CRISE HÍDRICA
Reservatórios estão secando e Semasa alerta para economia de água
Itajaí e Navegantes consomem mais do que a capacidade de produção, reservação e distribuição
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
O Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa) fez um alerta para a crise no abastecimento de água em Itajaí e Navegantes neste final de semana. O consumo nas duas cidades está acima da capacidade de produção, reservação e distribuição do sistema.
Atualmente, dois reservatórios estão totalmente secos, outros dois operam com menos de 50% e outro com 60% da capacidade.Já foram registradas ocorrências de falta de água em Cabeçudas, Cidade Nova, Nossa Senhora das Graças, Murta, Cordeiros, Itaipava, São Vicente, Vila Operária, Espinheiros, Fazendinha e Praia Brava.
Continua depois da publicidade
Neste sábado, o Semasa informou que os reservatórios não conseguem atender à demanda registrada nos últimos dias. A orientação é clara: economizar água é a única forma de minimizar os impactos.
Para melhorar o cenário, o Semasa está construindo uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) no bairro São Roque. A obra deve ampliar a capacidade em 500 litros por segundo, o que representa um aumento de quase 40%.
Mesmo com os trabalhos, a nova estrutura só deve entrar em operação após o Carnaval.
Uma unidade de ultrafiltração está sendo instalada junto à ETA Arapongas, com capacidade de acrescentar 85 litros por segundo ao sistema, de forma emergencial, até que a nova ETA seja ativada. No entanto, os testes finais foram adiados por causa da turbidez elevada no canal retificado do rio Itajaí-mirim.
A população, incluindo moradores e turistas, deve adotar medidas para economizar água.
Os imóveis mais afetados devem ser os que não contam com caixa d’água ou ficam em terrenos mais altos. O Semasa reforça a recomendação para que todos os imóveis instalem caixa d’água, pra reduzir os efeitos em momentos críticos.
Ainda não há previsão para a normalização total do abastecimento. O Semasa atende 24h pelos telefones 0800 645 0195, 115, 3344-9000 (também WhatsApp), ou pelo Telegram no número (47) 99261-3492.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"
