A programação das comemorações do centenário do Palácio Marcos Konder, em Itajaí, começa nesta quarta-feira com evento aberto à comunidade, às 19h. A celebração será no próprio palácio, que abriga o Museu Histórico de Itajaí, no calçadão da Hercílio Luz. A comemoração promete resgatar a memória e valorizar a história do palácio, símbolo vivo da trajetória de Itajaí e da comunidade.
A programação da noite contará com exposição, apresentação musical e homenagens a personalidades que marcaram a construção histórica, entre elas a neta de Marcos Konder, Márcia Konder, que receberá ...
A programação da noite contará com exposição, apresentação musical e homenagens a personalidades que marcaram a construção histórica, entre elas a neta de Marcos Konder, Márcia Konder, que receberá uma placa em memória do idealizador da obra.
Continua depois da publicidade
Também serão homenageados o historiador e professor Edison d’Ávila, as famílias dos trabalhadores Ernesto e Henrique Kobarg, responsáveis pela construção do prédio, além de representantes da câmara de vereadores, do município de Itajaí e do poder judiciário catarinense.
O evento contará com o Concerto do Centenário e a abertura da exposição "Centenário Palácio Marcos Konder: Cem Anos de História e Memória". O bolo de aniversário será preparado pelo Centro de Arte e Lazer (CAL) Célia Maria Canziani, com apoio da Secretaria da Assistência Social.
O evento é organizado pela Superintendência das Fundações e Fundação Genésio de Miranda Lins, com apoio da Associação de Amigos do Museu Histórico e Arquivo Público de Itajaí (AAMHAPI).
Marco histórico da cidade
O palácio Marcos Konder teve a pedra fundamental lançada em 1920. A construção representa um sonho antigo da municipalidade e é um testemunho da história da cidade e do processo de consolidação da República no Brasil.
Idealizado pelo então superintendente municipal Marcos Konder, o palácio foi projetado pelo arquiteto Jacob Goettmann, que rompeu com a simetria tradicional para simbolizar os ideais republicanos. As três torres do edifício representam os três poderes da República e marcam o valor histórico e político.
A inauguração foi em 22 de outubro de 1925 e contou com a presença de importantes nomes da época, como o governador Pereira e Oliveira, e Victor Konder, secretário da Fazenda. Desde então, o prédio se tornou um marco na paisagem urbana de Itajaí. O Museu Histórico de Itajaí foi fundado no local em 1982.
Continua depois da publicidade
Debate discute preservação do patrimônio
Para marcar os 100 anos do Palácio Marcos Konder, Itajaí também terá na quarta-feira outras ações abertas à comunidade. Das 14h às 17h, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) traz para a cidade o ciclo de discussões “Conversando sobre Museu”, com gestores da fundação e especialistas para discutir a preservação do patrimônio histórico estadual.
O evento será no Museu Histórico e contará com uma mesa de debates, com a participação do gerente de patrimônio imaterial da diretoria de patrimônio cultural da FCC, Rodrigo Rosa, e do gerente de patrimônio material da FCC, Diego Minks Rossi Fermo, com a mediação do gerente do Museu Histórico de Itajaí, Marco Antônio Figueiredo Ballester Júnior.
Continua depois da publicidade