BALNEÁRIO CAMBORIÚ
Placa causa confusão na entrada da avenida Martin Luther
Sinalização proíbe acesso de veículos pesados, mas vale pra rua anterior
João Batista [editores@diarinho.com.br]
Entre as mudanças no trânsito na ampliação do binário da avenida Martin Luther com a avenida do Estado Dalmo Vieira, em Balneário Camboriú, uma placa na entrada da Martin Luther confunde os motoristas sobre a proibição de acesso de veículos pesados na via.
A confusão é porque a sinalização está na esquina da avenida Martin Luther com a rua Japuaçu. A BC Trânsito explicou que a placa se refere à rua Japuaçu, via que serve de retorno e fica antes da entrada do binário.
Continua depois da publicidade
Na Martin Luther é permitido o trânsito pesado, embora o projeto original previsse manter uma rota de caminhões pela avenida do Estado Dalmo Vieira. A proposta voltou a ser anunciada pela prefeitura nesta semana, entre outras alterações.
Para o advogado Marcelo Araujo, especialista em direito de trânsito, a instalação da placa que proíbe a conversão de veículos pesados entre as duas vias gera poluição visual e contradição com a sinalização pintada no asfalto. Para ele, a placa deveria estar antes da rua Japuaçu para não criar dúvida.
Continua depois da publicidade
“O problema nesse caso é a proximidade das vias. Não fosse isso, poderia estar depois do cruzamento porque não criaria dúvida. Mas esse sinal precisa ser precedido de outras sinalizações desde o ponto restritivo, dando rotas alternativas”, comentou, sugerindo uma revisão.
“Precisava rever essa engenharia e sinalização. Só o fato de gerar confusão já indica necessidade de revisar. E implica em fazer uma pesquisa de campo no local, identificando onde é necessário sinalizar com antecedência”, completou.
Marcelo ainda alerta que a proibição pra veículos pesados não envolve só caminhões ou ônibus, como a maioria das pessoas pensa. A sinalização também vale para carros de passeio com carretinha.
João Batista
João Batista; jornalista no DIARINHO, formado pela Faculdade Ielusc (Joinville), com atuação em midia impressa e jornalismo digital, focado em notícias locais e matérias especiais.