O Sistema Único de Saúde (SUS) passou a ofertar o teste de DNA-HPV, tecnologia de biologia molecular capaz de detectar precocemente o câncer de colo do útero. Produzido pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná (Fiocruz), o exame vai substituir o tradicional Papanicolau, que continuará sendo usado apenas para confirmar resultados positivos. As informações são da Agência Brasil.
Continua depois da publicidade
O teste identifica 14 genótipos do papilomavírus humano (HPV), principal causa da doença, antes mesmo do surgimento de lesões ou sintomas. Segundo o Ministério da Saúde, ele é mais eficaz e permite ...
O teste identifica 14 genótipos do papilomavírus humano (HPV), principal causa da doença, antes mesmo do surgimento de lesões ou sintomas. Segundo o Ministério da Saúde, ele é mais eficaz e permite aumentar o intervalo entre os exames para até cinco anos quando o resultado é negativo.
Continua depois da publicidade
“Por ser mais eficaz, a nova tecnologia permite ampliar os intervalos de rastreamento para até cinco anos, aumentando a eficiência e reduzindo custos”, explicou a pasta.
📍 Onde começa
Continua depois da publicidade
A tecnologia, inédita no SUS e 100% nacional, será implementada inicialmente em 12 estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Bahia, Pará, Rondônia, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco e no Distrito Federal.
👉 Santa Catarina não está entre os estados que receberão o exame na primeira fase, mas, segundo o Ministério da Saúde, a previsão é que até dezembro de 2026 o teste esteja disponível em todo o território nacional. A expectativa é beneficiar cerca de 7 milhões de mulheres de 25 a 64 anos anualmente.
📊 Impacto na saúde
O câncer de colo do útero é o terceiro mais incidente entre mulheres no país, com 17 mil novos casos por ano. No Brasil, a doença provoca em média 20 mortes por dia, número até seis vezes maior que os feminicídios em alguns estados.
Recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como padrão ouro, o teste integra a estratégia global de eliminação do câncer de colo de útero como problema de saúde pública até 2030.