BALNEABILIDADE
Praia Central de BC está 100% própria para banho
Relatório do Ima aponta melhora na qualidade da água, mas chuva pode influenciar índices
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Às vésperas do carnaval, a praia Central de Balneário Camboriú está própria para banho. Relatório divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (Ima) confirma que os 10 pontos monitorados na orla estão adequados, reforçando a melhora na qualidade da água da principal praia da cidade.
Continua depois da publicidade
Entre os dados mais recentes, a análise feita no último dia 9 classificou o local como próprio, mesmo com registro de chuva fraca nas últimas 24 horas. A temperatura da água foi de 26°C e a concentração de e. coli chegou a 836 NMP por 100 mililitros, dentro dos limites considerados adequados pelo órgão ambiental.
O diretor-geral da Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (Emasa), Auri Pavoni, afirmou que o município confia no trabalho técnico do instituto e destacou que os resultados refletem uma evolução na balneabilidade.
“Confiamos nos dados do Ima, que faz os testes. Dependendo do dia, claro que se chover pode piorar, mas a qualidade melhorou”, afirmou.
Ele também alertou para os impactos de precipitações mais intensas. “Se vem uma chuva um pouco mais forte, tem esgoto que se espalha pra cidade e no dia seguinte temos problemas. Mas estamos atacando. Se chover, tem que ter cuidado, mas no geral nossa praia tá 100% nível de praia agreste”, disse.
A percepção é semelhante entre frequentadores. Um morador que vive há 30 anos na cidade, que preferiu não se identificar, avaliou o cenário de forma positiva. “Não é tão ruim quanto eles falam. Tem um lugar ou outro feiozinho, mas é muito bom aqui. Eu não acho que dá virose, não”, comentou.
Com previsão de chuva para o carnaval, a orientação é que os banhistas acompanhem os relatórios atualizados de balneabilidade do Ima. Ainda assim, a expectativa é de grande presença de turistas nas praias durante o feriado, impulsionando o movimento na faixa de areia no momento em que os indicadores apontam melhora na qualidade da água.
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.
