Por Flávio Perez - redacao@diarinho.com.br
A bordo do esporte
Publicado 21/04/2024 16:20
A sexta e sétima etapa do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E foram repletas de fortes emoções. O britânico Oliver Rowland (Nissan) venceu a sexta etapa em Misano da Fórmula E, em uma corrida cheia de ação e estratégia. Após a desclassificação do piloto português Antônio Félix da Costa, Rowland ficou com a vitória, compartilhando suas experiências até o momento e suas expectativas futuras na competição de carros elétricos.
No domingo (14), o alemão Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) venceu a segunda corrida em Misano e discutiu as evoluções entre as duas corridas do fim de semana, bem como os desafios enfrentados durante a competição.
"No geral, fomos competitivos em ambos os dias, o que foi realmente positivo", disse Wehrlein, destacando a determinação da equipe em se adaptar às condições e otimizar o desempenho do carro.
Rowland, da Nissan, refletiu sobre os desafios enfrentados no último ano, descrevendo-o como um período de reconstrução pessoal e profissional. Apesar das dificuldades, expressou gratidão pela oportunidade de competir em um nível tão alto e destacou a importância de construir uma base sólida para o sucesso futuro.
"Eu esperava ser mais competitivo, mas ainda estamos em uma fase de reconstrução dentro da equipe. A pressão não nos afeta, pois temos nossos próprios objetivos definidos", explicou Rowland. Ele compartilhou detalhes de suas conversas com um psicólogo esportivo em uma coletiva de imprensa após a prova e destacou a importância de manter a mentalidade certa para enfrentar os desafios da competição.
Wehrlein discutiu os momentos-chave da corrida, incluindo a batalha com Oliver Rowland, vencedor da primeira etapa em solo italiano.
"Pensei que o plano inicial era permanecer à frente dele quando o ultrapassei pela primeira vez. Mas então ele foi bastante agressivo e empurrou bastante. Isso foi um pouco inesperado", explicou Wehrlein.
Rowland, vencedor da primeira etapa, liderava a segunda etapa até a volta final, quando seu carro ficou sem energia e ele teve que abandonar. Para a próxima etapa em Mônaco, o piloto espera continuar com bons resultados, mas busca diminuir as expectativas em relação ao pódio.
"Agora, o objetivo é focar no que estamos fazendo. Depois do que aconteceu, temos que esquecer as partes ruins e focar apenas nas positivas. Sabemos o quanto o Campeonato é competitivo, então devemos ficar relaxados, sem esperar pódios em todas as etapas. Temos que continuar fazendo o básico e aproveitar a corrida", concluiu Rowland.
O traçado italiano de 3.381km contou com 14 curvas. A vitória de Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) marcou uma quebra de tendência, sendo o primeiro piloto a vencer duas corridas no ano após sete etapas. Pascal venceu a etapa de abertura da temporada no Circuito Hermanos Rodríguez, no México.
Com o resultado, Wehrlein assumiu a liderança do campeonato, empatado em 89 pontos com Jake Dennis (Andretti), ficando à frente devido ao ponto extra da volta mais rápida em Misano.
A oitava etapa da Fórmula E está marcada para o dia 27 de abril nas ruas de Mônaco, local de memoráveis vitórias de Ayrton Senna na Fórmula 1.
Sobre a Fórmula E e 'ABB FIA Formula E World Championship':
Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA - Federation Internationale de l'Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.
O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde tornou-se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta-performance.
Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão pelo esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Informações à imprensa: media@fiaformulae.com
Sobre a ABB:
A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial.
Publicado 19/04/2024 15:47
Em abril de 2024, a aguardada Liga Esportiva NESCAU® desembarca em Curitiba, trazendo consigo uma explosão de atividades esportivas e diversão.
Pela primeira vez desde sua estreia em 2015, o Paraná recebe esse emblemático evento, que será realizado no Clube Social Paraná no dia 27 de abril, um sábado.
Com a presença dos influenciadores Gean Sampaio e Bboy Luan San, embaixadores do evento, a Liga oferecerá uma experiência esportiva única, com 11 modalidades, desafios e oficinas para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos.
Entre as modalidades disponíveis, destacam-se Basquete, Futebol Society, Tênis de Mesa e Beach Tênis, abertas para participantes de todas as idades dentro da faixa etária. Para aqueles que buscam uma experiência adaptada, o Tênis de Mesa estará disponível.
Os desafios prometem adrenalina e diversão, com atividades como Chute ao Gol, Arremesso de 3 Pontos e uma versão gigante do clássico Twister. Nas oficinas, os jovens poderão explorar jogos de tabuleiro, Slackline e Cornhole, um jogo que desafia habilidades de precisão.
Luana Carvalho, gerente de marketing da marca, destaca a importância de promover o esporte como meio de inclusão e diversão: "Queremos que crianças e adolescentes de diferentes origens se unam, se divirtam e se respeitem através da prática esportiva, que é o coração da Liga Esportiva NESCAU®".
As inscrições para o evento estão abertas no site oficial da NESCAU®, com categorias que englobam desde os mais jovens até os adolescentes, além de meninos e meninas nascidos a partir de 2017 para participarem das Oficinas e Desafios.
A Liga Esportiva NESCAU® já deixou sua marca positiva, impactando a vida de mais de 55 mil crianças e adolescentes e 7 mil professores em nove edições. Em 2023, proporcionou mais de 600 horas de atividades esportivas, com uma variedade de 45 modalidades, oficinas e desafios.
Desde sua criação em 2015, a Liga Esportiva NESCAU® tem como missão incentivar a prática esportiva e promover os valores do esporte. Em sua 10ª edição, mantém-se como o maior e mais inclusivo campeonato poliesportivo estudantil do Brasil, integrando modalidades convencionais e adaptadas no mesmo espaço.
Foto: Liga Esportiva NESCAU
Publicado 18/04/2024 10:47
A CBVela - Confederação Brasileira de Vela promove um curso de formação de treinadoras e treinadores da modalidade em parceria com a Optibra - Optimist Brasil, que é a categoria voltada às crianças e adolescentes.
O objetivo é capacitar técnicos de Optimist das diferentes regiões do Brasil, além de melhorar o nível dos velejadores jovens. O OP é a maior classe no mundo e é praticada dos 7 aos 15 anos. São mais de 500 velejadores ativos em 9 estados, segundo levantamento da Optibra.
Entidade máxima da vela brasileira, a CBVela busca capacitar treinadoras e treinadores. Este curso é parte desse esforço educacional, visando capacitar profissionais essenciais para o futuro.
O curso terá duração total de 48 horas divididos em oito encontros mais a avaliação final, que está marcada para 28 de novembro. A Profª Ma. Maria Altimira Hackerott, da CBVela e Coach Developer da World Sailing, será a coordenadora do projeto"
''Este ciclo de atividades servirá como projeto piloto para o curso de certificação de treinadores planejado para 2025. Vamos aplicar estratégias de ensino inovadoras, além de propor a discussão e reflexão sobre quais conteúdos são relevantes para aperfeiçoar a prática profissional. Será um espaço coletivo de construção de conhecimento, do qual esperamos colher bons frutos'', disse Maria Altimira Hackerott.
As atividades são direcionadas exclusivamente aos treinadores de Optimist. Conforme categorização da World Sailing, a função de treinador é diferente da função de instrutor. Sendo treinadores aqueles profissionais que atuam no contexto da competição esportiva e instrutores aqueles que ensinam os fundamentos da navegação.
Temas serão divididos entre: O que é ser treinador, Modelo de Desenvolvimento Esportivo do COB, Ciências dos Esportes e os Fundamentos das Regatas de Optimist, Atividades em Água, Uso de Tecnologias, Periodização, Aspectos e Segurança em Água/Primeiros Socorros.
A avaliação dos futuros treinadores e treinadoras será realizada com base na entrega e qualidade das tarefas requisitadas em cada um dos encontros.
Sobre a CBVela
A CBVela é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
A entidade foi a primeira confederação esportiva brasileira a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e a incorporar a agenda global da sustentabilidade – a Agenda 2030, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – ao seu planejamento estratégico.
Sobre o VelaID
Lançado em 2023, o VelaID é a principal plataforma de relacionamento entre todo o ecossistema da Vela Brasileira. A plataforma é voltada para velejadores e entusiastas que desejam estar conectados com o esporte. Entre as principais funcionalidades, a plataforma atuará como o principal HUB de eventos da entidade.
Publicado 18/04/2024 10:35
O navegador baiano Tony Granjo foi vice-campeão do 13º Rally Náutico KIA, disputado no último sábado (13), no Yacht Club de Ilhabela, litoral norte de São Paulo. O representante do YCB - Yacht Clube da Bahia correu a prova de regularidade entre embarcações a bordo de seu Lexotan, bote motorizado ZEFIR G 600.
As condições do mar não estavam boas em Ilhabela (SP), principalmente com ondas grandes. O percurso exigiu muito dos participantes, que tiveram uma chegada muito próxima. Os vencedores foram Luiz Claudio e Fernando Lopes com o barco Duduzão.
A diferença entre os dois foi de apenas 4 décimos de segundo. ''Foi uma experiência maravilhosa em todos os aspectos e a vitória não veio num piscar de olhos. São navegadores de ponta, os quatro melhores do país estavam na disputa'', contou Tony Granjo.
O Rally Náutico teve largada no Ponto A1, com chegada no Saco do Sombrio, com distância total de aproximadamente 30 milhas. Em cada trecho, os participantes tiveram que obedecer às médias de velocidades que não ultrapassaram os 22 nós, por se tratar de uma prova de regularidade com precisão náutica.
Nessas provas, as embarcações acima de 18 pés devem cumprir um percurso, com passagens obrigatórias, num tempo pré-determinado, perdendo pontos quando passam pelas coordenadas adiantados ou atrasados em relação ao tempo ideal.
Campeão em 2023, Tony Granjo dedicou o resultado ao amigo paranaense Zebra, que faleceu anos atrás devido a um acidente. ''Eu sempre penso nele nesses eventos, pois foi Zebra que me levou para o mundo do Rally Náutico''.
Na categoria Amador, o irmão de Tony, Luiz Vitor Granjo foi vice-campeão na mesma prova.
Foto: YCB Esportes
Publicado 18/04/2024 01:11
A biografia intitulada "Robert Scheidt - O Amigo do Vento" tem lançamento previsto para o início de junho.
Escrita pelo jornalista Rafael De Marco, a obra detalha toda a trajetória do velejador, dono de cinco medalhas olímpicas e recordista em participações nos Jogos Olímpicos, com sete aparições na maior competição poliesportiva do mundo.
A obra será publicada pela ZDL Editora, o braço editorial recém-lançado pela tradicional empresa de assessoria de imprensa especializada em esporte, que comemora 40 anos de atividades em 2024.
Com 396 páginas, o livro entra em pré-venda a partir do dia 1 de maio, com preços especiais para os fãs e também yacht clubs.
“Robert Scheidt é um dos maiores atletas da história. Além das cinco medalhas olímpicas, conquistou 14 títulos mundiais, sendo eleito o maior velejador do planeta em duas oportunidades. O livro traz detalhes dessa trajetória vitoriosa, conta como ele conseguiu chegar onde chegou e se manter competitivo em alto rendimento por cerca de 40 anos. A biografia também apresentará algumas surpresas, com casos que Robert ainda não havia revelado além do círculo familiar e amigos mais próximos”, comenta De Marco, que também é autor de “Matador de Dragões - a filosofia e a vida do campeão olímpico Joaquim Cruz”.
É justamente Joaquim Cruz quem assina o prefácio do livro. A razão se explica pelo fato de ter sido a conquista do atleta, na Olimpíada de Los Angeles, em 1984, o estopim para acender a chama olímpica do coração de Scheidt.
O futuro velejador, então com 11 anos de idade, assistiu a conquista de Cruz pela TV e a partir daquele momento, na sala da casa dos pais, em São Paulo, começou a sonhar em conquistar uma medalha de ouro na maior competição poliesportiva do mundo. E conseguiu. Não uma, mas duas.
O lançamento do livro “Robert Scheidt - O Amigo do Vento” está agendado para o dia 11 de junho, em São Paulo.
Publicado 18/04/2024 00:38
A ABVO - Associação Brasileira de Veleiros de Oceano anunciou medidas destinadas a regularizar a classe anteriormente chamada de Bico de Proa, agora batizada de BRA-RGS Cruiser. A entidade estabeleceu diretrizes para aumentar a competitividade e a equidade nas competições de oceano pelo país.
O Ubatuba Sailing Festival, evento realizado no feriado de Páscoa, já testou a mudança da BDP para a Cruiser. A categoria também está listada no Aviso de Regata da Semana Internacional de Vela, marcada para o período de 20 a 27 de julho.
De acordo com a nota técnica publicada pelo comodoro Bayard Neto, apenas barcos de cruzeiro passíveis de medição na classe BRA-RGS serão admitidos na RGS Cruiser. Antes, a Bico de Proa não tinha medição do veleiro, o que não garantia justiça nas competições.
Além disso, embarcações que tenham emitido certificados nos últimos 3 anos em qualquer regra de classificação, como ORC, IRC, VPRS, BRA-RGS ou outras, não serão admitidas na categoria.
''Na vela de oceano, nós temos barcos de tamanhos e velas muito diferentes. Para que a competição pudesse ficar justa, foram criadas as regras de rating, que é um coeficiente calculado com base numa equação matemática de medição de cada um dos barcos''.
''Na antiga Bico de Proa, que não tinha nenhum rating, um barco pequeno jamais teria condições de competir com um barco grande com justiça'', explicou Bayard Neto.
''O velejador que não quer se preocupar com medição, pode agora participar da RGS Cruiser. Nesta regra será atribuído um rating de um barco gêmeo ao dele. A classe sempre conta com regatas com muitos barcos e com muita justiça''.
A classe é conhecida por ter regatas mais divertidas e custos mais amenos, pois é usada por velejadores que buscam se divertir em disputas com a família e até viver a bordo de sua embarcação. Por mais que as embarcações sejam mais de lazer, a competição continua com o foco na esportividade e alto desempenhos nas raias.
A medida foi aprovada pelo Conselho Técnico em reunião realizada em 9 de abril de 2024.
Nota oficial na íntegra -- https://abvo.org.br/nota-tecnica-rgs-cruiser/
Vencedores da SIVI 2023 na BDP RGS Cruiser
Bico de Proa A
1º - Blue Wind - 7 pontos
2º - Invocado - 7 pontos
3º - Inaê 50 - 26 pontos
Bico de Proa B
1º - Odoya - 7 pontos
2º - Sirocco - 10 pontos
3º - Tuchaua - 11 pontos
Bico de Proa C
1º - Cambada I - 5 pontos
2º - Helios II - 14 pontos
3º - Almadia - 14 pontos
Baixe o Aviso de Regata -- https://tinyurl.com/3uyrmxuu
Sobre a ABVO
Fundada em 1955, a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano é a única entidade de promoção da Vela de Oceano no Brasil. Braço oficial da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), a ABVO é responsável por organizar competições anuais e contribuir para o legado de um dos esportes mais vitoriosos do país, tanto nas classes olímpicas quanto nas não olímpicas.
A ABVO tem o santista Bayard Umbuzeiro Neto como Comodoro, o bicampeão olímpico Torben Grael como 1º Vice-Comodoro, e Paulo Cezar Gonçalves, o Pileca, como 2º vice-Comodoro.
Dentre os objetivos da atual gestão, estão promover a otimização e a racionalização do calendário nacional, estreitar o relacionamento com os clubes para viabilizar eventos e agregar um maior número de barcos participantes das diversas flotilhas regionais, oferecer suporte técnico em todos os níveis para as competições, otimizar a apuração instantânea dos resultados e articular com o Governo Federal incentivos tributários e melhores condições para a importação de embarcações, entre outros.
Foto: On Board
Publicado 16/04/2024 12:20
A noite de sábado (13) foi de celebração para a comunidade da canoagem VA’A com a premiação dos ‘Melhores do Ano’, organizada pela FEVAABA – Federação de Canoagem Polinésia VA’A da Bahia.
O evento ocorreu no Museu Náutico da Bahia, no Farol da Barra, em Salvador (BA).
Os principais atletas e clubes da temporada 2023 foram homenageados e a canoagem do YCB – Yacht Clube da Bahia levou 31 prêmios, abrangendo categorias individuais, coletivas e por clubes.
Além dos representantes do Yacht Clube Bahia, a própria instituição, que tem sua sede na Barra, recebeu prêmios entre os Fomentadores do Esporte, Clube, OC6 50+ Feminino, OC6 Open Feminino e OC6 Open Masculino.
Na categoria V2R 50+, os premiados com ouro foram: Rosvaldo Júnior e Ivan Pedro, que também receberam honrarias individuais na categoria. Na versão 40+ masculina, destaque para Clóvis Nunes e Luciano Carvalho, que levaram o ouro. Ao lado de Erico Viera, Luciano Carvalho também ganhou sua medalha de ouro no individual.
Na Open da V2R, a dupla Maurício Oliveira e Douglas Filipe ficou com o bronze pelos resultados de 2023. Na 60+ feminina, as vencedoras do Melhores do Ano foram: Rosário Calmon e Regina Valente. Na V2R 50+ feminina, Helena Athayde e Manuela Gonzalez.
Na V2R 40+, as melhores do ano foram Ana Berenguer e Carita Souza. Na versão Open da V2R, Vanessa Castro e Bárbara Brazil ficaram com o primeiro lugar e Renata Bandeira e Josele Oliveira, em terceiro. Na VIR 60+, o grande nome baiano foi Rosário Calmon. E na VIR 50+, Manuela Gonzalez, a campeã e Renata Bandeira, com a prata, foram os grandes nomes do ano passado. Na VIR 40+, Carita Souza e Ana Berenguer ficaram em segundo e terceiro lugares.
Campeã baiana na V1R Open de 2023, Vanessa Castro destacou a força da equipe e a rotina de treinos no YCB para todos os atletas, comandados por Danilo Guimarães, coordenador da modalidade e Bárbara Brazil, consultora técnica da equipe.
”O ano de 2023 foi muito bom para mim em termos de desenvolvimento e crescimento no VA’A. Sou uma atleta que iniciei com o SUP, eu só competia praticamente nesta categoria até 2019. Fui migrando gradativamente para o VA’A, e em 2017, pela primeira vez, competi de OC6 para Morro de São Paulo, prova apaixonante, de 64 km, que já fiz 6 vezes ( individual e por equipe), sendo também bicampeã na V1R nesta prova”.
Como citado por Vanessa Castro, o Desafio de canoagem Salvador – Morro de São Paulo é um dos destaques do calendário nacional e baiano da modalidade. Nos últimos anos teve mais de 170 atletas na prova aberta às canoas polinésias VA’A e os caiaques oceânicos com largada no Yacht Clube da Bahia.
”Quando o Yacht se propõe a trabalhar e a desenvolver uma modalidade esportiva, realiza isto com muita seriedade, planejamento e uma estrutura robusta. A estrutura facilita o desenvolvimento dos atletas e o espírito de união, o que resulta nos resultados que estão sendo alcançados, cada dia melhores”, disse Vanessa Castro.
A FEVAABA é responsável por promover o Campeonato Baiano de VA’A, única competição oficial do VA’A no Estado da Bahia. VA’A é uma palavra que significa “canoa” em havaiano. No contexto esportivo, especialmente no Brasil, o termo refere-se à prática de canoagem polinésia ou outrigger, que envolve o uso de canoas com flutuadores laterais (ou “ama”), proporcionando estabilidade à embarcação.
Sabia que você também pode patrocinar o Esporte do Yacht Clube da Bahia?
Através da Lei de Incentivo ao Esporte, você, pessoa física ou jurídica pode fazer o esporte do Yacht chegar ainda mais longe. Contribuindo na formação de promissores talentos em diversas modalidades, elevando o patamar do Clube e rompendo as fronteiras.
Ficou interessado(a)? Entre em contato conosco, estamos à sua disposição: (71) 2105-9112 • Ana Lúcia I Setor de Projetos.
Sobre o Yacht Clube da Bahia
O Yacht Clube da Bahia surgiu do desejo de construir barcos a vela, nossa paixão por esportes está diretamente ligada à nossa origem. O Clube possui hoje mais de 15 categorias esportivas e notoriamente se destaca por sua vocação pelas modalidades náuticas e aquáticas, especialmente a Vela, Natação, Canoagem e Pesca Esportiva. Os esportes terrestres completam nossa grade, oferecendo um repertório completo.
Vale ressaltar que entendemos o esporte como um elemento muito importante do convívio social dos nossos Associados, desde a interação de jovens e adultos em seus grupos de amigos até a formação de atletas de alto rendimento, que estão presentes frequentemente nos pódios de competições nacionais e internacionais.
O Yacht Clube da Bahia também organiza eventos com destaque no calendário esportivo náutico nacional, como a tradicional Travessia Itaparica-Salvador de Natação que existe desde 1955, o Desafio Salvador – Morro de São Paulo de Canoagem que é a maior prova sem revezamento da América Latina, além de diversas outras competições.
Publicado 16/04/2024 12:18
O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E e a FIA - Federação Internacional de Automobilismo confirmaram, nesta terça-feira (16), o lançamento oficial do carro de corrida GEN3 Evo antes do E-Prix de Mônaco, agendado para o dia 27 de abril.
A categoria escolheu o tradicional palco do automobilismo internacional para apresentar uma versão aprimorada de seu monoposto atual 100% elétrico, com melhor desempenho. Os carros serão utilizados nas temporadas 11 e 12.
Foi em Mônaco, no ano de 2022, que o monoposto GEN3 foi apresentado ao mundo nos mesmos moldes do evento do fim do mês. A atualização tem como objetivo destacar o papel da Fórmula E e da FIA como um local para aplicar tecnologia pioneira e promover um esporte sustentável.
"Não estamos apenas lançando um carro, estamos continuando a moldar o futuro das corridas. Esta próxima versão não apenas exemplifica nossa dedicação à inovação e à superação dos limites da tecnologia, mas também aprimora nosso compromisso em proporcionar corridas emocionantes e competitivas para nossos fãs", disse Jeff Dodds, CEO da Fórmula E.
"Estamos estabelecendo novos padrões de desempenho que intensificarão as rivalidades em pista e o envolvimento dos fãs, mantendo-nos na vanguarda do automobilismo global".
Sobre a Fórmula E e o 'ABB FIA Formula E World Championship':
Como o primeiro campeonato mundial elétrico da FIA - Federação Internacional do Automobilismo, a Fórmula E é reconhecida como o único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.
O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E realiza corridas emocionantes em algumas das cidades mais icônicas do mundo, tornando-se uma plataforma internacional crucial para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta performance.
Na Fórmula E, equipes e parceiros se unem pela paixão pelo esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Informações para a imprensa: media@fiaformulae.com
Sobre a ABB:
A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, possibilitando um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa combinam conhecimento em engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial.
Publicado 14/04/2024 14:27
A sétima etapa do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E ocorreu neste domingo (14) no Circuito de Misano, em Rimini, na Itália.
O vencedor foi o alemão Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) em uma chegada emocionante. O pódio também contou com o britânico Jake Dennis (Andretti), atual campeão da categoria dos carros elétricos, em segundo lugar, e o neozelandês Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing) em terceiro.
O britânico Oliver Rowland (Nissan) liderava até a volta final, mas seu carro ficou sem energia e ele teve que abandonar. O suíço Nico Muller (ABT Cupra) conquistou o quarto lugar, seu melhor resultado no ano, enquanto o francês/argentino Sacha Fenestraz (Nissan) ficou em quinto.
O brasileiro Sérgio Sette Câmara (ERT Formula E Team) teve mais uma atuação destacada, fechando a corrida em sexto lugar. Jake Hughes (NEOM McLaren), também britânico, surpreendeu ao largar na pole, mas acabou em oitavo.
O traçado italiano de 3.381km com 14 curvas foi desafiador para os 22 pilotos do grid da Fórmula E, proporcionando muitas ultrapassagens. A corrida de 26 voltas ocorreu com temperatura de 22ºC e vento de 11 km/h.
A vitória de Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) marca uma quebra de tendência, sendo o primeiro piloto a vencer duas corridas no ano após sete etapas.
Pascal abriu a temporada dez do mundial dos carros elétricos vencendo no Circuito Hermanos Rodrigues, no México. Na rodada dupla de Diriyah, na Arábia Saudita, Jake Dennis e Nick Cassidy foram os vencedores. Em São Paulo, o britânico Sam Bird colocou sua NEOM McLaren no lugar mais alto do pódio e em Tóquio, no Japão, deu o alemão Max Gunther (Maserati).
Com esse resultado, Wehrlein assume a liderança do campeonato, empatado em 89 pontos com Jake Dennis (Andretti), ficando à frente devido ao ponto extra da volta mais rápida em Misano.
"Foi uma corrida incrível, muito caótica de novo no começo. Esta vitória foi extremamente importante, especialmente por ter sido uma luta intensa contra os quatro primeiros no final. Fiquei um pouco surpreso com a velocidade do Oliver no final, mas, sim, provou-se que nossa melhor estratégia era ser paciente. Estou extremamente feliz com o resultado de hoje, foi uma grande redenção após o dia de ontem", comentou Pascal Wehrlein, que celebrou com seus familiares na Itália.
No sábado (13), o companheiro de Wehrlein, o português António Félix da Costa (TAG Heuer Porsche), venceu a corrida, mas foi desclassificado pela FIA por irregularidades. O britânico Oliver Rowland (Nissan) herdou o primeiro lugar no circuito italiano. O brasileiro Lucas di Grassi (ABT Cupra) ficou em 11º na segunda prova e em décimo na primeira.
A oitava etapa da Fórmula E será realizada em 27 de abril nas ruas de Mônaco, palco de memoráveis vitórias de Ayrton Senna na F1.
Brasileiros comentam a etapa de Misano
O piloto mineiro Sérgio Sette Câmara (ERT Formula E Team) conquistou o sexto lugar e pontuou mais uma vez no Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E. Se não fosse a punição recebida na corrida de sábado (13) em Misano, Sette Câmara estaria pontuando em três provas consecutivas, evidenciando sua evolução nesta temporada.
"Primeiramente, porque eu não merecia a punição, foi por um motivo insignificante que não me trouxe nenhuma vantagem, como foi o caso de ontem, não é? Foi um resultado injusto. Além disso, hoje a corrida foi muito mais convencional, sem grandes surpresas. Acredito que ontem foi quase uma loteria. A sorte teve um papel crucial o tempo todo, foi uma bagunça", comentou Sette Câmara.
"Agora é focar em Mônaco e tentar manter esse bom ritmo, não é? Se não fosse pela decisão da organização ontem, eu estaria pontuando em três corridas consecutivas. Já pontuei em Tóquio, na minha opinião merecia pontos ontem, cheguei na zona de pontuação, e hoje também. Então, vamos tentar manter essa sequência lá em cima", concluiu o piloto brasileiro.
Na rodada dupla de Misano, Lucas di Grassi (ABT Cupra) conquistou apenas um ponto, seus primeiros na F-E, mas manteve-se consistentemente entre os Top 10. O piloto paulista elogiou o trabalho da equipe alemã, que teve Nico Muller em quarto lugar.
"De forma geral, foi positivo, pois estamos com um ritmo muito mais próximo dos líderes do que no início do ano. A diferença hoje na classificação entre mim e o Nico foi de apenas 6 centésimos de segundo."
"Conseguimos melhorar o acerto do carro nas duas corridas, sempre lutando por pontos em uma boa posição", acrescentou Lucas di Grassi.
[caption id="attachment_32048" align="alignnone" width="800"] Screenshot[/caption]
Classificação do Mundial de Pilotos (completo aqui)
1º - Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) - 89 pontos
2º - Jake Dennis (Andretti) - 89 pontos
3º - Oliver Rowland (Nissan) - 80 pontos
4º - Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing) – 76 pontos
5º - Maximilian Gunther (Maserati)– 65 pontos
18º - Sérgio Sette Câmara - 11 pontos
19º - Lucas di Grassi - 1 ponto
---
Classificação do Mundial de Equipes (completo aqui)
1º - Jaguar TCS Racing – 128 pontos
2º - Andretti – 112 pontos
3º - TAG Heuer Porsche – 109 pontos
4º - Nissan – 100 pontos
5º - DS Penske – 75 pontos
9º - ERT FORMULA E TEAM - 23 pontos
10º - ABT CUPRA - 19 pontos
Sobre a Fórmula E e 'ABB FIA Formula E World Championship':
Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA - Federation Internationale de l'Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.
O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde tornou-se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta-performance.
Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão pelo esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Informações à imprensa: media@fiaformulae.com
Sobre a ABB:
A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial.
Publicado 14/04/2024 00:03
A edição comemorativa de dez anos do Arnold Sports Festival South America, ocorrida de 5 a 7 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo, estabeleceu diversos recordes.
Por exemplo, mais de 100 mil pessoas compareceram nos três dias e 200 expositores marcaram presença na feira, que incluiu competições esportivas, congressos e Savaget talks com influenciadores e celebridades do segmento, entre outras atrações.
O que esses números significam?
"Todo evento como o nosso depende de duas coisas para ser bem-sucedido: público e parceiros que abracem a ideia, como é o caso dos expositores e palestrantes dos congressos. Não tenho dúvidas de que tivemos uma grande sintonia de todas as partes. Por isso, a 10ª edição do Arnold Sports Festival foi a maior de todos os tempos", diz Ana Leal Graziano, CEO da Savaget Group, empresa organizadora do Arnold Sports Festival.
Os expositores também têm sua opinião. "Eu vi o maior espaço de exposição e modalidades esportivas de todas as edições. O evento também abriu portas para outros segmentos de negócios. Havia muitas famílias no local, mostrando que o Arnold não se destina a um público específico", afirma Marcelo Bella, CEO da Black Skull.
A marca ofereceu diversas atrações em seu estande, incluindo a presença de Joseph Baena, filho de Arnold Schwarzenegger, que veio ao Brasil a convite dela. "Distribuímos 10 mil kits aos visitantes, que não se importaram em esperar horas na fila para recebê-los. Além disso, tivemos milhões de reais em vendas corporativas e fomos procurados por muitos investidores interessados na marca".
A mesma empolgação foi compartilhada por outros gigantes do mercado de nutrição esportiva. "Nosso estande refletiu nosso compromisso contínuo com a inovação e excelência de nossos produtos e serviços. Agradecemos à equipe do Arnold Sports Festival South America pela organização da feira, que nos proporcionou a plataforma ideal para promover nossa marca e expandir nosso alcance no mercado. Estamos ansiosos por futuras oportunidades de colaboração e crescimento mútuo", diz Fernando Moura, diretor comercial e de marketing da Integralmedica.
A oportunidade de lançar novidades, proporcionada pela feira, também foi elogiada pela Optimum Nutrition. "A degustação dos cinco novos sabores do Gold Standard Whey, nosso principal produto na ocasião, foi um sucesso. Esse foi um dos grandes campeões de vendas, assim como o Amino Energy, que também funciona como pré-treino e pode ser consumido a qualquer hora do dia", ressalta Ricardo Barbara, vice-presidente da América Latina da marca.
A Optimum Nutrition também trouxe para o evento atletas como Arthur Nory, astro da ginástica artística e medalhista olímpico.
Bem-estar Brasil
Os congressos do Arnold Sports Festival, que fornecem informações para profissionais de diversas áreas de bem-estar, como médicos, nutricionistas e educadores físicos, também foram muito concorridos. Um dos destaques foi o Wellness Education, parte do movimento Bem-estar Brasil, criado por Ana Leal Graziano em parceria com Waldyr Soares, pioneiro da indústria fitness no país.
"A receptividade e o engajamento do público são pontos altos do evento. É raro encontrar uma audiência tão qualificada e entusiasta, o que tornou a apresentação ainda mais gratificante", elogiou Aurélio Alfieri, um dos palestrantes. Ele é profissional de educação física, escritor e fundador do maior programa de exercícios físicos da América Latina para o público sênior. Não por acaso, sua palestra no Wellness Education foi voltada para interessados em treinamentos online para pessoas acima dos 50 anos.
Dentro do movimento Bem-estar Brasil, o Business Club também foi uma atração concorrida do Arnold Sports Festival, oferecendo um espaço para profissionais de um determinado segmento de mercado trocarem experiências e ideias, além de gerar negócios. "Com uma mesa redonda interativa, levamos conteúdo sobre temas atuais e relevantes do setor, no maior evento multiesportivo da América do Sul", afirmou Paulo Movizzo, presidente do Sindi Clubes, associação que representa o segmento clubístico do estado de São Paulo, contemplado com um dos fóruns do Business Club, do Arnold.
Idealizada por Ana Paula Leal Graziano, promotora de eventos há mais de trinta anos, a empresa Savaget é responsável por organizar vários dos mais importantes encontros de fitness, nutrição e bem-estar do país. O Arnold Sports Festival, que completa dez anos em 2024, e o Mr. Olympia Brasil Expo são dois desses carros-chefes, considerados os maiores eventos multiesportivos da América do Sul, agitando, em feiras e competições, uma legião de apaixonados por saúde.
Foto: Savaget
Publicado 13/04/2024 22:07
A maior feira de pesca esportiva e esportes outdoor da América Latina já tem data definida para a sua próxima edição, em 2025. A 17ª edição do Pesca & Companhia Trade Show será realizada de 20 a 22 de março de 2025 no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP).
Além das datas da próxima feira, a organização confirmou a realização do III Torneio de Arremessos e do III Fórum Nacional de Turismo da Pesca, duas atrações que desde 2022 abrilhantam ainda mais o evento.
Para 2025, a organização também espera ampliar a quantidade de expositores e apresentar mais marcas relacionadas à cadeia produtiva da pesca, recebendo ainda mais destinos turísticos e outros players. O tiro esportivo, com as principais marcas do segmento, também continua sendo um dos pontos altos do Trade Show.
“A última edição foi um sucesso! Tivemos lojistas, expositores e público do Brasil inteiro. Aguardo o retorno de todos em 2025, no nosso novo pavilhão. Vai ser ainda mais especial”, convida Marcelo Claro, organizador do evento.
A 16ª edição do Pesca & Companhia Trade Show foi concluída em março, no Pro Magno, em São Paulo (SP), recebendo mais de 20 mil pessoas em três dias de feira. O principal evento do setor contou em 2024 com mais de 100 expositores e movimentou quase meio bilhão de reais em volume de negócios, em produtos e serviços de pesca, náutica, tiro esportivo, turismo, esportes outdoor, cutelaria e outros segmentos.
Em franco crescimento, a pesca tem um universo de praticantes estimado em mais de 15 milhões no país e as atividades relacionadas, como o número de competições esportivas, só aumenta. O Ministério da Pesca registrou 113 novos eventos só no ano passado.
“É a maior feira de pesca que nós temos no Brasil! Por isso, vocês, pescadores esportivos, não podem perder a próxima edição. É um evento onde se fazem grandes negócios e acompanhamos os principais lançamentos do mercado”, afirma o renomado pescador Nelson Nakamura.
Sobre o Pesca & Companhia Trade Show
O Pesca & Companhia Trade Show nasceu em 2007 para atender as necessidades do segmento: um evento voltado para o mercado profissional de pesca em que fabricantes, importadores, operadores de turismo pudessem negociar frente a frente com o mercado varejista.
É a maior feira de equipamentos e turismo de pesca, camping, tiro esportivo e cutelaria da América Latina. Participam do evento expositores, fabricantes e importadores oficiais das principais marcas mundiais do segmento.
Publicado 13/04/2024 17:38
Vencedor do sexto E-Prix da temporada dez do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E, o português António Félix da Costa (TAG Heuer Porsche) foi desqualificado e perdeu os 25 pontos conquistados na corrida realizada neste sábado (13), no Circuito de Misano, em Rimini, na Itália.
O campeão da sexta temporada, Félix da Costa, cometeu uma violação técnica após investigação da FIA - Federação Internacional de Automobilismo. Após a corrida, os comissários identificaram um problema com a mola do amortecedor do acelerador, que não estava em conformidade com as regulamentações da categoria dos carros elétricos.
Como resultado, os carros que estavam abaixo de da Costa na classificação original da corrida avançaram uma posição, significando que o britânico Oliver Rowland (Nissan) herda a vitória na corrida. A equipe TAG Heuer Porsche Formula E declarou sua intenção de recorrer e tem 96 horas para confirmar.
''O gerente da equipe e o representante do fabricante explicaram que desde o início da nona temporada, eles não mudaram a mola do amortecedor do acelerador. O Team Manager aceitou que a peça lacrada, conforme consta do anexo do Relatório Técnico 13, foi montada no Carro #13 e foi selada na presença do Mecânico Chefe da equipe. O Team Manager afirmou também que na lista Spark ( pedais) a parte selada não está listada'', afirmou a FIA em documento enviado horas depois do E-Prix.
''Ele explicou que normalmente as alterações do catálogo do Spark são destacadas para que todos possam ver as alterações, mas não as remoções. O Delegado Técnico da FIA confirmou este procedimento. Os representantes da Spark confirmaram que esta peça estava listada na lista de peças dos carros GEN2, mas não no atual carro GEN3. Eles também confirmaram que a retirada de peças desse catálogo não está destacada nem cancelada''.
''O competidor é responsável pela conformidade do carro e mesmo que não haja vantagem de desempenho, o carro tem que cumprir o Regulamento (Artigo 1.3.3 do Código Desportivo Internacional). Devido a este resultado, o carro foi desclassificado da corrida e os próximos carros subiram na classificação''.
O brasileiro Lucas di Grassi (ABT Cupra) herdou uma posição e marcou seu primeiro ponto na categoria em 2024. Sérgio Sette Câmara (ERT Formula E Team) ficou em 16º lugar em Misano.
Os 22 pilotos retornarão à pista de Misano às 10h, com transmissão pela TV Band e Grande Prêmio. A corrida terá 26 voltas, o que proporcionará mais emoção aos competidores.
Classificação do Mundial de Pilotos (completo aqui)
1º - Oliver Rowland – 80 pontos
2º - Jake Dennis – 71 pontos
3º - Maximilian Günther – 63 pontos
4º - Pascal Wehrlein – 63 pontos
5º - Nick Cassidy – 61 pontos
18º - Sérgio Sette Câmara - 3 pontos
19º - Lucas di Grassi - 1 ponto
---
Classificação do Mundial de Equipes (completo aqui)
1º - Jaguar TCS Racing – 113 pontos
2º - Andretti – 94 pontos
3º - Nissan – 90 pontos
4º - TAG Heuer Porsche – 83 pontos
5º - DS Penske – 69 pontos
9º - ERT FORMULA E TEAM - 17 pontos
10º - ABT CUPRA - 7 pontos
Sobre a Fórmula E e 'ABB FIA Formula E World Championship':
Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA - Federation Internationale de l'Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.
O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde tornou-se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta-performance.
Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão pelo esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Informações à imprensa: media@fiaformulae.com
Sobre a ABB:
A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial.
Entre em contato com a equipe On Board Sports, assessoria de imprensa oficial da Fórmula E no Brasil:
Katarine Monteiro e Flávio Perez
katarine@onboardsports.net | flavio@onboardsports.net
+55 11 99217-6474 | +55 11 99949-8035
Publicado 13/04/2024 15:34
A 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela está se aproximando! De 20 a 27 de julho, o Yacht Club de Ilhabela (YCI) será o epicentro de uma das maiores competições de veleiros do país. Com classes como ORC, VPRS, BRA-RGS, C30, Clássicos e RGS Cruiser, mais de 100 veleiros de todo o Brasil e de países vizinhos são esperados para participar.
O evento é regido pelas regras da World Sailing - Federação Internacional de Vela e é organizado pelo Yacht Club Ilhabela, com apoio da Prefeitura Municipal de Ilhabela, CBVela - Confederação Brasileira de Vela e ABVO - Associação Brasileira de Veleiros de Oceano.
O Aviso de Regata, divulgado no início de abril, traz todas as informações importantes para os participantes, desde datas e horários até procedimentos de inscrição e regras de competição.
Além das tradicionais classes como ORC e Clássicos, a Semana de Vela de Ilhabela também contará com novidades, como a inclusão dos barcos da regra VPRS e a mudança de nomenclatura da RGS Cruiser, anteriormente conhecida como Bico de Proa. A competição será acirrada, com diferentes condições de vento e correnteza desafiando os participantes.
A programação da semana inclui eventos especiais, como a Regata Vela do Amanhã, destinada a crianças e adolescentes de projetos sociais náuticos, e o tradicional Desfile dos Barcos da SIVI. Após as regatas, os participantes poderão desfrutar de momentos de confraternização e relaxamento no YCI.
As inscrições para a Semana Internacional de Vela de Ilhabela serão abertas em breve. Não perca a oportunidade de participar deste evento único, que promete muita emoção e diversão para todos os amantes da vela!
Leia mais
Publicado 13/04/2024 12:46
O piloto português António Félix da Costa (TAG Heuer Porsche) venceu a sexta etapa do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E disputada neste sábado (13), no Circuito de Misano, em Rimini, na Itália.
Campeão da sexta temporada, o piloto largou em 13º lugar e escalou posições para cruzar a linha de chegada na primeira colocação.
A segunda colocação ficou com o britânico Oliver Rowland (Nissan), que conquistou seu quarto pódio consecutivo e assumiu a liderança do mundial dos carros elétricos. Em terceiro lugar ficou o também britânico Jake Dennis (Andretti Formula E), atual campeão da F-E.
Os brasileiros Sérgio Sette Câmara (ERT Formula E Team) e Lucas di Grassi (ABT Cupra), em 11º e 16º lugares, respectivamente, novamente ficaram fora dos dez primeiros no primeiro E-Prix do traçado italiano de 3.381km com 14 curvas. A pole position ficou com o neozelandês Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) e a volta mais rápida foi de Oliver Rowland (Nissan).
Foi a estreia da Fórmula E em Misano, uma pista tradicional do esporte a motor na Europa, local que recebe tradicionalmente corridas de MotoGP. A corrida teve 28 voltas com temperatura de 24ºC e vento de 15 km/h no circuito italiano.
"A corrida foi muito intensa, mas me diverti muito. É uma prova que demanda muita atenção, muitas vezes era impossível saber quem estava na liderança. Fizemos um gerenciamento de energia interessante e conquistamos a vitória", disse Félix da Costa. "Espero que esta seja a primeira de muitas nesta temporada. Esse ano começamos mal e agora criamos uma boa onda de resultados. Quero continuar nessa".
A última vitória de Da Costa, pressionado pelos resultados irregulares da temporada, foi em 2023 na Cidade do Cabo, na África do Sul.
"Incrível, um início fantástico da temporada com quatro pódios consecutivos. Essa regularidade é importante para vencer o campeonato. No início, não parecia uma boa ideia ficar para trás, e terminar em segundo lugar foi um resultado muito bom", contou Oliver Rowland.
A corrida em Misano foi marcada por muita confusão e contato entre os carros. A gestão de energia sempre foi crucial para pilotos e engenheiros, com os monopostos começando o E-Prix com entre 60 e 70% da energia utilizável necessária para terminar a prova, sendo o restante recuperado pela frenagem regenerativa.
A liderança da corrida foi o lugar menos eficiente, com o carro da posição 1 enfrentando a resistência do ar em primeiro lugar, enquanto os carros atrás se beneficiavam da esteira aerodinâmica em termos de eficiência.
Portanto, a F-E em Misano teve nove líderes diferentes - Sebastien Buemi (Envision Racing), Robin Frijns (Envision Racing), Jean-Eric Vergne (DS Penske), António Félix da Costa (TAG Heuer Porsche), Sam Bird (NEOM McLaren), Stoffel Vandoorne (DS Penske), Sacha Fenestraz (Nissan), Mitch Evans (Jaguar) e Oliver Rowland (Nissan) - durante a corrida. O número total de ultrapassagens competitivas também estabeleceu outro recorde, com 544.
Após a sexta etapa, a Fórmula E mantém a marca de um vencedor por prova nesta décima temporada. O equilíbrio é uma característica do campeonato de carros elétricos, com apenas 13 pontos separando o primeiro do quinto colocado.
Max Gunther (Maserati) é o único piloto a pontuar em todas as seis etapas do campeonato, e a vitória de António Félix da Costa colocou a equipe Porsche como a primeira equipe a vencer duas vezes nesta temporada.
O britânico Dan Tickton, companheiro de Sette Câmara na ERT Formula E, pontuou pela primeira vez, chegando em quinto lugar.
Os 22 pilotos retornarão à pista de Misano às 10h, com transmissão pela TV Band e Grande Prêmio. A corrida terá 26 voltas, o que proporcionará mais energia aos competidores.
Classificação do Mundial de Pilotos (completo aqui)
1º - Oliver Rowland – 73 pontos
2º - Jake Dennis – 68 pontos
3º - Pascal Wehrlein – 63 pontos
4º - Nick Cassidy – 61 pontos
5º - Maximilian Günther – 60 pontos
18º - Sérgio Sette Câmara - 3 pontos
20º - Lucas di Grassi - 0 ponto
---
Classificação do Mundial de Equipes (completo aqui)
1º - Jaguar TCS Racing – 111 pontos
2º - TAG Heuer Porsche – 108 pontos
3º - Andretti – 89 pontos
4º - Nissan – 82 pontos
5º - DS Penske – 65 pontos
9º - ERT FORMULA E TEAM - 13 pontos
10º - ABT CUPRA - 6 pontos
Publicado 13/04/2024 12:44
O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E anunciou os 11 pilotos que participarão do Rookie Test nesta sexta-feira (12) antes da rodada dupla do Circuito de Misano, em Rimini, na Itália.
Entre os escolhidos está o brasileiro Caio Collet, que vai guiar a Nissan Formula E Team nos treinos.
As sessões livres para estreantes são projetadas exclusivamente para pilotos sem experiência anterior em corridas da Fórmula E e que possuam uma licença mínima de Grau Internacional B. Desde o começo da temporada, o paulista Caio Collet é o piloto reserva do time japonês na categoria elétrica.
Caio Collet, campeão da Fórmula 4 francesa em 2018 e com experiência na Fórmula 3 entre 2021 e 2023, está atualmente dividindo seu tempo entre o papel de reserva da Nissan e sua participação na temporada da Indy NXT - anteriormente conhecida como Indy Lights - nos Estados Unidos. Na categoria norte-americana, Collet compete pela equipe HMD Motorsports e fez sua estreia com um sólido sétimo lugar na etapa de St. Petersburg.
Os outros pilotos no Rookie Test são: o alemão Tim Tramnitz (ABT Cupra), o barbadiano Zane Maloney (Andretti), o israelita Robert Shwartzman (DS Penske), o estones Paul Aron (Envision Race), o espanhol Mikel Azcona (ERT Formula E Team), o sul-africano Sheldon van der Linde (Jaguar TCS Racing), os britânicos Taylor Barnard (NEOM McLaren) e Jordan King (Mahindra), o francês Yann Ehrlacher (Maserati MSG Racing) e o australiano Matt Campbell (TAG Heuer Porsche)
''Vamos dar as boas-vindas à uma nova onda de talentos na Fórmula E. Essas atividades não apenas mostram o potencial dos pilotos jovens, mas também nosso compromisso de formar novos nomes no mundo do automobilismo elétrico'', disse Alberto Longo, cofundador da Fórmula E.
"A Fórmula E está na vanguarda do automobilismo quando se trata de avanço tecnológico e inovação. Estamos felizes em aproveitar essa energia e fornecer à próxima geração um espaço para mostrar suas habilidades atrás do volante do carro de corrida GEN3".
"A Fórmula E é conhecida por sua abordagem voltada ao futuro. Isso se aplica tanto à promoção de novos pilotos quanto ao desenvolvimento de tecnologias, razão pela qual o tempo de pista para estreantes em Misano e Berlim é tão importante. Somos firmes defensores de conceder aos pilotos a oportunidade de mostrar suas habilidades, e qual ambiente melhor do que no coração de um fim de semana de corrida?'', indagou Pablo Martino, chefe da Fórmula E.
Os pilotos voltam a testar na rodada dupla de Berlim, na Alemanha, nos dias 11 e 12 de maio.
Publicado 13/04/2024 12:40
O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E terá uma rodada dupla neste fim de semana no Circuito de Misano, em Rimini, na Itália. As provas de sábado (13) e domingo (14) serão disputadas a partir de 10h, no Horário de Brasília, com transmissão da TV Band e Grande Prêmio.
Será a estreia da Fórmula E em Misano, tradicional pista do esporte a motor na Europa, local que recebe tradicionalmente corridas de MotoGP. O traçado italiano tem 3.381km com 14 curvas.
Os destaques de Misano são os pontos de ultrapassagens e a velocidade, o que chama a atenção de categorias como MotoGP e WorldSBK por décadas, sem contar eventos como Ferrari Challenge, DTM e FIA Formula 3.
''Misano é um circuito de 3.4 km, um pouco mais curto do de Interlagos. E tem 13 curvas, curvas de média e alta velocidade e uma chicane de baixa velocidade. Vários pontos para a ultrapassagem, velocidade média alta e velocidade máxima também alta, perto de 270 km por hora'', explicou Lucas di Grassi.
A competição é liderada pelo alemão Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) com 63 pontos, seguido pelo neozelandês Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing), com 61 pontos em cinco E-Prix até o momento foram cinco vencedores diferentes.
Os brasileiros Sérgio Sette Câmara (ERT Formula E Team) e Lucas di Grassi (ABT Cupra) esperam melhorar seus resultados na temporada dez do mundial dos carros elétricos. O mineiro Sette Câmara tem 3 pontos e o paulista Di Grassi ainda não pontuou.
''Esse fim de semana a gente tem corrida na Itália no circuito de Misano, que é uma pista mais para moto. É um circuito grande, com retas longas, é bem diferente do típico da Fórmula E. Eu acho que infelizmente não encaixa muito bem com o nosso carro''.
''Temos um motor ineficiente, quanto mais reto o circuito tiver, pior pra nós. E olhando o layout de Misano, eu também já andei no simulador, é bem complicado, a gente vai sofrer na corrida'', contou Sérgio Sette Câmara.
O piloto da ERT Formula E Team compara um pouco de Misano com a pista de Portland, que também está no circuito da categoria dos carros elétricos nesta temporada. Em 2023, segundo Sette Câmara, o compatriota Di Grassi foi beneficiado pelo estilo de pelotão.
Até metade do E-Prix, às vezes até dois terços da prova, ninguém quer liderar. ''E se a gente for muito inteligente nessa fase da corrida do pelotão, podemos talvez tentar brigar por um bom resultado lá no final, quando todo mundo começar a acelerar. O Lucas fez isso em Portland e terminou em sétimo lugar, então vou tentar me inspirar nisso. Mas não vai ser fácil''.
O alemão Max Günther chegará a Misano depois de sua vitória em Tóquio para mostrar a força da equipe do país, a Maserati MSG Racing. Enquanto isso, o britânico Oliver Rowland entra no fim de semana buscando ampliar sua impressionante sequência de pódios, olhando para um quarto top três consecutivo.
Publicado 11/04/2024 13:17
A ABT Cupra e a Lola Cars anunciaram nesta semana uma parceria para a próxima temporada do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E.
O time do brasileiro Lucas di Grassi terá o trem de força no ano que vem desenvolvido pela empresa com apoio técnico da Yamaha Motor Company.
O lançamento do novo powertrain da equipe será no mês de junho e atualmente Lola e Yamaha trabalham no refinamento de software e testes de hardware. O contrato da ABT Cupra com a indiana Mahindra foi encerrado de forma mútua e será concluído no final da temporada atual.
A britânica Lola Cars escolheu a Fórmula E para voltar ao mundo das corridas. A empresa com sede em Huntington se destacou na fabricação de chassis para corridas de Fórmula 1, Fórmula 2, Fórmula 3, entre outras categorias de monopostos e carros esportivos. Ao longo dos anos, a Lola conquistou um status de renome no mundo do automobilismo com mais de 500 vitórias no currículo.
"A experiência da ABT na Fórmula E nos dará uma vantagem. Estamos ansiosos para desenvolver nosso relacionamento dentro e fora do mundo das corridas elétricas", contou Till Bechtolsheimer, presidente da Lola Cars.
Mais atualizações do carro, incluindo a revelação de um novo title-sponsor, patrocinadores, apoiadores, equipe, dupla de pilotos e design do carro serão divulgadas nos próximos meses. O brasileiro Di Grassi, que foi campeão da terceira temporada do mundial dos carros elétricos, tem o suíço Nico Muller como parceiro na ABT Cupra.
A abertura da temporada de 2024 na Cidade do México marcou a 100ª corrida da ABT na categoria, e com 47 pódios e mais de 1.400 pontos, a equipe é uma das mais bem-sucedidas do grid.
"Essa parceria significa o compromisso com a inovação e o desempenho no mundo das corridas elétricas e no desenvolvimento de veículos elétricos, e estamos ansiosos para ver o impacto que eles terão na pista", disse Alberto Longo, co-fundador da Fórmula E.
As próximas corridas do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E serão realizadas neste fim de semana no circuito de Misano, em Rimini, na Itália. A rodada dupla de 13 e 14 de abril promete ser equilibrada como em todos os outros E-Prix do ano. Até agora, após cinco provas, foram cinco vencedores diferentes.
O mundial dos carros elétricos volta à Itália, que tem seis anos de envolvimento com a categoria, mas faz sua estreia no circuito de Misano, que tem um layout de 3.381km com 14 curvas. A pista é uma das mais badaladas na Europa desde sua inauguração em 1972.
As provas serão realizadas às 10h no Horário de Brasília.
Classificação do Mundial de Pilotos (completo aqui)
1º Pascal Wehrlein – 63 pontos
2º Nick Cassidy – 61 pontos
3º Oliver Rowland – 54 pontos
4º Jake Dennis – 53 pontos
5º Maximilian Günther – 48 pontos
Classificação do Mundial de Equipes (completo aqui)
1º Jaguar TCS Racing – 100 pontos
2º TAG Heuer Porsche – 83 pontos
3º Andretti – 70 pontos
4º Nissan – 62 pontos
5º DS Penske – 57 pontos
[caption id="attachment_32015" align="alignnone" width="800"] Screenshot[/caption]
Sobre a Fórmula E e 'ABB FIA Formula E World Championship':
Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA - Federation Internationale de l'Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.
O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde tornou-se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta-performance.
Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão pelo esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Informações à imprensa: media@fiaformulae.com
Sobre a ABB:
A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial.
Publicado 11/04/2024 11:12
Referência na curadoria de equipamentos para academias em casas e condomínios, a Forster Fitness & Reviews inovou décima edição do Arnold Sports Festival South America, encerrada neste domingo (7).
O estúdio de podcast ao vivo, criado especialmente para o maior evento multidesportivo da América do Sul, recebeu representantes de grandes marcas do setor para apresentar novidades e tendências para este ano.
Em três dias de evento, o podcast fez 30 entrevistas com empresários e especialistas, agregando divulgação para as marcas e conhecimento qualificado para o público. O projeto é mais um passo da plataforma pioneira na curadoria de equipamentos fitness no Brasil.
Com o lema de "academia boa é academia perto", a plataforma tem como objetivo ajudar as pessoas a fazer as melhores escolhas na montagem e manutenção de academias em casas e condomínios.
Com o sucesso no Arnold Sports no Brasil, o estúdio de podcast deve ser levado para outras feiras, inclusive em outros países. A próxima parada da Forster Fitness & Reviews é a FIBO, mais conceituada feira voltada para o mundo fitness em todo o mundo, realizada na Alemanha, entre 11 e 14 de abril.
A plataforma fará toda a cobertura do evento em seu canal no Youtube, @ForsterFitnessReviews.
"Tivemos um ótimo resultado no Arnold Sports Festival South America. Todas as marcas com quem conversamos se interessaram em participar do podcast. Alcançamos um público que ainda não conhecia o nosso trabalho. O evento vem trabalhando cada vez mais com o conceito de wellnews, de vida saudável, de uma forma muito ampla", pontuou Daniel Forster, CEO da Forster Fitness & Reviews.
A feira reuniu um número recorde de mais de 100 mil visitantes. "É algo que está bem afinado com o que defendemos. Uma academia bem equipada, seja em casa ou no condomínio, estimula as pessoas a inserir a prática de atividades físicas na sua rotina diária e não desistir."
Daniel Forster também participou do evento multidesportivo como palestrante do 2º Fórum das Incorporadoras e Condomínios, em parceria com a ABRASCOND - Associação Brasileira dos Síndicos Profissionais de Condomínios. A palestra integrou a programação do setor Bem Estar Brasil, e abordou o tema "Dicas para escolher os melhores equipamentos fitness ao montar sua academia".
Sobre a Forster Fitness & Reviews
A Forster Fitness & Reviews é a principal plataforma de conteúdos de equipamentos fitness para atividades físicas e tecnologia em casa e condomínio, ou mercados residencial e vertical. O canal de comunicação apresenta soluções e inovações de várias marcas de equipamentos selecionados e testados pela equipe liderada por Daniel Forster, fazendo um trabalho único de curadoria.
O objetivo é oferecer informação de qualidade da maior gama possível de equipamentos nacionais e internacionais. A empresa é especializada em montagens de academias em casas e condomínios.
Siga o Instagram @forsterfitness_reviews
E o canal do Youtube
Publicado 11/04/2024 10:30
O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E e a Sony Pictures Networks India (SPNI) anunciaram nesta quarta-feira (10) uma nova parceria de mídia de três anos para transmitir ao vivo todas as corridas da categoria na rede Sony Sports e no Sony LIV em todo o subcontinente indiano.
Os fãs da Índia, um dos maiores países do mundo, poderão assistir ao vivo todas as sessões de treino, bem como a classificação e as corridas desta temporada, que é a décima. As transmissões serão na plataforma OTT da SPNI, o Sony LIV.
A Sony Sports Network iniciou sua cobertura do Campeonato Mundial de Fórmula E ABB FIA com o E-Prix da Cidade do México em janeiro. O E-Prix de Misano de 2024, agendado para sábado, 13 de abril, e domingo, 14 de abril, será transmitido ao vivo nos canais Sony Sports Ten 1 e Sony Sports Ten 5, além de ser transmitido ao vivo no Sony LIV.
A Sony Pictures Networks Índia também transmitirá a série de bastidores da Fórmula E, Unplugged, e seguirá de perto o piloto local da Maserati MSG Racing, Jehan Daruvala, em sua primeira temporada na categoria.
A décima temporada de corridas da Fórmula E será transmitida ao vivo e exclusivamente em toda a Índia na rede Sony Sports, com cobertura estendida ao Afeganistão, Bangladesh, Butão, Maldivas, Nepal, Paquistão e Sri Lanka.
"A Fórmula E conta com uma base de fãs leais entre os amantes do automobilismo na Índia e esperamos que cresça ainda mais com a inclusão da estrela em ascensão, o piloto Jehan Daruvala. A Fórmula E é o futuro do automobilismo mundial", disse Rajesh Kaul, Diretor da Sony Pictures Networks Índia.
A Sony Sports Network tem uma história com a Fórmula E, tendo transmitido seu conteúdo durante as temporadas quatro, cinco e seis. Para lançar a parceria, a emissora lançou uma campanha promovendo o campeonato, destacando o próprio Jehan Daruvala, da Maserati MSG Racing. "É um sonho se tornando realidade me juntar à Maserati MSG Racing, e estou comprometido em dar o meu melhor pela equipe, pelos fãs aqui em casa e ao redor do mundo", contou Jehan Daruvala.
Após corridas eletrizantes em Roma no ano passado, a Fórmula E fará sua estreia no Circuito Mundial de Misano Marco Simoncelli em 13 e 14 de abril de 2024. A corrida será transmitida pelo Brasil pela TV Band, a partir de 10h.
"Esta parceria garante que os fãs indianos desfrutarão de acesso sem precedentes ao conteúdo da Fórmula E. Isso inclui a cobertura ao vivo de todas as corridas nos canais lineares e digitais da Sony, apresentando o novato piloto e o piloto favorito local Jehan Daruvala. Além da Mahindra, que faz parte da Fórmula E desde a primeira temporada", contou Aarti Dabas, Diretora de Mídia, Formula E.
A 10ª temporada do Campeonato Mundial de Fórmula E ABB FIA contará com 11 equipes competindo em 16 corridas em 10 cidades icônicas, incluindo estreias em Misano (Itália) e Xangai (China).
Além dessas novas localidades, o Campeonato retornou à Cidade do México, Diriyah e São Paulo neste ano, e terá E-Prix em Mônaco, Berlim e Portland antes do final da temporada em Londres no fim de semana de 20 e 21 de julho de 2024.
Publicado 09/04/2024 12:23
A décima edição do Arnold Sports Festival South America 2024 foi encerrada neste domingo, dia 7 de abril, com um superávit acima da média, o que solidifica ainda mais seu status como o maior evento multiesportivo da América do Sul. O volume de negócios superou a marca de meio bilhão de reais. Com mais de 200 marcas expositoras e competições em mais de 30 modalidades esportivas, o evento, organizado pela Savaget Group, proporcionou uma experiência única para os mais de 100 mil visitantes que lotaram o Expo Center Norte, em São Paulo, ao longo dos três dias.
Com um total de 10.260 atletas que participaram das competições, além de mais de 6 mil congressistas, o Arnold Sports Festival South America continuou a atrair uma vasta gama de entusiastas de segmentos como fitness, nutrição e bem-estar. A participação corporativa foi notável, com um total de 9.014 empresas envolvidas e mais de 20.760 lojistas e proprietários de academia, o que demonstrou o alcance e a influência do Arnold Sports Festival South America dentro da indústria.
Idealizador da feira, o astro Arnold Schwarzenegger, elogiou o Brasil e sua única parceira no país, Ana Paula Leal Graziano, CEO da Savaget, em vídeo publicado durante o evento, ''eu amo o Brasil, eu amo a América do Sul, e é por isso que eu estou tão animado com os dez anos de evento. Ana Paula, você está fazendo um trabalho fantástico com a promoção deste encontro a cada ano, e eu estou 100% com você'', disse Arnold Schwarzenegger. O artista e fisiculturista foi representado no Brasil pelo seu filho Joseph Baena.
Savaget Talks
Nesta edição da Arnold, em paralelo ocorreu a Savaget Talks, evento que teve abertura oficial da CEO do Grupo, Ana Paula Leal Graziano, em companhia do seu sócio, Luis Felipe Bonilha, além do deputado estadual e embaixador do fisiculturismo Felipe Franco, e Tamer El Guindy, CEO da Musclecontest.
''O mercado só cresce e era impossível imaginar, há dez anos, todo esse sucesso. Mas, é fruto de muito trabalho e dedicação. Hoje observo que os fãs do fisiculturismo, por exemplo, são cada vez mais jovens e se espelham nos ídolos como o Ramon Dino. Era impossível prever que essa geração iria assistir vídeos de bem-estar ao invés de apenas consumir futebol'', comentou ela.
Maior nome da modalidade, Ramon Dino foi um dos palestrantes do Savaget Talks, levando muita informação ao Arnold Festival. No seu estande, por exemplo, havia um “dinossauro” em referência ao apelido do atleta acreano vice-campeão mundial de Classic Physique.
Perguntado sobre a euforia em torno de seu nome, Ramon disse ser apenas uma retribuição. ''Não acredito que se trata de uma idolatria, mas de uma identificação porque eu sou como eles. Tento retribuir dando o meu melhor quando estou nos palcos com a galera. Tento honrar esse sentimento dos fãs", declarou.
Nos palcos da Arnold, mais de 700 atletas buscaram performance em apresentações amadoras e profissionais nas principais categorias do fisiculturismo. Destaque para Rafa Brandão, vencedor do Bodybuilding Open, e Fábio Junio, bicampeão do Classic Physique. Na cadeira de rodas, o francês Kevin Secundino levou no amador e no profissional.
O Arnold Sports South America tem sido um catalisador importante no fomento à saúde e bem-estar, especialmente em sua décima edição, onde esses temas foram o grande foco. O evento ofereceu uma variedade de atividades de entretenimento, palestras com celebridades e influenciadores digitais, congressos, entre outros, proporcionando aos visitantes uma experiência única e enriquecedora.
De acordo com a Research Dive, empresa indiana de pesquisa de mercado, espera-se que a indústria alcance lucros impressionantes de até 6,5 trilhões de dólares em todo o mundo até 2026.
O Arnold Sports Festival desempenha um papel crucial nesse cenário, não apenas promovendo um estilo de vida saudável, mas também impulsionando os negócios relacionados ao setor. Ao reunir profissionais, entusiastas e líderes de pensamento, o evento não apenas inspira e educa, mas também cria oportunidades para o crescimento e a inovação dentro da indústria.
O Arnold Sports Festival, que completou dez anos em 2024, e o Mr. Olympia Brasil Expo, estão entre os maiores multiesportivos da América do Sul.
Saiba mais sobre as modalidades em disputa em https://arnold.savagetpromocoes.com.br/esportes/
Sobre a Savaget Group:
Idealizada por Ana Paula Leal Graziano, promotora de eventos há mais de trinta anos, a empresa é responsável por organizar alguns dos mais importantes encontros de fitness, nutrição e bem-estar do país.
O Arnold Sports Festival, que completa dez anos em 2024, e o Mr. Olympia Brasil Expo são dois desses eventos de destaque, considerados os maiores eventos multiesportivos da América do Sul, reunindo em feiras e competições uma legião de apaixonados por saúde.
Foto: Grupo Savaget
🎨📖 A poetisa Nísia Amorim, de Itajaí, foi celebrada no domingo com o evento “Mural da Poeta”. Conhecida ...