FIM DA POLÊMICA
Food trucks que ficaram fora da Beira Rio serão realocados
Após semanas de tensão, prefeitura vai transferir trabalhadores para outras regiões de Itajaí
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Após semanas de polêmica envolvendo comerciantes que ficaram de fora do edital da prefeitura para atuar com food trucks na região central de Itajaí, uma reunião no gabinete do prefeito ajudou a esclarecer a situação e acalmar os ânimos.
O encontro reuniu representantes do executivo e trabalhadores não contemplados no chamamento público da Beira Rio. Segundo um dos comerciantes presentes, a conversa indicou que a prefeitura deve realocar esses profissionais para outras regiões da cidade, por meio de novos editais ou autorizações, a partir de sexta-feira.
Continua depois da publicidade
“Vamos ter onde continuar trabalhando com nossos produtos e atendendo nossos clientes e amigos”, comentou um dos trabalhadores, aliviado após a reunião.
Em nota, a prefeitura explicou que, em locais com grande demanda e número elevado de interessados — como a Beira Rio —, a regularização das atividades ambulantes deve acontecer por meio de chamamento público. Esse modelo foi adotado justamente pela alta procura.
Já em outros pontos da cidade, onde a demanda é menor ou os locais estão desocupados, a lei permite a regularização por meio de autorização de uso e licença, um processo mais simples e sem necessidade de edital.
Neste momento, o município faz um mapeamento de áreas em praças de bairros como São João, São Vicente, Fazenda, Fazendinha e Cordeiros. Os espaços considerados não disputados deverão ser oferecidos tanto aos ambulantes que ficaram de fora do edital quanto a novos interessados.
Os pedidos poderão ser feitos por solicitação formal, desde que cumpram os requisitos legais e não gerem transtornos ao trânsito. A medida quer organizar o uso do espaço público e ampliar as oportunidades de trabalho regularizado.
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.
