A Praia Central de Balneário Camboriú só não fechou o último relatório 100% própria para banho por causa da poluição de esgoto do trecho norte, junto ao canal do Marambaia. Os outros nove pontos monitorados tiveram balneabilidade positiva, conforme o resultado de coletas na segunda-feira, pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (Ima).
O trecho do Pontal Norte está impróprio desde dezembro e passou o pico da virada de ano poluído e com forte odor. Segundo o diretor-presidente da Emasa, Auri Pavoni, o índice negativo está ligado ...
O trecho do Pontal Norte está impróprio desde dezembro e passou o pico da virada de ano poluído e com forte odor. Segundo o diretor-presidente da Emasa, Auri Pavoni, o índice negativo está ligado a um vazamento de esgoto identificado no emissário da rede de saneamento nos últimos dias. Ele espera melhora na avaliação do trecho após o conserto na tubulação e melhorias na drenagem.
Continua depois da publicidade
“Esse problema teve impacto direto nos resultados do local. A Emasa já fez o conserto do emissário, em conjunto com intervenções no sistema de drenagem da avenida Atlântica, e a expectativa é que as próximas análises do Ima apresentem um cenário ainda mais positivo, possibilitando que a Praia Central atinja 100% de pontos próprios para banho”, ressaltou.
Tirando o Pontal Norte e a Lagoa de Taquaras, todos os demais pontos na Praia Central e região agreste estão próprios para banho. O cenário é considerado positivo em plena temporada de verão, em comparação com os resultados dos últimos anos para o mesmo período. \
Temporada com praia limpa
“É um resultado excelente, principalmente se compararmos com períodos recentes, quando os índices de balneabilidade eram alarmantes. Desde dezembro, antes mesmo da alta temporada, e agora já avançando pela segunda metade de janeiro, as praias de Balneário Camboriú vêm se mantendo próprias para banho, o que demonstra consistência nos resultados”, avalia Auri.
Conforme o presidente da Emasa, a melhora está diretamente relacionada ao desempenho da Estação de Tratamento de Esgoto (Ete) Nova Esperança. “A Ete tem operado de forma contínua acima dos 80% de eficiência desde dezembro, mesmo com o aumento expressivo da carga durante a temporada. Esse desempenho foi fundamental para a melhoria da balneabilidade das praias”, afirmou.
Ele adiantou que novos avanços vão acontecer em breve. Para março, está prevista a retomada das obras do programa Praia 100% Limpa, que pretende consolidar a balneabilidade positiva da orla. “Comemoramos os resultados atuais, mas temos consciência de que é preciso avançar continuamente para garantir qualidade ambiental e segurança para moradores e turistas”, observa Auri.