OPERAÇÃO DESVIO DE FASE
Polícia Civil mira corrupção em licitações de iluminação pública
Buscas foram em Governador Celso Ramos e Biguaçu
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
A Polícia Civil de Santa Catarina iniciou na manhã desta terça-feira a operação “Desvio de fase”, que investiga um suposto esquema de corrupção e direcionamento de licitações para manutenção da iluminação pública em Governador Celso Ramos.
Coordenada pela Delegacia de Combate à Corrupção (Decor) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), a ação cumpriu nove mandados de busca e apreensão da comarca de São José. As diligências foram em casas, empresas e um órgão público em Governador Celso Ramos e Biguaçu.
A investigação começou após a identificação de irregularidades em uma licitação de 2024 para melhoria da rede de iluminação pública municipal. Segundo a delegada Patrícia Fronza, há indícios de que a empresa vencedora participou de forma privilegiada ainda na fase interna do processo.
Continua depois da publicidade
Os investigados teriam influenciado a elaboração da planilha orçamentária da administração pública, o que pode ter direcionado o resultado, restringido a concorrência e afastado outras empresas. A Polícia Civil também apontou discrepância relevante de valores e possível repetição do mesmo esquema em licitações anteriores, com sucessivos aditivos contratuais.
Durante a operação, foram apreendidos celulares, computadores, mídias de armazenamento e documentos que passarão por perícia para reforçar as provas já reunidas.
Os investigados poderão responder por fraude ao caráter competitivo da licitação, associação criminosa e outros crimes contra a administração pública. As investigações seguem em sigilo.
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.
