ITAJAÍ
Mulher em surto “sensualiza” no chafariz da igreja matriz
GM teve que pedir reforço pra conter a mulher, que já tinha agredido uma servidora do Centro Pop
João Batista [editores@diarinho.com.br]
No calor de quase 40°C registrado em Santa Catarina na quarta-feira, uma mulher foi flagrada se refrescando e “sensualizando” no chafariz da igreja matriz, em Itajaí. O caso foi por volta das 16h e mobilizou a Guarda Municipal. Segundo a GM, a mulher vive na rua e estava em surto psicótico.
Um denunciante relatou ao DIARINHO que a guarnição teve que chamar reforços pra retirada e atendimento da mulher. “Ficaram quase uma hora tentando conter a mulher e ela acabou presa”, contou. A GM confirmou que ela estava transtornada e oferecendo risco pra quem passava pelo local.
Continua depois da publicidade
A guarnição foi até o largo da matriz após ser alertada por populares que a mulher estava tomando banho no chafariz e com comportamento alterado. “No local, os agentes constataram que ela alternava momentos de choro, irritação e fala desconexa, chegando a desafiar a guarnição e a interagir de forma agressiva com pessoas que passavam pela praça”, informou a GM.
A equipe solicitou apoio do Serviço de Abordagem Social, que informou que a mulher tinha estado no Centro POP, onde teria agredido uma servidora. Considerando a hipótese de crise de saúde mental, o Samu foi chamado para atendimento especializado.
Para garantir a segurança da mulher e das pessoas que circulavam pelo local, a GM esclareceu que foi necessário realizar a contenção dela com o uso de algemas, conforme prevê a Súmula 11 do Supremo Tribunal Federal (STF). Após o atendimento médico inicial, a paciente foi encaminhada à UPA Cordeiros para avaliação e cuidados adequados.
“A Secretaria Municipal de Segurança Pública destaca que a ação foi conduzida com cautela, sensibilidade e foco na preservação da vida, reforçando a importância da integração entre segurança pública, saúde e assistência social”, informou nota divulgada pela pasta.
Quarta-feira de calorão
A quarta-feira foi de altas temperaturas em diversas regiões do estado. Dados da Defesa Civil de Santa Catarina mostram picos acima dos 36°C durante à tarde. Joinville liderou o calorão, com 36,9°C, seguido de Corupá e Schroeder, que marcaram 36,4°C.
Itajaí também esteve entre as cidades com as temperaturas mais elevadas, com pico de 33,6°C, às 15h, segundo a Defesa Civil. O calor alivia nesta quinta-feira, ficando abaixo dos 30°C. Pra sexta-feira, o tempo fica instável, com previsão de chuva intensa e temporais.
A virada no tempo é formação de uma grande frente fria no sul do Brasil, associada a um ciclone extratropical próximo à costa do Rio Grande do Sul. A chuva mais intensa é prevista no litoral sul e região de Floripa.
Continua depois da publicidade
Nesta mesma faixa do sul catarinense são esperadas rajadas entre 50 e 80 km/h na sexta-feira e entre 90 e 100 km/h no sábado, com mar agitado e condições de ressaca. Na região de Itajaí, as rajadas podem passar dos 40 km/h.
João Batista
João Batista; jornalista no DIARINHO, formado pela Faculdade Ielusc (Joinville), com atuação em midia impressa e jornalismo digital, focado em notícias locais e matérias especiais.
