SAÚDE
Itajaí vai chamar 120 aprovados em concurso
Contratação busca regularizar situação de terceirizados denunciada pelo Ministério Público
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
A prefeitura de Itajaí vai começar ainda neste mês de dezembro a substituição dos profissionais terceirizados que atuam no programa Estratégia de Saúde da Família por servidores aprovados no concurso público realizado em 2023. A informação foi confirmada pela secretária de Saúde, Mylena Lavado, ao DIARINHO, durante passagem pela sede do jornal para participar do programa Desembucha JC.
Segundo Mylena, serão convocados mais de 120 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. “O prefeito Robison já decidiu que vai chamar todas as vagas em aberto na Estratégia de Saúde da Família. Hoje temos 77 equipes, mas só 50 estão dentro do teto. Vamos ampliar esse número com envio de projeto à câmara”, explicou.
Continua depois da publicidade
O processo de convocação ocorrerá o mais rápido possível, mas o prazo legal para apresentação de documentos pelos aprovados é de 40 dias. “A câmara precisa aprovar o aumento do teto. Hoje são 50 médicos e 50 enfermeiros, e vamos aumentar para 77”, detalhou a secretária.
Atualmente, grande parte dos profissionais que atuam na Estratégia da Família são terceirizados, modelo herdado de gestões anteriores. No entanto, o Ministério Público entende que esse tipo de contratação é irregular para o programa, que deve ser formado exclusivamente por servidores efetivos. “Já estamos há quatro anos com essa estrutura irregular. Agora vamos corrigir para em janeiro chamar”, completou Mylena.
A primeira chamada incluirá 26 médicos e um número elevado de técnicos de enfermagem, já que cada equipe deve ter dois técnicos, além de enfermeiros. Serão 126 profissionais chamados. “Não estamos ampliando as equipes neste momento, só substituindo os terceirizados”, reforçou.
A secretária revelou que há um projeto futuro de ampliação para 89 equipes, mas isso ficará para 2026. Hoje, a defasagem de pessoal na saúde de Itajaí é de cerca de 450 profissionais terceirizados que, segundo o planejamento da gestão, deverão ser substituídos por concursados nos próximos quatro anos de governo. “Demanda um impacto econômico bem grande, sempre é mais oneroso o efetivo que o terceirizado”, justificou.
Apesar de confirmar a necessidade de substituir os terceirizados, a secretária elogiou o trabalho da empresa atual. “Eles suprem nossas necessidades e são parceiros, mas a alta rotatividade prejudica. O que mais agravou a situação foi a falta de planejamento nos últimos anos. Agora a gente começou a planejar. Tem o novo plano municipal de saúde que está passando pelo Comusa. Seguindo esse planejamento vamos dar um grande boom na saúde de Itajaí”, finalizou.
Estratégias para o verão
Além das mudanças na Estratégia da Família, a prefeitura prepara reforços nas UPAs para o verão, com foco no atendimento a viroses e intoxicações alimentares. “Já estamos ampliando as equipes da UPA CIS e UPA Cordeiros. Nos próximos 15 dias vamos entregar a ampliação do CIS infantil, com mais 350 metros quadrados”, anunciou Mylena.
A reforma inclui novas salas de observação, sala vermelha, sala de gesso e sala de sutura. “Queremos aumentar de seis para oito médicos pediatras. A ampliação vai até o fim de fevereiro, com início já no dia 26 de dezembro, por causa do aumento de turistas após o Natal”, completou.
Em janeiro, começa a reforma do laboratório municipal, que abrigará a Central de Dengue, com inauguração prevista para março, mês em que os casos costumam aumentar. A estrutura ficará ativa até junho.
Continua depois da publicidade
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"
