CONVOCAÇÃO
Itajaí sedia ato regional contra PEC da Blindagem e projeto de anistia a golpistas
Manifestação está marcada para domingo, em frente à praça do Centreventos
João Batista [editores@diarinho.com.br]
Itajaí vai sediar domingo um ato regional contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Blindagem e o projeto de lei de anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. A concentração inicial será às 13h30, com ato às 14h30 em frente à praça do Centreventos, na avenida Beira Rio.
A partir do local, está prevista caminhada até o Mercado Público. A manifestação reforça outros atos pelo estado e pelo país no domingo. Em Florianópolis, o protesto será às 13h, na ponte Hercílio Luz. Em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e Brasília (DF) protestos também estão confirmados.
Continua depois da publicidade
A convocação é feita por movimentos sociais, entidades, partidos, políticos e artistas contrários aos projetos que avançaram na Câmara dos Deputados nesta semana. O objetivo é mostrar oposição às propostas que, segundo os organizadores, buscam proteger políticos envolvidos em atos de corrupção e em tentativas de golpe de estado.
O ato em Itajaí tem organização do PSOL, PT, UP e Centro de Direitos Humanos (CDH), com apoio de outros partidos e lideranças. As pessoas podem levar cartazes, faixas e bandeiras. “Este é o momento de ocupar as ruas e mostrar que o povo não aceitará proteção a corruptos nem anistia para quem tentou dar um golpe de Estado no Brasil”, diz o manifesto.
A mobilização vem após a PEC da Blindagem e o projeto de anistia serem votados pelos deputados federais nesta semana. A PEC, criticada por proteger parlamentares de investigações criminais e prisões determinadas pela Justiça, foi aprovada na terça na Câmara Federal, com apoio de 13 dos 16 deputados da bancada catarinense.
A proposta vai pra análise do Senado, onde enfrenta resistência pra avançar. Já na quarta, em votação-relâmpago, a Câmara aprovou a urgência na votação do projeto de lei que anistia os condenados por atos golpistas.
A aprovação da urgência acelera o trâmite da proposta, que não precisará passar pela análise das comissões internas, podendo ser votada no plenário em data a ser definida.
Pros organizadores dos protestos, a anistia representa um grave golpe às instituições e um estímulo à impunidade. Pelo país, artistas como Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Sandra de Sá, Anitta, Daniela Mercury, Marcos Palmeira, Matheus Nachtergaele, Sophie Charlotte e Tony Bellotto já se manifestaram contra os projetos.
Caetano Veloso chamou de “PEC da Bandidagem” a proposta que dificulta a investigação e prisão de senadores e deputados, medidas que dependeriam de autorização dos próprios parlamentares. "[A PEC] tem que receber da sociedade uma resposta socialmente saudável. Uma manifestação de que grande parte da população não admite um negócio desse”, opinou.
Continua depois da publicidade
Ato regional “Itajaí nas ruas”
Organização: PSOL/PT/UP e CDH de Itajaí
Movimentos participantes:
Continua depois da publicidade
Mandato Agroecológico - deputado estadual Marquito (Psol)
Centro de Direitos Humanos de Itajaí
Unidade Popular pelo Socialismo (UP)
Continua depois da publicidade
Movimento Luta de Classes (MLC)
Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB)
Movimento de Mulheres Olga Benario
Movimento Correnteza
União da Juventude Rebelião (UJR)
Frente Negra Revolucionária (FNR)
Mandato do vereador Eduardo Zanatta (PT-BC)
BC Pela Democracia
Juventude do PT-BC
João Batista
João Batista; jornalista no DIARINHO, formado pela Faculdade Ielusc (Joinville), com atuação em midia impressa e jornalismo digital, focado em notícias locais e matérias especiais.
