POLÍTICA INTERNACIONAL
Lula liga para Trump e trata de agenda internacional e visita aos EUA
Presidentes conversaram sobre Venezuela, Faixa de Gaza, economia e cooperação no combate ao crime organizado
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone, nesta segunda-feira, com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A ligação durou cerca de 50 minutos e abordou temas da agenda internacional, relações bilaterais e a possibilidade de uma visita oficial de Lula a Washington ainda em 2026.
Continua depois da publicidade
Segundo o Palácio do Planalto, Lula e Trump discutiram a situação na Venezuela, com destaque para a defesa da paz e da estabilidade na região e os impactos sociais e políticos no país vizinho. Outro ponto da conversa foi o conflito na Faixa de Gaza, em que Lula defendeu que eventuais iniciativas internacionais voltadas à região tenham foco específico no conflito e contem com representação palestina.
Os presidentes também falaram sobre o cenário econômico de Brasil e Estados Unidos, avaliado como positivo por ambos, e sobre o fortalecimento da cooperação no combate ao crime organizado, com troca de informações e ações conjuntas contra o tráfico de drogas, armas e lavagem de dinheiro.
Ainda de acordo com a nota oficial, a conversa teve tom positivo, com troca de impressões sobre indicadores econômicos recentes e a avaliação de que as perspectivas de crescimento das duas economias são favoráveis para a região como um todo.
Ao final da ligação, ficou acertado que Lula deverá visitar Washington nos próximos meses, após compromissos já previstos na Índia e na Coreia do Sul. A data da viagem ainda será definida pelas equipes diplomáticas dos dois países.
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.
