SANTA CATARINA
SCGás terá redução média de 12% nas tarifas de gás natural a partir de janeiro
Queda é resultado da valorização do real, redução do petróleo e ajustes operacionais, diz presidente da companhia
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
A Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc) aprovou a redução das tarifas de gás natural em Santa Catarina, com efeito médio de 12% a partir de 1º de janeiro de 2026.
Segundo o diretor-presidente da Scgás, Otmar Müller, o cenário positivo permite iniciar 2026 com mais um corte tarifário. Ele afirma que a redução é resultado da automização do portfólio de compras, da negociação com fornecedores e da excelência operacional da companhia, além do cenário internacional favorável, com queda nas cotações do dólar e do petróleo.
Continua depois da publicidade
Otmar Müller destaca que, desde 2023, a redução acumulada já chega a 38% e que a empresa segue trabalhando para tornar o gás natural cada vez mais competitivo e acessível em Santa Catarina, beneficiando os usuários do gás canalizado em diferentes setores.
Os percentuais de redução tarifária por segmento são os seguintes. Nos casos em que a tarifa é em cascata, o efeito varia conforme o consumo.
No segmento industrial, a redução é de 11,80%.
No automotivo e veicular, a queda chega a 13,31%.
No comercial, a redução é de 8,96%.
No residencial, o percentual é de 6,97%.
Na geração distribuída e matéria-prima, a redução é de 13,52%.
No segmento frotista, a queda é de 14,20%.
Continua depois da publicidade
Para GNC e GNL, a redução também é de 14,20%.
A SCgás informa que a redução média de 12% foi possibilitada pela gestão eficiente da companhia e pela variação favorável do dólar e do petróleo Brent no mercado internacional. A combinação desses fatores permitiu o repasse da economia aos consumidores catarinenses.
"Estamos encerrando esse ano em um ambiente já positivo, e a isso soma-se a partir de 1º de janeiro de 2026, uma redução média de 12% nas tarifas do gás natural para os nossos consumidores, já aprovada pela Aresc. A queda é fruto principalmente da automização do nosso portfólio de compras, da boa negociação com os nossos fornecedores e pela excelência operacional da companhia, favorecida também pelo cenário favorável internacional, com queda nas cotações do dólar e do petróleo. Essa economia, ela beneficia competitivamente dos catarinenses usuários do gás canalizado", disse Otmar Müller, diretor-presidente.
Continua depois da publicidade
A empresa reforça que seguirá trabalhando para manter o gás natural competitivo para todos os consumidores do estado. As tabelas tarifárias atualizadas por segmento estarão disponíveis no site da SCgás a partir de 1º de janeiro de 2026.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"
