No mês dedicado ao incentivo à doação de órgãos, a fundação Pró-Rim, pioneira em transplante renal em Santa Catarina e com filial em Balneário Camboriú, entra na campanha de instituições para conscientizar a população sobre a importância das doações. O objetivo é aumentar o número de doadores e reduzir o tempo de espera dos pacientes.
Continua depois da publicidade
Segundo a entidade, mais de 46 mil brasileiros aguardam por um transplante de órgãos, sendo mais de 43 mil pessoas na espera por um rim. Os números da demanda crescem anualmente, mas a ...
Segundo a entidade, mais de 46 mil brasileiros aguardam por um transplante de órgãos, sendo mais de 43 mil pessoas na espera por um rim. Os números da demanda crescem anualmente, mas a quantidade de doadores ainda não é suficiente para atender a todos que precisam.
Continua depois da publicidade
Estima-se que a cada 14 pessoas que poderiam doar órgãos, apenas quatro dizem sim. Como a última palavra é sempre da família, é importante que cada pessoa converse com seus parentes e manifeste a intenção de doar. A decisão pode transformar vidas e dar esperança pra quem espera pelo transplante.
“A luta em salvar vidas ocorre diariamente na Pró-Rim. Por isso, buscamos sempre conscientizar a todos sobre a importância da doação de órgãos”, afirma o presidente da fundação, Maycon Truppel Machado. Com quase 40 anos de história, a entidade já fez mais de 2 mil transplantes. O serviço é oferecido gratuitamente via Sistema Único de Saúde (SUS) e tem parceria com o governo estadual.
Continua depois da publicidade
A Pró-Rim programa ações ao longo do mês com atividades e debates sobre a doação de órgãos, além de postagens nas redes sociais. O ponto alto da campanha é em 27 de setembro, Dia Nacional da Doação de Órgãos. A entidade convida empresas e instituições a iluminarem suas fachadas com a cor verde, em alusão à campanha.