Por Flávio Perez - redacao@diarinho.com.br
A bordo do esporte
Publicado 21/06/2024 16:33
A Avelar Sports, referência na organização de competições de Mountain Bike, realizará uma das etapas da Copa do Mundo de XCE (Cross Country Eliminator) nas categorias masculina e feminina.
O evento ocorrerá no dia 18 de agosto, no quarto e último dia do Shimano Fest, no icônico Memorial da América Latina, na Barra Funda, em São Paulo (SP).
São esperados 80 atletas, sendo 60 estrangeiros e 20 brasileiros, para a prova de Sprint Eliminator no Mountain Bike, que é conhecida por ser rápida e curta, com obstáculos como rock gardens, drops, rips, raízes, entre outros.
A empresa sediada em Minas Gerais levará uma estrutura de ponta para realizar a Copa do Mundo de XCE, além de oferecer transmissão ao vivo em três idiomas (português, inglês e espanhol) para a TV e internet.
"O objetivo é alcançar mais visibilidade e levar o melhor do esporte aos fãs e patrocinadores. Queremos gerar interação entre famílias, atletas, público presente e conectar todo o planeta com o evento através da transmissão," contou Felipe Avelar, CEO da Avelar Sports.
A estrutura contará com 18 câmeras, dois drones e 15 veículos, incluindo carretas, caminhões, camionetas, motos e quadriciclos.
Estão confirmadas atrações tradicionais do festival, como testes de bicicletas, a Arena Kids, palestras, shows musicais, apresentações radicais de BMX freestyle, food trucks, o Desafio de Mecânicos, além de diversas ativações de marcas e patrocinadores.
Em 2023, o festival da bike recebeu 50.250 visitantes, que participaram de palestras, brincadeiras, ativações e circularam pelos estandes de 130 expositores e 230 marcas de bicicletas, equipamentos e acessórios nacionais e internacionais.
A primeira etapa foi realizada no dia 20 de abril em Paris, França, cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2024. Em seguida, a Copa do Mundo de XCE passou por Barcelona, Espanha; Palangkaraya, Indonésia; e Sakarya, Turquia, nos dias 26 de abril, 19 de maio e 26 de maio, respectivamente. Antes de São Paulo (SP), o circuito passou por Leuven, Bélgica, em 2 de junho.
Sobre a Avelar Sports:
Fundada a partir da paixão do ex-atleta de Mountain Bike Felipe Avelar. Graduado em Educação Física, Avelar foi profissional de 2005 a 2011 nas equipes da KHS e CALOI. Representou o país em Campeonato Pan-Americano, Copa do Mundo e Campeonato Mundial em países como Argentina, México, Colômbia, Chile, Escócia e França.
Um dos grandes diferenciais da marca é a constante inovação e investimento em prol do esporte. A empresa possui uma das maiores estruturas da América Latina para locação e em seus eventos usa 100% de estrutura própria. Única no segmento esportivo capaz de montar, executar e transmitir ao vivo todos os eventos.
Em 2019 venceu o prêmio Guidão de Ouro com o evento Internacional Chaoyang Estrada Real - Etapa Ouro Branco como melhor evento de MTB do ano.
Todo o processo de gestão e organização de eventos conta com um gerenciamento estratégico, assim como pensar soluções criativas em abordagens esportivas, personalizando projetos e gerando valor em todas as cadeias envolvidas.
Mais Avelar Sports
A empresa conta ainda com empreendimentos rurais e transmissões esportivas via Youtube (principalmente em ciclismo).
A Avelar também tem quatro lojas de artigos de ciclismo, com centenas de produtos. São três lojas físicas (duas em Conselheiro Lafaiete e uma em Belo Horizonte), além do e-commerce, encontrado no site https://www.avelarshop.com.br/, que tem a entrega mais rápida do Brasil por conta de uma parceria com o Mercado Livre. Os leitores da Onboard têm cupons de desconto, o ONBOARD5. Este é exclusivo em todo o site.
Foto: Cesar Delong
Publicado 21/06/2024 08:39
No próximo dia 30 de junho, a cidade do Rio de Janeiro sediará a quarta edição do L'Étape Rio by Tour de France. A largada será realizada às 6h na Marina da Glória, um ponto turístico emblemático da cidade. O evento contará com a participação de aproximadamente 2.200 ciclistas, distribuídos em diversas categorias, competindo em dois percursos: um curto de 59 km e um longo de 102 km.
O L'Étape Rio repetirá trechos famosos do ciclismo de estrada dos Jogos Olímpicos Rio 2016, incluindo o Aterro do Flamengo, Vista Chinesa, e as praias de Copacabana e Ipanema. Ambos os percursos terminarão na Marina da Glória, oferecendo aos participantes um cenário deslumbrante e desafiador.
Entre os participantes, estarão presentes ciclistas anônimos e figuras conhecidas, como o ex-jogador de vôlei Nalbert e o jornalista da ESPN Brasil, Bruno Vicari. O percurso incluirá a famosa subida da Vista Chinesa e a descida para a Praia de São Conrado, proporcionando um trajeto dinâmico e emocionante para os ciclistas.
O percurso de 102 km terá uma altimetria acumulada de 980 metros, enquanto o de 59 km terá 720 metros de altimetria. A organização promete uma experiência de ciclismo com padrão internacional, destacando a segurança, conforto e a exclusividade das vias.
"O novo percurso do RJ tem a subida da Vista Chinesa, passando pela Mesa do Imperador. É uma das subidas mais famosas da cidade, tanto por ser um ponto turístico, mas também por poder pedalar em uma estrada de altíssima qualidade dentro de um parque nacional encrostado na cidade do Rio de Janeiro''.
''Agora, o percurso ficou ainda mais dinâmico. Todos os atletas sobem e descem a outra face da montanha, chegando na Praia de São Conrado. Essa dinâmica melhorou ainda mais a prova, fazendo com que ainda mais ciclistas se interessem por fazê-la", analisou Fernando Cheles, Diretor Técnico e Operações L'Etape Brasil by Tour de France.
Durante o evento, o Village do L'Étape Rio by Tour de France estará aberto na Marina da Glória, reunindo grandes marcas e novidades do mercado de bikes. O Village funcionará nos dias 28 e 29 de junho para a retirada dos kits dos atletas e estará aberto ao público geral no dia 30 de junho. A entrada é gratuita e haverá diversas atrações, incluindo a festa de premiação.
Foto: @LETAPEBRASIL
Publicado 21/06/2024 00:11
Após se destacar pelo Apan/Roll-on Blumenau, o central Wennder Lopes, de 32 anos, agenciado da Pro Sports Brazil, está de casa nova. O jogador foi anunciado pelo Suzano, de São Paulo, como um dos reforços para a temporada 2024/2025 da Superliga masculina.
Nascido em Santa Luzia (MG), Wennder tem 2,05m de altura e experiência em clubes dentro e fora do Brasil. Na carreira, começou em 2008 no Olympico Clube, de Belo Horizonte (MG), e defendeu times como Sada Cruzeiro (2010/2011), São Caetano (2011/2012), Maringá (2017/2018), Itapetininga (2018/2019), Ribeirão Preto (2019/2020) e Saaremaa VK (2020/2021), da Estônia, além do Blumenau, time que esteve nas duas últimas temporadas.
No campeonato passado, Wennder fez, segundo ele, a sua melhor temporada da carreira. E os números confirmam isso: o central foi o maior pontuador do seu time na Superliga, com 214 pontos, e terminou o ano como o quinto maior bloqueador do campeonato, com 49 pontos no fundamento.
“A última temporada, individualmente, foi a minha melhor. Mas eu sempre quero mais, né? Vou a Suzano com o objetivo de poder ajudar cada vez mais o time, jogar ainda melhor, mais seguro dentro de quadra, e fazer uma grande temporada, melhor ainda do que a que passou”, afirmou Wennder.
O jogador contou ainda que sua maior motivação na troca de clubes foi a possibilidade de disputar títulos por um dos mais tradicionais clubes do vôlei brasileiro.
“O que me motivou foi a grandeza do projeto, que é muito tradicional no cenário do vôlei, e a oportunidade de estar em um time que tem a ambição de brigar por todos os títulos e entrar forte nos campeonatos. Nossa expectativa é muito grande, a gente quer estar brigando por todos os títulos mesmo, estar sempre na parte de cima da tabela”, disse o central.
“A Superliga a cada ano está mais disputada, cada vez mais forte e mais difícil de se jogar. Mas vamos brigar forte por cada vitória, em cada partida, para chegar na disputa pelo título”, completou.
Sobre a Pro Sports
A Pro Sports foi fundada em janeiro de 2005 e orgulha-se de participar ativamente do esporte de alta performance no Brasil e no exterior sempre com valores éticos e profissionalismo. A agência trabalha com gerenciamento de carreira de atletas profissionais, planejamento e gestão em projetos esportivos e consultoria.
Os agentes da Pro Sports são responsáveis pelo gerenciamento completo dos profissionais representados, ou seja, negociação de propostas e contratos, consultoria jurídica, planejamento financeiro e gerenciamento de imagens.
Os atletas do Pro Sports são apresentados em todo o mundo com a ajuda de ferramentas de captura e edição de vídeo, estatísticas online e contatos contínuos com os principais líderes esportivos do mundo.
Mais informações em prosportsbrazil.com.br
Foto: Divulgação/APAN Roll-on/Blumenau
Publicado 20/06/2024 10:33
A quarta edição do VelaShow foi realizada de 14 a 16 de junho na Escola de Vela Lars Grael, em Ilhabela (SP). O evento, 100% dedicado à modalidade, reuniu mais 4 mil pessoas e 51 expositores da cadeia produtiva náutica.
A exposição organizada pela Cardoso Almeida Eventos reuniu grandes nomes do esporte, que se dividiram entre palestras, bate-papos nos estandes e na regata VelaShow que abriu a segunda etapa da Copa Mitsubishi de Vela Oceânica.
Os visitantes se relacionaram com uma ampla gama de fornecedores de produtos e serviços do mercado da vela náutica, e puderam conhecer as últimas tendências e inovações apresentadas pelas principais empresas do segmento.
Foi a quarta edição do VelaShow, que passou por Itajaí (SC) em 2019 e Niterói (RJ) em 2022, além das duas últimas em Ilhabela (SP).
“O VelaShow transcende o conceito de uma simples feira de negócios. Trata-se de uma verdadeira imersão no universo da vela náutica. Nosso objetivo é criar um ambiente excepcional que promova conexões valiosas, estimule a troca de ideias e apresente as inovações que impulsionarão o setor,” explica o organizador Edilberto Almeida.
Além da exposição, o VelaShow 2024 ofereceu um ciclo de palestras com personalidades renomadas do mundo náutico. Entre os palestrantes estavam o instrutor Tio Spinelli, o experiente navegador Aleixo Belov e o renomado Beto Pandiani.
Regata
A Regata VelaShow abriu a segunda etapa da Copa Mitsubishi 2024 no sábado (15), em Ilhabela (SP), incluindo grandes nomes da modalidade, como o maior campeão olímpico do Brasil, Robert Scheidt. A disputa é tradicionalmente conhecida como o esquenta da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, que será em julho.
O evento organizado pelo Yacht Club de Ilhabela reuniu mais de 30 barcos das classes ORC, BRA-RGS, RGS Cruiser, C-30 e HPE-25. Foram disputadas provas na Ponta das Canas, com ventos que começaram fracos, com 5 nós, e subiram no meio da tarde.
Os prêmios foram entregues no YCI pelos organizadores do VelaShow Edilberto Almeida, Paulo Almeida e André Almeida, que foram até o clube prestigiar os atletas. Os vencedores da Regata VelaShow na classe ORC, considerada a mais forte da vela oceânica, foi o Phytoervas, que venceu as duas regatas deste sábado (15). O segundo colocado foi o Phoenix e o terceiro o King.
“Foram regatas bacanas, largamos bem observando os adversários dos dois lados. Chegamos sempre na boia de contra-vento bem. O vento aumentou aos poucos e o dia foi fantástico, com sol e rajadas. Foi um dia positivo”, disse Alexandre Wissenbach, do Phytoervas 4Z, co-patrocinado pela Galapagos Capital.
Na C-30, com três provas, quem brilhou foi o Relaxa/Building, comandado por Tomas Mangabeira, que superou Bravo, de Jorge Berdasco, e Tonka, de Damian Pons, este último com reforço de Robert Scheidt a bordo.
Na HPE-25, o Ginga foi o vencedor, superando Espetáculo e Barco Brasil. “Muito legal participar desse evento e divulgar nossa campanha de Volta ao Mundo em duplas Globe40, que começa no ano que vem. Também estamos com estande no VelaShow”, contou José Guilherme Caldas, comandante do Barco Brasil, anteriormente conhecido como Mussulo.
Na BRA-RGS, o campeão foi o Beleza Pura, de Ferraz. A classe reúne o maior número de veleiros, com 16 barcos, e foi realizada apenas uma regata neste dia. A Copa Mitsubishi 2024 volta neste domingo (16) com mais regatas em Ilhabela (SP).
Publicado 19/06/2024 14:03
Alterado 19/06/2024 14:13
A medicina esportiva e lifestyle está ganhando destaque no Brasil, impulsionando transformações significativas no mercado de saúde. Com a crescente demanda por cuidados pessoais, os médicos enfrentam o desafio de se adaptar a um mercado cada vez mais competitivo.
Estatísticas indicam que o Brasil possui atualmente 545 mil médicos, e esse número deve mais do que dobrar nos próximos anos, graças à expansão dos cursos de medicina no país. Em 1950, havia cerca de 23 mil médicos, evidenciando um aumento superior a 2.000% ao longo das décadas.
Apesar do aumento no número de profissionais, ainda há muito espaço para crescimento no setor de medicina esportiva e lifestyle. Seis em cada dez adultos brasileiros não praticam atividades físicas no tempo livre nos níveis recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o que aumenta o risco de desenvolvimento de doenças e traz prejuízos para a saúde pública. A OMS recomenda pelo menos 150 minutos semanais de atividade física moderada ou 75 minutos em intensidade vigorosa, além de duas sessões semanais de musculação.
Rogério Magalhães, um dos principais mentores na área, sublinha a importância do empreendedorismo na medicina como uma forma de aprimorar os resultados para pacientes que variam de atletas e influenciadores a pessoas comuns.
As redes sociais são importantes para isso na avaliação dele. ''O médico hoje é visto como autoridade, como especialista, como alguém que está realmente passando informações para aqueles pacientes ou aqueles clientes que muitas vezes não possuem condições nem de marcar uma simples consulta. Para nós, leigos, que somos pessoas que não conhecemos a medicina, pode ser fundamental e o médico pode salvar vidas.
Conhecido por sua expertise em marketing, Rogério Magalhães defende que os novos profissionais de medicina devem investir em estudos de comunicação, uma área frequentemente negligenciada nas grades curriculares das faculdades de medicina. Além disso, ele recomenda uma pesquisa aprofundada sobre o nicho de atuação escolhido, seja ele esportivo ou geral.
“O médico que está entrando no mercado precisa fazer o dever de casa ainda na faculdade, escolhendo seu posicionamento, especialidade, perfil do cliente, local de atendimento e a jornada do paciente”, orienta Magalhães. “Essas são informações cruciais ao ingressar no mercado. Contudo, para obter resultados superiores, é essencial um planejamento prévio meticuloso”, acrescenta.
Esses conceitos serão detalhados no MedGest Pro, um programa de gestão e empreendedorismo para médicos, cuja edição de 2024 ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de junho. O programa visa ajudar os profissionais a estabelecer suas próprias metas, reduzindo a dependência de plantões e planos de saúde, e construindo sua independência.
O objetivo do MedGest é apoiar os profissionais da medicina a maximizar o impacto e a lucratividade de seus negócios, alinhando esses aspectos ao seu propósito e à qualidade de vida. Esta iniciativa oferece uma oportunidade única para médicos que desejam se destacar e prosperar no competitivo cenário atual da saúde.
Com a orientação de especialistas como Rogério Magalhães e a participação em programas como o MedGest Pro, os médicos têm a chance de transformar suas carreiras, atingindo novos níveis de sucesso e satisfação profissional. O campo da medicina esportiva e lifestyle não só promete crescimento, como também oferece a possibilidade de melhorar a saúde pública de maneira significativa, atendendo à demanda de uma população que ainda precisa incorporar hábitos mais saudáveis em suas rotinas.
Publicado 19/06/2024 14:03
O livro “Robert Scheidt - O Amigo do Vento” tem lançamento nesta quinta-fira (20), a partir das 19h, na Arena Centauro (av. Paulista, 1227), em São Paulo.
O evento é aberto ao público, que poderá adquirir a obra e garantir um autógrafo do bicampeão e maior medalhista do Brasil em Jogos Olímpicos.
Escrito pelo jornalista Rafael De Marco, o título que marca a estreia da ZDL Editora tem 396 páginas e mais de 100 fotos.
"Estou muito feliz e empolgado com o lançamento do livro. Foram anos de trabalho ao lado do Rafael De Marco preparando esse material. O porduto final ficou bem legal, muito bem escrito e bem editado pela ZDL. Acredito que será uma obra importante para registro da história do esporte e espero que inspire as futuras gerações", comenta Robert Scheidt, que completa: "Convido a todos para estarmos juntos na quinta, dia 20, na Arena Centauro para celebrar esse momento tão especial".
Além da possibilidade de adquirir “Robert Scheidt - O Amigo do Vento” na noite de autógrafos, o livro já está à venda on-line. No hot site da ZDL Editora, o preço do livro é R$ 89,00, mais frete promocional de R$ 10,00. No site da Amazon, a biografia sai por R$ 99,00, além de taxas do site. Na noite de lançamento na Avenida Paulista, o livro será vendido a R$ 89,00.
O livro narra a trajetória do velejador dono de cinco medalhas e recordista em participações em olimpíadas, com sete aparições na maior competição poliesportiva do planeta. Também conquistou 14 títulos mundiais, sendo eleito o maior velejador do planeta em duas oportunidades, e soma a impressionante marca de 185 títulos, sendo 91 internacionais.
Publicado 17/06/2024 13:28
A segunda corrida da Michelin Le Mans Cup ocorreu neste sábado (15) no tradicional circuito de Le Mans, na França. Apesar da boa largada do brasileiro Ricardo Gracia Filho, o resultado final não foi o esperado.
Diferente da prova inicial dessa etapa, que ocorreu na quinta-feira (13), não foram registrados tantos incidentes, resultando em uma corrida mais limpa e disputada. Ricardo Gracia Filho teve um ótimo stint inicial após a largada.
No entanto, após a troca de pilotos, seu companheiro de carro, Oscar Bittar, cometeu alguns erros, afastando o carro 59 do Team Virage das primeiras posições.
"Na corrida 2, larguei de oitavo e, depois de duas voltas, já estava em quarto. Meu stint na pista foi bom; entreguei o carro para meu companheiro estando em quarto, mas ele acabou cometendo alguns erros, e perdemos posições," comentou Ricardo Gracia Filho, patrocinado por Sabesp.
Apesar de ter ficado próximo da zona de pódio enquanto estava no carro, ao final da prova, seu carro terminou em 32° na classificação final. Com o encerramento da terceira etapa da Michelin Le Mans Cup na icônica pista que nomeia a categoria, o foco agora se volta para a próxima etapa.
"As expectativas para a próxima etapa são boas. A corrida será em Spa-Francorchamps, na Bélgica, uma pista onde já corri de Fórmula 4 e me saí bem, então estou confiante. Com o conhecimento da pista, o contato com o carro e o feeling com o carro, estou muito confortável com o equipamento e com a equipe. Acredito que temos tudo para brigar por pontos," comentou o piloto brasileiro.
Classificação -- https://www.lemanscup.com/pilots?year=2024
Leia como foi a corrida anterior -- https://wevewonit.newsroom.com.br/4392815ac2/ricardo-gracia-filho-pela-primeira-vez-no-tradicional-circuito-de-le-mans.html
A próxima etapa da Michelin Le Mans Cup ocorrerá no dia 25 de agosto, no desafiador circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica, conhecido por suas curvas de alta velocidade, longas retas e vários pontos de ultrapassagem.
Em sua temporada inaugural nas corridas de Endurance, o principal desafio é a adaptação, algo que Ricardo Gracia Filho já demonstrou ter superado. Com a conclusão da etapa em Le Mans, a categoria chegou à metade de seu calendário, restando ainda três etapas.
Além da etapa na Bélgica, a categoria passará pela Itália antes de encerrar em Portugal, na pista de Portimão, no dia 19 de outubro.
Resultado de Le Mans -- https://www.lemanscup.com/race/4815?session=7468
Publicado 17/06/2024 13:02
O Campeonato Paulista da classe Star 2024 foi concluído neste domingo (16) no YCSA - Yacht Club Santo Amaro, em São Paulo (SP). O título foi decidido na última prova e ficou com Daniel Glomb e Lucas Bueno.
A dupla tirou um quinto lugar na prova final e somou 12 pontos perdidos contra 13 dos campeões mundiais Lars Grael e Guilherme de Almeida. O bronze ficou com André Diomelli e Marcelo Sansone, com 15 pontos.
Foram disputadas seis regatas em três dias de competição na Represa do Guarapiranga. O sol forte e ventos moderados marcaram o Paulista de Star, que teve patrocínio da Cervejaria Império. "Foi um fim de semana muito bom, ventou todo dia e com regatas muito disputadas. Feliz pela vitória em uma competição com grandes nomes da vela, como Lars Grael", contou Lucas Bueno.
O paranaense Daniel Glomb fez parte da equipe olímpica brasileira na classe Soling em Atlanta 1996. O mencionado Lars Grael foi medalhista naquela oportunidade.
O Star é um barco à vela projetado para dois tripulantes, com um comprimento total de 6,9 metros, um peso mínimo de 671 kg e uma área vélica total de 26,5 m² com quilha fixa. Os primeiros barcos dessa classe eram construídos em madeira na década de 1910, mas, atualmente, são fabricados com resina reforçada com fibra de vidro.
Resultado completo aqui.
"Mais uma vez a classe Star mostrou sua capacidade técnica, reunindo grandes nomes do esporte. Os dias foram perfeitos e a organização estava impecável. Só elogios aos staristas", disse Fábio Bodra, comodoro do Yacht Club Santo Amaro.
O evento teve como autoridades organizadoras o 7º Distrito da classe Star, a FEVESP - Federação de Vela de São Paulo, e o YCSA.
Sobre o YCSA
Localizado às margens da Represa Guarapiranga, na cidade de São Paulo (SP), o Yacht Club Santo Amaro (YCSA) é um verdadeiro oásis verde, proporcionando um cenário natural perfeito para a prática do iatismo. Com uma história que remonta a 1930, o YCSA tem sido o lar de muitos campeões mundiais, combinando uma rica tradição com instalações modernas e barcos de última geração.
Fazer parte deste clube é entrar para uma comunidade que tem deixado sua marca na vida de cada associado ao longo dos anos. Com uma estrutura náutica de excelência, o clube dispõe de hangares modernos para acomodação de embarcações à vela e a motor, uma escola de vela com frota própria, uma rampa de acesso à represa com 25 metros de largura e baixa inclinação, um deck e píer com uma vista deslumbrante da represa, além de tratores, guindastes e uma equipe de marinheiros experientes para o transporte e apoio das embarcações.
Com seus 24 mil metros quadrados de área verde, o YCSA é reconhecido tanto nacional quanto internacionalmente por sua infraestrutura náutica de ponta, proporcionando as melhores condições para iniciantes e praticantes experientes da vela. Além de seus talentosos atletas, o clube também é famoso por sediar eventos de vela de renome tanto no cenário nacional quanto no internacional.
Publicado 16/06/2024 10:19
Neste sábado (15), a Praça Charles Miller, cartão-postal de São Paulo (SP), foi o palco do Dia da Mobilidade Elétrica, evento que visa discutir e divulgar o mercado elétrico e os impactos em termos de sustentabilidade e energia renovável.
Estiveram presentes diversas marcas do segmento elétrico, dentre elas, o Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E, que tem a capital paulista como parceiro histórico. Depois de dois E-Prix no Sambódromo, a categoria abre sua temporada 11 em 7 de dezembro na passarela do samba.
O campeonato mundial é hoje a maior competição elétrica do mundo, levando para as pistas as mais atuais tecnologias do automobilismo, espelhando nas corridas de alta performance ferramentas utilizadas também nos carros de rua.
No estande da Fórmula E, os visitantes tinham acesso a um protótipo do atual carro da categoria, desenvolvido pelo artista brasileiro Adhemar Cabral. A atração contava com as mesmas dimensões do atual carro usado pela Fórmula E, o Gen-3. Além disso, trazia o conceito de sustentabilidade com flores naturais envolvendo a peça.
''Nossa missão é promover a mobilidade sustentável através do nosso esporte, através da Fórmula E e aqui (no evento) estamos presentes junto com o povo para que eles sintam de perto a experiência e a emoção de estar próximo a um esporte como a Fórmula E'', comentou o sócio local e diretor de vendas da Fórmula E, Bruno Grassi.
O público também contou com o simulador da categoria e com a exposição do Safety Car da F-E. O simulador era uma das atrações mais disputadas do evento, com o público demonstrando uma grande curiosidade em poder ter, mesmo que virtualmente, a chance de sentir a sensação de pilotar um carro do campeonato mundial.
''O futuro é elétrico. Ainda não conhecia o evento e a Fórmula E, mas é interessante que exista um campeonato de corridas totalmente elétrico, mostrando que o entretenimento também pode ser sustentável'', comentou a engenheira civil e visitante do evento, Alessandra Lima.
Carros elétricos ganham força
Apesar da popularização da Fórmula E entre os fãs de automobilismo, ainda há um preconceito em relação aos carros elétricos, sejam os de corridas ou os de rua. Um dos intuitos do Dia da Mobilidade Elétrica é justamente apresentar esse equipamento para que os visitantes possam ter uma ideia exata sobre o que são os carros elétricos na prática, levando ao público debates sobre a mobilidade elétrica e os impactos para o futuro.
Assim como o estande da Fórmula E fornecia a experiência com o simulador, alguns visitantes puderam usufruir da experiência de realizar um test drive com carros elétricos de marcas presentes no evento. Além dos automóveis, também havia patinetes e bicicletas elétricas para que o público pudesse conhecer.
''Eventos como esse e a Fórmula E são importantes para desmistificar o preconceito que os carros elétricos ainda sofrem e trazer o público para perto desses equipamentos facilita o entendimento para que eles possam ver que é um produto seguro, confiável, rápido e divertido também. Com um evento como a Fórmula E você acelera a adoção do público para um produto novo'', comentou Bruno Grassi, destacando o apoio da Prefeitura de São Paulo e SPTuris na figura de Ricardo Nunes e Gustavo Pires, respectivamente.
Não apenas a divulgação da categoria ocorria no estande, como também a exposição da data da próxima corrida no Brasil. A FIA, federação responsável pela Fórmula E, divulgou o calendário da décima primeira edição da F-E, com São Paulo abrindo os trabalhos no dia 7 de dezembro.
Em 2025, a Fórmula E estreia uma nova geração de carros, o Gen-3 Evo, carro que terá uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 1,86 segundo, sendo cerca de 30% mais rápido que um carro de Fórmula 1.
''Tivemos um aumento de quase 18% na audiência da Fórmula E no Brasil e uma aceitação muito grande do público no último E-Prix de São Paulo. O próximo evento já está confirmado para o dia 7 de dezembro e entramos com um novo carro e em uma nova era. Essa era é chamada de um segundo porque faz a aceleração do carro ser em 1.8 segundos, sendo a única categoria do esporte a motor a conseguir isso'', comentou Bruno Grassi.
Na atual temporada, restam mais duas etapas e quatro corridas. O próximo compromisso da Fórmula E é no E-Prix de Portland, entre os dias 29 e 30 de junho.
Sobre a Fórmula E e o Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA:
Como o primeiro Campeonato Mundial da FIA totalmente elétrico e o único esporte com certificação líquida zero de carbono desde o início, o Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA traz corridas dramáticas ao coração de algumas das cidades mais icônicas do mundo, fornecendo uma plataforma de automobilismo de elite para o mundo. principais fabricantes automotivos para acelerar a inovação em veículos elétricos.
A rede de equipas, fabricantes, parceiros, emissoras e cidades-sede da Fórmula E está unida pela paixão pelo desporto e pela crença no seu potencial para acelerar o progresso humano sustentável e criar um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
www.FIAFormulaE.com
Sobre a Fórmula E e 'ABB FIA Formula E World Championship':
Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA - Federation Internationale de l'Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.
O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde tornou-se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta-performance.
Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão pelo esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Informações à imprensa: media@fiaformulae.com
Sobre a ABB:
A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial.
Publicado 15/06/2024 18:57
A Regata VelaShow abriu a segunda etapa da Copa Mitsubishi 2024, neste sábado (15), em Ilhabela (SP), incluindo grandes nomes da modalidade, como o maior campeão olímpico do Brasil, Robert Scheidt. A disputa é tradicionalmente conhecida como o esquenta da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, que será em julho.
O evento organizado pelo Yacht Club de Ilhabela reuniu mais de 30 barcos das classes ORC, BRA-RGS, RGS Cruiser, C-30 e HPE-25. Foram disputadas provas na Ponta das Canas, com ventos que começaram fracos, com 5 nós, e subiram no meio da tarde.
Os prêmios foram entregues no YCI pelos organizadores do VelaShow Edilberto Almeida, Paulo Almeida e André Almeida, que foram até o clube prestigiar os atletas. A feira náutica está em sua quarta edição e termina neste domingo (16) na Escola de Vela Lars Grael, também na ilha.
Os vencedores da Regata VelaShow na classe ORC, considerada a mais forte da vela oceânica, foi o Phytoervas, que venceu as duas regatas deste sábado (15). O segundo colocado foi o Phoenix e o terceiro o King.
"Foram regatas bacanas, largamos bem observando os adversários dos dois lados. Chegamos sempre na boia de contra-vento bem. O vento aumentou aos poucos e o dia foi fantástico, com sol e rajadas. Foi um dia positivo", disse Alexandre Wissenbach, do Phytoervas 4Z, co-patrocinado pela Galapagos Capital.
Na C-30, com três provas, quem brilhou foi o Relaxa/Building, comandado por Tomas Mangabeira, que superou Bravo, de Jorge Berdasco, e Tonka, de Damian Pons, este último com reforço de Robert Scheidt a bordo.
Na HPE-25, o Ginga foi o vencedor, superando Espetáculo e Barco Brasil. "Muito legal participar desse evento e divulgar nossa campanha de Volta ao Mundo em duplas Globe40, que começa no ano que vem. Também estamos com estande no VelaShow", contou José Guilherme Caldas, comandante do Barco Brasil, anteriormente conhecido como Mussulo.
Na BRA-RGS, o campeão foi o Beleza Pura, de Ferraz. A classe reúne o maior número de veleiros, com 16 barcos, e foi realizada apenas uma regata neste dia. A Copa Mitsubishi 2024 volta neste domingo (16) com mais regatas em Ilhabela (SP).
Publicado 14/06/2024 18:13
A Escola de Vela Lars Grael, localizada na Av. Santos Dumont, S/Nº – Pequeá, em Ilhabela (SP), abriu as portas para o VelaShow 2024 nesta sexta-feira (14). Dedicado exclusivamente à modalidade, o evento ocorre ao longo de três dias e celebra sua quarta edição na cidade conhecida como a Capital da Vela.
Os organizadores Edilberto Almeida e Paulo Almeida deram início ao evento, contando com a presença do prefeito Toninho Colucci; do Capitão de Fragata Silvio da Costa Proença, comandante da Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião; do vice-prefeito João Pedro Reale Colucci; de secretários municipais; do vereador Dr. Thiago e do velejador local e ex-secretário de Esportes e Lazer, José Roberto de Jesus – Beto de Mazinho.
Apoiadores e Participantes
A Prefeitura de Ilhabela apoia o evento, que reúne os principais nomes dos setores de vela, náutica, turismo e serviços, totalizando mais de 40 expositores. "Ilhabela é conhecida por sua tradição na vela, e receber o VelaShow ratifica nosso título de Capital Nacional dessa modalidade", destacou o prefeito Colucci na abertura.
Harry Finger, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ilhabela, enfatizou o impacto positivo do evento: "O VelaShow fortalece nossa economia local e promove nosso destino turístico como um dos principais polos náuticos do país, além de mostrar o potencial de Ilhabela para investidores e turistas."
Programação e Destaques
Além da exposição, o VelaShow 2024 inclui um ciclo de palestras com renomadas personalidades do mundo náutico, como o instrutor Tio Spinelli, o experiente navegador Aleixo Belov e o renomado Beto Pandiani. Eles compartilharão suas experiências e conhecimentos, oferecendo conteúdos inspiradores e educativos aos participantes.
"O objetivo é promover o crescimento da vela náutica, proporcionando uma experiência imersiva e abrangente, com inovação, networking e oportunidades de negócios que influenciam o cenário da navegação oceânica no país", afirmou Edilberto Almeida, diretor comercial do VelaShow.
Uma das grandes novidades desta edição é a parceria com a segunda etapa da Copa Mitsubishi – Circuito de Vela Oceânica. A Regata Mitsubishi-VelaShow, marcada para sábado (15), contará com uma premiação específica para todas as classes, aberta aos veleiros das classes ORC, BRA-RGS, Clássicos, C30, HPE25 e RGS Cruiser. Os participantes da Copa Mitsubishi têm entrada gratuita no VelaShow.
Impacto e Expectativas
Com uma expectativa de público de aproximadamente 1,2 mil pessoas por dia, o VelaShow 2024 consolida Ilhabela como o principal destino da vela no Brasil, fortalecendo a economia local e promovendo o turismo náutico na região.
Sobre o VelaShow
O VelaShow é uma feira de negócios dedicada aos apaixonados pelo mundo da vela – velejadores, empresários e entusiastas de esportes à vela. É uma oportunidade para conhecer novidades e interagir com profissionais e representantes de empresas tanto novas quanto tradicionais do mercado.
Realização e Contato
A Cardoso Almeida, com mais de 15 anos de experiência na realização de eventos nacionais e internacionais, organiza o VelaShow. A empresa é conhecida por eventos como a ExpoElevador, a FeiMóbili, a Lift Road Show e a ExpoPredialTec. Os eventos da Cardoso Almeida contam com o apoio de instituições renomadas.
Publicado 13/06/2024 23:07
O Barco Brasil estará em ação neste fim de semana em Ilhabela (SP), participando de dois eventos esportivos de destaque no cenário nacional. José Guilherme Caldas e Luiz Bolina apresentarão o projeto da Volta ao Mundo em duplas, a Globe40, durante a edição de 2024 do Vela Show, que será realizada de 14 a 16 de junho na Escola de Vela Lars Grael.
O estande, ornado com as cores verde e amarela do veleiro, será uma das atrações da feira náutica, onde também serão exibidos os barcos HPE-25 e Mussulo 50, ambos adesivados com o logo da campanha pelos mares do planeta.
Esta será a segunda campanha brasileira oficial numa volta ao mundo, em uma lembrança do pioneirismo do Brasil 1 na Volvo Ocean Race. Há 19 anos, Torben Grael liderou o barco na disputa pelos mares do mundo.
O desafio Globe40 está agendado para os anos de 2025 e 2026, com início previsto para setembro do próximo ano na Europa. Serão mais de 30.000 milhas de regata.
"Os entusiastas da modalidade terão a oportunidade de conhecer mais sobre o Barco Brasil no Vela Show em Ilhabela. Apresentaremos todos os detalhes da regata Globe40 e como será a campanha de 2025 e 2026. Estamos à disposição para fornecer informações completas sobre a vela", afirmou Luiz Bolina.
A edição de 2024 do Vela Show acontecerá de 14 a 16 de junho na Escola de Vela Lars Grael, em Ilhabela (SP), situada na Av. Santos Dumont, S/Nº – Pequeá. A feira estará aberta das 9h às 20h.
Além disso, a equipe estará presente na Copa Mitsubishi, Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, que ocorrerá no sábado (15) e domingo (16). José Guilherme comandará seu HPE-25, que recentemente foi campeão da XVIII Regata Aleixo Belov no Aratu Iate Clube, em Simões Filho (BA).
A equipe será composta por José Guilherme Pereira Caldas, Juliana Duque e Rafael Martins, ambos bicampeões brasileiros de Snipe e medalhistas pan-americanos. A baiana Juliana Duque é também tricampeã mundial de Snipe.
Leia mais sobre o Barco Brasil
Publicado 13/06/2024 22:57
Neste final de semana, de 14 a 16 de junho de 2024, o VelaShow desembarca pela segunda vez consecutiva em Ilhabela (SP). A quarta edição do evento ocorre na Escola de Vela Lars Grael, localizada na Av. Santos Dumont, S/Nº – Pequeá. Os ingressos podem ser adquiridos on-line ou na entrada do evento.
A feira abre das 9h às 20h e terá mais de 40 expositores e a expectativa de público está em 4 mil pessoas nos três dias do encontro 100% dedicado à modalidade. Em 2023, o VelaShow movimentou R$ 5 milhões de reais.
O objetivo é promover o crescimento da vela náutica, proporcionando uma experiência imersiva e abrangente, com inovação, networking e oportunidades de negócios que influenciam o cenário da navegação oceânica no país.
Com uma programação mais diversificada, esta edição promete encantar e surpreender o público. Um dos grandes destaques será a participação ainda mais expressiva de expositores. Empresas de diversos segmentos estão confirmadas, como estaleiros, fabricantes de velas, motores elétricos, pisos náuticos, tintas industriais e marítimas, cabos náuticos, empresas de consórcio, escolas de vela e muito mais.
''Estamos muito entusiasmados com a VelaShow 2024. Esta edição promete ser ainda mais emocionante e inspiradora, com uma programação que, certamente, surpreenderá os participantes. O evento celebra não apenas a vela como esporte, mas também como estilo de vida, comunidade e fonte de inspiração, desempenhando um papel fundamental na promoção da cultura do esporte no país e impulsionando o crescimento da indústria náutica''.
''Por isso, convido a comunidade náutica a se juntar a nós, novamente, em mais uma edição extraordinária. Preparem-se para vivenciar momentos inesquecíveis e explorar todo o potencial da vela no Brasil'', disse Edilberto Almeida, diretor comercial do VelaShow.
Uma das grandes novidades desta edição é que o primeiro final de semana da segunda etapa da Copa Mitsubishi – Circuito de Vela Oceânica, acontecerá em parceria com o evento, proporcionando uma experiência única e imperdível para os amantes da vela.
A Regata Mitsubishi-VelaShow está marcada para sábado (15), com uma premiação específica para todas as classes. A etapa é aberta aos veleiros das classes ORC, BRA-RGS, Clássicos, C30 e HPE25, além da RGS Cruiser. Os participantes da Copa Mitsubishi têm direito à entrada gratuita no VelaShow.
''O VelaShow é um congraçamento da modalidade no Brasil. É um evento que vem de encontro com o anseio dos velejadores há muitos anos de ter um lugar exclusivo, porque normalmente quando é misturado com outras frentes, principalmente com o motor, a vela fica sempre em segundo plano'', explicou o especialista Murillo Novaes.
Além da exposição, a feira trouxe em sua programação a realização de palestras ministradas por grandes nomes da vela náutica brasileira, proporcionando uma oportunidade única de aprendizado e networking para os entusiastas da vela.
Aleixo Belov, Beto Pandiani, Charlie Flesch e Giovanni Dolif são alguns dos palestrantes confirmados nesta edição. Já Marina Bidoia, Chris Amaral e Renata Liu formam o time de palestrantes mulheres, que contribuirão com suas visões e experiências para enriquecer o debate e promover a inclusão no mundo da vela.
A ilha do litoral norte paulista repete a realização do evento, que já passou por Itajaí (SC) e Niterói (RJ).
Sobre o VelaShow
Para os apaixonados pelo mundo da vela – sejam velejadores, empresários ou entusiastas de esportes impulsionados pelo vento – visitar uma feira de negócios exclusiva é a maneira ideal de conhecer novidades e encontrar profissionais e representantes tanto de empresas novas quanto tradicionais do mercado.
Isso porque o ambiente do VelaShow está sendo construído para facilitar conversas e trocas de ideias com empreendedores experientes e inovadores que, durante os três dias de evento, exibirão, com exclusividade, seus lançamentos em produtos e serviços.
A Cardoso Almeida realiza eventos nacionais e internacionais há mais de 15 anos, como a ExpoElevador - hoje a maior feira de negócios do setor da indústria de elevadores e escadas rolantes na América Latina -, a FeiMóbili – Feira Nacional da Indústria Moveleira, a Lift Road Show - Feira Itinerante do Setor de Elevadores - e a ExpoPredialTec, feira voltada para o segmento de automação residencial e predial.
Os eventos que a Cardoso Almeida realiza têm apoio de renomadas instituições nacionais e internacionais.
A empresa de eventos percebeu a lacuna existente no setor de vela e optou por abraçar mais este desafio, realizando um grande evento para o setor, unindo o que há de melhor com emoção, entretenimento e muito amor.
Para saber mais sobre o evento, acesse o site: www.velashow.com.
Publicado 13/06/2024 20:45
A terceira etapa da Michelin Le Mans Cup ocorre entre os dias 13 e 15 de junho, no tradicional circuito de Le Sarthe, na França, servindo como evento de apoio para a histórica corrida das 24 Horas de Le Mans. Este será o terceiro evento para a categoria, que iniciou seus trabalhos em Barcelona, Espanha, no início de abril.
Agora, o foco é total para a preparação da corrida mais importante do calendário. Nesta etapa, serão disputadas duas corridas: a primeira na quinta-feira (13) e a última no sábado (15). Cada corrida tem duração de aproximadamente uma hora e meia, podendo chegar a duas horas.
O piloto Ricardo Gracia Filho irá participar da prova como o único brasileiro da classe LMP3 com a equipe polonesa/espanhola Team Virage.
''É um sonho poder andar na pista de Le Mans. Acredito que tem tudo para dar certo, estou confiante no meu trabalho, no meu companheiro e também na minha equipe. Vamos para cima para conseguir um pódio nessa pista tão icônica e desafiadora'', comentou Ricardo Gracia Filho, patrocinado pela Sabesp.
O circuito de La Sarthe é a casa de uma das provas mais tradicionais do automobilismo. Considerada a maior do mundo, em termos de duração e importância, a corrida é realizada desde 1923.
Com 13,629 km de extensão, um dos maiores desafios para o piloto nessa pista é encontrar o equilíbrio entre as altas velocidades e o desgaste dos pneus. Vencer em Le Mans, mesmo nas categorias de apoio da prova principal, é um passo importante na carreira de qualquer piloto, uma vez que o traçado mistura tradição com um grande desafio de pilotagem.
''É uma pista que eu sempre quis correr, desde criança, então estou feliz de poder realizar mais esse sonho'', completou o piloto paulista.
Ricardinho faz dupla com o paraguaio Óscar Bittar na competição de 2024. Com bons resultados no automobilismo europeu, Ricardo Gracia Filho competiu no monoposto da Fórmula 4 por duas temporadas antes de migrar para a Le Mans, uma categoria que consiste em seis provas ao longo do ano.
Publicado 13/06/2024 19:56
O Campeonato Mundial ABB FIA Formula E anunciou nesta quinta-feira (13) que a Liberty Global Ltd. ("Liberty Global") (NASDAQ: LBTYA, LBTYB, LBTYK) vai comprar as ações detidas pela Warner Bros. Discovery na série de corridas totalmente elétricas.
A aquisição elevará a participação da Liberty Global na Fórmula E para 65%, garantindo uma influência significativa no esporte automotivo de mais rápido crescimento mundial.
A Fórmula E é o único campeonato mundial de corridas automotivas totalmente elétricas sancionado pela FIA, líder em ESG no esporte e o primeiro com carbono zero desde sua criação.
"Gostaria de agradecer à Warner Bros. Discovery pelo apoio e orientação fornecidos à Fórmula E ao longo dos últimos nove anos. A Liberty Global possui um histórico comprovado de construção e crescimento de negócios, e seu investimento chega no momento ideal, pois planejamos um período de crescimento exponencial''.
''Tendo conhecido e trabalhado pessoalmente ao lado da equipe de liderança da Liberty por mais de uma década, estou empolgado em poder beneficiar ainda mais da sua experiência e recursos. Esta é uma poderosa confirmação do enorme potencial do nosso esporte.", comentou Jeff Dodds, CEO da Fórmula E.
Em sua 10ª temporada de corridas elétricas, a Fórmula E possui um dos melhores e mais diversos calendários esportivos do mundo, com 16 corridas em locais urbanos icônicos, abrangendo quatro continentes.
São Paulo (SP) é uma das etapas do calendário e vai abrir a temporada 11 em 7 de dezembro. A próxima edição terá 17 corridas ao todo, a maior versão de todos os tempos.
Com quase 400 milhões de fãs em todo o mundo, 11 equipes e 22 pilotos de classe mundial no grid, a Fórmula E se tornou um destino para talentos do automobilismo, incluindo equipes como a Jaguar TCS Racing, a TAG Heuer Porsche Formula E Team e a NEOM McLaren Formula E Team.
No recente E-Prix de Mônaco, a Fórmula E revelou o novo carro para a Temporada 11, o GEN3 EVO, capaz de acelerar a 60 mph em 1,82 segundos, cerca de 30% mais rápido que um carro atual da Fórmula 1.
"Estamos entusiasmados em assumir uma participação influente na Fórmula E, um negócio no qual investimos pela primeira vez há quase dez anos. A Fórmula E tem um potencial massivo para crescimento adicional, ao mesmo tempo que integra os mais avançados padrões de sustentabilidade no esporte''.
''O investimento continua nossa abordagem de rotação disciplinada de capital em nosso portfólio de Ventures e nossa estratégia de fazer investimentos de longo prazo em negócios altamente atraentes.", disse Mike Fries, CEO da Liberty Global.
A transação está sujeita à aprovação regulatória, com fechamento esperado antes do final do ano.
A temporada dez segue em andamento. As próximas etapas ocorrerão em Portland, nos EUA, nos dias 29 e 30 de junho. A final será em julho, em Londres, no Reino Unido.
Publicado 13/06/2024 19:47
O L'Étape Brasil comemora 10 anos de história no país, trazendo uma série de atrações especiais ao longo da temporada. A prova no Rio de Janeiro (RJ), marcada para o dia 30 de junho, será um dos destaques. Este evento, associado ao prestigiado Tour de France, será realizado pela quarta vez na Cidade Maravilhosa e contará com mais de 2 mil ciclistas.
Para celebrar este marco, a organização do L'Étape Brasil lançou um uniforme exclusivo para a prova, disponível nas versões curta (59 km) e tradicional (102 km). As largadas serão às 6h na Marina da Glória, um ponto turístico icônico do Rio de Janeiro.
Os uniformes foram desenhados em homenagem ao Tour de France e às características das cidades-sede. Cada etapa tem um conceito único, com cores e designs que refletem a cultura e a paisagem local. A cor verde do uniforme do Rio de Janeiro simboliza a natureza exuberante da região.
A jersey oficial dos embaixadores, na cor branca, é inspirada na camiseta do Tour de France que destaca o melhor ciclista jovem.
"O lançamento dos uniformes do L'Étape Brasil é sempre muito aguardado pelos ciclistas. Muitos possuem coleções que abrangem os 10 anos do evento no Brasil. Este ano, os atletas selecionados receberam uma caixa preta com a mensagem 'Top Secret: Mission de Lancement de Collection L'Étape Rio 2024'", revelou Thais Barg.
A organização também adiantou que a próxima etapa em Campos do Jordão (SP), em setembro, apresentará um uniforme tão impressionante quanto os das etapas de Cunha (SP), em março, e do Rio de Janeiro (RJ). Aqueles que completarem as duas primeiras etapas poderão finalizar uma coleção exclusiva de jerseys.
"Estamos ansiosos para receber os mais de 2 mil ciclistas na Marina da Glória e proporcionar um evento inesquecível, celebrando o espírito do ciclismo e a beleza do Rio de Janeiro."
Um novo lote de inscrições será disponibilizado a partir desta quinta-feira (13). O evento começa na sexta-feira (28) com a retirada de kits e a abertura do Village na Marina da Glória, local que sediou os Jogos Olímpicos de 2016.
Histórico do L'Étape Rio
Em 2021, o argentino Francisco Chamorro venceu a prova longa de 102 km com um tempo de 2h41m14s051, seguido de perto por José Eriberto Filho e Alessandro Guimarães. No feminino, Laís Sales venceu com 2h55m21s235.
Em 2022, Vinicius Moretti completou o percurso longo de 102 km em 2h39min49s, seguido por Guilherme do Couto e Raphael Serpa. No feminino, Fernanda Martello conquistou o título com 2h57min55s.
Em 2023, os vencedores do percurso longo de 110 km foram Juliana Cipriano e Raphael Serpa, com tempos de 3h17m09s391 e 2h55m26s547, respectivamente.
Publicado 12/06/2024 17:13
O YCSA - Yacht Club Santo Amaro sedia entre os dias 14 e 16 de junho o Campeonato Paulista da classe Star 2024. O tradicional evento da vela brasileira terá importantes nomes da modalidade na Represa do Guarapiranga, em São Paulo (SP). Atletas campeões mundiais e continentais estarão na raia paulista.
As provas estão marcadas para as 13h nos três dias. Seis regatas estão programadas para o evento e a entrada do descarte do pior resultado ocorrerá a partir da quinta regata.
A edição de 2023 foi vencida por Admar Gonzaga e Ronald Seifert (ICRJ). O ouro veio após a dupla ganhar a prova final, superando em apenas dois pontos Wagner Niels Bojlesen e Henrique Cabette (CCSP) e três de vantagem para Arthur Vasconcellos e Marco Lagoa (YCSA).
"A classe Star, mesmo fora da Olimpíada há duas edições, é uma das mais fortes e prestigiadas da vela mundial. Grandes nomes passaram e ainda disputam campeonatos na categoria. E sediar um evento deste porte no YCSA, com tantos nomes confirmados, mostra que a Star segue importante no Brasil", disse Fábio Bodra, comodoro do YCSA.
O evento tem como autoridades organizadoras o 7º Distrito da classe Star, a FEVESP - Federação de Vela de São Paulo, e o YCSA.
Mais informações aqui
Publicado 12/06/2024 17:13
Pela primeira vez na história, o Brasil vai sediar uma etapa de abertura do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E. Em 7 de dezembro de 2024, o Sambódromo do Anhembi será palco do E-Prix inaugural da temporada 11 da categoria dos carros elétricos.
Será a terceira vez consecutiva que o circo da Fórmula E desembarca na capital paulista, o que mostra a importância do país para o campeonato. O anúncio foi realizado nesta terça-feira (11) e agitou os bastidores do automobilismo.
Autoridades, pilotos e personalidades do esporte celebraram a abertura da Fórmula E na cidade de São Paulo (SP), que já recebe outros grandes eventos da modalidade, como a Fórmula 1 e as 6 Horas de São Paulo 2024 – WEC – Campeonato Mundial de Endurance.
"A Fórmula E é uma realidade em São Paulo. Há um casamento entre a cidade e a Fórmula E. Velocidade, tecnologia, sustentabilidade, e a cidade de São Paulo se orgulha da abertura da temporada em dezembro," disse Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo.
''Além de receber uma das categorias mais importantes do automobilismo mundial, São Paulo agora fará a etapa de abertura, o que é simbolicamente importante. Mostra uma evolução significativa. Primeiro trouxemos a categoria e agora faremos uma das corridas de destaque do calendário'', disse Gustavo Pires, presidente da São Paulo Turismo/SPTuris, empresa de eventos e turismo da Prefeitura.
O evento de abertura de um campeonato, em qualquer modalidade, sempre tem status importante, pois é quando toda a estrutura se reúne, testando novas regras, procedimentos, participantes e equipes.
A pré-temporada está confirmada para Valência (Espanha) de 4 a 7 de novembro de 2024. Será a primeira vez que o novo carro de corrida GEN3 EVO será testado publicamente, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 1,82 segundos – 36% mais rápido que o atual GEN3.
"Achei muito legais as mudanças anunciadas com o calendário do próximo Mundial de Fórmula E para a temporada 11. Isso nos traz um público novo e, ainda mais, porque a primeira etapa será no Brasil ainda em 2024. Sempre a primeira e a última etapa são as de maior repercussão e, certamente, com a Fórmula E não será diferente. Estou bastante animado."
"A Fórmula E volta ao formato original, começando suas corridas em dezembro do ano anterior e terminando em julho. Isso é muito bom para nós porque não competimos por calendário e atenção dos fãs com nenhum outro campeonato em nível mundial até o final de fevereiro, deixando-nos no spotlight por três meses."
A 11ª edição terá 17 etapas, um recorde para a categoria, e apenas a prova da capital paulista ainda em 2024. No ano seguinte, as etapas ocorrerão em locais já conhecidos da Fórmula E. Segundo Sérgio Sette Câmara, piloto da ERT Formula E Team, a escolha da abertura no Brasil foi importante.
São Paulo sedia o único E-Prix da América do Sul mais uma vez e a promessa é de mais emoção. Nesta temporada, o resultado foi expressivo com o britânico Sam Bird (NEOM McLaren) vencendo na última curva. Em 2023, quando a F-E fez sua estreia na passarela do samba, o ganhador foi o neozelandês Mitch Evans (Jaguar TCS Racing).
"Nós estamos muito contentes que a Fórmula E tenha escolhido a cidade de São Paulo para abrir o campeonato. Isso leva nossas regras para outros patamares, e estamos trabalhando desde março, quando acabou a última prova, para conseguir essa escolha. Então, mãos à obra, temos muito a fazer. O evento só tende a melhorar."
"Também significa que o evento está no caminho certo, em termos de qualidade, experiência do público e termos esportivos de pista. Para nós, isso acaba sendo um grande reconhecimento do nosso trabalho," contou Guilherme Birello, organizador local da Fórmula E.
A temporada dez segue em andamento e faltam mais quatro provas para o fim do campeonato. As etapas serão em Portland, nos EUA, e Londres, Reino Unido, em junho e julho, respectivamente, todas com rodada dupla.
Publicado 11/06/2024 00:54
O Campeonato Mundial Corinthian de J70 no Porte de Skovshoved, Dinamarca. chegou ao fim neste fim de semana!
O evento, que teve início na terça-feira, contou com intensas disputas até o dia de hoje, envolvendo 109 barcos em um total de 14 regatas.
O Brasil teve uma participação brilhante, com quatro tripulações competindo.
O grande destaque foi a equipe Three Musketeers, que conquistou a vitória na competição na classe Corinthians, que é a regra onde não é permitido profissionais.
A tripulação vencedora foi composta por Alberto Guarish, Pedro Tinoco, Filipe Rondina e Antonio Moreira.
Outro resultado notável foi o do Capin Canela, que alcançou o 5º lugar na classificação geral e o 1º lugar na categoria mista.
A equipe era formada por Marcos Soares, Thiago Soares, Lucas Soares, Joana Soares e Joana Gonçalves.
A equipe Caruru/OceanPact garantiu a 16ª posição, com os velejadores Flavio Andrade, Henrique Pellicano, Marcia Pellicano e Gabriel Penido.
Em 56º lugar ficou a equipe Tô Nessa, composta por Renato Faria, Alice Faria, Daniel Santiago e Alexandre Tinoco.
''Parabéns a todos os competidores por suas excelentes performances e por representarem o Brasil com tanto talento e dedicação''!
Foto: @hannahleenoll / @j70class
Publicado 10/06/2024 14:05
A edição de 2024 da Semana Internacional de Vela de Ilhabela apresentará uma novidade nas regatas de oceano. A "classe mais legal" da modalidade, anteriormente conhecida como Bico de Proa, ganhou um novo nome e regras para garantir resultados mais justos na raia de Ilhabela (SP).
Estamos falando da RGS-Cruiser, uma iniciativa da ABVO - Associação Brasileira de Veleiros de Oceano, em colaboração com a comunidade náutica. A entidade estabeleceu diretrizes para aumentar a competitividade e a equidade nas competições de oceano pelo país. A categoria já foi disputada em eventos como o Ubatuba Sailing Festival, Copa Mitsubishi e regatas em Santos (SP).
De 20 a 27 de julho, durante a Semana Internacional de Vela de Ilhabela no Yacht Club de Ilhabela (YCI), a RGS-Cruiser trará muita diversão na água e envolverá um número crescente de velejadores.
"A classe é a mais legal porque é descontraída, despretensiosa e de baixo custo. Não é necessário ter vela de material exótico ou grandes equipamentos. Muitas vezes, as tripulações incluem família, crianças e até avós", explicou Cuca Sodré, organizador técnico da SIVI.
"É uma grande confraternização no YCI, com uma enorme disputa ao mesmo tempo. A RGS-Cruiser está aí para ajudar".
A ideia de Cuca Sodré e dos organizadores da RGS-Cruiser é manter a simplicidade a bordo. "A pessoa não precisa fazer nada, é só chegar com o barco que já tem o certificado agregado. Existe uma lista de todos os TMFs agregados no site da RGS".
De acordo com a nota técnica publicada pelo comodoro da ABVO, Bayard Neto, apenas barcos de cruzeiro passíveis de medição na classe BRA-RGS serão admitidos na RGS-Cruiser. Antes, a Bico de Proa não tinha medição do veleiro, o que não garantia justiça nas competições.
Além disso, embarcações que emitiram certificados nos últimos três anos em qualquer regra de classificação, como ORC, IRC, VPRS, BRA-RGS ou outras, não serão admitidas na categoria.
"Na vela de oceano, temos barcos de tamanhos e velas muito diferentes. Para que a competição fosse justa, foram criadas as regras de rating, um coeficiente calculado com base numa equação matemática de medição de cada barco", explicou Bayard Neto. "Na antiga Bico de Proa, que não tinha nenhum rating, um barco pequeno jamais teria condições de competir com um barco grande com justiça". A medida foi aprovada pelo Conselho Técnico em reunião realizada em 9 de abril de 2024.
Foto: On Board Sports
🏗️🏡 RESIDENCIAL SOHO 538 ELEVA PADRÃO EM ITAJAÍ | O novo projeto do arquiteto Flávio Mussi, com 35 anos ...
Publicado 26/11/2024 20:04