SANTA CATARINA
Mudança no tempo traz temporais e chuva forte
Nova frente fria chega ao estado
João Batista [editores@diarinho.com.br]
Entre a tarde deste domingo e a manhã da segunda-feira, uma frente fria favorece a formação de temporais em Santa Catarina, que poderão vir acompanhados por raios, rajadas de vento, chuva intensa e até queda de granizo. Antes da chegada da frente fria, no início da tarde, podem ocorrer temporais isolados devido ao calor e à umidade.
Na região de Itajaí, a chuva deve chegar na noite de domingo e persistir até manhã de segunda-feira. No estado, o tempo muda no meio da tarde deste domingo, com a chuva ganhando força no oeste e sul catarinense, na divisa com o Rio Grande do Sul. Depois, se espalha pelo estado e atinge as demais regiões do estado, chegando ao Vale do Itajaí.
Continua depois da publicidade
No litoral sul, as rajadas podem chegar a 70 km/h. Na região de Itajaí, ficam entre 30 e 35 km/h. Ao longo da segunda-feira, a instabilidade diminui, com risco de chuva apenas isoladamente e aberturas de sol em algumas regiões. A frente fria se afasta do estado, dando lugar para uma massa de ar mais seco e um pouco mais frio.
Na terça, ainda pode chover forte na faixa leste do estado devido à um sistema de baixa pressão vindo do Rio Grande do Sul. Os ventos nos níveis mais altos da atmosfera fazem descer o ar seco para o solo e podem formar nuvens carregadas. Já para quarta e quinta-feira, a previsão é de tempo firme em todo o estado, com temperaturas próximas dos 30°C.
Condição diferente do último ciclone
No decorrer da segunda-feira a condição para temporais diminui, mas não se descarta o risco para períodos de chuva intensa no norte catarinense. Segundo a Defesa Civil do Estado, a frente fria está associada a um ciclone afastado da costa sul do Brasil e que não traz os mesmos riscos do ciclone que provocou estragos no oeste catarinense e centro-sul do Paraná entre os dias 7 e 8 de novembro.
“Este sistema está localizado sobre o oceano Atlântico entre o Uruguai e o centro da Argentina e, portanto, trazendo condições bem diferentes do tempo severo registrado na sexta-feira [dia 7 de novembro], em que o processo de formação do ciclone ocorreu sobre a região sul do Brasil”, explicou o órgão.
João Batista
João Batista; jornalista no DIARINHO, formado pela Faculdade Ielusc (Joinville), com atuação em midia impressa e jornalismo digital, focado em notícias locais e matérias especiais.
