MERCADO
Exportações disparam e mantêm a indústria brasileira em movimento
Com impulso da Argentina, setor registra melhor desempenho em embarques desde 2018
Ana Zigart [editores@diarinho.com.br]

A indústria automotiva brasileira ganhou fôlego em agosto de 2025 graças às exportações. Foram 57,1 mil veículos embarcados para o exterior, o maior volume registrado desde junho de 2018. O resultado representa um crescimento de 19,3% em relação a julho e de 49,3% frente a agosto de 2024.
O destaque vai para a Argentina, que respondeu por 59% de todo o volume exportado no mês. De janeiro a agosto, os embarques somam 313,3 mil unidades, um avanço de 12,1% sobre o mesmo período do ano anterior.
Continua depois da publicidade
No mercado interno, a produção nacional atingiu 247 mil unidades em agosto, somando carros de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus. O número representa leve alta de 3% em relação a julho e uma queda de 4,8% em relação ao mesmo mês do ano passado.
Apesar da estabilidade na linha de produção, o acumulado de 2025 mostra reação: 1,74 milhão de veículos fabricados até o momento, crescimento de 6% em comparação com o mesmo período de 2024.
Com o consumo interno em compasso moderado, o desempenho no mercado externo tem sido o combustível que mantém o motor da indústria ligado — e acelerando rumo à recuperação.
Ana Zigart
Ana Caroline Zigart, jornalista no DIARINHO, pós-graduada em Marketing, Inovação e Criatividade pela Univali. Atua no jornalismo impresso, site e redes sociais.