AO VIVO
Especialista no método Wolbachia de combate à dengue será entrevistado no “Diz aí!”
Gabriel Sylvestre é gerente de implantação do método
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

O programa “Diz aí!” desta quarta-feira vai falar sobre um tema que interessa à população e às cidades da região da Amfri: o combate ao mosquito da dengue. O bacharel em ciências biológicas Gabriel Sylvestre será entrevistado para explicar como funciona o método Wolbachia no enfrentamento à proliferação do mosquito aedes aegypti e, consequentemente, na redução da transmissão da doença.
Continua depois da publicidade
A entrevista ao vivo começa às 13h30, com transmissão pelas redes sociais e canal do Youtube do DIARINHO. A condução será da jornalista Fran Marcon, com a participação de um especialista convidado. Gabriel é gerente de implantação do método que já está sendo utilizado em Joinville e deve ser aplicado em Balneário Camboriú.
O método Wolbachia é uma tecnologia inovadora e sustentável desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Ministério da Saúde e operada pela organização Wolbito do Brasil. Em países como a Austrália, a aplicação da técnica levou à redução de até 96% dos casos de dengue. No Brasil, em Niterói, a queda foi de 70%.
Continua depois da publicidade
O método é considerado natural, autossustentável e sem modificação genética. Ele consiste na introdução da bactéria Wolbachia — presente naturalmente em cerca de 60% dos insetos e inofensiva aos humanos — nos mosquitos aedes aegypti. A bactéria impede que os vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana se desenvolvam no mosquito. Com a reprodução dos aedes aegypti infectados com Wolbachia, o método ajuda a reduzir a circulação dessas doenças. Ele é complementar às demais estratégias de combate à dengue.