O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), veio a Itajaí nesta quarta-feira para entregar oficialmente a obra completa do Complexo Madre Teresa, no Hospital Marieta Konder Bornhausen. Com o funcionamento dos 15 andares, o Marieta passa a ser o maior hospital público do estado. Também participaram do evento o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, e a presidente do Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, madre Vilma Marlene de Andrade.
Continua depois da publicidade
A diretora-geral do Hospital Marieta, irmã Simone Santana, informou ao DIARINHO que, nos próximos dias, entrarão em funcionamento os setores de UTI e UCI Neonatal, Banco de leite, Centro ...
A diretora-geral do Hospital Marieta, irmã Simone Santana, informou ao DIARINHO que, nos próximos dias, entrarão em funcionamento os setores de UTI e UCI Neonatal, Banco de leite, Centro obstétrico, alojamento conjunto e dois andares de internação geral – que foram inaugurados nesta quarta pelo governador. “Também pretendemos abrir um novo andar de internação, assim que completarmos o quadro de colaboradores”, informou a irmã. A data exata do funcionamento dos novos serviços no complexo não foi informada.
Continua depois da publicidade
Com a nova estrutura em operação, o hospital passa a contar com 590 leitos ativos, sendo referência para os municípios da região da foz do rio Itajaí. Atualmente, 93% dos atendimentos são feitos pelo SUS, abrangendo as cidades da Amfri: Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Penha, Balneário Piçarras, Ilhota, Luiz Alves, Porto Belo, Bombinhas, Itajaí e Navegantes.
Inaugurado em 28 de janeiro de 1956, o hospital Marieta é administrado pela Rede Madre – Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada. O novo prédio, com 15 pavimentos e 21.477,27 m² de área construída, teve sua abertura parcial iniciada em fevereiro de 2023. O Governo do Estado investiu R$ 134,6 milhões na construção do Complexo Madre Teresa. A unidade é referência em cirurgias de alta complexidade nas áreas de oncologia, cardiologia, neurologia, ortopedia e traumatologia, além de transplantes de córnea e rim.
Continua depois da publicidade
Nos últimos dois anos, o hospital tem ampliado seus serviços com a entrega dos setores do complexo Madre Teresa. Em 2023, foram inauguradas a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), o Ambulatório de especialidades, 20 leitos de UTI adulto, uma nova ala de internação com 41 leitos e o Centro de Diagnóstico por Imagem. Já em 2024, foram entregues o novo Serviço de Urgência e Emergência, 10 leitos de UTI adulto, 36 novos leitos de internação, 12 salas cirúrgicas e um andar dedicado ao Centro de Material e Esterilização (CME).
Em janeiro deste ano, a nova emergência do Marieta foi entregue com 23 leitos, sendo quatro de estabilização, sete de emergência (para salas amarela e laranja), 11 de observação (para sala azul ou pacientes internados aguardando enfermaria) e um leito exclusivo para isolamento.
Atualmente, o hospital faz cerca de 3 mil exames por mês. “O hospital Marieta já é o maior do estado e, por isso, é tão importante termos este olhar em conjunto para o bem da comunidade, trazendo sempre o melhor acolhimento com atendimento humanizado e uma estrutura cada vez mais moderna e eficaz para o atendimento à saúde”, disse a diretora-geral.