CICLONE
Chuva perde força durante a tarde e vento vai pegar
Rajadas passam dos 50 km/h entre hoje e amanhã, explica Defesa Civil
Camila Diel [editores@diarinho.com.br]
A chuva que caiu em Itajaí e região desde a madrugada deve perder força nas próximas horas, mas o clima segue longe de tranquilo. Agora, a principal preocupação da Defesa Civil é o vento forte que deve atingir o litoral norte até quarta-feira. A informação é do coordenador de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Itajaí, Marinho Stringari, que conversou com o DIARINHO na manhã desta terça-feira.
Segundo ele, o ciclone que se forma no sul do país não deve atingir Itajaí em cheio, mas a cidade vai sentir as “bordas” do sistema, com rajadas que podem passar dos 50 km/h. “A tendência é diminuir o volume de chuva e aumentar a velocidade dos ventos”, explicou.
Continua depois da publicidade
De acordo com o coordenador, o ciclone deve se aproximar da costa gaúcha entre hoje e amanhã, com maior impacto na região de Porto Alegre. Para Santa Catarina, os ventos mais fortes devem ser registrados entre a noite desta terça e a quarta-feira. “Podemos ter problema de destelhamento, queda de árvores e galhos. Amanhã será um dia de muito vento, mas o sol volta a aparecer e o tempo melhora”, disse.
Rajadas já começam nesta tarde
Marinho alerta que a tarde desta terça já pode ter rajadas acompanhadas de temporais isolados, com risco de tempestades severas em alguns pontos da região. “O ciclone está se formando agora. Os ventos devem se intensificar a partir da noite”, afirmou.
Ocorrências em Itajaí
Até o fim da manhã, o município não registrava danos graves. “Tivemos chamadas pontuais, como árvore inclinada ou alagamento rápido por enxurrada, que é normal com chuva intensa em curto período”, relatou o coordenador.
A Defesa Civil deixou dois abrigos de sobreaviso, caso algum transtorno maior ocorra durante a madrugada. “Isso já faz parte do plano de contingência. Se houver problema, já temos abrigo pronto para receber quem precisar”, disse.
Aulas ainda indefinidas
A prefeitura informou que a decisão sobre as aulas desta quarta-feira ainda não está fechada e será anunciada conforme a evolução do clima. "Suspendemos as aulas para seguir a orientação do estado e prevenir qualquer problema mais grave", explicou Marinho.
Continua depois da publicidade
Busque informações oficiais
Marinho reforçou que a população deve evitar rumores e acompanhar apenas canais oficiais. “É importante buscar informações no site da Defesa Civil e nas mídias do município. A gente trabalha para trazer avisos com antecedência e precisão”, completou.
Camila Diel
Camila Diel; jornalista no DIARINHO; formada pela Univali, com foco em jornalismo digital e produção de reportagens multimídia.
