ELEIÇÕES 2026
Décio pode disputar o governo de SC pelo PT; quatro nomes da região são cotados para a Alesc
Pré-candidaturas da Amfri ganham força para a Assembleia Legislativa
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
O PT já começa a se movimentar para as eleições de 2026 em Santa Catarina. O nome mais cotado do partido para disputar o governo do estado é o de Décio Lima, que chegou ao segundo turno na disputa de 2022. Além disso, quatro nomes da região da Amfri estão sendo articulados para concorrer a vagas na Assembleia Legislativa.
A deputada federal Ana Paula Lima (PT) confirmou, em entrevista ao DIARINHO, que Décio é a principal aposta da sigla. “Nosso nome majoritário seria o do Décio Lima, até pela boa performance nas últimas eleições. Ele está preparado, conhece o estado, tem bom trânsito com diversas siglas e, o mais importante, faz política com afeto e propósito”, destacou.
Continua depois da publicidade
Com 17,42% dos votos no primeiro turno e 29,31% no segundo em 2022, Décio deve ser o nome petista para o governo estadual, sem descartar uma composição majoritária que inclua uma vaga ao Senado.
Ana Paula revelou ainda que o PT trabalha na construção de uma nominata forte para a Alesc. Entre os nomes cotados estão João Paulo Tavares, Cléo Comunelo, Eduardo Zanatta e Marisa Zanoni, que já concorreu anteriormente. “Todos os nomes são bem-vindos. O mais importante é que o partido esteja unido e promova um bom debate com a comunidade”, reforçou.
A deputada acredita que o desempenho do PT em 2022, mesmo num cenário de forte polarização e ataques à política, foi importante para a projeção da legenda no estado. “Fizemos um debate respeitoso com Santa Catarina. Em 2026, vamos com um nome para o governo e dois para o Senado”, disse.
Ela adiantou que há conversas com partidos como PSOL e PSB, mas que ainda é cedo para definir quem ocupará quais espaços em uma eventual coligação. “Estamos dialogando, mas ainda é prematuro cravar posições”, explicou.
Ana Paula também citou ações do governo federal em Santa Catarina que fortalecem a imagem do PT, como os investimentos no Porto de Itajaí e na indústria naval da região. “O porto ficou parado por anos. Hoje, voltou a ser uma peça-chave para o desenvolvimento da cidade. Também defendemos investimentos na indústria naval de Itajaí e Navegantes, com a construção de fragatas para a Marinha e plataformas de petróleo financiadas pelo BNDES, que geram empregos e fortalecem a economia local”, completou.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"
