Durante visita à sede do DIARINHO na noite de quarta-feira, o prefeito Tiago Baltt (MDB) anunciou que deve ser lançado nos próximos dias o novo edital de engordamento da orla. A licitação anterior, promovida pela prefeitura de Balneário Piçarras, foi suspensa no ano passado após o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) apontar indícios de possível superfaturamento no projeto e exigências consideradas excessivas para habilitação das empresas concorrentes, o que teria restringido a competitividade e a busca pela proposta mais vantajosa.
Continua depois da publicidade
O prefeito foi entrevistado no programa Desembucha JC e também conversou com a reportagem do DIARINHO. “Esse projeto se iniciou em 2017, era um estudo de outra administração antes da minha. O que ...
O prefeito foi entrevistado no programa Desembucha JC e também conversou com a reportagem do DIARINHO. “Esse projeto se iniciou em 2017, era um estudo de outra administração antes da minha. O que a gente fez foi dar continuidade no projeto que foi iniciado e como teve um entendimento do Tribunal de Contas que o valor estava superfaturado e para as empresas dava deserta, porque o valor não chegava ao montante necessário para a obra, fomos ao Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), fizemos um novo pedido para poder fazer uma reavaliação do projeto; foi feito, foi analisado e agora conforme o Instituto a gente está lançando a licitação nos próximos dias”, explicou.
Continua depois da publicidade
Segundo Tiago, o instituto federal ajudou o TCE a compreender pontos que precisavam ser revisados. “O que a gente fez foi revisar conforme o pedido do tribunal, juntou ao INPH e acredito que agora, se Deus quiser, vai dar tudo certo”, continuou.
Este será o quarto projeto de alargamento da orla de Piçarras. As três obras anteriores ocorreram em 1998, 2008 e 2012, cobrindo 2,2 quilômetros da praia. O prefeito não informou o valor atualizado da obra, porque os detalhes do novo edital devem ser divulgados nos próximos dias. “A gente está falando de uma obra de 2017, a gente vai executar, se Deus quiser, no final de 2025. Ele vai até à divisa com Penha, até a avenida Getúlio Vargas, estamos falando em cerca de 1,5 mil metros de extensão”, explicou.
Continua depois da publicidade
O orçamento do edital anterior, suspenso pelo TCE, era de R$ 24,3 milhões, com previsão de depósito de 425.780 metros cúbicos de areia na praia, num serviço que levaria cinco meses para ser executado. Os recursos para a obra virão do Fundo de Manutenção da Praia de Piçarras (Fumpra).
Bandeira Azul
O prefeito também comemorou o fato de que, neste ano, a praia de Piçarras será certificada com o selo Bandeira Azul em toda a sua extensão. “São 6,6 quilômetros de extensão de praia, toda com balneabilidade e com Bandeira Azul aprovada, cumprindo os vários requisitos que precisam ser cumpridos para ser contemplada. Um deles é fazer o estudo da água de 15 em 15 dias, independentemente da chuva ou da força de maré. Nosso Instituto do Meio Ambiente trabalhou muito, nós temos uma equipe muito qualificada, que tomou a frente para conseguirmos ter essa grande vitória para o nosso município”, finalizou.