Blogs | A bordo do esporte


A bordo do esporte

Por Flávio Perez - redacao@diarinho.com.br

A bordo do esporte


Mulheres dão show no Troféu Marina Prada de Snipe

Publicado 10/06/2024 11:43

A sexta edição do Troféu Marina Prada de Snipe foi disputada neste fim de semana no Yacht Club Paulista (YCP), em São Paulo (SP). O tradicional evento 100% feminino contou com 15 duplas e quatro regatas ao todo na Represa do Guarapiranga.

A medalha de ouro ficou com a dupla Renata Bellotti e Paula Bellotti (YCP/Phytoervas), que somou 6 pontos perdidos contra 7 de Carolina Sacconi e Nina Katz (YCSA). Maria Altimira Hackerott e Joana Gonzalez (YCP) fecharam o pódio com o bronze totalizando 15 pontos.

O Troféu Marina Prada possui o objetivo de reunir velejadoras da vela nacional e internacional e proporciona a inclusão de novas atletas de diversas idades na classe Snipe.

''Me surpreendi com a quantidade de barcos em água e a vontade de todas as meninas de velejar, deixou um clima leve e um gostinho de quero mais. O vento foi generoso conosco e mesmo demorando a entrar, tivemos 4 regatas disputadíssimas. Fomos para a última regata empatadas com a Carol, sem respirar fundo do começo ao fim. O Troféu Marina Prada é tão importante em tantas esferas, feliz demais por ter conquistado esse prêmio!'', disse Renata Bellotti, atleta da Phytoervas com co-sponsor da Galapagos Capital.

Na Juvenil, Ana Maria Gordinho e Eduarda Laitano Kuhn (VDS) foram as vencedores, seguidas por Giovanna Guariglia e Alessandra Araújo (YCSA). Na Master, Paola Prada e Laura Veronese (YCP) foram as melhores.

''Em 2021 chegou ao seu ápice por ser a regata treino para o Snipe Women’s Worlds Championship realizado na Guarapiranga. Nos anos seguintes continuou sua missão de inspirar e empoderar mulheres na vela'', contou Paola Prada, velejadora e organizadora do evento.

As campeãs de 2022 e 2023 foram Marina Heinke e Bruna Patrício (YCSA).

Em 2019, o Troféu Marina Prada foi pioneiro na organização de regatas femininas da classe Snipe. A cada ano que esta regata é realizada mais mulheres se inspiram e acreditam que podem velejar.

Sobre a Phytoervas

A Phytoervas nasceu em 1986 com a missão de oferecer beleza natural para os cabelos. Em sua identidade trabalha a Cosmética Integral com a extração de ativos da natureza em sua forma mais pura e de maneira responsável, sempre respeitando o meio ambiente.

A marca, pioneira no desenvolvimento do shampoo sem sal e que não para de inovar, se desenvolveu, se tornou totalmente vegana e cruelty-free. Seus produtos são livres de parabenos, sulfatos e corantes. Atualmente, vai além do haircare. Possui em seu portfólio produtos para os cuidados com o corpo e com a casa, todos podem ser encontrados no e-commerce www.phytoervas.com.br

Sobre a Galapagos Capital 

A Galapagos Capital é uma companhia de investimentos full service. Fundada em 2019 por executivos seniores com vasta experiência de mercado, seu grupo econômico conta com mais de 340 profissionais em onze escritórios no Brasil e um em Miami. Possui mais de 50 mil clientes e cerca de 23 bilhões de reais sob gestão.

Sobre o YCSA

Localizado às margens da Represa Guarapiranga, na cidade de São Paulo (SP), o Yacht Club Santo Amaro (YCSA) é um verdadeiro oásis verde, proporcionando um cenário natural perfeito para a prática do iatismo. Com uma história que remonta a 1930, o YCSA tem sido o lar de muitos campeões mundiais, combinando uma rica tradição com instalações modernas e barcos de última geração.

Fazer parte deste clube é entrar para uma comunidade que tem deixado sua marca na vida de cada associado ao longo dos anos. Com uma estrutura náutica de excelência, o clube dispõe de hangares modernos para acomodação de embarcações à vela e a motor, uma escola de vela com frota própria, uma rampa de acesso à represa com 25 metros de largura e baixa inclinação, um deck e píer com uma vista deslumbrante da represa, além de tratores, guindastes e uma equipe de marinheiros experientes para o transporte e apoio das embarcações.

Com seus 24 mil metros quadrados de área verde, o YCSA é reconhecido tanto nacional quanto internacionalmente por sua infraestrutura náutica de ponta, proporcionando as melhores condições para iniciantes e praticantes experientes da vela. Além de seus talentosos atletas, o clube também é famoso por sediar eventos de vela de renome tanto no cenário nacional quanto no internacional.

Foto: Luhan Grolla


Barco Brasil vence Regata Aleixo Belov na classe HPE-25

Publicado 10/06/2024 11:16

O Barco Brasil foi o campeão da XVIII Regata Aleixo Belov para a classe HPE-25 neste fim de semana. O evento foi realizado no Aratu Iate Clube, em Simões Filho (BA) e teve ao todo seis regatas na Baía de Todos-os-Santos.

A equipe que leva a bandeira do Barco Brasil na Globe40 foi composta por José Guilherme Pereira Caldas, Juliana Duque, Rafael Martins e Leonardo Taboada. O monotipo cruzou a linha de chegada em primeiro lugar cinco vezes.

A medalha de prata ficou com Lasquinê Pelir e o bronze para o Sururu. Nove quartetos de HPE-25 correram as regatas na Bahia. O barco da classe HPE-25 teve as velas mestra e balão pintadas na prova.

Os tripulantes do Barco Brasil voltam atenção às próximas regatas como a Copa Mitsubishi, Semana Internacional de Vela de Ilhabela e a Refeno. Mesmo com barcos diferentes do Class40 da Volta ao Mundo, os eventos citados farão parte da preparação da dupla para a Globe 40.

A próxima parada será o VelaShow, maior feira da modalidade, que será em Ilhabela (SP), de 14, 15 e 16 de junho.

A parceria na volta ao mundo Globe40 do Barco Brasil será formada por José Guilherme Pereira Caldas e Luiz Bolina. Esta será a segunda campanha brasileira oficial numa volta ao mundo, relembrando o pioneirismo do Brasil 1 na Volvo Ocean Race. Há 19 anos, Torben Grael liderou o barco na disputa pelos mares do mundo.

O desafio Globe40 será nos anos de 2025 e 2026, com início previsto para setembro do próximo ano na Europa. Serão mais de 30.000 milhas de regata.

''Disputar regatas nacionais e internacionais será importante para Globe40 e para o nosso entrosamento, mesmo não sendo um Class40 da regata de volta ao mundo. Nosso objetivo é divulgar nosso projeto e angariar apoiadores. Queremos levar a imagem do Brasil para todos os cantos do mundo'', disse José Guilherme Pereira Caldas.

Resultados da Regata Aleixo Belov 

1º - Mussulo Brasil - José Guilherme Pereira Caldas, Juliana Duque, Rafael Martins e Leonardo Taboada
2º- Lasquinê Pelir - Moacyr Montenegro, Rodrigo Gaião, Ricardo Gaião e Marco Polo
3º- Sururu - Márcio Cruz, Fred Baumert, Alberto Vita e Maxuel Lavigne

Leia mais sobre o Barco Brasil


Troféu Ayrton Senna de Kart 2024 com quase 200 pilotos

Publicado 09/06/2024 21:30

O Troféu Ayrton Senna de Kart 2024 foi concluído neste sábado (8) no Kartódromo Internacional de Birigui (SP), o Speed Park. O evento contou com a participação de mais de 180 pilotos de diversas idades em cinco dias de automobilismo.

A disputa do Troféu Ayrton Senna também valeu para a primeira etapa do Circuito Paulista de Kart, além da seletiva da Regional Cup. As corridas nas pistas do interior de São Paulo também serviram de preparação para o Campeonato Brasileiro de Kart, que ocorrerá em outubro. O Speed Park também será a sede desse evento.

No último dia de competições do TAS, a organização fez uma homenagem aos 30 anos sem o tricampeão da F1 Ayrton Senna. Esse é o único evento do mundo autorizado a usar o nome do ídolo brasileiro e tem a chancela do Senna Brands.

"O objetivo do Troféu Ayrton Senna é ir além do evento nas pistas, mas manter vivo o legado de Senna. Não é apenas um evento de kart, mas uma celebração entre os pilotos e suas famílias, em um ambiente que busca honrar a memória do nosso ídolo", disse a diretora executiva do Speed Park, Tamires Ferrari.

O Troféu Ayrton Senna tem o intuito de ir além das competições de kart, sendo um evento pensado com diversas atrações gastronômicas e musicais, tudo para melhorar a experiência do público visitante e das famílias presentes.

Mas é na pista que o talento dos pilotos aparece, e muitos pensam em seguir o legado do ídolo, como Ricardo Gracia Filho, atualmente integrante da Le Mans Cup, único do país a correr na categoria neste ano. Ricardinho começou a pilotar em Birigui (SP), sede do TAS.

"É um projeto incrível para homenagear o Ayrton Senna, meu ídolo no automobilismo desde que eu era criança. É uma pena não estar presente, mas fico feliz com a iniciativa. É memorável ter uma corrida para relembrar nosso ídolo Senna, que já se foi há um tempo e está sempre em nossos corações", comentou o piloto Ricardo Gracia Filho.

"Fico lisonjeado de ter um campeonato nesse nível na pista do Speed Park, que é minha cidade natal".

Resultados na pista

No último dia do evento, os pilotos disputaram as finais do Troféu Ayrton Senna de Kart, definindo os novos campeões. Um dos destaques foi o piloto da F4 Sênior, Bruno Grigatti, que venceu a prova da sua categoria, sagrando-se tricampeão do torneio, repetindo os feitos de 2020 e 2022.

Além de vencer a final do Troféu Ayrton Senna, Grigatti também faturou a etapa do Circuito Paulista de Kart, que correu em conjunto com o evento no Speed Park.

“Essa foi uma etapa muito importante porque os principais competidores nacionais estão aqui, então serve de termômetro para avaliar nosso desempenho e se preparar para as próximas corridas”, comentou Bruno Grigatti.

O vencedor da categoria OK, Lucas Moura, além de vencer na sua classe no evento, também garantiu uma vaga para a Regional Cup, cuja final ocorrerá em julho, no Circuito de Paladino, na Paraíba.

''Eu vim aqui para vencer, então fico feliz de ter conseguido meu objetivo e ganhar uma vaga para a Regional Cup. Foi um momento especial'', disse Lucas Moura.

A vencedora do troféu Power Woman, Anna Luiza Pimpão, foi a piloto de maior destaque ao longo da competição. Além da disputa do Troféu Ayrton Senna, ela também participa da seletiva do FIA Girls On Track, que ocorre no domingo (9). ''Não esperava vencer o troféu de destaque, mas estou muito feliz. É um incentivo importante para poder seguir fazendo meu melhor'', comentou Anna Luiza.

As categorias do Troféu Ayrton Senna foram divididas por idade e tipo de licença de cada piloto. Na classe mirim, onde os pilotos mais novos competem, a idade mínima de inscrição é de 8 anos.

Entretanto, este não era um evento apenas para jovens kartistas, mas sim para pilotos de todas as idades. Na classe F4 Super Sênior Master, a divisão para os pilotos mais experientes, competem atletas de 56 anos ou mais.

Os prêmios foram entregues por Tamires Ferrari, diretora executiva do Speed Park, Ricardo Gracia, organizador do TAS, e Juliana Praia, representante da Senna Brands.

 

Confira os vencedores da 3ª edição do Troféu Ayrton Senna

Mini 2T - Rafael Guimarães

Mirim - Gustavo Herek Trevisan

Cadete - João Guilherme Malta

F4 Júnior - Samuel Sidnei Santiago

F4 Sprinter - Miguel Augusto Subtil

F4 Graduados - Samuel Cruz

OK - Lucas Moura

Ok Júnior- Theo Salomão

F4 Sênior - Bruno Grigatti

F4 Super Sênior - Tiago Kastner

Super Sênior Master - Miguel Subtil

Troféu Power Woman (piloto destaque da competição)  - Anna Luiza Pimpão

Trófeu Super Pole (maior diferença nas tomadas de tempo) - Rafael Guimarães

Troféu Superação (mais ultrapassagens) - Gilson Freitas

Sobre a Senna Brands

A Senna Brands é uma empresa que integra grupo criado pela família do tricampeão para gerenciar os ativos vinculados ao piloto e às icônicas marcas Senna e Senninha. Por meio de produtos oficiais, experiências para fãs, homenagens, eventos e parcerias, a Senna Brands mantém o propósito de perpetuar o legado de Ayrton Senna e fazer com que os valores positivos de Senna sejam uma inspiração para fãs e as novas gerações.

Em 2024, a marca prepara uma série de eventos para celebrar os 30 anos do legado do piloto e engajar a comunidade apaixonada de fãs e admiradores ao redor do mundo. Para mais informações, acesse o site.

 


Mulheres marcam presença no Troféu Ayrton Senna de Kart

Publicado 09/06/2024 21:26

As finais do Troféu Ayrton Senna de Kart ocorreram neste sábado (8), no Kartódromo Internacional de Birigui (SP), o Speed Park. Um dos destaques dessa edição foi a participação feminina, com quatro garotas no grid.

Leticia Pagy e Marcella Assumpção, da F4 Júnior, Anna Luiza Pimpão, da F4 Sprinter, e Isabelly Melniski, na Mini 2T, estiveram na pista demonstrando suas habilidades. Apesar do número ainda ser baixo, a presença feminina em campeonatos de automobilismo tem aumentado nos últimos anos.

No Troféu Ayrton Senna não foi diferente! Na cerimônia de abertura, que antecedeu o último dia de atividades do evento, além das homenagens a Ayrton Senna pelos 30 anos de sua partida, também ocorreram algumas premiações individuais.

"Eu acho muito importante a participação feminina em provas de automobilismo, porque somos muito poucas. Do ano passado para cá, aumentou em 1%, o que já é um número significativo, mas que pode melhorar. Fico muito feliz em poder participar de um evento como o Troféu Ayrton Senna e a seletiva do FIA Girls On Track", comentou Letícia Pagy.

O troféu Power Woman foi entregue a Anna Luiza Pimpão, piloto de Caraguatatuba (SP). Nas classificatórias da categoria F4 Sprinter, ela terminou em quarto lugar na primeira prova e em sétimo na segunda.

Neste domingo (9), o Speed Park será o palco da segunda seletiva do FIA Girls On Track, recebendo 45 pilotos de todas as idades. A vencedora ganhará uma vaga no Campeonato Brasileiro de Kart, que ocorrerá em outubro, no Kartódromo Internacional de Birigui (SP).

Bia Figueiredo, presidente da Comissão Feminina da Confederação Brasileira de Automobilismo, comentou sobre a expansão do interesse feminino nas corridas.

"Recebi esse desafio do Giovanni Guerra de assumir a Comissão Feminina de Automobilismo para trazer mais mulheres para o esporte. Aqui em Birigui (SP), realizamos a segunda edição do FIA Girls On Track, a primeira aconteceu no ano passado, e vamos atrás de meninas no kart, trabalhando desde a base."

"Temos no campeonato brasileiro de 20 a 30 meninas, o que ainda é um número pequeno, mas acho que isso tem unido as mulheres para seguir carreira."

Vencedora do FIA Girls On Track de 2023, Anna Luiza Pimpão comentou suas expectativas para a segunda seletiva: "Eu espero competir com outras meninas muito boas, em uma disputa acirrada".

Os troféus foram entregues por Tamires Ferrari, diretora executiva do Speed Park, e Ricardo Gracia, organizador do TAS.

Todas as corridas são transmitidas ao vivo pela internet pelo https://www.youtube.com/@SpeedParkOficial.

O Speed Park – Kartódromo Internacional de Birigui fica na rua Hagime Saita, 4.001, acesso pela Rodovia Marechal Rondon, km 524 (entre Birigui e Araçatuba). O estacionamento e a entrada no kartódromo são gratuitos.

Antes das finais de sábado (8), a organização realizou a cerimônia de abertura na pista do Speed Park com todos os pilotos da competição. Para os pequenos a partir de 2 anos, as atrações incluem o o Dino Park, Senninha, kart elétrico, kartoon, speed drift e brinquedos eletrônicos.

Sobre a Senna Brands

A Senna Brands é uma empresa que integra grupo criado pela família do tricampeão para gerenciar os ativos vinculados ao piloto e às icônicas marcas Senna e Senninha. Por meio de produtos oficiais, experiências para fãs, homenagens, eventos e parcerias, a Senna Brands mantém o propósito de perpetuar o legado de Ayrton Senna e fazer com que os valores positivos de Senna sejam uma inspiração para fãs e as novas gerações.

Em 2024, a marca prepara uma série de eventos para celebrar os 30 anos do legado do piloto e engajar a comunidade apaixonada de fãs e admiradores ao redor do mundo. Para mais informações, acesse o site.

 

 

 

 

 


CBA e Speed Park no Troféu Ayrton Senna para região

Publicado 08/06/2024 18:09

O Kartódromo Internacional de Birigui (SP), o Speed Park, recebe neste fim de semana o Troféu Ayrton Senna de Kart, que chega a sua terceira edição. Junto com o evento, também ocorrem, de forma simultânea, a primeira etapa do Circuito Paulista e as seletivas da Regional Cup e do FIA Girls On Track.

Um fim de semana repleto de automobilismo, que traz para a região de Araçatuba e Birigui um evento que vai além da velocidade na pista. O Speed Park conta com várias atrações gastronômicas e musicais, além das atividades na pista com 19 categorias.

O evento é a única competição do automobilismo brasileiro que leva o nome do tricampeão, com o apoio da Senna Brands, empresa responsável pela gestão das marcas vinculadas ao piloto.

É uma programação para toda a família. Além da presença dos competidores e equipes, também estiveram presentes no kartódromo o presidente da CBA - Confederação Brasileira de Automobilismo, Giovanni Guerra, e Ricardo Gracia, organizador do evento.

''Todas as categorias estão movimentando a região e trazendo esse clima de competição de volta aqui para o Speed Park'', disse o organizador do evento, Ricardo Gracia.

''O automobilismo é uma plataforma de construção, mas é também de negócios. É uma plataforma constante e consistente para que não só os pilotos, não só os construtores, mas toda uma região possa se beneficiar'', comentou o presidente da CBA, Giovanni Guerra. ''E para isso, o Speed Park dá exemplo para todo o Brasil. Esse é um kartódromo que não deixa a desejar para nenhum do mundo'', completou.

Além das competições deste fim de semana, o Speed Park está confirmado para sediar o Campeonato Brasileiro de Kart, em outubro.

Todas as corridas são transmitidas ao vivo pela internet pelo https://www.youtube.com/@SpeedParkOficial.

Antes das finais de sábado (8), a organização realizará a cerimônia de abertura na pista do Speed Park com todos os pilotos da competição. Para os pequenos a partir de 2 anos, as atrações incluirão o Dino Park, Senninha, kart elétrico, kartoon, speed drift e brinquedos eletrônicos.

O Speed Park – Kartódromo Internacional de Birigui fica na rua Hagime Saita, 4.001, acesso pela Rodovia Marechal Rondon, km 524 (entre Birigui e Araçatuba). O estacionamento e a entrada no kartódromo são gratuitos.

Sobre a Senna Brands

A Senna Brands é uma empresa que integra grupo criado pela família do tricampeão para gerenciar os ativos vinculados ao piloto e às icônicas marcas Senna e Senninha. Por meio de produtos oficiais, experiências para fãs, homenagens, eventos e parcerias, a Senna Brands mantém o propósito de perpetuar o legado de Ayrton Senna e fazer com que os valores positivos de Senna sejam uma inspiração para fãs e as novas gerações.

Em 2024, a marca prepara uma série de eventos para celebrar os 30 anos do legado do piloto e engajar a comunidade apaixonada de fãs e admiradores ao redor do mundo. Para mais informações, acesse o site.

 

 

 

 


Nadando com Thiago Pereira atende mais de 300 crianças

Publicado 08/06/2024 17:55

O projeto Nadando com Thiago Pereira, iniciado em agosto de 2022, vem transformando a vida de crianças e adolescentes de 7 a 17 anos em Volta Redonda (RJ).

Idealizado pelo medalhista olímpico Thiago Pereira, o programa oferece aulas gratuitas de natação, promovendo saúde, segurança e valores essenciais para a formação dos jovens participantes.

Atualmente, o projeto atende 360 alunos, distribuídos em 20 turmas, que participam de aulas duas vezes por semana, de terça a sexta-feira. Desde seu início, centenas de crianças já passaram pelo programa, que é realizado no Parque Aquático Municipal de Volta Redonda, cidade onde o multicampeão nasceu e deu suas primeiras braçadas.

Com apoio da Prefeitura de Volta Redonda e da Fundação CSN, o projeto é patrocinado pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Vulcabras e Grupo Nossa Senhora do Ó - Viação Urubupungá, Viação Santa Brígida e Viação Cidade de Caieiras, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.

Volta Redonda abriga a principal unidade fabril da CSN, a Usina Presidente Vargas, e a Fundação CSN desenvolve diversos projetos sociais na região, como o Garoto Cidadão.

''A natação é uma habilidade vital que pode salvar vidas. Eu mesmo comecei a nadar após ter sobrevivido a um afogamento aos 2 anos de idade. O projeto tem sua importância de prevenção, além de todos os benefícios para a saúde''.

''Além de ensinar a nadar, o projeto busca conscientizar a população sobre a prevenção de afogamentos, disseminando a natação como uma ferramenta essencial para a segurança aquática'', disse Thiago Pereira.

Mãe de Thiago Pereira, Rose Vilela é secretária de Esporte e Lazer de Volta Redonda e uma das madrinhas do projeto. Famosa por gritar “vai Thiago!” na torcida das competições do filho, Tia Rose recorda que, das 724 medalhas que ele tem, os ideais de transmitir os valores do esporte, fomentar a prática da natação e salvar vidas do afogamento com certeza são hoje as melhores medalhas que podemos conquistar.

As inscrições para o projeto estão abertas para crianças e adolescentes da cidade fluminense. Os interessados devem se inscrever na secretaria do Parque Aquático, na Ilha São João, apresentando os seguintes documentos: cópia da identidade (RG) e CPF da criança ou adolescente, cópia do RG do responsável, comprovante de residência, uma foto 3x4 e declaração escolar de 2024.

Sobre o Projeto Nadando com Thiago Pereira 

O Projeto Nadando com Thiago Pereira teve início em agosto de 2022 e atende crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos de Volta Redonda (RJ), cidade natal do medalhista olímpico. Contemplado pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o propósito do projeto é ensinar natação, promovendo saúde e transmitindo valores importantes para as crianças.

Um dos objetivos de Thiago é conscientizar a população sobre o afogamento, disseminando instrumentos de prevenção, como a natação. O próprio Thiago é sobrevivente de um afogamento que sofreu aos 2 anos de idade. A natação tem potencial de reduzir o risco de afogamentos acidentais, e por isso é uma importante ferramenta de prevenção.

O projeto Nadando com Thiago Pereira também tem parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e a Prefeitura de Volta Redonda.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 3339-2480.

Sobre o Instituto Thiago Pereira

O esporte é um professor silencioso que transmite valores importantes em momentos de descontração, facilitando a assimilação de princípios essenciais que são mais facilmente absorvidos na prática esportiva.

O Instituto Thiago Pereira tem como objetivo lutar para que o esporte seja de acesso universal, construindo uma sociedade mais saudável; promover os valores do esporte para que sejam disseminados e multiplicados, ajudando a formar os cidadãos do futuro; e trabalhar para que a natação seja uma ferramenta acessível para a prevenção de afogamentos.

Foto: Cris Oliveira-Secom/PMVR


Classificatórias do Troféu Ayrton Senna

Publicado 08/06/2024 17:48

O Kartódromo Internacional de Birigui (SP), o Speed Park sediou nesta sexta-feira (7) as sessões classificatórias para a terceira edição do Troféu Ayrton Senna. A atividade definiu o grid de largada para as corridas, que ocorrem no sábado (8) e definem os campeões de 2024.

As classificatórias também definem o vencedor da primeira etapa do Circuito Paulista, outro evento sediado pelo Speed Park neste fim de semana. A definição será a partir de duas corridas, ou seja, cada uma das classes vai para a pista duas vezes e a soma de pontos define o grid para as finais do Troféu Ayrton Senna.

Além desses dois eventos, o Kartódromo Internacional de Birigui também será o palco da segunda seletiva da Regional Cup e a seletiva do FIA Girls On Track, que será no domingo (9). O evento servirá de preparação para o Campeonato Brasileiro de Kart.

Ao todo, mais de 120 pilotos estão inscritos para a disputa do Troféu Ayrton Senna, divididos em várias categorias.

''Não foi uma vitória tão tranquila, Samuel (Santiago) deu uma chegada no final, mas conseguimos administrar. Agora o foco é na final'', declarou Paulo Willemann, vencedor das duas corridas classificatórias na categoria F4 Júnior.

O também piloto da F4 Júnior, Miguel Silva, quer brigar pela vitória nas finais no sábado (8): ''Quero progredir na corrida para subir no pódio entre os três primeiros. Mesmo largando da 12ª posição, tenho kart para ir buscar a ponta. Prometi para o meu time que terei mais paciência para fazer as ultrapassagens'', comentou o piloto de 12 anos.

Todas as corridas são transmitidas ao vivo pela internet pelo https://www.youtube.com/@SpeedParkOficial.

O Speed Park – Kartódromo Internacional de Birigui fica na rua Hagime Saita, 4.001, acesso pela Rodovia Marechal Rondon, km 524 (entre Birigui e Araçatuba). O estacionamento e a entrada no kartódromo são gratuitos.

Antes das finais de sábado (8), a organização realizará a cerimônia de abertura na pista do Speed Park com todos os pilotos da competição. Para os pequenos a partir de 2 anos, as atrações incluirão o Dino Park, Senninha, kart elétrico, kartoon, speed drift e brinquedos eletrônicos.

Vencedores de cada categoria após a classificatória

Mini 2T

Classificatória 1 e 2 - Rafael Guimarães

Mirim

Classificatória 1 e 2 - Rodrigo Ginato

Cadete

Classificatória 1- Murilo Prado

Classificatória 2- Benicio Abdalla

F4 Júnior

Classificatória 1 e 2- Paulo Willemann

F4 Sprinter

Classificatória 1- João Carlos Murari

Classificatória 2- Pedro Cerdeira

F4 Graduados

Classificatória 1- Murilo Fiore

Classificatória 2 -  Heitor Dall Agnol Farias

F4 Sênior

Classificatória 1 e 2- Bruno Grigatti

F4 Super Sênior

Classificatória 1 e 2- Gustavo Key

Super Sênior Master

Classificatória 1- Mauro Padovesi

Classificatória 2- Carlos Murari

Ok Júnior

Classificatória 1 e 2- Theo Salomão

Sobre a Senna Brands

A Senna Brands é uma empresa que integra grupo criado pela família do tricampeão para gerenciar os ativos vinculados ao piloto e às icônicas marcas Senna e Senninha. Por meio de produtos oficiais, experiências para fãs, homenagens, eventos e parcerias, a Senna Brands mantém o propósito de perpetuar o legado de Ayrton Senna e fazer com que os valores positivos de Senna sejam uma inspiração para fãs e as novas gerações.

Em 2024, a marca prepara uma série de eventos para celebrar os 30 anos do legado do piloto e engajar a comunidade apaixonada de fãs e admiradores ao redor do mundo. Para mais informações, acesse o site.

 

 


Atletas do YCB conquistam 2ª etapa do Circuito Sul-Americano de Águas Abertas

Publicado 07/06/2024 01:14

A cidade de Fortaleza (CE) sediou a terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Águas Abertas e a segunda etapa do Circuito Sul-Americano de Clubes da CONSANAT em paralelo. E a equipe do Yacht Clube da Bahia faturou seu primeiro título internacional ao vencer o evento continental.

O YCB foi campeão geral nas provas de 5 e 10Km do Brasileiro e vencedor geral na segunda etapa do Circuito Sul-Americano nas mesmas distâncias, superando equipes tradicionais brasileiras, além de nadadores de países vizinhos.

Nos 10k, a equipe do YCB fez 648 pontos contra 386 pontos do Clube Curitibano e 351 pontos do Itamirim Novos Cielos. Nos 5km, o resultado foi: Yacht Clube da Bahia com 409, Itamirim Novos Cielos com 339 e Flamengo com 269 pontos.

No geral masculino, Henrique Figueirinha venceu a prova, seguido pelos companheiros de clube Ronaldo Zambrano e Arthur Pazos Brito. Na versão juvenil, Marcus Vinicius Carmo foi o campeão.

''Esse título só ratifica a evolução que a equipe de maratonas e o time do Yacht Clube da Bahia apresenta nesses anos, galgando resultados novos, resultados individuais e agora uma conquista por equipe muito importante para o clube''.

''E os próximos passos eu acho que acredito é seguir firme nesse circuito Sul-Americano tentando pontuar o máximo para buscar o título, ou estar entre os três melhores clubes da América do Sul de maratonas aquáticas'', contou Luiz Arapiraca, treinador da equipe. 

Esse ano, a Confederação Sul-Americana criou um circuito alternativo de maratonas aquáticas, que são compostas por quatro etapas. Foi a primeira no Uruguai, a segunda agora em Fortaleza, a terceira na Copa Pacífico, que vai ser no Equador, e a quarta será em Salvador (BA), na Praia de Inema.

Cada etapa é composta por três dias de competição. Um dia é revezamento por categoria, no outro dia os 10 quilômetros e por último os 5 quilômetros. O sistema é um pouco diferente do campeonato brasileiro, pois tem prova de revezamento também. 


Speed Park com quatro campeonatos de kart e homenagem a Ayrton Senna

Publicado 07/06/2024 01:13

A terceira edição do Troféu Ayrton Senna de Kart foi aberta nesta terça-feira (4) no Kartódromo Internacional de Birigui (SP), o Speed Park com várias atrações gastronômicas e musicais, além das atividades na pista com 19 categorias.

O evento é a única competição do automobilismo brasileiro que leva o nome do tricampeão, com o apoio da Senna Brands, empresa responsável pela gestão das marcas vinculadas ao piloto.

No mesmo período, o Speed Park recebe competições como o já citado Troféu Ayrton Senna de Kart, o Circuito Paulista de Kart, a Regional Cup Brazil e Seletiva FIA Girls On Track, iniciativa 100% feminina do automobilismo mundial.

''Podemos cravar que o Troféu Ayrton Senna de Kart é um dos maiores eventos esportivos do Brasil e movimenta muito a região de Araçatuba e Birigui com pilotos e fãs de automobilismo vindo de vários estados e até de fora. São opções na pista para todas as idades e níveis técnicos, além de uma ampla atividade social no Speed Park'', disse Ricardo Gracia, organizador do evento.

O TAS oferecerá diversas opções gastronômicas, além de restaurante climatizado, área de convivência em frente à pista para assistir às corridas, e também as tradicionais costela fogo de chão e hamburgada.

O evento combina esporte e entretenimento para toda a família, com espaços gastronômicos, música ao vivo, atividades para crianças e muito mais. Todas as corridas serão transmitidas ao vivo pela internet.

Falando da parte esportiva, na sexta-feira (7), as classificatórias ocorrerão das 8h às 18h. No sábado (8), as finais acontecerão das 8h30 às 16h, momento em que serão conhecidos os campeões da terceira edição do Troféu Ayrton Senna.

Antes das finais, a organização realizará a cerimônia de abertura na pista do Speed Park com todos os pilotos da competição. Para os pequenos a partir de 2 anos, as atrações incluirão o Dino Park, Senninha, kart elétrico, kartoon, speed drift e brinquedos eletrônicos.

O troféu servirá como preparação para o Campeonato Brasileiro de Kart, que ocorre em outubro no mesmo local. O Speed Park – Kartódromo Internacional de Birigui fica na rua Hagime Saita, 4.001, acesso pela Rodovia Marechal Rondon, km 524 (entre Birigui e Araçatuba). O estacionamento e a entrada no kartódromo são gratuitos.

Somente poderão ser utilizados equipamentos homologados ou autorizados/registrados pela CBA ou FIA Karting/CBA.

Sobre a Senna Brands

A Senna Brands é uma empresa que integra grupo criado pela família do tricampeão para gerenciar os ativos vinculados ao piloto e às icônicas marcas Senna e Senninha. Por meio de produtos oficiais, experiências para fãs, homenagens, eventos e parcerias, a Senna Brands mantém o propósito de perpetuar o legado de Ayrton Senna e fazer com que os valores positivos de Senna sejam uma inspiração para fãs e as novas gerações.

Em 2024, a marca prepara uma série de eventos para celebrar os 30 anos do legado do piloto e engajar a comunidade apaixonada de fãs e admiradores ao redor do mundo. Para mais informações, acesse o site.


Regra do tripulante mirim na Semana Internacional de Vela de Ilhabela tem 20 anos

Publicado 05/06/2024 16:08

A regra do tripulante mirim é uma das tradições da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, maior evento da modalidade oceano da América Latina. O evento, que ocorre de 20 a 27 de julho, no Yacht Club de Ilhabela, deve reunir um bom número de crianças e adolescentes em 2024.

Os jovens têm a chance gratuitamente de disputar as regatas em Ilhabela (SP) e continuar sua trajetória no esporte. Os tripulantes mirins podem fazer parte de todas as classes da SIVI, exceto C-30, HPE 30. Será permitida a inclusão de até um velejador de até 17 anos e com peso máximo de 65 kilos em 20/07/2024.

A ideia surgiu em 2003 no YCI em uma parceria de Cuca Sodré, diretor técnico da regata, o atleta olímpico Guga Zarif, que fez história a bordo do Áries. O objetivo era dar chance às crianças e adolescentes experimentarem as disputas na ilha com seus familiares. Além de ajudar as equipes a completar suas tripulações, já que a vela oceânica sempre usa várias pessoas nas embarcações.

''Provavelmente se não fosse a regra do tripulante mirim, eu não teria virado velejador profissional, não teria ido para olimpíadas, provavelmente a minha vida teria sido bem diferente''.

O projeto deu tão certo que o primeiro testado, aos 10 anos de idade, foi Jorge Zarif, campeão mundial de Star e Finn, e melhor atleta do Brasil em todas as modalidades em 2013. A frase acima resume a importância do projeto. Outros como ele passaram pela regra e trilharam os caminhos da vitória na vela olímpica, amadora ou profissional.

''A regata é muito importante, pois fomenta a criação de novos tripulantes. A criança do Optimist normalmente só sabe timonear, está aprendendo um monte de coisas. Isso encurta bastante a curva de aprendizagem, você consegue fazer com que a criança e o adolescente aprendam a velejar em várias funções em um período de tempo muito mais curto''.

O Optimist citado por Jorge Zarif é a classe de introdução à vela onde os pequenos fazem tudo num barquinho pequeno. Já na vela oceânica tudo muda de figura, pois para realizar uma manobra é preciso várias pessoas.

Pai de Jorginho, Guga Zarif tinha um barco de oceano pequeno, LC30, que era um veleiro para até seis tripulantes, o que tornava praticamente complicado colocar uma criança para uma disputa em alto nível, como a Semana Internacional de Vela de Ilhabela.

''Era muito penoso você colocar uma criança, um adolescente que não soubesse manejar direito, ainda mais no meu caso, que sempre foi muito grande e pesado. E aí nessa época ele e o Cuca começaram a bolar a regra do tripulante mirim, acabou que foi aprovado, deu super certo. E eu comecei a velejar no barco com ele, com a tripulação''.

''Foi muito importante pra mim porque eu velejava de Op, achava muito chato, barco lento, eu era bem ruim também, ia mal nas regatas e velejar com o meu pai, com os amigos dele num barco maior, bem mais dinâmico, fez com que eu entendesse melhor as coisas e que eu começasse a gostar também de velejar''.

Em 2024, a SIVI passou de 15 para 17 anos a idade máxima da regra do tripulante mirim, uma das novidades para a temporada que marca a 51ª edição. A idade mínima não existe.

Este tripulante mirim não pagará inscrição e o limite de peso para classe ORC será de 65kg, e o excedente inclui na pesagem total da equipe. Para as outras categorias, não será computado para verificação de limite de peso ou quantidade de atletas.

A comprovação destas condições poderá ser solicitada pela Comissão de Regata a qualquer tempo, como também na confirmação das inscrições.

Baixe o Aviso de Regata -- https://tinyurl.com/3uyrmxuu

Sobre a Semana Internacional de Vela de Ilhabela

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela chega à sua 51ª edição, organizada pelo Yacht Club de Ilhabela (YCI). Este evento, o maior da modalidade na América do Sul, reúne os principais nomes do esporte no país, divididos em barcos de diferentes tamanhos e classes. Em média, mais de 120 veleiros de diversos estados e até estrangeiros participam das regatas no Litoral Norte de São Paulo.

Tradicionalmente realizada no mês de julho, a competição impacta positivamente o turismo de Ilhabela, gerando alta demanda na infraestrutura turística, incluindo hotéis, pousadas e restaurantes.

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela se alinha com a agenda positiva dos principais campeonatos mundiais, buscando reduzir seu impacto ambiental a cada edição. Nos últimos anos, além de promover a conscientização ambiental com a redução do uso de papel e plástico, o evento também realizou ações voltadas para a limpeza e conservação dos oceanos. Ilhabela se tornou um ponto de passagem obrigatória para as baleias jubartes. O evento conta com a parceria histórica da Prefeitura de Ilhabela e da Marinha do Brasil.

Foto: Rosanne Woelz/YCI


Atletas do YCSA se destacam em Sudeste Brasileiro de ILCA

Publicado 05/06/2024 15:50

Os atletas do YCSA - Yacht Club de Santo Amaro se destacaram no Campeonato Sudeste Brasileiro de ILCA, disputado no último fim de semana no Clube Internacional de Regatas de Santos (SP).

Foram realizadas nove regatas na categoria olímpica para as versões 7, 6 e 4 e um total de 48 atletas participantes.

O primeiro colocado no geral na classe ILCA 7  foi Gustavo Kiessling, que defende o YCSA e o CIR. Ele obteve 100% de aproveitamento na disputa santista. O jovem Brunno Machuca ficou em segundo lugar.

Outro bom resultado foi Stefano Francavilla, que ficou com o ouro na ILCA 6. Na mesma categoria, Murilo Posmik ficou em quarto e Dante Volker em quinto. Já Giovanna Guarilha ganhou primeiro lugar no sub19 feminino.

O clube premiou também o atleta mais novo do evento, que foi Oliver Durrich de 11 anos, também do YCSA.

''Os velejadores tiveram um desempenho excepcional. Na categoria ILCA 7, garantiram as duas primeiras colocações gerais, na ILCA 6, conquistaram o primeiro lugar geral e primeiro lugar sub19 feminino, e na ILCA 4, destacaram-se com posições sólidas entre os 20 melhores''.

''Esses resultados refletem a dedicação e talento dos atletas e o trabalho da equipe técnica, reafirmando o YCSA como um celeiro de grandes talentos na vela. Parabéns a todos pelo excelente desempenho!'', contou Dag Dürrich, capitão de flotilha do YCSA.

O Laser, oficialmente conhecido como ILCA (International Laser Class Association), é muito mais do que um simples barco à vela. Sua versatilidade e acessibilidade oferecem uma experiência de vela incomparável para todas as idades, desde os jovens velejadores que acabaram de sair do Optimist até os veteranos com décadas de experiência.

O ILCA proporciona uma combinação única de diversão familiar, desafio físico e excelência competitiva, que o torna um ícone tanto nos clubes de vela quanto nos Jogos Olímpicos.

Com mais de 200 mil barcos vendidos e uma média de 4.000 novas unidades por ano, a popularidade do Laser continua a crescer, atraindo novos adeptos de todas as partes do mundo. Seja navegando em um Laser 4.7, ideal para jovens de 15 e 16 anos, ou em um Laser Radial, usado por atletas olímpicos, a emoção de controlar um barco de classe olímpica é inigualável.

Sobre o YCSA

Localizado às margens da Represa Guarapiranga, na cidade de São Paulo (SP), o Yacht Club Santo Amaro (YCSA) é um verdadeiro oásis verde, proporcionando um cenário natural perfeito para a prática do iatismo. Com uma história que remonta a 1930, o YCSA tem sido o lar de muitos campeões mundiais, combinando uma rica tradição com instalações modernas e barcos de última geração.

Fazer parte deste clube é entrar para uma comunidade que tem deixado sua marca na vida de cada associado ao longo dos anos. Com uma estrutura náutica de excelência, o clube dispõe de hangares modernos para acomodação de embarcações à vela e a motor, uma escola de vela com frota própria, uma rampa de acesso à represa com 25 metros de largura e baixa inclinação, um deck e píer com uma vista deslumbrante da represa, além de tratores, guindastes e uma equipe de marinheiros experientes para o transporte e apoio das embarcações.

Com seus 24 mil metros quadrados de área verde, o YCSA é reconhecido tanto nacional quanto internacionalmente por sua infraestrutura náutica de ponta, proporcionando as melhores condições para iniciantes e praticantes experientes da vela. Além de seus talentosos atletas, o clube também é famoso por sediar eventos de vela de renome tanto no cenário nacional quanto no internacional.

Foto: Dag Dürrich


Fórmula E anuncia programa educativo de sustentabilidade

Publicado 05/06/2024 15:45

A Fórmula E anunciou o Driving Force, um novo programa educativo voltado para a sustentabilidade destinado a crianças de 8 a 12 anos. O lançamento tem o objetivo de melhorar o aprendizado e a capacitação em questões ambientais e sociais.

Baseia-se nos critérios de sustentabilidade da série elétrica, que é o primeiro esporte a alcançar a neutralidade de carbono desde sua criação, de acordo com as definições de 2020.

Projetado para comunidades locais e organizações educacionais nas cidades-sede, o Driving Force oferece quatro módulos sobre sustentabilidade: poluição do ar, energia renovável, economia circular e diversidade, equidade e inclusão. Há planos para adicionar mais módulos e conteúdos no futuro.

O conteúdo online, utilizado para aprendizagem independente, grupos educacionais e professores, será complementado por workshops presenciais e atividades nas cidades que recebem corridas da Fórmula E, inclusive São Paulo (SP).

Julia Palle, vice-presidente de sustentabilidade da Fórmula E, afirmou: ''Driving Force é uma iniciativa da Fórmula E para educar e capacitar crianças nas comunidades onde corremos. Ao oferecer uma base sólida de educação em sustentabilidade, estamos permitindo que suas comunidades e ambientes naturais prosperem por gerações futuras''.

O programa usa o esporte para engajar os jovens e aumentar a compreensão sobre questões de sustentabilidade, como parte de sua estratégia de envolvimento comunitário.

O Driving Force aborda essas questões de maneira positiva e engajadora, encorajando as crianças a se sentirem capazes de impactar temas sustentáveis. O objetivo é proporcionar a base e o conhecimento necessários desde cedo, fomentando uma geração comprometida com ações positivas.

O programa também está alinhado com o Fundo Melhores Futuros da Fórmula E, anunciado em maio de 2024, que apoia causas e comunidades locais em cada cidade-sede, buscando fornecer um impacto direto e positivo nas pessoas dessas localidades.

Sobre a Fórmula E e 'ABB FIA Formula E World Championship':

Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA - Federation Internationale de l'Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.

O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde tornou-se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta-performance.

Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão pelo esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.

www.FIAFormulaE.com

Informações à imprensa: media@fiaformulae.com

Sobre a ABB:

A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial.

www.abb.com

 


CBVela faz plantio de árvores em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente

Publicado 05/06/2024 15:44

O Dia Internacional do Meio Ambiente será comemorado nesta quarta-feira, 5 de junho, e a Confederação Brasileira de Vela (CBVela) realizou uma ação na véspera para celebrar a data, envolvendo a World Sailing, clubes de vela paulistanos e o Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN).

A atividade, apoiada pela Avène, aconteceu no Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo (SP), e incluiu o plantio de mais de 417 novas árvores, formando o Bosque da Vela na capital paulista. Destas, 187 foram plantadas para neutralizar as emissões de 30 toneladas de carbono do Campeonato Mundial da Juventude de Búzios, realizado em 2023.

As outras 230 árvores foram plantadas para apoiar o projeto de reflorestamento do Parque Ecológico do Tietê. Estima-se que aproximadamente 67,55 toneladas de carbono serão retiradas da atmosfera com essa iniciativa.

''Junto com a World Sailing, a CBVela organizou o Mundial da Juventude com todo um cuidado para evitar ao máximo a emissão de gases do efeito estufa e a geração de resíduos. Mas um evento esportivo gera, sim, impactos que precisam ser compensados. É o que estamos fazendo com a criação deste Bosque da Vela em plena cidade de São Paulo e na Semana do Meio Ambiente. A CBVela trabalha com responsabilidade socioambiental'', contou Sandra Di Croce Patricio, diretora de Sustentabilidade da CBVela.

A ação simboliza o compromisso da comunidade da vela com a preservação ambiental e a importância do engajamento coletivo para combater as mudanças climáticas e promover a sustentabilidade.

A ação contou com aproximadamente 30 participantes, sendo cerca de 15 colaboradores dos Laboratórios Pierre Fabre, empresa que detém a marca Avène, que participaram de forma voluntária.

Além disso, 15 profissionais ligados à vela estiveram presentes, representando tradicionais clubes da represa Guarapiranga, como o YCSA - Yacht Club Santo Amaro, Marina Sylvestre, Tempo Wind & Sup Clube e Clube de Campo do Castelo. Os participantes realizaram um exercício de respiração e conexão com a natureza ministrado pela velejadora Iris Fernandes Poffo, plantaram as mudas de árvores nativas da Mata Atlântica e puderam conhecer ações apoiadas pela Avène, em parceria com a confederação esportiva.

''A parceria de Avène com a CBVela tem como um dos objetivos amplificar a mensagem da sustentabilidade e promover ações concretas em prol do meio ambiente. Este é um propósito de Avène, que podemos tangibilizar através de nossos filtros biodegradáveis que não agridem a flora marinha. Estamos felizes também pela simbologia desta ação ocorrer na semana do meio ambiente'', destacou Flavianne Baptista, diretora de Marketing dos Laboratórios Pierre Fabre no Brasil.

Para Rogério Iório, Presidente Nacional do IBDN – Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza, ONG responsável pela ação do plantio, essa é uma atitude que fica gravada na memória de quem participa.

''Esse parque é uma reserva da mata atlântica e muito relevante para o estado de São Paulo, pois é a mata ciliar do Rio Tietê. Aqui produzimos e plantamos 396 mil árvores de 50 espécies diferentes que vão viver por muitos anos. Nosso compromisso é atingir 500 mil plantios, queremos deixar um legado positivo para as futuras gerações desta cidade''.

Ao criar o Bosque da Vela, a CBVela busca inspirar outras comunidades e organizações a adotarem práticas sustentáveis em suas atividades diárias.

''Estou aqui representando os clubes de São Paulo nesta iniciativa da CBVela de sustentabilidade. O esporte à vela depende da natureza e cabe a nós essa responsabilidade de preservação'', disse Volnys Bernal, presidente da FEVESP - Federação de Vela de São Paulo.

Sobre a CBVela

A CBVela é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

A entidade foi a primeira confederação esportiva brasileira a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e a incorporar a agenda global da sustentabilidade – a Agenda 2030, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – ao seu planejamento estratégico.

Sobre o VelaID

Lançado em 2023, o VelaID é a principal plataforma de relacionamento entre todo o ecossistema da Vela Brasileira. A plataforma é voltada para velejadores e entusiastas que desejam estar conectados com o esporte. Entre as principais funcionalidades, a plataforma atuará como o principal HUB de eventos da entidade.

Para realizar o cadastro gratuito e conhecer os eventos da CBVela, acesse velaid.com.br

 

 

 

 


Lola Cars e Fórmula E até 2023

Publicado 04/06/2024 23:32

Após o anúncio de seu aguardado retorno ao automobilismo competitivo, a Lola Cars revelou nesta segunda-feira (3) que sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E se estenderá até a era GEN4, com um compromisso firmado até pelo menos 2030. A histórica marca britânica, que acumula mais de 500 vitórias no automobilismo, ingressará na Fórmula E como fabricante na próxima temporada, estreando na nova era GEN3 Evo.

A Lola Cars se concentrará na eletrificação, hidrogênio e combustíveis sustentáveis, reforçando seu foco em mobilidade sustentável. Em 2025, a marca estará de volta às pistas, juntando-se a outras grandes fabricantes como Nissan, Porsche e Jaguar, que também se comprometeram com a era GEN4.

Jeff Dodds, CEO da Fórmula E, comentou sobre a confiança da Lola Cars no campeonato: "A confiança da Lola Cars na Fórmula E é um testemunho de nossa capacidade de atrair os maiores nomes do automobilismo, bem como nossa ambição conjunta de continuar a fazer crescer este campeonato. É um enorme privilégio para nós, e mal podemos esperar para ver o que eles podem fazer no próximo ano".

A tecnologia da próxima geração GEN4, a ser introduzida na temporada 13 (2026/27), promete avanços significativos em eficiência, desempenho e segurança. Os carros terão 600kW de potência, em comparação com os 350kW da era GEN3, e 700kW de frenagem regenerativa, um aumento notável em relação aos atuais 600kW. Estes avanços estão alinhados com os objetivos da Lola de desenvolver tecnologias de mobilidade sustentável, apresentando um novo desafio técnico em um grid já competitivo.

Mark Preston, Diretor de Automobilismo da Lola Cars Ltd., destacou a importância da Fórmula E para o desenvolvimento de novas tecnologias: "A Fórmula E é uma plataforma ideal para o desenvolvimento de powertrains e software que podemos utilizar em aplicações automotivas. Sentimos que a oportunidade de inovação nesta série só aumentará à medida que o desempenho dos carros e a tecnologia se desenvolvem, proporcionando um maior escopo para desenvolver tecnologias inovadoras no automobilismo global e no espaço mais amplo de transporte com zero emissões".

Marek Nawarecki, Diretor Sênior de Esportes de Circuito da FIA, também expressou entusiasmo com a entrada da Lola na Fórmula E: "A Lola é um nome sinônimo de sucesso no esporte e estamos ansiosos para ver o que eles podem realizar agora no auge das corridas elétricas de monopostos".

Enquanto isso, a temporada de 2024 da Fórmula E está na reta final, com mais duas rodadas duplas antes de seu encerramento. A próxima parada será em Portland, nos Estados Unidos, nos dias 29 e 30 de junho.

Foto: Formula E


Vela Show confirmado em Ilhabela (SP) em junho

Publicado 31/05/2024 17:27

Desde sua estreia em 2019, o Vela Show tem sido o principal ponto de encontro para os apaixonados pela vela náutica no Brasil.

Concebido como um catalisador para promover a cultura da vela, fomentar o desenvolvimento e impulsionar o turismo náutico, cultural e de negócios, o evento se estabeleceu como uma referência incontestável em seu campo.

A edição de 2024 será realizada de 14 a 16 de junho na Escola de Vela Lars Grael, em Ilhabela (SP), localizada na Av. Santos Dumont, S/Nº – Pequeá. A ilha do litoral norte paulista repete a realização do evento, que já passou por Itajaí (SC) e Niterói (RJ).

A cada ano, o VelaShow supera expectativas, oferecendo aos participantes uma experiência enriquecedora e inspiradora. Palestras com renomados velejadores e especialistas proporcionam insights valiosos, através de experiências únicas compartilhadas com o público.

Além disso, o evento será realizado em paralelo com a segunda etapa da Copa Mitsubishi, e a exposição de barcos, serviços e produtos náuticos de última geração completa o cenário do VelaShow, destacando sua importância para o setor.

"O VelaShow é o único evento dedicado exclusivamente ao velejador no Brasil e se tornou um ponto de encontro crucial para velejadores e fabricantes, representando uma vitrine de produtos, serviços e treinamentos de qualidade, essenciais para o aprimoramento das habilidades e o sucesso na navegação", disse Edilberto Almeida, diretor da Cardoso Almeida Eventos, empresa organizadora do VelaShow.

Com uma participação massiva do público e uma atmosfera única, o VelaShow 2023 superou todas as expectativas, solidificando seu papel vital na promoção e crescimento da vela no país.

Além da exposição, a feira trouxe em sua programação a realização de palestras ministradas por grandes nomes da vela náutica brasileira, proporcionando uma oportunidade única de aprendizado e networking para os entusiastas da vela.


Parte da história de Senna no kart

Publicado 31/05/2024 13:19

O Troféu Ayrton Senna de Kart ocorrerá de 4 a 8 de junho no Speed Park, em Birigui (SP). Este evento homenageia o legado de Ayrton Senna, cuja trajetória no monoposto foi fundamental para sua carreira no automobilismo.

O campeonato, com 19 categorias, é única competição do automobilismo brasileiro que leva o nome do tricampeão, com o apoio da Senna Brands, empresa responsável pela gestão das marcas vinculadas ao piloto.

Ayrton Senna sempre afirmou que "a grande escola para o automobilismo é o kart". Seu envolvimento com a modalidade começou cedo: ele ganhou seu primeiro modelo, construído por seu pai, aos 4 anos. Aos 9 anos, venceu sua primeira corrida amistosa em Campinas (SP), começando a mostrar seu talento.

Em 1973, aos 13 anos, Senna disputou sua primeira prova oficial no Kartódromo de Interlagos, onde conquistou sua primeira vitória. No ano seguinte, ganhou seu primeiro título no Campeonato Paulista na categoria Júnior, iniciando uma sequência de conquistas anuais no kartismo.

Senna foi vice-campeão brasileiro em 1975 e campeão paulista no mesmo ano. Em 1977, venceu o Sul-Americano de Kart no Uruguai. Com 17 anos, obteve autorização de sua escola para competir no Mundial de Kart, estreando em 1978 com um sexto lugar. Nesse ano, também conquistou o Campeonato Brasileiro da categoria, título que repetiu em 1979 e 1980.

''O Ayrton começou a implantar um estilo diferente de freada e agressivo, com o kart totalmente de lado.  Ele era muito arrojado, muito rápido. Estilo agressivo desde o começo do kart!'', disse Chico Serra, tricampeão da Stock Car e companheiro de pista de Ayrton nos anos 1970.

O famoso capacete amarelo de Senna, com listas verde e azul, originou-se no kart. Em 1979, ele adotou essas cores para representar o Brasil no Campeonato Mundial. Após ser vice-campeão mundial em 1979 e 1980, Senna continuou competindo no kart até 1982, mesmo enquanto se destacava nas Fórmulas na Europa.

''O Troféu Ayrton Senna de Kart celebra essa rica história, destacando a importância do kartismo na formação de pilotos. O evento também combina esporte e entretenimento para toda a família, com espaços gastronômicos, música ao vivo, atividades para crianças e muito mais. Todas as corridas serão transmitidas ao vivo pela internet'', disse Tamires Ferrari, diretora executiva do Speed Park.

O troféu servirá como preparação para o Campeonato Brasileiro de Kart, que ocorre em outubro no mesmo local. O Speed Park – Kartódromo Internacional de Birigui fica na rua Hagime Saita, 4.001, acesso pela Rodovia Marechal Rondon, km 524 (entre Birigui e Araçatuba). O estacionamento e a entrada no kartódromo são gratuitos.

Veja o documentário de Senna no kart -- https://www.facebook.com/watch/?v=876466390438480

Somente poderão ser utilizados equipamentos homologados ou autorizados/registrados pela CBA ou FIA Karting/CBA.

Sobre a Senna Brands

A Senna Brands é uma empresa que integra grupo criado pela família do tricampeão para gerenciar os ativos vinculados ao piloto e às icônicas marcas Senna e Senninha. Por meio de produtos oficiais, experiências para fãs, homenagens, eventos e parcerias, a Senna Brands mantém o propósito de perpetuar o legado de Ayrton Senna e fazer com que os valores positivos de Senna sejam uma inspiração para fãs e as novas gerações.

Em 2024, a marca prepara uma série de eventos para celebrar os 30 anos do legado do piloto e engajar a comunidade apaixonada de fãs e admiradores ao redor do mundo. Para mais informações, acesse o site.

Foto: Senna Brands

 

 


Semana Internacional de Vela de Ilhabela com mais de 40 barcos confirmados

Publicado 29/05/2024 16:44

Faltando menos de dois meses para a 51ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, mais de 40 barcos já confirmaram presença nas regatas.

O evento será realizado de 20 a 27 de julho e terá como sede o Yacht Club de Ilhabela (YCI).

Equipes da Argentina, Uruguai, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina estarão nas disputas. A maior competição de vela oceânica da América Latina deve reunir mais de 100 barcos e 900 velejadores nesta temporada, e as classes convidadas são: ORC, BRA-RGS, RGS Cruiser, Clássicos, C-30 e VPRS.

As inscrições da Semana Internacional de Vela de Ilhabela 2024 foram abertas em maio por meio do site oficial da competição. E o primeiro lote vira nesta sexta-feira (31). Os valores podem ser acessados em https://sivilhabela.com.br/inscricoes/

O processo deve ser feito exclusivamente por meio deste site oficial. O acesso ao sistema de inscrições estará disponível a partir de 4 de maio até o dia 19 de julho. O valor da taxa do veleiro será definido no momento da validação. Conforme o tamanho (LOA) de cada embarcação, obedecendo a uma quantidade mínima de tripulantes.

O primeiro barco a se inscrever da SIVI foi o C-30 Bravo, de Jorge Berdasco. Já o estrangeiro que garantiu sua presença mais rápida foi Nautico II na categoria BRA-RGS. Atual bicampeão, o Crioula, está confirmado nas regatas em julho. O veleiro é do Rio Grande do Sul.

O encontro da modalidade reunirá atletas olímpicos, profissionais e amadores numa só disputa, que abre oficial com a Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil.

''A semana da vela é bastante especial, pois reúne uma quantidade enorme de barcos, mais de 100 vão para a raia, tem competição praticamente todos os dias da semana, então isso traz uma energia super diferente para todo mundo''.

''Pra gente é um aprendizado! Buscamos conhecer o barco nos maiores detalhes, e é muito legal estar competindo com outras pessoas, com barcos que já estão há muito tempo na regata, a gente vai conseguindo ver as diferenças e ajustando vela'', contou Pedro Macedo, do Kaupê.

Veja quem já garantiu presença -- https://sivilhabela.com.br/barcos-inscritos/

Foto: Matias  Capizzano


Brasileiro de Oceano será na Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Publicado 29/05/2024 16:44

O Yacht Club de Ilhabela (YCI) em conjunto com a ABVO - Associação Brasileira de Veleiros de Oceano promovem o Campeonato Brasileiro de Oceano 2024 em paralelo com a Semana Internacional de Vela de Ilhabela, evento marcado para o período de 20 a 27 de julho.

Considerado a maior regata da América Latina, a SIVI deve reunir mais de 100 barcos em Ilhabela (SP) do Brasil e de países vizinhos. O principal encontro da modalidade no YCI abre com a tradicional Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, desafio de mais de 50 milhas.

A competição terá barcos das classes ORC, BRA-RGS e Clássicos e as regatas serão concluídas na sexta-feira, um dia antes do término da 51ª edição da SIVI.

''É um campeonato bastante esperado na modalidade e fazer as regatas simultaneamente à Semana Internacional de Vela de Ilhabela (SIVI) aumenta a importância do Brasileiro. Cada regata terá uma pontuação diferente e isso pode resultar em campeões diversos dependendo das pontuações ao longo das provas'', disse Bayard Neto, comodoro da ABVO, que agradeceu também o apoio do Yacht Club de Ilhabela ao receber o Brasileiro de Oceano.

Em 2023, o Brasileiro de Oceano foi em Angra dos Reis (RJ) e os argentinos do Katara e Sandokan fizeram dobradinha levando o título geral na ORC. O melhor do país sede foi o Crioula. 

Já o Brasileiro de BRA-RGS foi também em paralelo com a SIVI e o ganhador foi o Pangea Speed Max Racing. O veleiro Clássico Madrugada foi o vice-campeão e melhor entre os barcos mais antigos na raia.

''A Semana Internacional de Vela de Ilhabela é organizada pelo Yacht Club de Ilhabela (YCI), que abre as portas do clube para atletas profissionais e amadores. Neste período, os competidores podem enfrentar várias condições de ventos e disputas mais longas e mais curtas. A confraternização é o ponto alto deste encontro, contou Cuca Sodré, diretor técnico da SIVI e presidente da comissão de regatas.

Inscrições aqui

Foto: Matias Capizzano


Vela oceânica: Barco Brasil disputa regata Ubatuba Ilhabela com convidados

Publicado 29/05/2024 11:51

A dupla que dará a volta ao mundo na regata Globe40 fez treinamentos neste fim de semana em Ilhabela (SP) visando a preparação para o desafio ao redor do planeta. Os velejadores José Guilherme Caldas e Luiz Bolina treinaram manobras com o Mussulo 55, já que o Classe 40 está sendo preparado em La Coruña, na Espanha.

O nome da equipe é Barco Brasil e a regata Globe 40 será nos anos de 2025 e 2026, com início previsto para setembro do próximo ano na Europa. Serão mais de 30.000 milhas de desafio.

No próximo final de semana, ao lado de convidados, Luiz Bolina comandará o Tutatis na Ubatuba-Ilhabela, prova de pouco mais de 20 milhas no litoral norte paulista.

Mais de 100 veleiros estarão na disputa. O barco de cor branca está adesivado com a marca do projeto de volta ao mundo.

A largada da Ubatuba-Ilhabela será no dia 31 de maio no Ubatuba Iate Clube e a chegada na Ponta das Canas de Ilhabela, com festa no Píer da Vila.

''As regatas em duplas e até mesmo em equipes serão importantes neste ano de preparação para a Globe40. As travessias nos dão cada vez mais entrosamento e atraem também a torcida da comunidade náutica, que aceitou muito bem o projeto do Barco Brasil, disse Luiz Bolina.
José Guilherme Caldas estará na próxima semana na Europa para visitar o barco Class40 n°151, que está no estaleiro do Roberto Bermudez, mais conhecido como Chuny Bermudez.

Após a Ubatuba-Ilhabela, a equipe terá um stand no VelaShow em Ilhabela (SP) na segunda semana de junho, em paralelo com a etapa Warm Up da Copa Mitsubishi 2024. Para os interessados haverá apresentações do Projeto Barco Brasil, sorteios de brindes, camisetas e uma confraternização com os amigos e velejadores que comparecerem. A dupla está confirmada na Semana Internacional de Vela de Ilhabela de 20 a 27 de julho e na Refeno - Recife Noronha, em setembro.

Esta será a segunda campanha brasileira oficial numa volta ao mundo, relembrando o pioneirismo do Brasil 1 na Volvo Ocean Race. Há 19 anos, Torben Grael liderou o barco na disputa pelos mares do mundo.

As bases do projeto Barco Brasil são Ilhabela (SP), Salvador (BA) e La Coruña. A dupla disputará vários eventos ao longo dos próximos meses apresentando o projeto para a comunidade náutica.

Leia mais sobre o Barco Brasil

 


Mata o Velho, regata divertida de ILCA no YCSA

Publicado 26/05/2024 20:25

O YCSA - Yacht Club de Santo Amaro promove em oito etapas o Campeonato de Vela "Mata o Velho" para as classes ILCA 4, 6 e 7.

O evento na Represa do Guarapiranga, em São Paulo (SP), reúne diferentes gerações da categoria, que coroou o maior nome do esporte olímpico brasileiro, Robert Scheidt.

Aberto a velejadores de todas as idades, o Mata o Velho já fez uma regata em maio e tem programação extensa até dezembro, sempre na mesma raia paulista. A próxima será em 8 de junho. As disputas também valem pontos para o Ranking YCSA de ILCA.

''A ideia por trás do campeonato Mata o Velho é unir diferentes gerações em um espírito de camaradagem e competição saudável. Todos são bem-vindos a participar! Junte-se a nós para celebrar a paixão pela vela e competir ao mais alto nível'', disse Dag Dürrich, capitão de flotilha de Laser do YCSA.

O Laser, oficialmente conhecido como ILCA (International Laser Class Association), é muito mais do que um simples barco à vela. Sua versatilidade e acessibilidade oferecem uma experiência de vela incomparável para todas as idades, desde os jovens velejadores que acabaram de sair do Optimist até os veteranos com décadas de experiência.

O ILCA proporciona uma combinação única de diversão familiar, desafio físico e excelência competitiva, que o torna um ícone tanto nos clubes de vela quanto nos Jogos Olímpicos.

Com mais de 200 mil barcos vendidos e uma média de 4.000 novas unidades por ano, a popularidade do Laser continua a crescer, atraindo novos adeptos de todas as partes do mundo. Seja navegando em um Laser 4.7, ideal para jovens de 15 e 16 anos, ou em um Laser Radial, usado por atletas olímpicos, a emoção de controlar um barco de classe olímpica é inigualável.

Foto: Dag Dürrich

Notícias Mais Lidas

Pescador de Itajaí pega robalo de 20 kg e bate recorde nos molhes

NÃO É HISTÓRIA

Pescador de Itajaí pega robalo de 20 kg e bate recorde nos molhes

Bandidos invadem casa de família assassinada e são presos 

ESPINHEIROS 

Bandidos invadem casa de família assassinada e são presos 

CEO da CEG Empreendimentos é o novo presidente do Sinduscon

Construção civil

CEO da CEG Empreendimentos é o novo presidente do Sinduscon

Bandidão do PCC é preso em Balneário Camboriú 

BALNEÁRIO CAMBORIÚ 

Bandidão do PCC é preso em Balneário Camboriú 

Filhote de elefante-marinho que nasceu em SC pode ser o encontrado sem vida

Pena

Filhote de elefante-marinho que nasceu em SC pode ser o encontrado sem vida

Fiuk comanda cena de “Velozes e Furiosos” brasileiro em BC

Tá na área

Fiuk comanda cena de “Velozes e Furiosos” brasileiro em BC

Laje de obra desaba e deixa quatro feridos em Piçarras; veja o vídeo

PIÇARRAS

Laje de obra desaba e deixa quatro feridos em Piçarras; veja o vídeo

Moradora de Bombinhas tem história de superação retratada em curta-metragem

CATARINENSE

Moradora de Bombinhas tem história de superação retratada em curta-metragem

Carro com 250 quilos de maconha despenca em lagoa

BARRA VELHA

Carro com 250 quilos de maconha despenca em lagoa

Morre Roberto Mussi, auditor aposentado da Receita Federal

ITAJAÍ

Morre Roberto Mussi, auditor aposentado da Receita Federal



Colunas Mais Lidas

Novo perfil

Show de Bola

Novo perfil

Denúncia de assédio

JotaCê

Denúncia de assédio

Ana Paula não quer Lira votando Lei dos Portos

JotaCê

Ana Paula não quer Lira votando Lei dos Portos

Bagrão de BC

JotaCê

Bagrão de BC

Em quais títulos de renda fixa investir em um cenário de incerteza?

Diário do Investidor

Em quais títulos de renda fixa investir em um cenário de incerteza?

Prisão de líder do tráfico, demolição e invasão a ônibus: veja os destaques da semana

Na Rede

Prisão de líder do tráfico, demolição e invasão a ônibus: veja os destaques da semana

Caos no Aeroporto

Charge do Dia

Caos no Aeroporto

Climão do governador e PM

JotaCê

Climão do governador e PM

Negros na vida social de Itajaí sob os olhares negros

Artigos

Negros na vida social de Itajaí sob os olhares negros

Marcelo bateu recorde e já deixou saudades

JotaCê

Marcelo bateu recorde e já deixou saudades



Entrevistão

“Em Itajaí, eu não vejo ninguém bater no peito e dizer: eu sou peixeiro”, analisava seu Reynaldo ao Entrevistão em 2013

Reynaldo Wanderhec

“Em Itajaí, eu não vejo ninguém bater no peito e dizer: eu sou peixeiro”, analisava seu Reynaldo ao Entrevistão em 2013

Sabatina com os candidatos a prefeito de Itajaí

ENTREVISTÃO ELEIÇÕES 2024

Sabatina com os candidatos a prefeito de Itajaí

Sabatina com os candidatos a prefeito de Balneário Camboriú

ENTREVISTÃO ELEIÇÕES 2024

Sabatina com os candidatos a prefeito de Balneário Camboriú

Entrevistão com os candidatos a prefeitura de Navegantes

ELEIÇÕES 2024

Entrevistão com os candidatos a prefeitura de Navegantes

ENQUETE

O que você acha dos investimentos do partido comunista e de empresários da China na região?

Pode ser positivo, mas é importante haver transparência e controle sobre os interesses da China

Sou contra, acho que o Brasil deve priorizar investimentos nacionais

É uma oportunidade para o desenvolvimento de SC com dinheiro do capitalismo travestido de comunismo

⁠Tenho receio quanto à influência estrangeira de investimentos "vermelhos"



TV DIARINHO


🌆🍺O Beco do Brooklyn é um dos principais points de Balneário Camboriú e promove eventos culturais, feirinhas ...





Especiais

Dall representa SC em evento sobre sofisticação no mercado imobiliário

São Paulo

Dall representa SC em evento sobre sofisticação no mercado imobiliário

Construsul BC 2025: feira  entregará expansão e novidades

Inovação na indústria

Construsul BC 2025: feira entregará expansão e novidades

Bairros mais cobiçados sofreram mudança radical

CRESCIMENTO

Bairros mais cobiçados sofreram mudança radical

Novo Código de Obras e  Edificações de Itajaí está valendo

regras

Novo Código de Obras e Edificações de Itajaí está valendo

Itajaí projeta crescimento  com preservação ambiental

Futuro

Itajaí projeta crescimento com preservação ambiental



Colunistas

Ana Paula não quer Lira votando Lei dos Portos

JotaCê

Ana Paula não quer Lira votando Lei dos Portos

Caos no Aeroporto

Charge do Dia

Caos no Aeroporto

Fator Martins

Coluna Esplanada

Fator Martins

SC quer ampliar corredor para veículos

Coluna Acontece SC

SC quer ampliar corredor para veículos

Novo perfil

Show de Bola

Novo perfil

Benefícios previdenciários versus benefícios assistenciais: entenda a diferença

Direito na mão

Benefícios previdenciários versus benefícios assistenciais: entenda a diferença

Negros na vida social de Itajaí sob os olhares negros

Artigos

Negros na vida social de Itajaí sob os olhares negros

“Clube dos Vândalos”

Via Streaming

“Clube dos Vândalos”

Prisão de líder do tráfico, demolição e invasão a ônibus: veja os destaques da semana

Na Rede

Prisão de líder do tráfico, demolição e invasão a ônibus: veja os destaques da semana

Coluna Exitus na Política

Perguntas amigas da ignorância

Mundo Corporativo

Injustiça organizacional, isso acontece?

Yohana e Bruna: lindas

Jackie Rosa

Yohana e Bruna: lindas

Negros na vida social de Itajaí

Coluna Fato&Comentário

Negros na vida social de Itajaí

Fundos de papel em alta: veja cinco boas opções de investimento

Diário do Investidor

Fundos de papel em alta: veja cinco boas opções de investimento

Lila e Wilson curtem Barcelona

Coluna do Ton

Lila e Wilson curtem Barcelona

A polêmica da escala 6 x 1 

De Olho no Fisco

A polêmica da escala 6 x 1 

Nova lei da saúde mental

Ideal Mente

Nova lei da saúde mental




Blogs

Deputado pede CPI

Blog do JC

Deputado pede CPI

Chá para insônia

Blog da Ale Francoise

Chá para insônia

Só Pautas Fest

Blog da Jackie

Só Pautas Fest

Ídolos do Bayer Leverkusen jogam futebol com crianças

A bordo do esporte

Ídolos do Bayer Leverkusen jogam futebol com crianças

Folianópolis 2024 revela grade de programação para cada noite da micareta

Blog do Ton

Folianópolis 2024 revela grade de programação para cada noite da micareta

Folianópolis: tá chegando a maior micareta do sul do Brasil

Gente & Notícia

Folianópolis: tá chegando a maior micareta do sul do Brasil

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯





Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação