Blogs | A bordo do esporte


A bordo do esporte

Por Flávio Perez - redacao@diarinho.com.br

A bordo do esporte


Phytoervas se prepara para 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Publicado 22/06/2023 15:58

A tripulação do Phytoervas segue com os treinos focados para a 50ª edição da SIVI – Semana Internacional de Vela de Ilhabela.

O time usará a 2ª etapa da Copa Mitsubishi neste final de semana (24 e 25 de junho) para realizar ajustes no barco, manobras e táticas de regata.

Na última regata da Copa Mitsubishi, realizada no domingo (18), a equipe terminou entre os cinco melhores da classe ORC. Desta vez, o Phytoervas segue com objetivo de ficar entre os melhores barcos da disputa.

A raia da Ponta das Canas, em Ilhabela (SP), será o palco de ambas competições. Segundo Juan de la Fuente, atleta do Phytoervas, a oportunidade de velejar no mesmo local é fundamental para a evolução da equipe, que tem co-patrocínio da Ambipar Response.

”Velejamos regatas longas neste começo de temporada em ilhabela e na cidade de Santos. Faz muito diferença velejar na raia exata da competição, principalmente por ser um modelo de prova curta. Na última regata focamos nos testes de materiais e mudanças de tripulantes dentro do barco”, explicou Juan de la Fuente, velejador do Phytoervas 4z.

”As evoluções estão sendo muito positivas. Falta um mês para a SIVI e nós permanecemos com a mentalidade de evoluir para o campeonato! Não vamos afetar o resultado, a equipe mira às primeiras colocações, mas a estratégia de testes durante a regata permanecerá”, finalizou.

A 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela será realizada de 22 a 29 de julho no YCI – Yacht Club de Ilhabela. A expectativa da organização é de mais de 100 barcos participantes.

Sobre a Phytoervas

A Phytoervas nasceu em 1986 com a missão de oferecer beleza natural para os cabelos. Em sua identidade trabalha a Cosmética Integral com a extração de ativos da natureza em sua forma mais pura e de maneira responsável, sempre respeitando o meio ambiente.

A marca, pioneira no desenvolvimento do shampoo sem sal e que não para de inovar, se desenvolveu, se tornou totalmente vegana e cruelty-free. Seus produtos são livres de parabenos, sulfatos e corantes. Atualmente, vai além do haircare. Possui em seu portfólio produtos para os cuidados com o corpo e com a casa, todos podem ser encontrados no e-commerce www.phytoervas.com.br

Sobre a Ambipar

A Ambipar Response é uma vertical da Ambipar Group, especializada em gerenciamento de crises e atendimento a emergências e conta com 6 unidades de negócios – Emergency Response, Fire Response, Industrial Response, Marine Response, Environmental Response e Medical Response.

A empresa atua no atendimento a emergências ambientais ocorridas em rodovias, ferrovias, aeroportos, portos, terminais portuários, indústrias, mineradoras e dutos. As bases operacionais estão distribuídas estrategicamente nos 6 continentes para prestar o melhor atendimento em gestão de crises e atendimento a emergências onshore e offshore.


Semana Internacional de Vela de Ilhabela faz contagem regressiva de um mês

Publicado 22/06/2023 10:41
Alterado 22/06/2023 17:56

A 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela será realizada de 22 a 29 de julho no Yacht Club de Ilhabela (YCI).

A tradicional competição de vela oceânica terá equipes divididas em classes como HPE30, ORC, Clássicos, C30, BRA-RGS, Bico de Broa, Multicascos, HPE25 e VPRS. A organização fará, ao longo da semana, regatas de acordo com as condições de mar e vento, podendo ser no Canal de São Sebastião ou nas raias mais ao norte e ao sul da ilha. As inscrições para a Semana Internacional de Vela de Ilhabela estão abertas no site oficial da regata.   

A competição abre no domingo, 23 de julho, com a tradicional Regata 100 anos - Atrevida por Boreste - Marinha do Brasil. A travessia tem mais de 50 milhas náuticas e contorna a icônica ilha do litoral norte paulista.

''Velejadores de toda a América do Sul estão se preparando para o início da emocionante 50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela - SIVI! Estou muito animado e, junto com a nossa Comissão Organizadora, estamos a todo vapor para os preparativos finais. O evento anual, que ocorrerá em breve, promete ser uma celebração inesquecível da vela e do mar''.

''Destacando a importância da inclusão, a SIVI sediará a Regata Vela do Amanhã no dia 22 de julho. Nesse dia especial, estamos ansiosos para receber 150 crianças, proporcionando-lhes a oportunidade única de velejar e vivenciar a magia dos mares. Será um momento de aprendizado, diversão e, acima de tudo, inspiração para as futuras gerações de velejadores. Junte-se a nós nessa jornada marítima excepcional!'', disse Mauro Dottori, organizador do evento.

Barcos de outros estados, como Pará, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul já estão se programando para trazer os barcos para Ilhabela (SP). A logística de descer ou subir o Oceano Atlântico é uma das partes mais importantes do planejamento para correr o campeonato.

Segundo Luciano Secchin, líder do +Bravíssimo, o segredo para fazer uma grande Semana de Vela é fazer a melhor preparação possível. ''Não dá para chegar num evento tão importante montando uma tripulação de véspera! Tem que testar o barco antes, os equipamentos e principalmente ter concentração na hora da regata. Quem vem de fora, precisa estar tudo certo. Da passagem de avião ou de ônibus, até a comida a bordo. Tem que se preocupar apenas em velejar''. 

As equipes seguem se preparando para disputar a 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela desde as mais amadoras até mesmo as que utilizam velejadores com passagem por barcos olímpicos e pan-americanos.

Desde o último fim de semana, parte dos barcos inscritos participa da Copa Mitsubishi, também na cidade do litoral norte paulista. O evento é realizado há 23 anos e a etapa de junho é considera uma das mais importantes, pois é a última antes da SIVI.  

''Nas regatas da Copa Mitsubishi trocamos um pouco a formação da equipe para ajustar a tripulação, e o resultado deu muito certo e a equipe está cada vez mais entrosada! Usamos isso para aquecer para a Semana de Vela e brigar pelo título da ORC. O barco está muito bom'', contou Marcelo Bellotti, comandante do Phytoervas.

Vela do Amanhã 

A Regata Vela do Amanhã 2023, evento social da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, terá recorde de crianças e adolescentes inscritos. Mais de 150 meninos e meninas de projetos de ensino da modalidade de várias cidades de São Paulo e Rio de Janeiro terão a chance de velejar a bordo das embarcações que participam da atividade.

A ação idealizada pelo Yacht Club de Ilhabela (YCI) com a comissão organizadora da SIVI será no sábado, 22 de julho, um dia antes da regata de abertura do principal evento náutico da América do Sul.

A Vela do Amanhã terá núcleos de vela e jovens representantes na Regata Vela do Amanhã são: Mairiporã (SP), Paraibuna (SP), Praia Grande (SP), São Vicente (SP), Guarujá (SP), Santos (SP), São Sebastião (SP), Caraguatatuba (SP), Ilhabela (SP), Ubatuba (SP), Paraty (RJ), Angra dos Reis (RJ )e São Paulo (SP).

''A Vela do Amanhã é um evento à parte dentro da semana! Uma regata emocionante, que traz crianças de várias cidades. Os pequenos chegam motivados e é lindo ver o brilho nos olhos deles quando encaram, muitos pela primeira vez, o mar''.

''Alguns apenas tiveram a chance de velejar num barco pequeno, estilo Dingue ou Op, e agora têm a oportunidade de fazer manobras em veleiros acima de 40 pés'', disse Cuca Sodré, coordenador técnico da Semana Internacional de Vela de Ilhabela.

A ação, segundo os organizadores da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, tem como objetivo apresentar para crianças das escolas de vela municipais e estaduais os barcos de oceano. Por isso, a grande importância do engajamento dos comandantes que participam do evento em Ilhabela (SP)

A programação prevê para os jovens um café da manhã na chegada ao clube, seguido de uma palestra com a comissão de regata.

Às 13h, a nova geração entra em ação na Regata Vela do Amanhã, em que terá a experiência de velejar em barcos tradicionais da modalidade, ao lado de navegadores experientes e com carreiras vitoriosas.

As inscrições estão abertas no site oficial do evento  

Baixe o Aviso de Regata Oficial  

Programação da Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Leia todos os textos e releases da competição

Vídeos das regatas de anos anteriores

Curta as nossas redes sociais: Facebook e Instagram


Giovanna Prada fica com o bronze na Semana Olímpica da Alemanha

Publicado 22/06/2023 10:40

Giovanna Prada segue na campanha rumo ao Mundial de IQFoil. Nesta quarta-feira (21), a velejadora do Brasil conquistou a medalha de bronze da classe na Semana Olímpica da Alemanha, na cidade de Kiel. A disputa internacional foi realizada com atletas do Brasil, Dinamarca e Alemanha.

A Semana Olímpica da Alemanha foi de vento fraco na raia do IQFoil. Após cinco regatas, a medalha de ouro ficou com Laerke Buhl-Hansen (Dinamarca), a prata com Theresa Steinlein (Alemanha) e o bronze com Giovanna Prada.

Segundo Giovanna, a competição Internacional foi uma oportunidade para conseguir ritmo de regata e também garantir mais uma experiência na caminhada para o Mundial de IQFoil, que será realizado entre 10 e 20 de agosto, na Holanda.

“Os primeiros dias foram de vento extremamente fraco, uma condição ruim no IQFoil. Comecei a competição na 5ª colocação, mas regata por regata fui diminuindo os pontos e consegui chegar na disputa por medalhas, que garantiu entrar direto na semifinal e assegurar o bronze!”, explicou.

“Essa competição foi muito boa para adquirir experiência! Já que o formato da medal race é completamente diferente do que estou acostumada e também foi a primeira medal race da temporada. Conseguir defender o pódio nesta competição faz ganhar mais confiança para o Campeonato Mundial”, finalizou.

Giovanna Prada retornará ao Brasil para seguir treinando com o pai, Bruno Prada, medalhista olímpico em Pequim 2008 e Londres 2012. A atleta seguirá o cronograma de preparação na cidade de Ilhabela, litoral norte de São Paulo.

Apoio à vela Jovem

A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela - CBVela junto com a Secretaria Especial do Esporte e a Secretaria de Especial do Alto Rendimento - SNEAR do Ministério da Cidadania para a vela jovem pelo Convênio 920223/2022.

O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ).

O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.


Fórmula E anuncia calendário provisório da próxima temporada com São Paulo e Tóquio

Publicado 21/06/2023 09:02

O Campeonato Mundial ABB FIA Formula E anunciou, nesta terça-feira (20), em Londres, no Reino Unido, o calendário provisório da 10ª temporada, com uma novidade e o retorno ao Brasil.  A prova dos carros elétricos volta à cidade de São Paulo (SP) em março de 2024 e pela primeira vez a categoria correrá nas ruas de Tóquio, no Japão.

O calendário provisório da 10ª temporada divulgado pela Fórmula E e pela Fédération Internationale de L'Automobile (FIA) após ratificação pelo Conselho Mundial de Automobilismo da FIA e com o apoio das ASNs (Autoridades Esportivas Nacionais) locais de cada cidade-sede, contará com 17 etapas, sendo que 13 delas já estão com locais confirmados.

Assim como foi no campeonato atual, a próxima temporada do Campeonato Mundial ABB FIA Formula E começará na Cidade do México. A prova está marcada para o sábado, 13 de janeiro.  Três rodadas do calendário provisório de 17 estão listadas como TBD (a serem confirmadas), enquanto a Fórmula E continua discussões avançadas com uma série de possíveis cidades-sede em locais icônicos.

Em 16 de março, a Fórmula E retorna a São Paulo, onde na atual temporada realizou com sucesso a sua corrida inaugural no Brasil. O Sambódromo do Anhembi novamente terá os 22 carros da categoria acelerando pela passarela do samba na capital paulista. 

''O calendário representa nossa missão contínua de criar uma programação dinâmica de novas cidades que sediarão corridas pela primeira ou segunda vez, como Tóquio, São Paulo e Portland, ao lado de anfitriões estabelecidos como Berlim, Roma, Londres, Mônaco, Diriyah e agora Jacarta'', comentou Alberto Longo, cofundador e diretor de campeonatos da Fórmula E.

A corrida em Tóquio no sábado, 30 de março de 2024, será o primeiro evento de um campeonato mundial de automobilismo sancionado pela FIA realizado na capital japonesa. Vinte e dois pilotos de 11 equipes competirão com o inovador carro de corrida GEN3 – o carro de corrida elétrico mais rápido, leve, potente e eficiente já construído – nas ruas ao redor do centro de convenções Tokyo Big Sight, localizado na orla da Baía de Tóquio.

A Fórmula E e o Governo Metropolitano de Tóquio têm trabalhado juntos para trazer a corrida para a cidade para apoiar a iniciativa Zero Emission Vehicle (ZEV), parte da estratégia Zero Emission Tokyo. A cidade tem um plano de ação climática que visa atingir emissões líquidas zero de CO2 até 2050.

"Estou muito feliz com a decisão oficial de que Tóquio sediará uma corrida de Fórmula E em março de 2024. Centrando-se na disseminação do uso de veículos de emissão zero, o Governo Metropolitano de Tóquio está acelerando ações em todos os domínios para promover a Zero Emission Tokyo, uma cidade ambientalmente avançada que não emite dióxido de carbono. A Fórmula E é realizada nas principais cidades do mundo como uma corrida de carros elétricos que não emitem gases ou ruído do motor", disse a Governadora de Tóquio, Yuriko Koike.

"Esta corrida será realizada em torno do Tokyo Big Sight, na área da baía de Tóquio, onde os desenvolvimentos estão em andamento para se tornar uma cidade sustentável para a próxima geração. Vamos todos ver de perto o dinamismo desta prova que será disputada pela primeira vez no Japão e torcer pelos pilotos''.

''A corrida não apenas aumentará o impulsionamento para a disseminação de veículos de emissão zero, mas também proporcionará uma oportunidade maravilhosa de aumentar a presença internacional de Tóquio, mostrando as atrações de nossa cidade para o mundo. Tóquio unirá forças com os organizadores para garantir o sucesso da prova''.

Mais datas de 2024

Neste fim de semana, a Fórmula E estreará em Portland, Oregon, e retornará na próxima temporada, quando a cidade dos EUA será sede da última corrida internacional antes do campeonato terminar em Londres no final de julho.

Berlim, na Alemanha, manterá seu recorde como a única cidade a sediar um E-Prix em todas as dez temporadas do campeonato, consolidando sua reputação como um local popular para pilotos e fãs que testemunharam um recorde de 190 ultrapassagens e 23 mudanças de liderança na 7ª etapa desta temporada.

Diriyah (Arábia Saudita) sediará novamente a única corrida noturna dupla no calendário, enquanto Mônaco, Roma (Itália) e Jacarta (Indonésia) completam o calendário das cidades-sede nomeadas.

''Tóquio será um destaque da nossa histórica décima temporada. Também estamos em discussões avançadas com muitas outras cidades icônicas do mundo que desejam sediar uma corrida de Fórmula E e criar eventos de automobilismo de grande sucesso conosco. Esperamos que isso se reflita no calendário atualizado que será publicado ainda este ano'', contou o CEO da Fórmula E, Jeff Dodds. 

Marek Nawarecki, Diretor do Departamento de Esportes do Circuito FIA, disse:

''Este calendário é uma ilustração do crescimento contínuo da Fórmula E e promete presentear os fãs com mais uma temporada de corridas soberbas com o novo carro GEN3, que já produziu inúmeras batalhas que agradaram ao público. A programação oferece uma mistura atraente de locais estabelecidos pela Fórmula E, como Cidade do México, Roma, Mônaco, Berlim e Londres, e adições recentes e populares, como São Paulo e Jacarta. Também estamos muito satisfeitos com o fato de o campeonato visitar o Japão pela primeira vez. Isso também aumentará a presença e o impacto da série na Ásia, o que é importante para muitos fabricantes''.

 


Estrada Real divulga programação de Arcos (MG)

Publicado 21/06/2023 08:54

Competição de mountain bike reúne a nata do esporte em Minas Gerais; Arcos receberá provas de XCC, XCO e XCM entre os dias 28 e 30 de julho, no Parque Aquático Municipal

Com algumas pequenas mudanças no regulamento, a Avelar Sports divulgou, nesta semana, a programação geral da etapa de Arcos da Internacional Chaoyang Estrada Real disputada em Minas Gerais. As provas de mountain bike (MTB) serão realizadas entre os dias 28 e 30 de julho. É a terceira última etapa da temporada 2023. A competição reúne cerca de 1.500 atletas, incluindo amadores e profissionais, uma vez que vale pontos para o ranking olímpico de Paris-2024.

Na sexta-feira (28), acontecerão as provas de XCC, o cross country short track, com a largada da categoria Elite (profissional) marcada para às 16h, com transmissão única e especial da Avelar Sports, via youtube. Haverá largadas para todas as categorias a partir das 14h, e é possível ver uma prévia dos horários no regulamento oficial da prova.

Já no sábado (29), a cidade mineira receberá as provas de XCO,  cross country olímpico, com as largadas de Júnior Masculino, Elite Masculino e Feminino marcados para às 14h, também com transmissão pelo Youtube. Já às 8h15 acontecerá a largada do Júnior Feminino, além do Infanto Juvenil e do Juvenil, ambos masculino e feminino.

O domingo receberá as provas de XCM, a Cross Country Maratona, com largada de todas as categorias (profissional, Júnior e amadoras), às 9h30. As corridas serão sempre no Parque Aquático Municipal, na Rua Belo Horizonte, 612. A estrutura do Parque Aquático Municipal também é uma atração.

Atrações além de ciclismo

Como também é tradição, a etapa de Arcos terá também corridas para crianças e de e-bike, além de festival gastronômico e musical. Esta é a sexta temporada da Internacional Estrada Real Chaoyang, que agita o calendário do MTB desde 2017. A cidade de Arcos, por sua vez, entrou no mapa das sedes em 2022, quando já foi um sucesso de público.

A etapa de Arcos deve distribuir mais de R$ 10 mil em prêmios.
As outras duas etapas de 2023 também foram em Minas Gerais, mas quem não pôde ir, pode comparecer em Arcos. A temporada começou em Itabirito, em março, e depois houve uma parada em Ouro Branco, no mês de maio. A entrada é franca, e as inscrições para os atletas estão abertas neste site, com kits básicos ou pró, indo de R$ 35 a R$ 289.

A Estrada Real

 Famosa no Brasil, a Estrada Real é considerada a maior rota turística do país. São mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A sua história surge em meados do século 18, quando a Coroa Portuguesa decidiu oficializar os caminhos para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro.


L'Étape Rio promove briefing técnico para domingo (25)

Publicado 21/06/2023 08:49

Na noite de segunda-feira (19), a organização do L'Étape Rio by Tour de France apresentado pelo Santander realizou um briefing técnico em formato de transmissão ao vivo no YouTube. A corrida de ciclismo de estrada terá início neste domingo (25), às 6h, na Marina da Glória, um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro.

O objetivo do briefing foi esclarecer as principais dúvidas dos ciclistas, abordando detalhes e dicas sobre o percurso, pontos de retorno e informações sobre a segurança da prova, além de instruções para a chegada e largada na Marina da Glória. O vídeo era muito aguardado pelos participantes e pelo público em geral.

A apresentação ficou a cargo de Leandro Pricoli e contou com comentários de Fernando Cheles, Diretor Técnico e Operações, e de Bruno Vicari, jornalista, apresentador da ESPN, ciclista e competidor do L'Étape. Além disso, no sábado (24), véspera do evento, haverá um briefing presencial na Marina da Glória às 14h30.

"Apesar da largada ocorrer em uma área plana e as ruas serem espaçosas, é necessário ter bastante atenção, pois a empolgação estará alta. É provável que ainda esteja escuro durante a largada, o que requer muita cautela por parte dos ciclistas", analisou Bruno Vicari.

Retirada de Kits

A expectativa é de que 1.800 ciclistas participem do evento, optando por competir no percurso curto (55 km) ou no longo (110 km). Em ambos os casos, a linha de chegada será na Marina da Glória. No percurso curto, os ciclistas irão até o Leblon, subirão o Morro da Tijuca e retornarão à Marina. Já no percurso longo, haverá uma parte adicional na região central da cidade. Ambos os percursos incluirão trechos famosos como a Mesa do Imperador, a Vista Chinesa e as principais praias do Rio de Janeiro.

Outro tópico abordado no briefing foi a retirada dos kits, que acontecerá na sexta-feira (23), das 12h às 20h, e no sábado (24), das 9h às 17h, na Marina da Glória. Os uniformes prestam uma homenagem à cidade.

"A ideia deste ano era criar layouts para as três etapas que conversassem entre si, mas também destacassem detalhes específicos de cada prova. No Rio, trouxemos um grafismo que remete às ondas da Praia de Copacabana. Os uniformes são exclusivos para os atletas inscritos. Aqueles que não puderem participar do L'Étape Rio 2023 poderão se inscrever para a edição de 2024 durante o evento deste ano", relatou Thaís Barg, diretora de marketing do L'Étape.


Maior medalhista olímpico do Brasil destaca importância da Semana de Vela de Ilhabela

Publicado 14/06/2023 10:08

O velejador Robert Scheidt é o maior medalhista olímpico do Brasil com cinco pódios, sendo duas de ouro, duas de prata e uma de bronze. O atleta paulista, referência na modalidade, tem sua história com a Semana Internacional de Vela de Ilhabela, que completa nesta temporada a sua 50ª edição. As regatas serão de 22 a 29 de julho no Yacht Club de Ilhabela (YCI), no litoral norte paulista, com mais de 120 barcos aguardados.

Robert Scheidt destacou a importância da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, evento que ele participa desde a década de 1980, quando ainda corria na Semana de Monotipos na classe Optimist.

O bicampeão olímpico já disputou várias vezes a SIVI no oceano e venceu em duas oportunidades. A primeira foi em 2011 com o HPE Atrevido, que tinha a bordo Fábio Bocciarelli, Marina Bocciarelli e o irmão do atleta, Thomas Scheidt. Na mesma classe e ano, a ainda adolescente Martine Grael ficou em terceiro lugar com o Atik.

Outro destaque especial na Semana Internacional de Vela de Ilhabela para Robert Scheidt foi no ano passado, quando foi convidado para ser a figura principal no Caballo Loco, barco de Mauro Dottori, campeão da classe C30 de 2022. 

''É o evento mais importante de vela oceânica da América Latina, sem dúvida nenhuma. É tradicional e muito importante, pois junta toda a comunidade da vela brasileira, sul-americana e mundial'', disse Robert Scheidt.

Para Robert Scheidt, correr a Semana Internacional de Vela de Ilhabela é fundamental para a formação de velejadores no país. As regatas são disputadas com condições diversas e os percursos são montados dentro do Canal Sebastião, em alto-mar e provas de longa distância como a Regata 100 anos - Atrevida por Boreste - Marinha do Brasil, que abre o calendário da edição 2023 no dia 23 de julho.

''A Semana de Vela de Ilhabela tem grande prestígio e é muito importante para a vela brasileira, pois oferece a oportunidade dos jovens entrarem nesse mundo dos barcos grandes. A minha primeira experiência foi em 1982, no Op, onde velejei pela primeira vez no mar, no Canal de São Sebastião'', completou Robert Scheidt.

Sobre a Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Para a edição de 2023, estão convidadas as classes HPE30, ORC, Clássicos, C30, BRA-RGS, Bico de Broa, Multicascos, HPE25 e VPRS. Os mais de 100 barcos esperados para as regatas de julho participarão de provas em percursos variados ao longo da semana.

Além das competições, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela também oferece uma série de atividades culturais e sociais dentro e fora do Yacht Club de Ilhabela, como shows, exposições e palestras.

A competição abre no domingo, 23 de julho, com a tradicional Regata 100 anos - Atrevida por Boreste - Marinha do Brasil. A travessia tem mais de 50 milhas náuticas e contorna a icônica ilha do litoral norte paulista. A organização fará, ao longo da semana, regatas de acordo com as condições de mar e vento, podendo ser no Canal de São Sebastião ou nas raias mais ao norte e ao sul da ilha. 

 


Feira náutica Barco Show Amazonas terá apresentação comercial em Manaus

Publicado 13/06/2023 14:56

Empresa líder no mercado náutico nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, a Barco Show Eventos realizará nesta sexta-feira (16), às 10h, no Auditório do Amazonastur, a apresentação comercial da Barco Show Amazonas 2023. A feira náutica está programada para acontecer entre os dias 27 e 29 de julho deste ano, no Uiara Amazon Resort, com grandes expectativas para o segmento.

Considerado o maior Boat Show da Região Norte do Brasil, com projeção de receber mais de 10 mil visitantes, a feira promete ser uma grande oportunidade para empresas e empreendedores do universo náutico conhecerem e exporem seus produtos. O Uiara Amazon Resort fica localizado a 15 minutos de distância da capital Manaus para quem vai de barco.

"Com o Barco Show Amazonas 2023, estamos dando um passo à frente no setor de eventos náuticos, abrindo novas oportunidades. Temos a convicção de que essa iniciativa terá um impacto duradouro, impulsionando o crescimento regional e atraindo atenção internacional. Estamos orgulhosos de liderar essa iniciativa e ansiosos para compartilhar essa experiência única com todos os envolvidos", afirmou Hugo Leonardo, CEO da Barco Show Eventos.

O evento contará ainda com uma programação diversificada, que incluirá exposições de embarcações, acessórios, equipamentos náuticos, entre outros. A iniciativa tem o patrocínio do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).

"Estamos realizando algo inédito no segmento de eventos náuticos no Brasil, tanto no âmbito privado quanto público. Nossa iniciativa é um investimento expressivo na região Norte-Nordeste, algo jamais visto antes. O Barco Show Amazonas 2023 representa um marco significativo em nível internacional e, sem dúvidas, será um evento grandioso", completou o dirigente.

A Barco Show Eventos é uma empresa baiana, sediada em Salvador, que nasceu com o intuito de promover e auxiliar a cultura náutica no estado da Bahia e região Norte-Nordeste do Brasil, bem como auxiliar no desenvolvimento do setor na região.

Histórico de sucesso

Os organizadores do evento vivem a expectativa de repetir o sucesso das duas edições anteriores, em Salvador (BA) e Aracaju (SE). A primeira edição da Barco Show em 2023 contou com mais de 30 expositores do segmento náutico na capital baiana, no início de fevereiro. Já o evento em Aracaju reuniu 12 expositores, com cerca de mil pessoas na capital sergipana, entre março e abril.

"Ao longo dos anos, deixaremos um legado de negócios, networking e atração de investimentos, impulsionando o desenvolvimento e aumentando a geração de renda. É importante destacar que este será o primeiro evento no mundo a ser realizado de forma 100% flutuante", completa Hugo Leonardo.


Na paulista Ilhabela, VelaShow repete sucesso de Itajaí (SC) e Niterói (RJ)

Publicado 12/06/2023 09:30

A terceira edição do VelaShow foi encerrada neste domingo (11) com anúncios, palestras e mais uma vez com uma grande presença do público, que aproveitou os três dias do evento na Escola de Vela Lars Grael, em Ilhabela (SP), para conferir as novidades do mercado da modalidade.

E antes mesmo do término desta edição, foi anunciada que a versão 2024 do VelaShow será na mesma Ilhabela, em uma data semelhante a deste ano, o que só reforça o sucesso que foi o evento na cidade que é considerada a Capital Nacional da Vela.

Ao todo foram 15 palestras durante os três dias do VelaShow 2023. Mais de 50 expositores participaram do evento, e a expectativa era de 1000 a 1200 pessoas por dia na feira, número que foi superado em todos os dias.

A feira reuniu velejadores, empresários ou entusiastas e deu a oportunidade a todos de ficar por dentro das tendências, inovações e tudo aquilo que o setor da vela náutica tem de melhor em produtos, serviços e treinamentos.

''Atingimos o objetivo proposto que era trazer algo novo para a região, para essa cidade maravilhosa que é conhecida como a capital da vela, e esperamos que no ano que vem possamos realizar uma nova edição do VelaShow aqui, e quem sabe até um pouco maior do que a edição deste ano'', revelou Edilberto Almeida, organizador do VelaShow.

''Foi um evento sensacional e que cumpriu o que esperávamos. Logicamente algumas pessoas ficaram surpresas com o resultado, não só os expositores, mas também os visitantes, e até a Prefeitura de Ilhabela que nos ajudou muito e puderam averiguar o potencial daquilo que é a VelaShow''.

O VelaShow não oferece apenas produtos, mas também experiências. A feira trouxe regatas, como a Ubatuba-Ilhabela, empresas que apresentaram produtos e serviços, além de palestras de alto nível.

Expositores e palestrantes comemoram

O sucesso desta edição do VelaShow também não passou despercebida pelos expositores e palestrantes. O pesquisador Giovanni Dolif, que durante a tarde deu uma aula de meteorologia adaptada para velejadores, ficou impressionado com a presença do público durante as palestras nos três dias do evento.

''É uma oportunidade muito legal estar no Vela Show, estive também no ano passado, mas esse ano senti um calor humano muito legal, as pessoas estavam muito interessadas no assunto, que permeia muitas atividades da navegação, mas principalmente a navegação em si'', comentou Giovanni Dolif.

''Um ponto que achei interessante foi à diversidade de perfis de pessoas que estão buscando vir para o mar e para o mundo da vela, então tem gente que não tem experiência nenhuma na vida, que nunca velejou, que mora em cidade grande e que resolve ter essa experiência de aproveitar essa natureza fantástica que temos no Brasil e muito além''.

Outra palestra que arrancou muitos aplausos neste domingo no VelaShow foi do biólogo Charlie Flesch, que de um jeito descontraído contou sua trajetória de vida que o levou a se tornar comandante e como foi realizar seu sonho de ir a Antártida.

Charlie passou por muitos trabalhos e aventuras antes de se encontrar neste meio e teve que batalhar muito para aprender a velejar e os trabalhos que exigem uma grande expedição, até que estivesse pronto e fosse convidado a participar da viagem dos seus sonhos e os frutos colhidos dessa experiência o tornaram capaz de assumir o comando de seu próprio barco, onde hoje é o Capitão de suas próprias expedições.

''Para mim foi uma satisfação quando as pessoas vieram me falar que foi inspirador, que foi incentivador e até quem começou já tarde na navegação, mas em pouco tempo conseguiu ter seu próprio veleiro e comandar navegações até para a Antártida, que é muito difícil'', comentou Charlie Flesch.


L'Étape Rio aumenta altimetria

Publicado 06/06/2023 10:40

Uma das principais provas de ciclismo de estrada amador do mundo, o L'Étape Rio by Tour de France presented by Santander anunciou, nesta semana, que a edição de 2023 contará com adicional de trecho e altimetria em relação ao último ano. Agora, serão 55 km no percurso curto, contra 110 do longo. Inicialmente, seriam 46 km e 102 km, respectivamente. 

O objetivo da novidade é tornar a prova ainda mais desafiadora e proporcionar uma maior interação dos ciclistas com as lindas paisagens do Rio de Janeiro. Houve acréscimo de percurso no Alto da Boa Vista e também na Estrada da Canoa. Além disso, as altimetrias também estão maiores. No percurso curto, a altimetria acumulada é de 650 metros. Já no longo, serão 1300 metros, uma diferença de 200 metros a mais, o que equivale a um prédio de 70 andares.  

As largadas do L'Étape Rio by Tour de France presented by Santander acontecerão no dia 25 de junho, às 6h, na Marina da Glória, um dos principais pontos turísticos da Cidade Maravilhosa. Os competidores podem fazer sua inscrição aqui, até o dia 12. 

 "A gente espera que os atletas aproveitem esta chance de pedalar no Rio de Janeiro de uma forma segura, tendo toda a orla da Zona Sul, o Parque Nacional da Tijuca, o Aterro e a Região Portuária e o túnel Marcello Alencar, que desce 60 metros para o nível do mar, as regiões mais belas da cidade, à disposição", conta Fernando Cheles, diretor de prova.  

Estes aumentos são buscados anualmente como uma forma de melhorar ainda mais a qualidade da prova, assim como exigir ainda mais técnica dos ciclistas. Para 2024, a direção da prova prepara ainda mais novidades.  

"É uma área muito verde, principalmente na área do Parque Nacional da Tijuca. A gente espera que os ciclistas se desafiem ainda mais. Que o evento possa propiciar uma pedalada única no Rio de Janeiro", conclui Cheles.  

O L'Étape 

É a terceira vez que o L'Étape estará no Rio de Janeiro e essa competição é a segunda etapa do L'Étape Brasil by Tour de France presented by Santander. A primeira prova do calendário de 2023 aconteceu em abril, na cidade de Cunha (SP). Já a terceira será em Campos do Jordão, em setembro. O L'Étape Brasil é voltado para os ciclistas amadores e tem a chancela do Tour de France, uma das maiores competições de ciclismo de rua do mundo.

O L'Étape Brasil by Tour de France é uma das mais importantes provas do ciclismo amador do país. Com três etapas no país, o evento só perde para o México em números de provas chanceladas pelo Tour de France.

O L'Étape by Tour de France possui 30 etapas espalhadas pelo mundo. Entre os países que recebe as etapas amadoras estão: México, Canadá, Colômbia, República Tcheca, Dinamarca, França, Equador, Grécia, Brasil, Indonésia, Bolívia, Estados Unidos, Espanha, Romênia, Eslovênia, Eslováquia, Suíça,  Portugal, Holanda, Bulgária, Chipre, Malásia e Tailândia.

Sobre o Tour de France

O Tour de France é a mais tradicional prova do ciclismo de estrada mundial, assim como o maior evento esportivo anual do mundo. Criado em 1903, o Tour de France reúne a nata do ciclismo: somente os melhores do mundo podem percorrer os 3.600 km da competição. É um evento de 22 dias (sendo apenas 2 dias de descanso para os atletas) que acontece sempre ao longo mês de julho.

O Tour é composto por 20 etapas de trajetos diferentes, que passam pela França e por países vizinhos. Por toda a sua grandiosidade, o Tour de France tornou-se um objeto de desejo de muitos atletas e espectadores. A cada ano a competição leva mais de 12 milhões de pessoas às ruas para torcer e animar os atletas ao longo das estradas.



Barco 100% feminino da Phytoervas disputa regata em Ubatuba (SP)

Publicado 05/06/2023 15:36

O barco Phytoervas terá uma tripulação de 12 mulheres na terceira edição da Regata Ubatuba Ilhabela, marcada para 9 de junho.

Sob a liderança de Renata Bellotti, a equipe está determinada a conquistar a Fita-Azul, que é o prêmio concedido ao primeiro veleiro a cruzar a linha de chegada.

A tripulação é composta por mulheres experientes e com histórico na modalidade, incluindo a própria Renata, Amanda Rodrigues, Isabela Malphigi, Mila Von Beckerath, Paola Prada, Valentina Frediani, Tatiana Almeida, Nicole, Raquel Emona, Elisa Andrade, Clarice, Arwen Ray e Daniela Sanchez.

O grupo de amigas está totalmente focado na regata. O percurso longo exigirá uma ótima sintonia da equipe, que fará um treinamento na próxima quinta-feira (8) com o treinador Juan de La Fuente.

"Em uma regata de percurso longo, tudo pode acontecer! Podemos ter sol de manhã e chuva à tarde. Então, a primeira estratégia é monitorar a previsão do tempo e se preparar com roupas e comida adequadas. Estamos conversando diariamente, trocando informações e compartilhando as ideias que cada atleta tem sobre o percurso", explicou Renata Bellotti, velejadora do Phytoervas.

"O barco é grande e pesado, então, em um percurso longo, podemos enfrentar ventos fortes e problemas inesperados. Nesses momentos, é crucial saber lidar da melhor maneira possível, e a escolha da equipe foi um aspecto muito importante. Todas querem competir e vencer, mas é necessário ter cautela e segurança para planejar diversas estratégias", enfatizou.

A equipe também possui uma amizade com a tripulação do barco Ambipar Response, que também estará presente na regata. Marcelo Bellotti é irmão de Renata, enquanto Juan de La Fuente é marido da velejadora. Segundo Renata, todos desejam vencer, mas há companheirismo e torcida mútua para que ambos tenham um bom desempenho.

"Somos uma equipe! Sempre velejamos juntos, no Phytoervas e também no Ambipar. Embora sejamos rivais na água, estamos conversando e compartilhando informações sobre a regata, e isso é importante. Todos torcem uns pelos outros", afirmou.

"É muito importante o apoio e a inclusão das mulheres no esporte. O barco Phytoervas é tecnológico e rápido, e ter uma tripulação 100% feminina é motivo de orgulho para nossos apoiadores Phytoervas e Ambipar Response. Estou muito feliz e torcendo pela Renata e por todas as velejadoras", concluiu Marcelo Bellotti, velejador do barco Ambipar Response.

A regata terá início no Ubatuba Iate Clube, com destino à Ponta das Canas, em Ilhabela. O desembarque das equipes ocorrerá no centro de Ilhabela.


Depois de Itajaí (SC) e Niterói (SC), VelaShow desembarca em Ilhabela (SP)

Publicado 05/06/2023 10:08

A terceira edição do VelaShow será realizada de 9 a 11 de junho em Ilhabela (SP), reunindo os principais players da indústria da vela, náutica, turismo e serviços. A feira é considerada a única do país dedicada exclusivamente a essa modalidade e também promoverá regatas comemorativas.

Toda a estrutura do evento será montada na Escola de Vela Lars Grael, contando com o apoio da prefeitura local. Serão realizadas cinco palestras por dia, totalizando 15 ao longo do evento, com personalidades do mundo náutico.

No primeiro dia, as palestras terão início às 9h com o instrutor Tio Spinelli. Em seguida, Edmar Moraes abordará as oportunidades econômicas do setor, seguido por Lorenzo Cardozo falando sobre o barco Dingue. Encerrando o dia, teremos Gabriel Borgstrom, da NorthSail, e Jorge Souza compartilhando suas histórias do mar.

No sábado, o experiente navegador Aleixo Belov abrirá as palestras, seguido por Denílson falando sobre navegação em Paraty (RJ). O dia também contará com a palestra do ator Marcos Fercondini, abordando o catamarã elétrico, e finalizando com o renomado Beto Pandiani.

No encerramento do VelaShow, as palestras terão foco no dia-a-dia da navegação, com Carlos Flesh, Juca Andrade, Giovani Dolif, Cláudio Copello e Cássio do Canto compartilhando seus conhecimentos.

Edilberto Almeida, organizador do VelaShow, ressalta a importância das 15 palestras que abordarão a economia do mar e todos os aspectos relacionados à vida a bordo de um veleiro. Segundo ele, é uma oportunidade única para aprofundar-se nesse universo e explorar as possibilidades que o mar oferece.

Em 2022, o evento foi realizado no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ). Já em 2019, antes da pandemia, o VelaShow fez sua estreia no Brasil, na cidade de Itajaí (SC).

O propósito do evento é proporcionar aos expositores e visitantes um encontro repleto de tendências, inovações e o que há de melhor em produtos, serviços e treinamentos para os entusiastas da vela.

A grande maioria dos expositores que estiveram presentes na edição de 2022 já confirmou presença no VelaShow 2023, mesmo sem conhecer o local exato do evento. Com Ilhabela (SP) como destino, a organização espera atrair um número ainda maior de empresas para a cidade.

A equipe da Cardoso Almeida, responsável pela feira, acredita que Ilhabela (SP), assim como Niterói (RJ), será um fator atrativo para atrair visitantes. A cidade já sediou a Semana Internacional de Vela e outros grandes eventos da modalidade, além de formar profissionais ligados à indústria náutica.

Foto: Daniel Mafra


Com catarinense Bruno Fontes, CBVela define classificados para Santiago 2023

Publicado 05/06/2023 09:15

Neste domingo (4), as últimas vagas da vela brasileira nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 foram preenchidas em Arraial do Cabo (RJ) durante a disputa da II Copa Brasil de Vela de Praia.

Os representantes do país nas classes ILCA 6, ILCA 7, Snipe, Lightning e iQFOil saíram após as provas no litoral fluminense organizadas pela CBVela – Confederação Brasileira de Vela.

O campeonato começou no meio da semana e contou com atletas de todo país. Os velejadores da 49er, 49erFX, Fórmula Kite e Nacra 17 já haviam sido confirmados em eventos anteriores.

Os nomes em Santiago 2023 serão: Juliana Duque e Rafa Martins (Snipe), Thomas Summer, Ana Barbachan e Larissa Juk (Lightning), Bruno Fontes (ILCA 7), Gabriella Kidd (ILCA 6), Bruno Lobo e Maria do Socorro Reis (Fórmula Kite), Mateus Isaac e Bruna Martinelli (IQFoil), Marco Grael e Gabriel Simões (49er), Martine Grael e Kahena Kunze (49erFX) e Samuel Albrecht e Gabriela Sá (Nacra 17).

”A equipe brasileira de vela tem nomes de ponta, incluindo campeãs olímpicas e pan-americanas, além de finalistas em eventos internacionais. O grupo é bastante experiente e todos estão em ótima preparação em suas respectivas classes”, contou Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.

O Pan-Americano de Santiago será realizado de 20 de outubro a 5 de novembro, na raia de Algarrobo, no Chile. Em Lima 2019, o país levou nove conquistas da vela, sendo cinco de ouro, duas de prata e duas de bronze, o que rendeu o título de campeão geral da modalidade.

Como o país já tinha vaga confirmada, faltava agora a definição de quais atletas seriam os representantes nacionais em Santiago 2023. E a Copa Brasil de Praia coroou o catarinense Bruno Fontes. O atual medalhista de prata em Lima 2019 foi o vencedor do campeonato na classe ILCA 7 e representará o país no Pan de Santiago.

”Feliz em representar o Brasil no terceiro Pan da carreira e defender minha medalha de prata. É um orgulho muito grande e vou continuar treinando para buscar o pódio para o nosso País”, disse Bruno Fontes, de 43 anos.

Na Snipe, a dupla baiana Juliana Duque e Rafael Martins fez valer o favoritismo e o repertório de atuais bicampeões nacionais da classe e medalhistas em Lima 2019. Mesmo com uma rotina diária de treinos que inclui campanha olímpica de 470 misto, Ju e Rafa buscaram a vaga em Arraial do Cabo (RJ). ”Muito feliz! É a segunda edição que conseguimos a classificação para o Pan! É um campeonato sensacional e espero que a gente consiga um resultado especial”, contou Juliana Duque.

Na Lightning, após 11 edições, o multicampeão Klaus Bieckarck dessa vez passa o bastão para Thomas Summer, que terá a atleta olímpica Ana Barbachan e a experiente Larissa Juk a bordo. Já na IQFoil, Bruna Martinelli surpreendeu Giovanna Prada e venceu a seletiva.

Parte dos atletas participam de eventos internacionais apoiados pelo termo de fomento à vela olímpica com parceria da CBVela. O objetivo é a preparação da Equipe Olímpica Principal de Vela e participação nos campeonatos internacionais. O número do convênio é 930972/2022.

Classificados

Snipe
Juliana Duque e Rafa Martins

Lightning
Thomas Summer, Ana Barbachan e Larissa Juk

ILCA 7
Bruno Fontes

ILCA 6
Gabriella Kidd

Fórmula Kite
Bruno Lobo
Maria do Socorro Reis

IQFoil
Mateus Isaac
Bruna Martinelli

49er
Marco Grael e Gabriel Simões

49erFX
Martine Grael e Kahena Kunze

Nacra 17
Samuel Albrecht e Gabriela Sá

Apoio à vela Jovem

A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela – CBVela junto ao Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022.

O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ).

O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Foto: Gabriel Heusi


Ranking da SSL passa a incluir resultados do Optimist

Publicado 04/06/2023 16:46

A Star Sailors League (SSL), em parceria com a International Optimist Dinghy (IODA), anunciou na última quinta-feira (1º) a inclusão dos principais eventos da classe Optimist no mundo em sua lista de classificação para suas competições, como a SSL Gold Cup. 

As mudanças servem para avaliar o progresso e o desenvolvimento dos velejadores da classe, mas também como orientação para os jovens que estão ingressando na Optimist. As embarcações costumam servir como porta de entrada para o universo da vela profissional.  A SSL idealizou um modelo a partir do qual velejadores e velejadoras de qualquer classe acumulam pontos no ranking global. A partir de agora, portanto, a classe Optimist está incluída no mesmo sistema. 

O sistema tem o objetivo de manter jovens velejadores em atividade após sua jornada no Optimist, além de ajudá-los a se firmarem no esporte para o resto da vida. 

“A classe Optimist é onde tantos grandes atletas começam suas carreiras, alcançando o sucesso nas classes olímpicas e em muitas outras disciplinas de bote e barco de quilha. Estamos ansiosos para assistir à próxima geração de talentos da vela progredindo por meio do nosso esporte", comemora Xavier Rohart, presidente da SSL.  

O ranking global da SSL, atualizado semanalmente, inclui mais de 100 mil dos principais atletas do mundo, de aproximadamente 15 mil regatas. A IODA, por sua vez, tem 110 países membros e, há 50 anos, vem introduzindo milhares de crianças na vela. 

“A IODA está muito animada em colaborar com a SSL. Sua lista de classificação é uma ótima ferramenta para ajudar a motivar os velejadores de Optimist a ver como eles estão progredindo na classe em relação aos seus pares de um ano para o outro, principalmente em nível nacional.  O ranking também é uma excelente ferramenta para ajudar a mantê-los engajados no esporte", explica conta Fiona Kidd, secretária geral da IODA.  

 

 


Max Günther brilha e vence segunda corrida da Fórmula E em Jacarta

Publicado 04/06/2023 16:43

Neste domingo (04) a Maserati MSG Racing conquistou sua primeira vitória na Fórmula E, em um dia perfeito para o alemão Maximilian Günther em Jacarta. O piloto alemão, que liderou todas as sessões de treinos no fim de semana, conseguiu impor um bom ritmo de corrida e recebeu a bandeira quadriculada após 38 voltas.

Foi a quarta vitória de Max Günther na Fórmula E, em um fim de semana onde ele conquistou as duas Julius Baer Pole Position do Gulavit Jakarta E-Prix 2023. Enquanto na corrida 1, o piloto alemão terminou a prova em terceiro, neste domingo conseguiu vencer com certa tranquilidade a partir da segunda metade da prova.

“A equipe evoluiu muito nas ultimas etapas e conseguimos ter um bom fim de semana em Jacarta. Nas outras corridas não conseguimos ter um bom acerto, mas aqui tudo funcionou como deveria ser e conseguimos correr tranquilamente. Na Fórmula E é preciso sempre manter os pés no chão, as coisas podem mudar rapidamente, então é importante aproveitar este momento. Em Jacarta foi possível maximizar o nosso potencial”, explicou Günther após a prova.

Assim como na corrida 1, o segundo lugar ficou novamente com Jake Dennis (Avalanche Andretti), em um fim de semana onde o piloto britânico entrou definitivamente na luta pelo título, assumindo a vice-liderança do mundial de pilotos, ficando apenas um ponto atrás de Pascal Wehrlein, que retornou ao topo da tabela de classificação. O pódio foi completado por Mitch Evans (Jaguar TCS Racing).

Como foi a corrida

Antes mesmo da largada, dois carros abandonaram a prova por conta de problemas que as equipes não conseguiram solucionar. Sérgio Sette Câmara (NIO 333 Racing) e Sam Bird (Jaguar TCS Racing) não largaram e ficaram de fora da corrida 2 de Jacarta.

A largada foi sem incidentes, com Max Günther largando na pole position e conseguiu se manter a frente, seguido por Dennis e Evans. De olho na tabela de classificação do mundial de pilotos, Pascal Wehrlein e Nick Cassidy (Envision Racing) também conseguiram se manter em suas respectivas posições de largada, 6º e 10º lugar.

Na volta 4, Günther foi o primeiro piloto a fazer a ativação do Modo Ataque e com isso, caiu para a terceira colocação. Na volta seguinte, foi a vez de Dennis atiçar a potência extra e conseguiu voltar a frente do piloto alemão da Maserati.

Substituto de André Lotterer na Avalanche Andretti neste fim de semana em Jacarta, David Beckmann abandonou a prova com problemas no carro após levar a pior em uma disputa com o brasileiro Lucas di Grassi (Mahindra Racing), no qual ele acabou batendo no muro de proteção e danificando parte do carro.

Evans ativa o Modo Ataque e cai para terceiro, mas logo parte para cima de Günther e assume a segunda colocação na volta 9, mas na volta seguinte o piloto alemão recupera a posição. Um pouco mais atrás, Edoardo Mortara com a outra Maserati assume a quarta colocação em uma manobra perfeita para cima de Stoffel Vandoorne (DS Penske).

Na volta 15, Mortara erra a ativação do modo ataque e caí para sexto. Mais a frente, Günther e Dennis ativam a potência extra, e desta vez é o piloto alemão da Maserati que leva a melhor e consegue voltar a frente do adversário.

Em luta direta pela liderança do mundial de pilotos, Cassidy arriscou uma ultrapassagem para cima de Wehrlein e acabou levando a pior, danificando a asa dianteira e caindo para as ultimas posições.

No pelotão da frente, Günther abriu uma vantagem de pouco mais de dois segundos para Dennis, conseguindo ter uma maior tranquilidade na prova. Por sua vez, o piloto da Andretti também abriu uma boa vantagem em relação a Mitch Evans, terceiro colocado.

Na volta 33, os dois carros da Nissan deixaram Vandoorne para trás. Na sequencia, as duas Porsche e o Mortara também ultrapassaram o atual campeão da Fórmula E.

No fim, vitória de Günther, seguido por Jake Dennis e Mitch Evans. Pascal Wehrlein terminou a corrida em sexto e volta a liderança do mundial de pilotos, com apenas um ponto de vantagem em relação a Dennis, que agora é o vice-líder. Cassidy caiu para a terceira colocação, seguido por Mitch Evans, restando cinco provas para o término da temporada.

O piloto brasileiro Lucas di Grassi novamente ficou fora do top-10, terminando a corrida na 14ª posição, mesmo resultado que havia obtido na corrida 1 realizada no sábado.

A próxima etapa da Fórmula E será inédito para a categoria: Portland, que pela primeira vez vai receber o mundial de carros elétricos. A prova será realizada no dia 24 de junho, nos Estados Unidos.

 

Confira abaixo o resultado final da corrida 2 em Jacarta neste domingo:

1º Maximilian Günther/Maserati MSG Racing

2º Jake Dennis/Avalanche Andretti

3º MItch Evans/Jaguar Racing

4º Sacha Fenestraz/Nissan

5º Norman Nato/Nissan

6º Pascal Wehrlein/TAG Heuer Porsche

7º Antonio Félix da Costa/TAG Heuer Porsche

8º Edoardo Mortara/Maserati MSG Racing

9º Stoffel Vandoorne/DS Penske

10º Sébastien Buemi/Envision Racing

11º Dan Ticktum/NIO 333 Racing

12º Nico Müller/ABT Cupra

13º Robin Frijns/ABT Cupra

14º Lucas di Grassi/Mahindra Racing

15º René Rast/NEOM McLaren

16º Jean-Eric Vergne/DS Penske

17º Roberto Merhi/Mahindra Racing

18º Nick Cassidy/Envision Racing

DNF - Jake Hughes/NEOM McLaren

DNF - David Beckmann/Avalanche Andretti

DNF – Sam Bird/Jaguar TCS Racing

 DNF – Sérgio Sette Câmara/NIO 333 Racing

 

Classificação do Mundial de Pilotos após a corrida 2 em Jacarta:

1º Pascal Wehrlein/TAG Heuer Porsche – 134 pontos

2º Jake Dennis/Avalanche Andretti – 133 pontos

3º Nick Cassidy/Envision Racing – 129 pontos

4º Mitch Evans/Jaguar TCS Racing – 109 pontos

5º Jean-Eric Vergne/DS Penske – 97 pontos

6º Antônio Félix da Costa/TAG Heuer Porsche – 78 pontos

7º Maximilian Günther/Maserati MSG Racing – 70 pontos

8º Sam Bird/Jaguar TCS Racing – 62 pontos

9º Sébastien Buemi/Envision Racing – 62 pontos

10º Jake Hughes/NEOM McLaren – 46 pontos

11º Stoffel Vandoorne/DS Penske – 42 pontos

12º René Rast/NEOM McLaren – 40 pontos

13º Sacha Fenestraz/Nissan – 31 pontos

14º André Lotterer/Avalanche Andretti – 23 pontos

15º Norman Nato/Nissan – 21 pontos

16º Lucas di Grassi/Mahindra Racing – 18 pontos

17º Dan Ticktum/NIO 333 Racing – 18 pontos

18º Edoardo Mortara/Maserati MSG Racing – 17 pontos

19º Sérgio Sette Câmara/NIO 333 Racing – 10 pontos

20º Oliver Rowland/Mahindra Racing – 9 pontos

21º Robin Frijns/ABT Cupra – 5 pontos

22º Nico Müller/ABT Cupra – 2 pontos


Filme Sozinho no Fim do Mundo entra em campanha de financiamento coletivo

Publicado 02/06/2023 17:10

O velejador André Homem de Mello iniciou nesta sexta-feira (2) sua campanha de financiamento coletivo para o filme Sozinho no Fim do Mundo, que retrata a volta ao mundo feita pelo navegador brasileiro concluída em 2002.

O chamado crowdfunding da Catarse pretende arrecadar R$ 316 mil para custear as despesas de produção do filme, além de promover campanhas e pré-lançamentos nas cidades paulistas de São Paulo, Campinas e Ilhabela.

Além do filme, André Homem de Mello quer viabilizar uma nova edição do livro "Diário de Bordo", revisada e ampliada em comemoração aos 20 anos de seu lançamento, que será utilizada como recompensa aos apoiadores.

A história acompanha o velejador em solitário que se aventurou em uma viagem de seis meses, enfrentando ondas gigantes e tempestades nos mares do planeta, sem pisar em terra firme.

O diretor Guilherme De Lucca, inspirado no livro de sucesso "Diário de Bordo" lançado em 2004, com mais de dez mil cópias vendidas, traz uma narrativa envolvente conduzida pelas imagens inéditas captadas por André durante sua viagem. A trilha sonora será dos músicos Bruno Mothe e Tiago Pallone e a direção de fotografia de Daniel Kaschel.

''O Sozinho no Fim do Mundo é uma emocionante jornada que retrata a busca pela realização de um sonho, mesmo quando isso significa enfrentar grandes sacrifícios.Busco retratar a força do espírito humano, a superação dos desafios e a natureza em sua forma mais imponente'', disse André Homem de Mello, que atua como instrutor de cursos de vela na Sailing Adventures e corretor de veleiros novos e usados na HM Yachts.

Link do Catarse para apoiar o projeto

Em uma das maiores contrapartidas, o logotipo da empresa que apoiar o Sozinho no Fim do Mundo constará no início e no final do filme, com exposição em todas as apresentações. O filme será exibido pelo Canal OFF durante três anos e estará disponível on-demand no GloboPlay e no OFF.

O filme apresenta centenas de fotos, depoimentos do autor e de renomados velejadores, como Amyr Klink, além de cenas atuais do protagonista a bordo de seu veleiro em Ilhabela (SP). André Homem de Mello é conhecido por ser o primeiro navegador em solitário brasileiro a dar uma volta ao mundo sem escalas a bordo de um barco.

A viagem foi concluída em 2002 e contou com travessias pelo Cabo da Boa Esperança, também conhecido como Cabo das Tormentas, pelo Cabo Leeuwin, na Austrália, pelas águas do sul da Nova Zelândia e pelo temido Cabo Horn, localizado no extremo sul da América do Sul.

Mais informações no site -- https://andrehm.com.br/ e www.sozinhonofimdomundo.com.br

Sobre André Homem de Mello

André Magalhães Homem de Mello é um apaixonado pela vida no mar. É autor do livro "Diário de Bordo" com mais de dez mil cópias vendidas e atua como instrutor de cursos de vela na Sailing Adventures e corretor de veleiros novos e usados na HM Yachts. Veja abaixo os projetos realizados pelo André e também o link que dá acesso a mais informações da Sailing Adventures - Cursos de Vela Oceânica e da HM Yachts - Venda de veleiros novos e usados.

--


Saiba tudo sobre a rodada dupla de Jacarta, próximo desafio na Fórmula E

Publicado 31/05/2023 22:28
Alterado 01/06/2023 13:28

Lar de 273 milhões de pessoas, a Indonésia está pronta para receber, pela segunda vez em sua história, o Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E, com a realização da rodada dupla do Gulavit Jakarta E-Prix 2023, etapas 10 e 11 da competição.

Com 2.370 km de extensão e 18 curvas, o circuito de rua de Jacarta foi construído ao lado do pitoresco Ancol Beach – o maior parque do Sudeste Asiático, o qual recebe cerca de 40 mil visitantes por dia. O traçado conta com setores técnicos e de alta velocidade, com uma mistura de ondulações e saliências.

Na temporada passada, Jacarta recebeu pela primeira vez o Mundial de Carros Elétricos e contou com uma das provas mais emocionantes da competição, com três pilotos disputando a vitória até a bandeirada.

A corrida parecia favorável e controlada por Jean-Eric Vergne, até que o piloto da DS Techeetah sofreu um forte ataque de Mitch Evans e viu a liderança escapar. Ambos seguiram disputando curva a curva e, em poucas voltas, ganharam a companhia de Edoardo Mortara. No fim, a vitória ficou com o piloto neozelandês da Jaguar.

O Mundial até o momento

Após nove etapas, a nona temporada da Fórmula E tem um novo líder. O neozelandês Nick Cassidy (Envision Racing) conquistou sua segunda vitória consecutiva no mundial ao vencer o E-Prix de Mônaco, e ultrapassou o alemão Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche).

Esta foi a quarta vitória consecutiva de um carro da Jaguar, mostrando o grande momento tanto dos carros da Envision Racing, quanto da Jaguar TCS Racing. Se Cassidy vem de duas vitórias consecutivas, seu compatriota Mitch Evans foi o vencedor das duas corridas anteriores.

Agora, Cassidy está 21 pontos à frente de Wehrlein. Além de ter perdido a liderança, Wehrlein agora viu outros adversários se aproximarem, como Jake Dennis (Avalanche Andretti), que voltou a subir no pódio em Mônaco após ter ficado sem pontuar em algumas provas. Evans agora é o quarto colocado, seguido por Jean-Eric Vergne (DS Penske), que fez uma recuperação impressionante na etapa passada ao largar em último e terminar em 7º.

A Envision Racing saltou para o topo da classificação no Mundial de Equipes, 14 pontos à frente da TAG Heuer Porsche, enquanto a Jaguar TCS Racing está em terceiro.

Os brasileiros no Mundial

Tanto Lucas di Grassi (Mahindra Racing) quanto Sérgio Sette Câmara (NIO 333 Racing) não conseguiram pontuar nas últimas cinco provas do mundial, um jejum incomum para o Brasil na história da Fórmula E.

Em sua temporada de estreia na NIO, após três temporadas na Dragon Penske, Sette Câmara tem mostrado um bom desempenho pela nova equipe, principalmente nos treinos classificatórios. Porém, o carro não tem tido a mesma eficiência durante as corridas.

Apesar das dificuldades, o piloto mineiro está confiante de que o carro tem evoluído nas últimas provas, e que em Jacarta pode finalmente voltar a pontuar no Mundial.

“A NIO foi competitiva em Jacarta no último ano. Nesta temporada estamos em uma boa curva de crescimento e, desde São Paulo, encontramos boa performance em ritmo de classificação e já conseguimos nos colocar nos duelos em algumas oportunidades”, explicou Sérgio Sette Câmara.

“A pista aqui da Indonésia é bem difícil de ultrapassar e, com isso, conseguindo nos colocar bem no quali temos uma boa perspectiva de seguir na frente durante as corridas e concretizar um resultado expressivo. Vamos trabalhar duro para que isso seja possível nas duas corridas”, completou o piloto brasileiro da NIO.

Do lado da Mahindra, Lucas di Grassi teve um início animador: pole position e terceiro colocado na corrida de estreia, na Cidade do México, sua primeira pela equipe indiana. Mas, parou por aí: o piloto brasileiro não voltou a pontuar no campeonato.

Após mais um eprix em jejum, Di Grassi desabafou sobre os problemas no carro ao final da corrida em Mônaco, e explicou o que esperar para Jacarta.

“O que nos falta é um carro que possa nos colocar na zona de pontuação. Precisamos melhorar todos os carros da Mahindra, e vamos tentar fazer isso para Jacarta”, comentou Di Grassi, que realizou alguns testes pela Mahindra nos últimos dias.

Novidades na Mahindra

Falando na equipe indiana, Lucas di Grassi terá um novo companheiro de equipe neste fim de semana em Jacarta. A Mahindra anunciou nesta semana que o espanhol Roberto Merhi assumirá o lugar do britânico Oliver Rowland no restante desta temporada.

A Mahindra declarou que foi feito um “acordo mútuo” entre Rowland e a equipe, chegando ao fim a passagem do piloto britânico no time. Em nove provas na atual temporada, Rowland conquistou nove pontos.

Roberto Merhi tem um currículo de corrida muito impressionante. Tendo corrido na Fórmula 1 com a Manor Marussia F1 Team em 2015, ele também teve sucesso vencendo corridas em vários campeonatos, incluindo Fórmula Renault, F3 espanhola, F3 britânica e Fórmula Renault 3.5 Series, além de ter disputado o Campeonato Asiático de Pilotos da Série Le Mans em 2020.

“É uma grande honra para mim representar a Mahindra Racing nas corridas em Jacarta”, disse Merhi sobre a notícia. “Estou incrivelmente grato pela oportunidade e determinado a aproveitá-la ao máximo.”

“Tive a chance de pilotar o M9Electro no Rookie Test em Berlim, mas a Fórmula E é muito diferente de qualquer outra série em que corri, então a curva de aprendizado será íngreme. Mas me sinto animado e pronto para o desafio.”

Confira abaixo a programação do Gulavit Jakarta E-Prix 2023

Sexta-feira, 02 de junho 2023

Treino Livre 1 - 05:30 (Transmissão no YouTube do Grande Prêmio)

Treino Livre 2 - 22:10 (Transmissão no YouTube do Grande Prêmio)

Sábado, 03 de junho de 2023

Classificatório - 00:40 (Transmissão no YouTube do Grande Prêmio e BandSports)

Corrida/Largada - 05:00 (Transmissão na Band TV, BandSports e YouTube do Grande Prêmio)

Treino Livre 3 - 22:10 (Transmissão no YouTube do Grande Prêmio)

Domingo, 04 de julho de 2023

Classificatório - 00:40 (Transmissão no YouTube do Grande Prêmio e BandSports)

Corrida/Largada - 05:00 (Transmissão na Band TV, BandSports e YouTube do Grande Prêmio)

 

Sobre a Fórmula E e o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E > >

Como o primeiro Campeonato Mundial da FIA totalmente elétrico do mundo e o único esporte certificado com zero emissão de carbono desde o início, o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E traz corridas dramáticas para o coração de algumas das cidades mais icônicas do mundo, fornecendo uma plataforma de elite do automobilismo com os principais fabricantes automotivos, para acelerar a inovação de veículos elétricos.

A rede de equipes, fabricantes, parceiros, emissoras e cidades-sede da Fórmula E está unida pela paixão pelo esporte e pela crença em seu potencial para acelerar o progresso humano sustentável e criar um futuro melhor para as pessoas e o planeta.

www.FIAFormulaE.com

Para perguntas da mídia sobre a Fórmula E, entre em contato - media@fiaformulae.com

 

Sobre a ABB  > >

A ABB é líder em tecnologia em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. As soluções da empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar como as coisas são fabricadas, movidas, energizadas e operadas. Com base em mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial. www.abb.com

 

 


Brasil começa participação no World Cup Allianz Regatta 2023

Publicado 31/05/2023 22:15

O time do Brasil está na disputa da tradicional World Cup Allianz Regatta 2023, conhecida como Semana Olímpica da Holanda. Representada por uma equipe mesclada entre experiência e juventude, a flotilha brasileira busca o pódio na classe Fórmula Kite. As primeiras regatas em IJsselmeer foram realizadas nesta quarta-feira (31) e terão duração até domingo (4).

Com vento forte e quatro regatas disputadas, Bruno Lobo esteve presente na briga pela liderança durante todo o percurso e terminou o dia em quarto lugar. Lucas Fonseca e Maria do Socorro se firmaram na 20º posição, enquanto Cláudio Cruz ocupou o 50º lugar.

A competição é realizada com 52 atletas, de 29 países: França, China, Chipre, Grã Bretanha, Tonga, Itália, Polônia, Alemanha, Espanha, Mônaco, Grécia, Áustria, Israel, Eslováquia, Antígua e Barbuda, Holanda, Tailândia, Ilhas Maurício, Portugal, Suíça, Venezuela, Canadá, Estados Unidos, República Dominicana, Austrália, Bulgária, Índia, Bélgica e Brasil.

“Permaneci na briga entre os três primeiros durante a regata. Gosto de uma raia com vento forte e hoje foi um bom cenário. A expectativa permanece sendo as melhores após esse primeiro dia positivo”, explicou Bruno Lobo, atual campeão pan-americano.

“Estou bem para o campeonato e agora é refletir sobre acertos e erros para tentar manter a constância durante os dias. É um campeonato muito importante e os melhores estão na raia”, finalizou.

No momento, a primeira colocação geral é de Axel Mazella (França), seguido por Qibin Huang (China), Denis Taradin (Chipre) e o brasileiro Bruno Lobo na sequência.

O trabalho técnico na classe Fórmula Kite na CBVela é liderado por Juan Sienra, que ajudou Bruno Lobo a ter o melhor ranking entre os brasileiros, atrás de Martine e Kahena na 49erFX. Outro bom resultado é com Lucas Fonseca, que se destaque na Vela Jovem mundial.

Acompanhe notícias, súmulas e fotos no site oficial do World Cup Allianz Regatta 2023: https://allianzregatta.org/ .

Os atletas participam dos eventos na Holanda apoiados pelo termo de fomento à vela olímpica com parceria da CBVela. O objetivo é a preparação da Equipe Olímpica Principal de Vela e participação nos campeonatos internacionais. O número do convênio é 930972/2022.

O Mundial de Vela da World Sailing, que será disputado de 8 a 20 de agosto de 2023, em Haia, na Holanda, terá representantes nacionais.

O evento distribuirá as primeiras 107 vagas para Paris 2024. Na sequência, as vagas serão preenchidas nos mundiais de cada classe, bem como os Jogos Pan-Americanos de Santiago do Chile 2023.

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Foto: Sailing Energy

 


CBVela participa de audiência pública sobre os Jogos Olímpicos de Paris 2024

Publicado 31/05/2023 21:41

Nesta quarta-feira (31), em Brasília (DF), a Confederação Brasileira de Vela (CBVela) marcou presença na audiência pública realizada pela Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados, no plenário 4. O objetivo do encontro foi debater a preparação dos atletas brasileiros para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024, visando promover o melhor desempenho da delegação nacional na competição.

A audiência foi realizada a pedido do presidente da Comissão, deputado Luiz Lima (PL-RJ), e dos deputados Maurício do Vôlei (PL-MG) e Delegado da Cunha (PP-SP). A iniciativa faz parte de uma série de debates promovidos pela comissão, que pretende ouvir todas as confederações esportivas do país a respeito da preparação dos atletas para os Jogos na França.

Além do presidente Marco Aurélio de Sá Ribeiro, da CBVela, estiveram presentes representantes de outras importantes confederações esportivas do país, como a Confederação Brasileira de Atletismo, representada pelo presidente Wlamir Motta Campos, o Conselho Nacional de Dança Desportiva, representada pelo presidente Patric Tebaldi e pelo diretor de Breaking José Bispo de Assis, e a Confederação Brasileira de Ciclismo, representada pelo presidente José Luiz Vasconcellos.

“A vela é um esporte onde investimos bastante para obter resultados. Então, nesse sentido, mudamos a nossa política, participando dos Jogos Olímpicos apenas com atletas que tenham chances de subir ao pódio. A vela já um esporte vitorioso em Olimpíadas, então a gente não pode ir para ganhar experiência, a gente tem que ir pra ganhar medalha. Para 2024, prevemos que nas 10 classes olímpicas, teremos representantes em seis, todos eles com chances na disputa”, afirma Marco Aurélio de Sá.

O presidente da CBVela destacou ainda a estrutura proporcionada pela entidade à modalidade no país. Atualmente, são dois centros de treinamento à disposição para a preparação dos atletas, com um terceiro CT prestes a ser inaugurado.

“A nossa preparação começa com a base em Marselha, cidade onde serão disputadas as regatas nos Jogos. Com apoio do COB, montamos essa estrutura, além de um centro de treinamento no Rio de Janeiro, que teve incentivo do Ministério dos Esportes como legado das Olimpíadas Rio 2016. Vamos inaugurar também esse ano um CT em Búzios. Ou seja, a vela brasileira vai ter o melhor sistema de centro de treinamento que existe!”, enaltece o presidente da CBVela.

A participação da Confederação Brasileira de Vela na audiência demonstra o compromisso da entidade em buscar o apoio e a troca de informações necessários para o desenvolvimento da modalidade no Brasil.

Segundo Marco Aurélio, a discussão sobre a preparação dos atletas para as Olimpíadas de 2024 é fundamental para traçar estratégias, garantir o sucesso da equipe brasileira e proporcionar um debate transparente sobre o esporte olímpico do país.

“É importante que as confederações deem o exemplo de boa gestão para atrair patrocínio, por lidar com dinheiro público e porque temos um papel social a cumprir. Nesse sentido, a CBVela tem todos os reconhecimentos em termos de governança, a gente é auditado constantemente sobre isso, temos orgulho de sermos uma confederação modelo nessa área”, finaliza.

Você pode acompanhar o debate na íntegra em:

https://www.youtube.com/watch?v=Z1XPzl3cciE 

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

 




Primeiro brasileiro a dar a volta ao mundo em solitário e sem escalas lança filme inédito

Publicado 30/05/2023 19:40

O velejador brasileiro André Homem de Mello, conhecido por ser o primeiro navegador solitário do país a completar uma volta ao mundo sem escalas a bordo de um barco, está preparando o lançamento de um filme sobre sua emocionante aventura pelos oceanos. Previsto para o segundo semestre de 2023, o filme intitulado "Sozinho no Fim do Mundo" retrata as incríveis imagens das 65 mil milhas náuticas, equivalentes a aproximadamente 120 mil quilômetros, percorridas por André Homem de Mello. Essa trajetória incluiu uma volta completa ao redor do globo, com sete travessias do Oceano Atlântico e uma do Oceano Pacífico.

Com direção de Guilherme De Lucca, o filme baseia-se no livro "Diário de Bordo", lançado em 2004 e que já vendeu mais de 10 mil cópias. A trilha sonora será composta pelos músicos Bruno Mothe e Tiago Pallone, enquanto a direção de fotografia ficará a cargo de Daniel Kaschel.

O filme apresentará cenas inéditas capturadas por André Homem de Mello durante sua jornada a bordo de um veleiro de 38 pés, além de depoimentos e fotografias. A viagem foi concluída em 2002 e retrata momentos marcantes, como as desafiadoras travessias pelo Cabo da Boa Esperança, também conhecido como Cabo das Tormentas, pelo Cabo Leeuwin, na Austrália, pelas águas do sul da Nova Zelândia e pelo temido Cabo Horn, localizado no extremo sul da América do Sul.

André Homem de Mello, que atualmente é instrutor de cursos de vela na Sailing Adventures e corretor de veleiros novos e usados na HM Yachts, descreveu os desafios enfrentados durante sua jornada solitária: "Naveguei em uma região conhecida por suas tempestades, o oceano Austral. Os equipamentos sofreram muito desgaste, especialmente as velas, o motor e os eletrônicos, já que passei seis meses sem pisar em terra firme".

Essa jornada de desafios, que é considerada rara mesmo para velejadores solitários ao redor do mundo, será retratada no filme. Apenas 230 pessoas já alcançaram essa façanha. O filme destaca o sacrifício de enfrentar seis meses de viagem solitária, sem tocar em terra firme, e lidar com as maiores ondas e tempestades do planeta.

A partir do mês de junho, o filme "Sozinho no Fim do Mundo" iniciará uma campanha de financiamento coletivo no site Catarse. O objetivo é arrecadar os recursos necessários para cobrir as despesas de produção do filme, além de promover campanhas e pré-lançamentos nas cidades de São Paulo, Campinas e Ilhabela.

Além do filme, André Homem de Mello planeja lançar uma nova edição revisada e ampliada do livro "Diário de Bordo" em comemoração aos 20 anos de seu lançamento. Essa edição especial será oferecida como recompensa

Notícias Mais Lidas

Residencial mais alto do mundo terá 500 metros de altura e apartamentos de quase 1.000 m²

SENNA TOWER

Residencial mais alto do mundo terá 500 metros de altura e apartamentos de quase 1.000 m²

Mais de 400 escorpiões amarelos já foram encontrados em condomínio na Murta

Alerta

Mais de 400 escorpiões amarelos já foram encontrados em condomínio na Murta

Câmara vai devolver R$ 470 mil para Itajaí pagar bolsa atleta convencional

Resolvido

Câmara vai devolver R$ 470 mil para Itajaí pagar bolsa atleta convencional

Ainda dá tempo de ver a Ana Castela

FOCA NO FINDE

Ainda dá tempo de ver a Ana Castela

UFSC abre inscrições pra dois mestrados gratuitos

Blumenau

UFSC abre inscrições pra dois mestrados gratuitos

Pescador de Penha pega robalo de 20 kg e bate recorde nos molhes

NÃO É HISTÓRIA

Pescador de Penha pega robalo de 20 kg e bate recorde nos molhes

Homem cai de viaduto na BR 101

SÃO VICENTE

Homem cai de viaduto na BR 101

Itajaí, BC e Camboriú tem a Caravana da Coca  neste sábado

MAGIA DO NATAL

Itajaí, BC e Camboriú tem a Caravana da Coca  neste sábado

Mulher dança entre bombas e faz xixi em pátio de posto de Balneário Camboriú

Fiasco 

Mulher dança entre bombas e faz xixi em pátio de posto de Balneário Camboriú

Justiça suspende licitação de R$ 11,5 milhões da prefeitura de BC

Comunicação institucional

Justiça suspende licitação de R$ 11,5 milhões da prefeitura de BC



Colunas Mais Lidas

Duelo dos caciques

JotaCê

Duelo dos caciques

Jorginho não está agradando

JotaCê

Jorginho não está agradando

Beleza da vida

Via Streaming

Beleza da vida

A primeira barca do DIARINHO

JotaCê

A primeira barca do DIARINHO

Aposentadoria por redução da capacidade para o trabalho

Direito na mão

Aposentadoria por redução da capacidade para o trabalho

Anna fará muita falta na Câmara

JotaCê

Anna fará muita falta na Câmara

Gramado do Gigantão

Show de Bola

Gramado do Gigantão

Barca da teta

JotaCê

Barca da teta

A vida ferrada de quem dirige em Itajaí

JotaCê

A vida ferrada de quem dirige em Itajaí

Chegando a hora

JotaCê

Chegando a hora



Entrevistão

“Em Itajaí, eu não vejo ninguém bater no peito e dizer: eu sou peixeiro”, analisava seu Reynaldo ao Entrevistão em 2013

Reynaldo Wanderhec

“Em Itajaí, eu não vejo ninguém bater no peito e dizer: eu sou peixeiro”, analisava seu Reynaldo ao Entrevistão em 2013

Sabatina com os candidatos a prefeito de Itajaí

ENTREVISTÃO ELEIÇÕES 2024

Sabatina com os candidatos a prefeito de Itajaí

Sabatina com os candidatos a prefeito de Balneário Camboriú

ENTREVISTÃO ELEIÇÕES 2024

Sabatina com os candidatos a prefeito de Balneário Camboriú

Entrevistão com os candidatos a prefeitura de Navegantes

ELEIÇÕES 2024

Entrevistão com os candidatos a prefeitura de Navegantes

ENQUETE

O que você acha dos investimentos do partido comunista e de empresários da China na região?

Pode ser positivo, mas é importante haver transparência e controle sobre os interesses da China

Sou contra, acho que o Brasil deve priorizar investimentos nacionais

É uma oportunidade para o desenvolvimento de SC com dinheiro do capitalismo travestido de comunismo

⁠Tenho receio quanto à influência estrangeira de investimentos "vermelhos"



TV DIARINHO


🌊🚩 A Praia Grande, em Penha, que voltará a exibir a Bandeira Azul neste verão, enfrenta uma sequência ...



Podcasts

Praia Grande poluída é nova preocupação em Penha

Praia Grande poluída é nova preocupação em Penha

Publicado 29/11/2024 20:01




Especiais

Dall representa SC em evento sobre sofisticação no mercado imobiliário

São Paulo

Dall representa SC em evento sobre sofisticação no mercado imobiliário

Construsul BC 2025: feira  entregará expansão e novidades

Inovação na indústria

Construsul BC 2025: feira entregará expansão e novidades

Bairros mais cobiçados sofreram mudança radical

CRESCIMENTO

Bairros mais cobiçados sofreram mudança radical

Novo Código de Obras e  Edificações de Itajaí está valendo

regras

Novo Código de Obras e Edificações de Itajaí está valendo

Itajaí projeta crescimento  com preservação ambiental

Futuro

Itajaí projeta crescimento com preservação ambiental



Colunistas

Jorginho não está agradando

JotaCê

Jorginho não está agradando

"ArRiscado"

Charge do Dia

"ArRiscado"

Beleza da vida

Via Streaming

Beleza da vida

Discurso de candidato

Coluna Esplanada

Discurso de candidato

Fecomércio SC e cidade do Porto buscam novo voo para Europa

Coluna Acontece SC

Fecomércio SC e cidade do Porto buscam novo voo para Europa

Ideal Mente

Pessoas controladoras: como lidar

Dicas tributárias na compra e venda de imóveis

De Olho no Fisco

Dicas tributárias na compra e venda de imóveis

Novo perfil

Show de Bola

Novo perfil

Benefícios previdenciários versus benefícios assistenciais: entenda a diferença

Direito na mão

Benefícios previdenciários versus benefícios assistenciais: entenda a diferença

Negros na vida social de Itajaí sob os olhares negros

Artigos

Negros na vida social de Itajaí sob os olhares negros

Prisão de líder do tráfico, demolição e invasão a ônibus: veja os destaques da semana

Na Rede

Prisão de líder do tráfico, demolição e invasão a ônibus: veja os destaques da semana

Coluna Exitus na Política

Perguntas amigas da ignorância

Mundo Corporativo

Injustiça organizacional, isso acontece?

Yohana e Bruna: lindas

Jackie Rosa

Yohana e Bruna: lindas

Negros na vida social de Itajaí

Coluna Fato&Comentário

Negros na vida social de Itajaí

Fundos de papel em alta: veja cinco boas opções de investimento

Diário do Investidor

Fundos de papel em alta: veja cinco boas opções de investimento

Lila e Wilson curtem Barcelona

Coluna do Ton

Lila e Wilson curtem Barcelona




Blogs

Unicrea

Blog do JC

Unicrea

Clube de atletismo no Sertão de Pernambuco se destaca

A bordo do esporte

Clube de atletismo no Sertão de Pernambuco se destaca

Chá para insônia

Blog da Ale Francoise

Chá para insônia

Só Pautas Fest

Blog da Jackie

Só Pautas Fest

Folianópolis 2024 revela grade de programação para cada noite da micareta

Blog do Ton

Folianópolis 2024 revela grade de programação para cada noite da micareta

Folianópolis: tá chegando a maior micareta do sul do Brasil

Gente & Notícia

Folianópolis: tá chegando a maior micareta do sul do Brasil

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯





Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação