistente se pensarmos em resultados esportivos diretos, ou na disseminação da cultura da modalidade'', explicou Fernando Portugal, coordenador técnico da SPRugby.
O Projeto Troféu Rugby Infantil do Estado de São Paulo faz parte de um plano de ação para a reestruturação da modalidade com crescimento sustentável no estado. A iniciativa é apoiada não só pela entidade, mas por clubes, árbitros, instituições e pais.
No Sesi Guarulhos, meninas e meninos jogaram juntos, apoiando uns aos outros até o final, bem como os pais torcendo nas dependências da instituição, mesmo com o frio de quase 10 graus do início de inverno na região metropolitana de São Paulo.
"É a hora da diversão real e tirar a prova! É a hora de colocar eles pra jogar e se divertir. Para um processo de captação e de retenção de crianças, para que eles se apaixonem cada vez mais pelo esporte, eles precisam do jogo! E o festival brinda isso, toda a atmosfera que tem. As competições não tiveram campeão, mas um caráter participativo", explicou Tutu Mota, do Jacareí Rugby.
O Novo Rugby Paulista mostrou que a federação acredita na base. Esta foi uma oportunidade única de agrupar toda a comunidade do Rugby Paulista no mesmo dia. "A gente está passando por um processo de desenvolvimento e crescimento das nossas categorias de base novamente, então estamos bem focados em desenvolver o M8, M10, M12, M14, que justamente é o foco desse festival", contou Gabriel Cacuro, coordenador das categorias de base do Pasteur Athletic Club.
"Isso ajuda no desenvolvimento cognitivo, ajuda no desenvolvimento físico e principalmente na disseminação dos valores do esporte. É ótimo fazer parte desse tipo de torneio de rugby infantil."
As iniciativas de fomento à modalidade ao longo do ano serão premiadas pela SPRugby. O clube com maior pontuação será o campeão de Rugby Infantil do Estado de São Paulo. O Troféu ficará em posse do clube ao longo do ano seguinte, com o nome gravado na base.
"O volume de crianças e equipes foi algo histórico! Esse dia ficará marcado pela importância do evento para o Rugby Paulista e brasileiro. De fato, foi o maior festival infantil do Brasil. E isso renova a esperança do Rugby", disse Marcelo Sansone, CEO da House of Rugby.
A disputa pelo Troféu Rugby Infantil ao longo da temporada contemplará todas as ações de rugby infantil dos clubes paulistas, divididas em três vertentes essenciais: Dias de Rugby, Festivais Regionais e Festival Estadual.
Sobre a Federação Paulista de Rugby
A SP Rugby - Federação Paulista de Rugby foi fundada em 2006 para representar todos os clubes e fomentar o rugby no Estado de São Paulo. Entre seus valores estão: fazer do rugby paulista o melhor, desempenhando um papel fundamental no crescimento e na promoção do esporte, ajudando a formar novos jogadores, treinadores, árbitros e administradores.
Filiada à Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), a Federação atua como uma associação sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento, divulgação e coordenação do rugby em suas diversas modalidades e categorias dentro do estado.
A entidade organiza seleções locais para a disputa de campeonatos nacionais, além de fortalecer as categorias de base da modalidade. A Federação Paulista de Rugby é responsável por organizar torneios, campeonatos e eventos relacionados ao rugby, tanto para equipes masculinas quanto femininas, em diferentes faixas etárias e níveis de habilidade.
Publicado 02/07/2024 12:01
O medalhista olímpico Thiago Pereira inaugurou na semana passada a segunda fase do projeto que leva seu nome em Volta Redonda (RJ). O evento, realizado no Parque Aquático Municipal, reuniu centenas de crianças e adolescentes de 7 a 17 anos que praticam natação semanalmente no local.
Os alunos receberam novos materiais do projeto Nadando com Thiago Pereira das mãos do próprio atleta, como toucas, óculos, uniformes e livros. Iniciado em agosto de 2022, o Nadando com Thiago Pereira atende 360 pessoas em 20 turmas e é 100% gratuito.
Thiago Pereira é uma inspiração para essa nova geração e acompanhou muitos jovens que aprendem a nadar na sua cidade natal. O evento contou com a presença de autoridades locais, pais, alunos, professores e Rose Vilela, mãe do nadador.
A CSN - Companhia Siderúrgica Nacional foi representada por André Isnard Leonardi (Gerente-Geral da Fundação), Fábio Silvestre (Gerente de Projetos) e Helder Oliveira (Gerente de Articulação).
"Volta Redonda foi sempre o início, onde tudo começou e, obviamente, a cada ano que passa a gente quer crescer o projeto cada vez mais aqui. E também aumentar o número de núcleos, quem sabe levando para outros estados como São Paulo e Santa Catarina, pra atender cada vez mais pessoas", disse Thiago Pereira.
"Saber ganhar, saber perder, saber respeitar o próximo, saber que os nossos sonhos demoram a 1% a cada dia e não é 100% num dia. Tudo isso a gente aprende com o esporte. Então, estou muito feliz de estar aqui junto com vocês e tenho certeza que vai ser um projeto ainda mais maravilhoso."
Um dos objetivos de Thiago é conscientizar a população sobre o afogamento, disseminando instrumentos que podem ajudar na sua prevenção, como a natação. Ele próprio é sobrevivente de um afogamento que sofreu aos 2 anos de idade. A natação tem o potencial de ajudar a reduzir o risco de afogamentos acidentais.
O projeto é patrocinado pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e Fundação CSN, Vulcabras e Grupo Nossa Senhora do Ó (Viação Urubupungá, Viação Santa Brígida e Viação Cidade de Caieiras), por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Também conta com apoio da Prefeitura de Volta Redonda e do Parque Aquático Municipal de Volta Redonda, onde as aulas são realizadas.
Volta Redonda abriga a principal unidade fabril da CSN, a Usina Presidente Vargas, e da CSN Cimentos. A Fundação CSN desenvolve diversos projetos sociais na região e em outras cidades do Brasil, como o Garoto Cidadão.
"A CSN, a Fundação CSN, a SMEL e a Prefeitura de Volta Redonda têm orgulho de dizer que trabalham de braços dados para fazer muitas coisas boas e importantes na cultura e no esporte. No ano passado, a CSN investiu mais de 15 milhões nas instituições e nos projetos aqui em Volta Redonda", disse André Leonardi, Gerente Geral da Fundação CSN
"Saber nadar é uma coisa tão importante, porque traz segurança para a gente e para a nossa família. Infelizmente, no Brasil, muitas crianças ainda sofrem afogamentos, e precisamos prevenir isso."
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 3339-2480.
Sobre o Instituto Thiago Pereira
O esporte é um professor silencioso que transmite valores importantes em momentos de descontração, facilitando a assimilação de princípios essenciais que são mais facilmente absorvidos na prática esportiva.
O Instituto Thiago Pereira tem como objetivo lutar para que o esporte seja de acesso universal, construindo uma sociedade mais saudável; promover os valores do esporte para que sejam disseminados e multiplicados, ajudando a formar os cidadãos do futuro; e trabalhar para que a natação seja uma ferramenta acessível para a prevenção de afogamentos.
Publicado 01/07/2024 18:38
Os organizadores do L'Étape Brasil by Tour de France confirmaram a realização da etapa no Rio de Janeiro (RJ) em 2025. A prova terá os mesmos percursos deste ano, de 102 km e 59 km, e será no dia 29 de junho. O Village será aberto ao público na Marina da Glória na sexta-feira, 27 de junho.
As inscrições estão abertas para a quinta edição do Tour de France na Cidade Maravilhosa. Neste domingo (30), mais de 2.200 atletas participaram da prova, que foi marcada por condições climáticas adversas devido à chuva e por um percurso técnico.
As ruas e avenidas da capital fluminense foram 100% fechadas para o percurso, que foi testado pela primeira vez. Os locais foram similares aos percorridos pelos atletas da Olimpíada Rio 2016.
Segundo Fábio Bodra, diretor operacional do L'Étape Brasil, o evento foi um sucesso novamente, com apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro e grande interesse dos esportistas locais. "Gosto do Rio de Janeiro, esse percurso novo foi um sucesso. Este domingo foi desafiador pela chuva, por ser um novo percurso e por ter uma extensão muito grande. O village estava sempre lotado. Acredito que o evento no Rio tem tudo para se tornar um dos maiores L'Étapes da franquia."
O Brasil sediou nas últimas duas temporadas três etapas do L'Étape du Tour, em Cunha (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Campos do Jordão (SP). A primeira edição foi realizada em 2015 no interior de São Paulo.
A edição carioca de 2024 contou com a presença do francês Mathieu Clanchin, diretor de projeto da A.S.O, Amaury Sport Organisation, que organiza os L'Étapes pelo mundo e o próprio Tour de France, considerado a maior prova de ciclismo do mundo.
A A.S.O. é um dos principais organizadores de eventos esportivos na França, como o Tour de France, Paris-Roubaix, Paris-Nice, Rally Paris-Dakar, Maratona de Paris e Aberto da França de Golfe.
"Eu gosto muito dessa cidade, é a cara do Brasil. Ter um evento aqui é muito importante para a série do L'Étape du Tour de France, estar em uma das cidades mais conhecidas e principais do mundo."
"A organização foi muito bem feita. E o que sentimos aqui é o que queremos sentir em todos os L'Étapes do Tour de France. Vejo vocês em Campos do Jordão em setembro para celebrar os 10 anos da licença", disse Mathieu Clanchin.
A próxima parada do Tour de France no Brasil será de 27 a 29 de setembro em Campos do Jordão (SP) com os percursos de 66 km e 107 km.
Os vencedores da edição 2024 do Rio de Janeiro foram Marina Boité e Daniel Filgueiras Mendes nos 102 km, e Claudia Couri e William Clementino nos 59 km. O Desafio Rei e Rainha da Montanha, premiando os melhores tempos de escalada, teve como vencedores Thales Fernando Areias Ribeiro e Ligia Rolim.
Resultados oficiais aqui:
Publicado 01/07/2024 17:03
A atriz e cineasta norte-americana Brie Larson esteve presente na 13ª rodada do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E durante o Hankook Portland E-Prix no último final de semana. Larson assistiu à corrida diretamente da garagem da equipe Nissan, acompanhando a sessão de qualificação. A atriz também deu uma volta no Nissan Leaf Nismo RC e acenou com a bandeira quadriculada para marcar o fim da corrida vencida por António Félix da Costa.
O ator americano Sung Kang, famoso por seu papel na série "Velozes e Furiosos", também compareceu ao evento. Kang assistiu à rodada dupla como espectador, após participar do E-Prix de Tóquio. No Portland International Raceway, ele se reuniu com o piloto brasileiro Lucas Di Grassi na garagem da ABT Cupra e reencontrou a influenciadora Emilia Hartford.
Jamie Chadwick, tricampeã da W Series e piloto da Andretti Global INDY NXT, também esteve presente nas corridas. Chadwick apoiou os pilotos da Andretti Global e dirigiu o carro de Fórmula E GEN3 pela primeira vez, atingindo velocidades superiores a 150 km/h. Ela expressou entusiasmo pela experiência e pela inovação da Fórmula E.
As jogadoras do Portland Thorns FC, Morgan Weaver e Olivia Moultrie, visitaram a garagem da Andretti e conheceram os pilotos. Os jogadores do Portland Timbers, James Pantemis e Evander da Silva Ferreira, também visitaram o paddock, sentaram no GEN3 e se encontraram com os pilotos Sacha Fenestraz e Sérgio Sette Camara das equipes Nissan e ERT de Fórmula E.
Sobre as corridas
António Félix da Costa (TAG Heuer Porsche) venceu ambas as corridas do E-Prix de Portland 2024, alcançando sua terceira vitória consecutiva. Com essas vitórias, o português Da Costa foi para o 4º lugar na classificação geral, acumulando 134 pontos em 14 rodadas.
Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing) lidera o Campeonato com 167 pontos, seguido por Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) em segundo com 155 pontos e Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) em terceiro.
Sobre a Fórmula E e o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E:
Como o primeiro Campeonato Mundial totalmente elétrico da FIA e o único esporte certificado como carbono zero desde a sua criação, o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E traz corridas acirradas para o coração de algumas das cidades mais icônicas do mundo, proporcionando uma plataforma de elite do automobilismo para os principais fabricantes automotivos do mundo acelerarem a inovação de veículos elétricos.
A rede de equipes, fabricantes, parceiros, emissoras e cidades anfitriãs da Fórmula E é unida pela paixão pelo esporte e pela crença em seu potencial para acelerar o progresso humano sustentável e criar um futuro melhor para as pessoas e o planeta.
Para consultas da mídia sobre a Fórmula E, entre em contato com media@fiaformulae.com
Sobre a ABB:
A ABB é uma líder em tecnologia em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. As soluções da empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar como as coisas são fabricadas, movimentadas, alimentadas e operadas.
Com mais de 140 anos de excelência, os mais de 105.000 funcionários da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial. www.abb.com
Publicado 30/06/2024 20:40
O piloto António Félix da Costa (TAG Heuer Porsche) teve seu melhor fim de semana na história do Campeonato Mundial da ABB FIA Fórmula E. O português ganhou as duas corridas do fim de semana no Portland International Raceway, nos Estados Unidos.
Misturando boa estratégia e sorte, Da Costa não apenas levou os troféus para Lisboa, mas também se credenciou para a briga pelo título da décima temporada dos carros elétricos. A próxima rodada dupla em Londres, na Inglaterra, definirá o campeão da temporada. As corridas serão no centro de exposições ExCeL London.
António Félix da Costa (TAG Heuer Porsche) assumiu a quarta colocação com 122 pontos e uma marca de três vitórias nas últimas quatro etapas da Fórmula E, já fazendo sombra para os neozelandeses Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing) e Mitch Evans (Jaguar TCS Racing), com 167 e 155 pontos, respectivamente. O alemão Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) é o terceiro com 155 pontos também.
"Estou muito feliz com os resultados. Nem sei o que pensar nesse momento, sabemos que tudo é temporário, as fases boas e as fases ruins. Poderia estar ainda mais longe na tabela se não tivesse perdido uma vitória na rodada dupla de Misano, na Itália", disse Da Costa.
''Nunca, depois de tudo o que passei este ano, considerarei qualquer vitória ou qualquer pódio garantido. O objetivo inicial era tentar pegar a Jaguar no campeonato por equipes. Agora é reta final''.
O pódio da segunda corrida do Hankook Portland E-Prix 2024 teve novamente o holandês Robin Frijns (Envision Racing) na segunda colocação, com direito à volta mais rápida, e Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) em terceiro. O Julius Baer Pole Position foi o francês Jean-Éric Vergne (DS Penske).
Os brasileiros não pontuaram nos EUA. O mineiro Sérgio Sette Câmara (ERT Fórmula E Team) foi o 14º, o paulista Caio Collet (Nissan) o 16º e o paulista Lucas di Grassi (ABT Cupra) o 17º após ser punido pela FIA.
Matemática para o título
O resultado nos EUA leva para a etapa final um campeonato aberto com sete pilotos com chances de título. A Fórmula E oferece, por E-Prix, um máximo de 29 pontos para o piloto vencedor: 25 pela vitória, 3 pela Julius Baer Pole Position e 1 pela Volta Rápida.
Traduzindo em números, até o atual campeão Jake Dennis (Andretti Fórmula E Team), que tem 122 pontos, pode conquistar o bicampeonato se vencer as duas corridas restantes.
O neozelandês Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing) entrou em Portland com a possibilidade de ser campeão antecipado, mas saiu zerado. No sábado (29), o piloto tinha a vitória nas mãos, mas acabou rodando e caindo para as últimas posições, permanecendo com 167 pontos.
Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) também teve um desempenho ruim na primeira prova, mas se recuperou na tabela, subindo para o segundo lugar.
Outro campeonato em aberto é o dos construtores da Fórmula E. A Jaguar TCS Racing segue na liderança, mas viu a diferença para a TAG Heuer Porsche diminuir.
Classificação do Mundial de Pilotos (completo aqui)
1º - Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing) – 167 pontos
2º - Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) - 155 pontos
3º - Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) - 155 pontos
4º - António Felix Da Costa (TAG Heuer Porsche) - 134 pontos
5º - Oliver Rowland (Nissan) - 131 pontos
19º - Sérgio Sette Câmara (ERT Fórmula E) - 11 pontos
24º - Lucas di Grassi (ABT Cupra) - 2 pontos
---
Classificação do Mundial de Equipes (completo aqui)
1º - Jaguar TCS Racing – 322 pontos
2º - TAG Heuer Porsche – 289 pontos
3º - DS Penske – 184 pontos
4º - Andretti – 168 pontos
5º - Nissan – 157 pontos
9º - ABT CUPRA - 38 pontos
11º - ERT FORMULA E TEAM - 23 pontos
Sobre a Fórmula E e o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E:
Como o primeiro Campeonato Mundial totalmente elétrico da FIA e o único esporte certificado como carbono zero desde a sua criação, o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E traz corridas acirradas para o coração de algumas das cidades mais icônicas do mundo, proporcionando uma plataforma de elite do automobilismo para os principais fabricantes automotivos do mundo acelerarem a inovação de veículos elétricos.
A rede de equipes, fabricantes, parceiros, emissoras e cidades anfitriãs da Fórmula E é unida pela paixão pelo esporte e pela crença em seu potencial para acelerar o progresso humano sustentável e criar um futuro melhor para as pessoas e o planeta.
Para consultas da mídia sobre a Fórmula E, entre em contato com media@fiaformulae.com
Sobre a ABB:
A ABB é uma líder em tecnologia em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. As soluções da empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar como as coisas são fabricadas, movimentadas, alimentadas e operadas.
Com mais de 140 anos de excelência, os mais de 105.000 funcionários da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial. www.abb.com
Publicado 29/06/2024 20:14
O piloto português Antônio Félix da Costa venceu mais uma corrida na décima temporada do Campeonato Mundial da ABB FIA Fórmula E.
Desta vez, foi na primeira etapa de Portland, nos Estados Unidos, realizada neste sábado (29), no Portland International Raceway. O holandês Robin Frijns (Envision Racing) ficou na segunda colocação, e o francês Jean-Éric Vergne, (DS Penske), completou o pódio em terceiro lugar.
Esta foi a terceira vitória de Félix da Costa na temporada. Anteriormente, o campeão da sexta temporada da F-E venceu o segundo E-Prix de Berlim e a segunda corrida de Xangai. Em Misano, na Itália, o português cruzou em primeiro, ouviu o hino, mas foi punido.
Na disputa deste sábado (29), o neozelandês Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing) estava liderando e abrindo vantagem no topo da tabela, mas girou e saiu da pista na última volta, deixando Félix da Costa em primeiro lugar. Se tivesse levado os 25 pontos colocaria praticamente a mão na taça.
"Sei como é perder uma vitória vencendo na pista. Hoje foi com o Evans, que tinha uma punição. O Cassidy errou e aceito a vitória. Esses pontos foram fundamentais para Porsche e o objetivo é alcançar no Mundial por equipes. Com certeza posso vencer amanhã novamente, porém os outros 21 pilotos também", brincou Antônio Félix da Costa após a corrida.
''Já venci três vezes e é mais do que quando fui campeão. Encontrei ritmo na qualificação e na corrida. Estávamos sob pressão. As corridas ficam super complicadas lá no final (Cassidy) cometeu um erro e tivemos um pouco de sorte''.
O neozelandês Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) foi o pole position da corrida e estaria entre os primeiro, provavelmente ganharia também, mas foi punido pela FIA e o fim de semana das Jaguar foi para esquecer.
O Hankook Portland E-Prix contou com três brasileiros no grid: Lucas di Grassi (ABT Cupra) ficou em 11º; Sérgio Sette Câmara (ERT Team) terminou em 14º e Caio Collet (Nissan), que substituiu o britânico Oliver Rowland devido a uma doença, ficou na 18ª colocação.
A pista do Portland International Raceway tem 3,190 km. Neste domingo (30), os pilotos voltam à ação para a segunda etapa do Hankook Portland E-Prix 2024. As provas terão transmissão da BandSports e do Grande Prêmio, a partir das 18h (horário de Brasília).
Publicado 29/06/2024 19:46
O piloto de corrida canadense Robert Wickens fez história no Hankook Portland E-Prix de 2024, conduzindo um carro GEN3 da Fórmula E por algumas voltas de teste no Portland International Raceway.
Para Wickens, um piloto de 35 anos de Ontário, Canadá, essas voltas representaram mais do que apenas um teste; foram um retorno triunfante após o acidente de 2018 que o deixou paralítico.
As voltas no carro GEN3 não foram apenas uma demonstração única, mas também uma sessão de avaliação para que Robert considerasse um retorno em tempo integral às corridas de monopostos no futuro.
"Foi uma oportunidade incrível pilotar o carro GEN3 ontem. A Fórmula E é uma série que venho acompanhando de perto há algum tempo, mas nunca soube como poderia me integrar à série. Um grande obrigado à Fórmula E e à SPARK pela engenhosidade e por desenvolverem um sistema de controle manual para que eu pudesse pilotar o carro em Portland", disse Robert Wickens.
Wickens teve sua primeira experiência ao volante de um carro da Fórmula E - a mais recente geração de carros de corrida elétricos - antes do Hankook Portland E-Prix de 2024. Ele completou onze voltas, demonstrando o potencial de inclusão e inovação tecnológica do Campeonato Mundial ABB FIA Formula E.
O GEN3 é o carro de corrida elétrico mais rápido, mais leve e mais sustentável do mundo, modificado especificamente pelo parceiro de fabricação SPARK para que Wickens pudesse conduzi-lo por meio de controles manuais. Este carro é o mais eficiente do planeta, com quase 50% de sua energia de funcionamento vindo da regeneração no trem de força traseiro e um novo trem de força dianteiro, alcançando até 600kW de regeneração total de energia.
Comparado ao seu antecessor, o carro GEN3 é 75% mais potente, possui uma velocidade máxima 95 km/h maior e uma capacidade de regeneração de energia seis vezes maior.
"É um privilégio oferecer a um piloto do calibre de Robert a chance de pilotar nosso carro GEN3 da Fórmula E. Ao longo de sua carreira, Robert provou sua velocidade e talento, e desde seu acidente, sua determinação e dedicação para retornar ao esporte têm sido nada menos que inspiradoras", comentou Jeff Dodds, CEO da Fórmula E.
SOBRE ROBERT WICKENS
A trajetória de Wickens no automobilismo começou no kart, ainda na infância. Em 2009, ele venceu duas corridas no campeonato FIA Formula 2, terminando em segundo lugar geral. Sua carreira continuou ascendendo, culminando com o campeonato da Formula Renault 3.5 em 2011, onde competiu ao lado de Jean-Éric Vergne. Sua habilidade na pista lhe rendeu um papel como piloto reserva na Virgin Racing da Fórmula 1.
Em 2018, Wickens ingressou na série americana IndyCar e foi nomeado Novato do Ano na Indy 500. No entanto, sua promissora carreira foi abruptamente interrompida por um grave acidente em Pocono, que o deixou paralítico da cintura para baixo. Apesar dos desafios, a determinação de Wickens nunca se abalou.
Após quase quatro anos de recuperação, ele voltou às corridas, testando um Hyundai especificamente modificado com controles manuais no circuito de Mid-Ohio - 989 dias após o acidente.
Sobre a Fórmula E e o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E:
Como o primeiro Campeonato Mundial totalmente elétrico da FIA e o único esporte certificado como carbono zero desde a sua criação, o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E traz corridas acirradas para o coração de algumas das cidades mais icônicas do mundo, proporcionando uma plataforma de elite do automobilismo para os principais fabricantes automotivos do mundo acelerarem a inovação de veículos elétricos.
A rede de equipes, fabricantes, parceiros, emissoras e cidades anfitriãs da Fórmula E é unida pela paixão pelo esporte e pela crença em seu potencial para acelerar o progresso humano sustentável e criar um futuro melhor para as pessoas e o planeta.
Para consultas da mídia sobre a Fórmula E, entre em contato com media@fiaformulae.com
Sobre a ABB:
A ABB é uma líder em tecnologia em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. As soluções da empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar como as coisas são fabricadas, movimentadas, alimentadas e operadas.
Com mais de 140 anos de excelência, os mais de 105.000 funcionários da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial. www.abb.com
Publicado 29/06/2024 17:53
O Yacht Club Santo Amaro (YCSA) está com inscrições abertas para a temporada de julho de 2024 do Acampamento Náutico de Férias. Com duas edições programadas, o evento ocorrerá de 9 a 12 de julho e de 23 a 26 de julho, nas dependências do clube, localizado na Rua Edson Régis, 481, Jardim Guarapiranga, em São Paulo (SP).
Destinado a crianças de 6 a 15 anos, o acampamento oferece uma experiência única com foco em atividades náuticas e ao ar livre. As crianças terão a oportunidade de aprender sobre vela, participar de passeios na represa e desfrutar de uma série de atividades divertidas e educativas.
As atividades dependem do clima, mas sempre procuram maximizar o contato com a natureza, com ênfase em água e vento. Entre as atrações estão:
Velejar em grupo
Passeios na represa
Montagem de barcos e reconhecimento de peças
Atividades na piscina
Apresentação da história da Guarapiranga
Banana-boat e boia maluca
Gincana em quadra e caça ao tesouro náutico
Oficinas de barcos reciclados
Boliche alemão
Atividades temáticas e circuitos variados
Pernoite
Para crianças a partir de 8 anos, há a opção de pernoite nos alojamentos do clube, que possuem camas ou beliches e são divididos por sexo e faixa etária. As vagas para pernoite são limitadas, por isso, é importante garantir a inscrição com antecedência.
''O acampamento visa introduzir as crianças ao mundo náutico de forma divertida e segura, sem a necessidade de conhecimento prévio sobre vela. A programação é projetada para o desenvolvimento socio-emocional, através de atividades lúdicas e de convívio social. As crianças aprenderão noções básicas de navegação, participarão de gincanas e desenvolverão habilidades de trabalho em equipe, enquanto formam novos laços de amizade'', disse Rodrigo Fontana, coordenador da Escola de Vela Robert Scheidt.
Os interessados em inscrever seus filhos no Acampamento Náutico de Férias do YCSA podem acessar mais informações e realizar a inscrição diretamente no site do clube ou entrar em contato com a secretaria do YCSA.
Sobre o YCSA
Localizado às margens da Represa Guarapiranga, na cidade de São Paulo (SP), o Yacht Club Santo Amaro (YCSA) é um verdadeiro oásis verde, proporcionando um cenário natural perfeito para a prática do iatismo. Com uma história que remonta a 1930, o YCSA tem sido o lar de muitos campeões mundiais, combinando uma rica tradição com instalações modernas e barcos de última geração.
Fazer parte deste clube é entrar para uma comunidade que tem deixado sua marca na vida de cada associado ao longo dos anos. Com uma estrutura náutica de excelência, o clube dispõe de hangares modernos para acomodação de embarcações à vela e a motor, uma escola de vela com frota própria, uma rampa de acesso à represa com 25 metros de largura e baixa inclinação, um deck e píer com uma vista deslumbrante da represa, além de tratores, guindastes e uma equipe de marinheiros experientes para o transporte e apoio das embarcações.
Com seus 24 mil metros quadrados de área verde, o YCSA é reconhecido tanto nacional quanto internacionalmente por sua infraestrutura náutica de ponta, proporcionando as melhores condições para iniciantes e praticantes experientes da vela. Além de seus talentosos atletas, o clube também é famoso por sediar eventos de vela de renome tanto no cenário nacional quanto no internacional.
Publicado 29/06/2024 16:02
A quarta edição do L'Étape Brasil by Tour de France no Rio de Janeiro (RJ) será disputada neste domingo (30) nas ruas e avenidas da Cidade Maravilhosa. Mais de 2 mil ciclistas estão inscritos para os percursos de 102 km e 59 km. A largada será às 6h na Marina da Glória, local que recebe o Village.
A prova, considerada a maior de ciclismo de estrada da América Latina, passa por cartões-postais da cidade como a Vista Chinesa, Copacabana, Ipanema e Aterro do Flamengo, com o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar ao fundo.
A previsão para o domingo é de frio para os padrões cariocas, com 17 graus no início da manhã, e pancadas de chuva. A umidade do ar estará em 84%, com ventos chegando a 14 km/h. As condições climáticas influenciam a característica da prova em comparação com os anos anteriores.
''Para garantir segurança, nós, como organização do L'Étape Rio e a Prefeitura do Rio de Janeiro, vamos alterar o trânsito, indo desde a Marina da Glória/Aterro do Flamengo até o Leblon. Queremos impactar menos a cidade''.
''Todas as ruas por onde passam as bicicletas serão 100% fechadas, envolvendo uma operação de megaevento. Nosso objetivo é entregar a melhor experiência ao ciclista e colocar o Rio no cenário de grandes provas mundiais da modalidade'', contou Bruno Prada, organizador da prova.
Os atletas no Village na Marina da Glória comentaram os desafios do L'Étape Rio. Representantes de todos os estados da federação estão por aqui. O assunto mais debatido foi a previsão do tempo e as vantagens de pedalar com clima mais fresco no Rio de Janeiro, semelhante em parte aos das outras versões em Cunha (SP) e Campos do Jordão (SP), que têm clima de montanha.
''Em uma prova com chuva, o ciclista vai ter que antecipar ainda mais as coisas. Com sol e piso seco, você consegue frear mais em cima, o pneu vai deslizar menos e os movimentos do pelotão ficam mais claros. Com chuva, é difícil prever, né?''
''Você precisa antecipar ainda mais o movimento se alguém fizer um movimento brusco. É um esporte que você precisa antecipar muito as coisas para evitar acidentes'', disse Nicolas Pereira Garcia, ciclista amador da Laguens e velejador do Yacht Club Santo Amaro (YCSA).
Ícone do ciclismo brasileiro, Henrique Avancini prestigiou o evento e foi tietado por fãs presentes no local. O ex-atleta elogiou a prova, que, segundo ele, está consolidada no cenário brasileiro.
''Hoje a gente vê em todas as etapas a participação de ciclistas de todo o Brasil. Eu acho que isso é muito legal, esse ambiente de competição e fomento à modalidade. Então, ter um evento como o Tour de France aqui no Brasil é uma grande oportunidade para o esporte, para ciclistas e toda a comunidade.''
''Trazer esses eventos para grandes centros como o Rio de Janeiro sempre tem um peso diferente. Além disso, o Rio é uma cidade muito única em alguns aspectos, que permite receber esse tipo de evento e oferece variações de percursos interessantes para o ciclismo de estrada.''
''E acaba sendo uma vitrine muito importante, com um ótimo evento, bem organizado, em uma cidade com muita gente que já tem proximidade com um estilo de vida ativo. Então, isso pode ser um estímulo para trazer mais pessoas para o nosso universo.''
Em 2021, o argentino Francisco Chamorro, ex-atleta profissional, ficou em primeiro lugar. Já a paulista Laís Saes ganhou no feminino. Em 2022, o percurso longo teve 102 km e os vencedores foram Vinicius Moretti e Fernanda Martello.
Na edição passada, em 2023, os paulistas Juliana Cipriano e Raphael Serpa venceram no percurso longo, que teve 110 km. Eles finalizaram com os tempos de 3h17min09s391 e 2h55min26s547, respectivamente.
Saiba mais sobre as interdições
Publicado 28/06/2024 18:53
O brasileiro Caio Collet vai disputar o Hankook Portland E-Prix do Campeonato Mundial ABB FIA Formula E neste sábado (29) no cockpit da Nissan. Será a estreia do piloto de 22 anos na categoria dos carros elétricos.
Devido a uma doença do britânico Oliver Rowland, Caio Collet foi chamado às pressas para substituir o companheiro na montadora japonesa. O piloto tem experiência no GEN3, participando de várias sessões de teste em Misano e Berlim.
A pista do Portland International Raceway tem de 3,190 km, prometendo ação em alta velocidade e oportunidades de ultrapassagem.
"Em primeiro lugar, desejo a recuperação ao Oliver Rowland. Não é desta maneira que eu esperava ter a oportunidade de fazer meu primeiro ePrix, mas como piloto reserva tenho que estar preparado para chamados de última hora como este''.
''Já acompanhei corrida da Fórmula E no box da equipe e tive quilometragem nos testes. Agradeço à confiança da Nissan no meu trabalho até aqui e estou pronto para estrear e ajudar o time dando o meu melhor", disse Caio Collet, que corre também na Indy NXT.
As rodadas 13 e 14 do Hankook Portland E-Prix 2024 começam às 14h horário local, no sábado, 29 de junho e domingo, 30 de junho, e terão transmissão da BandSports e Grande Prêmio.
Em 2023, mais de 20.000 fãs testemunharam mais de 400 ultrapassagens e inúmeras mudanças de liderança.
Além de toda a ação na pista, os fãs da Fórmula E podem se preparar para a Allianz Fan Village. O fim de semana promete apresentações ao vivo, incluindo Jxdn – Jaden Hossler – no sábado (29).
Classificação do Mundial de Pilotos (completo aqui)
1º - Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing) – 167 pontos
2º - Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) - 142 pontos
3º - Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) - 132 pontos
4º - Oliver Rowland (Nissan) - 131 pontos
5º - Jake Dennis (Andretti) - 113 pontos
18º - Sérgio Sette Câmara (ERT Fórmula E) - 11 pontos
24º - Lucas di Grassi (ABT Cupra)- 2 pontos
Sobre a Fórmula E e o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E:
Como o primeiro Campeonato Mundial totalmente elétrico da FIA e o único esporte certificado como carbono zero desde a sua criação, o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E traz corridas acirradas para o coração de algumas das cidades mais icônicas do mundo, proporcionando uma plataforma de elite do automobilismo para os principais fabricantes automotivos do mundo acelerarem a inovação de veículos elétricos.
A rede de equipes, fabricantes, parceiros, emissoras e cidades anfitriãs da Fórmula E é unida pela paixão pelo esporte e pela crença em seu potencial para acelerar o progresso humano sustentável e criar um futuro melhor para as pessoas e o planeta.
Para consultas da mídia sobre a Fórmula E, entre em contato com media@fiaformulae.com
Sobre a ABB:
A ABB é uma líder em tecnologia em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. As soluções da empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar como as coisas são fabricadas, movimentadas, alimentadas e operadas.
Com mais de 140 anos de excelência, os mais de 105.000 funcionários da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial. www.abb.com
Publicado 28/06/2024 18:38
Depois de três edições de sucesso no Rio de Janeiro, o L'Étape Rio by Tour de France volta a ser realizado na cidade neste domingo (30), às 6h, na Marina da Glória. As interdições começam na noite de sábado (29) e se estendem até a tarde do dia seguinte para a montagem, realização e finalização da prova.
O percurso de 102 km terá 980 metros de altimetria acumulada, enquanto o percurso de 59 km terá 720 metros de altimetria acumulada. A organização do L'Étape Rio by Tour de France e a Prefeitura do Rio de Janeiro vão alterar o trânsito da Zona Sul da cidade, indo desde a Marina da Glória/Aterro do Flamengo até o Leblon.
Os ciclistas encontrarão as ruas 100% fechadas, dedicadas única e exclusivamente para a disputa do L'Étape Rio by Tour de France. A prova repete alguns trechos do ciclismo de estrada dos Jogos Olímpicos Rio 2016, como o Aterro do Flamengo, Vista Chinesa e as praias de Copacabana e Ipanema.
O percurso do L'Étape Rio de Janeiro passará por um visual ainda mais encantador. Tanto o percurso curto quanto o longo terão chegada na própria Marina da Glória. O evento contará com a presença de ciclistas anônimos e famosos, como o ex-jogador de vôlei Nalbert e o jornalista da ESPN Brasil, Bruno Vicari.
"O novo percurso do RJ tem a subida da Vista Chinesa, passando pela Mesa do Imperador. É uma das subidas mais famosas da cidade, tanto por ser um ponto turístico, mas também por permitir pedalar em uma estrada de altíssima qualidade dentro de um parque nacional encravado na cidade do Rio de Janeiro''.
''Agora, o percurso ficou ainda mais dinâmico. Todos os atletas sobem e descem a outra face da montanha, chegando na Praia de São Conrado. Essa dinâmica melhorou ainda mais a prova, fazendo com que mais ciclistas se interessem por ela," analisou Fernando Cheles, do L'Étape Brasil by Tour de France.
Interdições
As seguintes vias serão interditadas:
**Sábado (29/06), das 23h até domingo (30/06), às 18h – término da área de lazer**
- Avenida Delfim Moreira, pista junto à orla;
- Avenida Vieira Souto, pista junto à orla.
**Domingo (30/06), da 0h às 18h – término da área de lazer**
- Avenida Infante Dom Henrique, no trecho correspondente à Área de Lazer do Aterro do Flamengo.
**Domingo (30/06), da 0h às 12h**
- Avenida Repórter Nestor Moreira;
- Avenida das Nações Unidas (Enseada de Botafogo).
**Domingo (30/06), da 1h às 10h**
- Rua Joaquim Nabuco, entre a Av. Atlântica e a Av. Nossa Senhora de Copacabana;
- Rua Francisco Otaviano.
**Domingo (30/06), da 1h às 11h**
- Avenida Princesa Isabel, meia pista no sentido Copacabana;
- Túnel Engenheiro Marques Porto (Túnel Novo – sentido Copacabana), em duas faixas de rolamento no lado esquerdo;
- Avenida Lauro Sodré, pista sentido Copacabana, duas faixas de rolamento no lado esquerdo;
- Túnel do Pasmado.
**Domingo (30/06), da 1h às 12h**
- Av. Atlântica, sentido Ipanema (pista junto às edificações, entre a Av. Princesa Isabel e a Rua Joaquim Nabuco, além dos seus acessos;
- Entroncamentos de acessos do Viaduto do Gasômetro para a Avenida Rodrigues Alves;
- Avenida Rodrigues Alves, ambos os sentidos, entre o Túnel Prefeito Marcello Alencar e o acesso a Via B4, na altura da Rodoviária do Rio;
- Túnel Prefeito Marcello Alencar, ambos os sentidos;
- Av. Alfred Agache, em ambos os sentidos;
- Av. General Justo, em 2 faixas junto ao canteiro central, em ambos os sentidos.
**Domingo (30/06), da 1h às 18h – término da área de lazer**
- Av. Atlântica, sentido Leme (pista junto à praia, entre a Av. Princesa Isabel e a Rua Francisco Otaviano).
**Domingo (30/06), das 2h às 9h**
- Av. Visconde de Albuquerque, pista sentido praia do Leblon;
- Av. Padre Leonel Franca, no retorno sob acesso ao Túnel Acústico Rafael Mascarenhas (acesso ao terminal de ônibus da PUC);
- Av. Padre Leonel Franca, uma faixa de rolamento do lado direito, sentido Lagoa;
- Rua Vice-Governador Rubens Berardo;
- Rua Marquês de São Vicente;
- Rua Jardim Botânico, em ambos os sentidos, entre a Praça Santos Dumont e a Rua Pacheco Leão;
- Rua Pacheco Leão.
**Domingo (30/06), das 3h às 11h30**
- Av. Niemeyer;
- Av. Prefeito Mendes de Morais;
- Rua Princesa Diana de Gales;
- Rua Jose Tijurs.
**Domingo (30/06), das 4h às 9h**
- Estrada Dona Castorina;
- Estrada da Vista Chinesa.
**Domingo (30/06), das 4h às 9h30**
- Autoestrada Engº Fernando Mac Dowell, em uma faixa à direita no sentido Barra, entre a Estrada das Canoas e o Elevado Itamar Franco;
- Elevado Presidente Itamar Franco (tabuleiro novo);
- Elevado das Bandeiras (tabuleiro inferior);
- Retorno da Av. Ministro Ivan Lins sob a Ponte da Joatinga.
**Domingo (30/06), das 4h às 10h30**
- Ponte da Joatinga;
- Autoestrada Engº Fernando Mac Dowell, em uma faixa à direita no sentido Gávea, entre o Elevado das Bandeiras (tabuleiro inferior) e a Rua Princesa Diana de Gales.
**Inversão do regime de mão de direção**
**Domingo (30/06), da 1h às 10h**
- Rua Joaquim Nabuco, entre a Rua Raul Pompéia e a Avenida Nossa Senhora de Copacabana.
**Regime de mão-dupla de direção**
**Domingo (30/06), das 2h às 9h**
- Rua Igarapava;
- Rua Aperana.
**Sentido único de direção**
**Domingo (30/06), das 3h às 11h30**
- Av. Niemeyer, que funcionará no sentido Leblon para São Conrado.
**Domingo (30/06), das 4h às 10h**
- Estrada das Canoas, entre a Rua General Danton Teixeira e a Rua Coronel Ribeiro Gomes, que funcionará no sentido Alto da Boa Vista para São Conrado.
Acesso ao Leme e Urca a partir de Copacabana
Para minimizar os impactos da intervenção e viabilizar o acesso ao Leme e à Urca, uma faixa reversível será montada entre Copacabana e Botafogo. Os veículos deverão percorrer a seguinte rota no dia 30/06 (domingo), das 5h às 11h:
**Leme:** Avenida Princesa Isabel (em regime de pista reversível); Túnel Engenheiro Coelho Cintra (em regime de pista reversível); Avenida Lauro Sodré (em regime de pista reversível); à esquerda na alça de acesso à Rua General Severiano, junto à Praça Engenheiro Bernardo Saião (Morro do Pasmado), Rua General Severiano; à direita na Praça Ozanan; à direita na Avenida Venceslau Brás (em regime de pista reversível); Avenida Lauro Sodré (em regime de pista reversível); Túnel Engenheiro Marques Porto (em regime de pista reversível); Avenida Princesa Isabel (em regime de pista reversível); à esquerda na Avenida Nossa Senhora de Copacabana.
**Urca:** Avenida Princesa Isabel (em regime de pista reversível); Túnel Engenheiro Coelho Cintra (em regime de pista reversível); Avenida Lauro Sodré (em regime de pista reversível); à esquerda na alça de acesso à Rua General Severiano, junto à Praça Engenheiro Bernardo Saião (Morro do Pasmado), Rua General Severiano; à direita na Praça Ozanan; à esquerda na Avenida Venceslau Brás; à direita na Avenida Pasteur.
Proibição de estacionamento
Além das proibições já regulamentadas, será proibido o estacionamento nas seguintes vias:
**Sábado (29/06) a partir das 6h até domingo (30/06) às 14h**
- Avenida Nossa Senhora de Copacabana, lado esquerdo, entre a Rua Francisco Otaviano e a Avenida Princesa Isabel.
**Sábado (29/06) a partir das 18h até domingo (30/06) às 14h**
- Rua Joaquim Nabuco, entre a Avenida Atlântica e a Rua Raul Pompéia;
- Rua Francisco Otaviano;
- Rua Ministro Viveiros de Castro, entre a Av. Princesa Isabel
Sobre o L'Étape Brasil
O L'Étape Brasil by Tour de France é uma das provas mais importantes do ciclismo amador do país. Em 2024, completa dez anos no país e terá três etapas: em Cunha, em abril, no Rio de Janeiro em junho, e em Campos do Jordão, em setembro.
O evento possui 30 etapas espalhadas pelo mundo. Entre os países que recebem as etapas amadoras estão México, Canadá, Colômbia, República Tcheca, Dinamarca, França, Equador, Grécia, Brasil, Indonésia, Bolívia, Estados Unidos, Espanha, Romênia, Eslovênia, Eslováquia, Suíça, Portugal, Holanda, Bulgária, Chipre, Malásia e Tailândia.
O Tour de France é a mais tradicional prova do ciclismo de estrada mundial, assim como o maior evento esportivo anual do mundo. Criado em 1903, o Tour de France reúne a nata do ciclismo: somente os melhores do mundo podem percorrer os 3.600 km da competição. É um evento de 22 dias (sendo apenas 2 dias de descanso para os atletas) que acontece sempre ao longo do mês de julho.
Sobre o Tour de France
O Tour de France é a mais tradicional prova do ciclismo de estrada mundial, assim como o maior evento esportivo anual do mundo. Criado em 1903, o Tour de France reúne a nata do ciclismo: somente os melhores do mundo podem percorrer os 3.600 km da competição. É um evento de 22 dias (sendo apenas 2 dias de descanso para os atletas) que acontece sempre ao longo mês de julho.
O Tour é composto por 20 etapas de trajetos diferentes, que passam pela França e por países vizinhos. Por toda a sua grandiosidade, o Tour de France tornou-se um objeto de desejo de muitos atletas e espectadores. A cada ano a competição leva mais de 12 milhões de pessoas às ruas para torcer e animar os atletas ao longo das estradas.
Publicado 28/06/2024 18:35
Nesta quinta-feira (27), foi realizado na capital paulista um fórum sobre a importância de São Paulo (SP) como a cidade do automobilismo. Atualmente, o município é o único do mundo a receber os três campeonatos mundiais chancelados pela Federação Internacional de Automobilismo, a FIA. Em terras paulistanas, serão disputadas a Fórmula E, a Fórmula 1 e o World Endurance Championship, o WEC.
Vale lembrar que a corrida de abertura da temporada 11 da F-E será realizada em 7 de dezembro, no Sambódromo do Anhembi. Neste ano, no mês de março, o britânico Sam Bird (NEOM McLaren) foi o vencedor.
Estiveram presentes no Fórum Bandsports - São Paulo: capital do automobilismo autoridades locais, como o prefeito Ricardo Nunes, jornalistas especializados e personalidades envolvidas com os campeonatos citados acima. Representando a Fórmula E, Guilherme Birello, head de operações do E-Prix local, participou do primeiro painel de discussões da noite.
Neste espaço, Guilherme Birello comentou sobre a importância da F-E e os impactos da categoria em termos de tecnologia e mobilidade urbana.
''Hoje a Fórmula E é um termômetro quando o assunto é mobilidade elétrica. O que há de tecnológico no mundo no que se diz respeito a eletrificação é a Fórmula E. Quando falamos de Fórmula E, estamos falando do futuro dos carros. Tecnologia que vai das pistas para a rua''.
A Fórmula E desembarcou em São Paulo (SP) pela primeira vez em 2023, com o sucesso do evento e a aceitação do público. Após dois anos, o E-Prix de São Paulo tornou-se uma das principais etapas do calendário.
A categoria Fórmula E chegou ao Brasil trazendo um padrão de eventos que até então não era tão popular no país. A F-E preza por um espetáculo dentro e fora das pistas. Além da emoção das disputas ao longo da corrida, o E-Prix também traz uma área de lazer para o público se entreter no intervalo entre as sessões.
''É um campeonato jovem, e como jovem, é um campeonato que conversa muito com a atualidade. É um evento que cativa e seduz muito fácil, desde o primeiro contato. É um evento fácil de se apaixonar'', destacou Birello.
O safety car da Fórmula E estava no espaço do Fórum Bandsports - São Paulo: capital do automobilismo. O diretor Bruno Grassi apresentou o modelo elétrico ao prefeito e aos presentes no local.
Outro ponto ressaltado ao longo do fórum foi a nova geração de carros da Fórmula E, os chamados Gen3 EVO, uma evolução do atual modelo usado pela categoria. Com esse novo equipamento, os motores contarão com mais potência, uma vez que o carregamento ao longo da corrida será introduzido.
Além disso, o ponto de destaque dessa nova geração de carros é a capacidade de atingir de 0 a 100 km/h em 1.86 segundos. São Paulo será a primeira cidade a ver esses carros em ação, com a corrida de abertura da próxima temporada confirmada para o dia 7 de dezembro, no Sambódromo do Anhembi (SP).
A atual temporada da Fórmula E está em sua reta final, restando apenas duas etapas. Confira as datas das últimas provas da décima temporada:
E-Prix de Portland: 29 e 30 de junho
E-Prix de Londres: 20 e 21 de julho
Sobre a Fórmula E e o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E:
Como o primeiro Campeonato Mundial totalmente elétrico da FIA e o único esporte certificado como carbono zero desde a sua criação, o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E traz corridas acirradas para o coração de algumas das cidades mais icônicas do mundo, proporcionando uma plataforma de elite do automobilismo para os principais fabricantes automotivos do mundo acelerarem a inovação de veículos elétricos.
A rede de equipes, fabricantes, parceiros, emissoras e cidades anfitriãs da Fórmula E é unida pela paixão pelo esporte e pela crença em seu potencial para acelerar o progresso humano sustentável e criar um futuro melhor para as pessoas e o planeta.
Para consultas da mídia sobre a Fórmula E, entre em contato com media@fiaformulae.com
Sobre a ABB:
A ABB é uma líder em tecnologia em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. As soluções da empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar como as coisas são fabricadas, movimentadas, alimentadas e operadas.
Com mais de 140 anos de excelência, os mais de 105.000 funcionários da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial. www.abb.com
Publicado 27/06/2024 18:18
O maior festival infantil de rugby do Brasil será realizado neste domingo (30) no Sesi Guarulhos (SP). A primeira etapa do Festival Infantil Estadual contará com a participação de 16 clubes paulistas e cerca de 600 atletas, com idades entre 6 e 14 anos, nas categorias M8, M10, M12 e M14. O evento, que começa às 8h e vai ocorrer durante todo o dia, faz parte do projeto de crescimento da modalidade, que conta com outras iniciativas e premiações.
Com o objetivo de fomentar e reconhecer as iniciativas, pessoas, clubes, crianças e jovens que se dedicam ao rugby infantil no Estado de São Paulo, a Federação Paulista de Rugby lançou o Troféu Rugby Infantil do Estado de São Paulo. Especificamente para a primeira Etapa estadual, a organização é conjunta com a Confederação Brasileira de Rugby, HURRA, Pasteur Athlétique Club e House Of Rugby.
O Projeto Troféu Rugby Infantil do Estado de São Paulo faz parte do Novo Rugby Paulista, um plano de ação para a reestruturação da modalidade com crescimento sustentável no estado.
''Queremos dar muita visibilidade para essas iniciativas, porque é o que a gente acredita como federação, seremos grandes se trabalharmos com a base, incentivando crianças e iniciativas que trabalhem com os jovens. Esse é o caminho a médio e longo prazo'', disse Fernando Portugal, coordenador técnico da SPRugby.
Os festivais serão realizados em junho e novembro, mas as iniciativas ao longo do ano serão premiadas. O clube com maior pontuação será o campeão de Rugby Infantil do Estado de São Paulo. O Troféu ficará em posse do clube ao longo do ano seguinte, com o nome gravado na base.
A disputa pelo Troféu Rugby Infantil ao longo da temporada contemplará todas as ações de rugby infantil dos clubes paulistas, divididas em três vertentes essenciais: Dias de Rugby, Festivais Regionais e Festival Estadual.
A participação dos clubes em qualquer um desses eventos será registrada, assim como o número de participantes de cada evento, gerando uma pontuação final. O clube que mostrar mais atividade de rugby infantil ao longo do ano será coroado como o grande campeão do Troféu Rugby Infantil do Estado de São Paulo.''
''A House of Rugby está muito feliz em participar como agência oficial desse evento, dando todo o suporte de planejamento conceitual, planejamento de produção e operacional para o festival. A gente acredita muito em iniciativas como essa do Fernando Portugal dentro da Federação para desenvolver o rugby no Estado e no Brasil inteiro'', explicou Marcelo Sansone, CEO da House of Rugby.
O SESI Guarulhos fica na R. Benedito Caetano da Cruz, 100 - Jardim Adriana, Guarulhos (SP). A etapa tem o patrocínio da Equipa Group e Dona Deola.
Publicado 27/06/2024 18:17
A 30 dias dos Jogos, CBVela lança o Censo da Vela para toda comunidade náutica. A iniciativa é uma pesquisa que vai traçar o perfil da comunidade da vela e possibilitar à Confederação Brasileira de Vela seguir uma política que permita o crescimento da modalidade no país.
O Censo da Vela tem como objetivo conhecer a comunidade de velejadores e entusiastas da modalidade, entender as necessidades desse segmento e, consequentemente, fortalecer o esporte no Brasil.
Para isso, será amplamente divulgado um questionário entre o público-alvo, com o objetivo de alcançar o maior número de respostas possíveis e garantir uma maior precisão no perfil da comunidade da vela.
''O mapeamento da modalidade é um informação que será fundamental para o desenvolvimento do esporte, bem como definir oportunidades e alavancar a vela, principalmente a de base, que é nosso futuro. Clubes, marinas, entidades, pais e velejadores vão contribuir para esse censo'', disse o presidente da CBVela, Marco Aurélio de Sá Ribeiro.
O questionário pode ser acessado e respondido em: censo.velaid.com.br
Aqueles que responderem até o final vão concorrer a um item exclusivo da entidade, que será anunciado em breve.
Publicado 27/06/2024 17:57
A segunda edição da regata de Volta ao Mundo Globe40 terá início em 14 de setembro de 2025 na cidade espanhola de Cádiz.
O desafio em duplas pelos mares do planeta terá ao todo 30 mil milhas náuticas e o Brasil terá um barco e uma parada na prova.
Comandado pelos velejadores José Guilherme Caldas e Luiz Bolina, o veleiro Barco Brasil está confirmado na temporada 2025/26. É a segunda campanha de Volta ao Mundo de um veleiro do país.
A Globe 40 é disputada com barcos da Class40, monocasco de referência para regatas oceânicas. A primeira edição do evento foi concluída em 2023 e teve 30 mil milhas navegadas passando por todos os mares do mundo, inclusive com uma stopover no Brasil.
Os Class40 partem do porto andaluz para uma travessia no Atlântico até Mindelo, em Cabo Verde. Depois descem contornando o Cabo da Boa Esperança até as Ilhas Reunião. Na sequência, as duplas partem pelo Oceano Índico até Sydney, na Austrália.
A fase mais longa da Globe40 continua com a passagem por Valparaíso, no Chile, o contorno do Cabo Horn e a subida novamente pela costa brasileira até Recife (PE), finalizando em Lorient, na França. Todas essas etapas em 2026. A cidade francesa também fará um prólogo em 2025, em agosto, antes da largada oficial em Cádiz.
''Quando vejo o percurso e todo o trabalho realizado nos últimos meses, eu fico muito satisfeito com esta nova rota da volta ao mundo com escalas em Sydney e Valparaíso. Voltar ao Brasil também foi uma prioridade neste país como continente, um lugar inesquecível e histórico. Ter também uma equipe brasileira é uma grande satisfação para nós'', disse Manfred Ramspacher, organizador da Globe40.
A volta ao mundo na regata Globe40 conheceu seu primeiro campeão em 2023, o barco Sec Hayai da Holanda conquistou o título ao cruzar a linha de chegada da última etapa em segundo lugar. A prova final foi realizada entre a caribenha Granada e Lorient, na França, onde fica a sede do evento.
Stopovers
Prólogo - Lorient até Cádiz - 900 milhas
Etapa 01 - Cádiz - Mindelo - 1.500 milhas
Etapa 02 - Mindelo - Ilhas Reunião - 7.050 milhas
Etapa 03 - Ilhas Reunião - Sydney - 5.100 milhas
Etapa 04 - Sydney - Valparaíso - 6.400 milhas
Etapa 05 - Valparaíso - Recife - 4.800 milhas
Etapa 06 - Recife - Lorient - 4.300
Barco Brasil
José Guilherme Caldas e Luiz Bolina estão em treinamento para a Globe40 disputando regatas com outros barcos no Brasil e no exterior. A partir de 2025 a dupla fará travessias a bordo do Class40 151, que está em remodelação em La Coruña, na Espanha.
As bases do projeto Barco Brasil são Ilhabela (SP), Salvador (BA) e La Coruña. A dupla disputará vários eventos ao longo dos próximos anos apresentando o projeto para a comunidade náutica.
''Acompanhei a primeira edição da Globe 40 e é uma regata feita para mim! Já atravessei 21 vezes o oceano atlântico e velejei pelo Pacifico mas o sonho de dar a Volta ao Mundo está prestes a se realizar. Com 65 anos será um bom encerramento da minha carreira como velejador transoceânico em duplas'', completou o médico José Guilherme Caldas.
Para o projeto do Barco Brasil, foi criada uma identidade visual pela agência On Board Sports, que cuidará de toda a comunicação e marketing do Barco Brasil na volta ao Mundo Globe40.
A marca apropria-se de elementos da cultura náutica e das cores da bandeira nacional para representar a relação do projeto com a nossa tradição vitoriosa na Vela. Também traduz a vibração, alegria e as belezas naturais do País.
''A intenção é promover o Brasil nas paradas ao redor do mundo da Globe40. Usamos referências históricas da vela nacional, como o vitorioso Brasil 1, de Torben Grael, que elevou ainda mais o nível da nossa vela oceânica para o planeta''.
''A vela é uma modalidade que sempre rende pódios em Olimpíadas e cresceu muito no offshore com nossos ídolos ganhando regatas internacionais também na vela oceânica. Usamos também o conceito de Ayrton Senna antes de chegar à Fórmula 1 na década de 1980 com o chamado Brazilian Goods, levando marcas e produtos brasileiros para todo o circuito'', disse Flávio Perez, coordenador do Barco Brasil.
O profissional de mídia e marketing esportivo foi media manager da The Ocean Race por três temporadas, cuidou da comunicação da Transat Jacques Vabre por quatro edições, além da Rio 2016, Semana de Vela de Ilhabela e Tour de France.
Publicado 26/06/2024 23:12
O L'Étape Rio by Tour de France realizou o tradicional briefing técnico para os cerca de 2.200 atletas amadores na última segunda-feira (24), por meio de seu canal oficial nas redes sociais. As largadas serão realizadas no próximo domingo (30), às 6h, na Marina da Glória, famoso ponto turístico da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Os ciclistas estarão divididos em várias categorias e competir no percurso curto (59 km) ou longo (102 km).
O briefing teve como objetivo esclarecer as principais dúvidas dos ciclistas, como detalhes e dicas do percurso, pontos de retorno, segurança na prova, instruções para chegada e largada na Marina da Glória. Também houve informações sobre o Village, o ponto de encontro entre ciclistas, torcedores, imprensa e patrocinadores, que também será na sede da prova.
O vídeo foi muito aguardado pelos participantes e pelo público. O bate-papo foi apresentado por Leandro Pricoli e contou com comentários de Fernando Cheles, diretor técnico e de operações, e Wagner Romão, atleta e educador físico.
"O novo percurso do RJ tem a subida da Vista Chinesa, passando pela Mesa do Imperador. É uma das subidas mais famosas da cidade, tanto por ser um ponto turístico, mas também por permitir pedalar em uma estrada de altíssima qualidade dentro de um parque nacional encravado na cidade do Rio de Janeiro. Agora, o percurso ficou ainda mais dinâmico. Todos os atletas sobem e descem a outra face da montanha, chegando na Praia de São Conrado. Essa dinâmica melhorou ainda mais a prova, fazendo com que mais ciclistas se interessem por ela," analisou Fernando Cheles, do L'Étape Brasil by Tour de France.
Os ciclistas encontrarão as ruas 100% fechadas, dedicadas única e exclusivamente para a disputa do L'Étape Rio by Tour de France. A prova repete alguns trechos do ciclismo de estrada dos Jogos Olímpicos Rio 2016, como o Aterro do Flamengo, Vista Chinesa e as praias de Copacabana e Ipanema.
O percurso do L'Étape Rio de Janeiro passará por um visual ainda mais encantador. Tanto o percurso curto quanto o longo terão chegada na própria Marina da Glória. O evento contará com a presença de ciclistas anônimos e famosos, como o ex-jogador de vôlei Nalbert e o jornalista da ESPN Brasil, Bruno Vicari. O percurso de 102 km terá 980 metros de altimetria acumulada, enquanto o percurso de 59 km terá 720 metros de altimetria acumulada.
Confira aqui o briefing completo do L'Étape Rio de Janeiro
O Village do L'Étape Rio By Tour de France reúne grandes marcas e empresas com as últimas novidades para o público de milhares de pessoas que circulam por ali nos três dias de evento. Os participantes poderão sentir a vibrante energia e toda a beleza carioca na Marina da Glória. Além de retirarem seu kit atleta, poderão experimentar as novas tecnologias e inovações do mercado de bike apresentadas pelos stands de patrocinadores e marcas parceiras.
O Village é o local perfeito para encontrar amigos do pedal, reunir a família e curtir a festa da premiação e pódio da prova, em um ambiente agradável, com comida, bebida e muita informação.
Esta é a quarta edição do L'Étape na Cidade Maravilhosa, que está no Rio de Janeiro desde 2021. O calendário do L'Étape no Brasil ainda inclui provas em Cunha (SP) e Campos do Jordão (SP), nos meses de abril e setembro, respectivamente.
Esta é a quarta edição do L'Étape na Cidade Maravilhosa, que está no Rio de Janeiro desde 2021. O calendário do L'Étape no Brasil tem ainda provas em Cunha (SP) e Campos do Jordão (SP), nos meses de abril e setembro, respectivamente.
Village L'Étape Rio:
Av. Infante Dom Henrique, S/N - Glória, Rio de Janeiro - RJ, 20021-140
28/06 - 12h às 20h (Retirada de kit de atleta)
29/06 - 9h às 20h (Retirada de kit de atleta)
30/06 - 7h às 16h
Sobre o L'Étape Brasil
O L'Étape Brasil by Tour de France é uma das provas mais importantes do ciclismo amador do país. Em 2024, completa dez anos no país e terá três etapas: em Cunha, em abril, no Rio de Janeiro em junho, e em Campos do Jordão, em setembro.
O evento possui 30 etapas espalhadas pelo mundo. Entre os países que recebem as etapas amadoras estão México, Canadá, Colômbia, República Tcheca, Dinamarca, França, Equador, Grécia, Brasil, Indonésia, Bolívia, Estados Unidos, Espanha, Romênia, Eslovênia, Eslováquia, Suíça, Portugal, Holanda, Bulgária, Chipre, Malásia e Tailândia.
O Tour de France é a mais tradicional prova do ciclismo de estrada mundial, assim como o maior evento esportivo anual do mundo. Criado em 1903, o Tour de France reúne a nata do ciclismo: somente os melhores do mundo podem percorrer os 3.600 km da competição. É um evento de 22 dias (sendo apenas 2 dias de descanso para os atletas) que acontece sempre ao longo do mês de julho.
Sobre o Tour de France
O Tour de France é a mais tradicional prova do ciclismo de estrada mundial, assim como o maior evento esportivo anual do mundo. Criado em 1903, o Tour de France reúne a nata do ciclismo: somente os melhores do mundo podem percorrer os 3.600 km da competição. É um evento de 22 dias (sendo apenas 2 dias de descanso para os atletas) que acontece sempre ao longo mês de julho.
O Tour é composto por 20 etapas de trajetos diferentes, que passam pela França e por países vizinhos. Por toda a sua grandiosidade, o Tour de France tornou-se um objeto de desejo de muitos atletas e espectadores. A cada ano a competição leva mais de 12 milhões de pessoas às ruas para torcer e animar os atletas ao longo das estradas.
Publicado 26/06/2024 23:11
O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E retorna neste fim de semana com as rodadas 13 e 14 da décima temporada para o Hankook Portland E-Prix 2024, nos dias 29 e 30 de junho. Após a estreia no ano passado, a categoria dos carros elétricos está de volta aos Estados Unidos.
A pista de 3,190 km do Portland International Raceway permanece inalterada, prometendo ação em alta velocidade e oportunidades de ultrapassagem. Em 2023, mais de 20.000 fãs testemunharam mais de 400 ultrapassagens e inúmeras mudanças de liderança.Além de toda a ação na pista, os fãs da Fórmula E podem se preparar para a Allianz Fan Village.
O fim de semana promete apresentações ao vivo, incluindo Jxdn – Jaden Hossler – no sábado (29).
Atual líder do campeonato, Nick Cassidy, da Jaguar TCS Racing, subiu ao pódio oito vezes em apenas 12 corridas nesta temporada e mantém uma liderança de 25 pontos sobre o segundo colocado, o alemão Pascal Wehrlein, da TAG Heuer Porsche, preparando o cenário para uma intensa batalha entre as duas principais equipes nos Estados Unidos.
"Nas últimas seis corridas ter resultados consistentes é muito difícil por causa das variáveis. Seria uma surpresa se alguém tivesse quatro vitórias ou resultados fortes, porque a chance de algo dar errado é sempre alta", disse Cassidy, atual líder do Campeonato.
O compatriota e companheiro de equipe de Cassidy, Mitch Evans, está em terceiro, com Oliver Rowland, da Nissan, e o campeão do ano passado, Jake Dennis, da Andretti Formula E Team, completando os cinco primeiros lugares em quarto e quinto, respectivamente.
À medida que o fim da décima temporada da Fórmula E se aproxima, Mitch Evans está à beira de uma conquista histórica. Saindo de uma vitória em Xangai, o neozelandês agora possui 12 vitórias na Fórmula E. Um triunfo em Portland o igualaria ao recorde de vitórias, empatando com Sébastien Buemi e o brasileiro Lucas di Grassi.
As rodadas 13 e 14 do Hankook Portland E-Prix 2024 começam às 14h horário local, no sábado, 29 de junho e domingo, 30 de junho, e terão transmissão da BandSports e Grande Prêmio.
Local da corrida
O Portland International Raceway, um ícone no automobilismo americano, é conhecido por sediar batalhas emocionantes, especialmente em séries como a IndyCar. Um destaque memorável ocorreu em 1997, quando a principal série americana de monopostos testemunhou uma chegada eletrizante de três carros.
Mark Blundell superou os brasileiros Gil de Ferran e Raul Boesel por apenas meio décimo de segundo, consolidando a prova como uma das mais acirradas em um circuito de rua.
O layout no sentido horário de 12 curvas e 3,190 km permanece inalterado desde o ano passado, com a zona de ativação do MODO DE ATAQUE situada na parte externa da Curva 7. Com as curvas de alta velocidade e longas retas, os fãs podem esperar ultrapassagens, amplo vácuo e gestão crítica de energia.
Sobre a Fórmula E e o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E:
Como o primeiro Campeonato Mundial totalmente elétrico da FIA e o único esporte certificado como carbono zero desde a sua criação, o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E traz corridas acirradas para o coração de algumas das cidades mais icônicas do mundo, proporcionando uma plataforma de elite do automobilismo para os principais fabricantes automotivos do mundo acelerarem a inovação de veículos elétricos.
A rede de equipes, fabricantes, parceiros, emissoras e cidades anfitriãs da Fórmula E é unida pela paixão pelo esporte e pela crença em seu potencial para acelerar o progresso humano sustentável e criar um futuro melhor para as pessoas e o planeta.
Para consultas da mídia sobre a Fórmula E, entre em contato com media@fiaformulae.com
Sobre a ABB:
A ABB é uma líder em tecnologia em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. As soluções da empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar como as coisas são fabricadas, movimentadas, alimentadas e operadas.
Com mais de 140 anos de excelência, os mais de 105.000 funcionários da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial. www.abb.com
Publicado 24/06/2024 20:03
A 51ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela ganhou o naming rights do Banco Daycoval.
A instituição financeira com sede em São Paulo (SP) dará o nome ao evento organizado pelo Yacht Club de Ilhabela (YCI). As regatas serão disputadas de 20 a 27 de julho no litoral norte paulista, com mais de 100 barcos de vários estados e do exterior participando do encontro.
Com 55 anos de atuação no mercado financeiro, o Banco Daycoval oferece uma ampla gama de produtos e serviços em crédito, investimentos e câmbio, atendendo tanto empresas quanto pessoas físicas, via canais digitais ou pelas centenas de pontos de atendimento em todas as regiões do Brasil.
A Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval espera movimentar mais de 5 mil pessoas relacionadas à SIVI durante os dias de competição.
”Por mais de cinco décadas, a SIVI tem sido o palco de grandes velejadores, desde atletas olímpicos a amadores, criando vínculos relevantes entre amantes da vela e marcas de renome. Agora, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval se destaca como uma nova plataforma de co-branding que conecta o esporte da vela a um público seleto. Assim como o vento impulsiona os veleiros, o Banco Daycoval é movido pela paixão de apoiar sonhos e conquistas”, disse Demian Pons, organizador da SIVI.
Com um histórico consolidado de apoio a eventos esportivos, o Banco Daycoval se junta a mais um importante evento da agenda esportiva do país. O apoio à Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval é um exemplo de como instituições como Daycoval podem ajudar a manter a força de um esporte no qual o Brasil é referência para o mundo.
“Acreditamos que o esporte é um dos pilares fundamentais para a estratégia de patrocínios no Daycoval. Mais que saúde e bem-estar, o esporte proporciona entretenimento e conexão da comunidade esportiva local e internacional. Por isso, estamos muito felizes em oferecer uma experiência diferenciada a partir dessa nova parceria”, destacou Andreia Flores, superintendente de marketing do Banco Daycoval.
“Na vela, assim como no mundo das finanças, alcançar o melhor desempenho e sucesso exige técnica, inovação e recursos que te diferenciem de todos que estão no mar. O Daycoval, que tem inovação e diversificação em seu DNA, está projetado para atender às diversas necessidades financeiras dos clientes. Essa mesma filosofia é aplicada na escolha dos nossos patrocínios culturais e esportivos, valorizando a diversidade e promovendo o desenvolvimento em diferentes áreas”, conclui.
A Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval terá regatas nas classes ORC, BRA-RGS, Clássicos, RGS-Cruiser, VPRS e C-30. O evento começa no sábado, 20 de julho, com o Vela do Amanhã, uma vivência a bordo com crianças e adolescentes de projetos sociais com os barcos que competem na prova.
No dia 21, domingo, será a vez da Regata Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil e da Toque-Toque, os desafios mais longos do campeonato. Estão programadas disputas em todas as raias do Canal de São Sebastião, que registra condições de vento de várias intensidades ao longo da semana.
A última edição em que a SIVI teve um patrocinador que deu nome ao evento foi em 2013, com a marca de relógios Rolex. O evento mantém seu parceiro histórico nesta temporada, a Mitsubishi.
Foto: Marcos Méndez
🏗️🏡 RESIDENCIAL SOHO 538 ELEVA PADRÃO EM ITAJAÍ | O novo projeto do arquiteto Flávio Mussi, com 35 anos ...
Publicado 26/11/2024 20:04